Resenha 9 | A Saga Draconiana – Sophie Dupont e o Drakkar de Prata

em 28.9.13
Olá, pessoal! Essa é a resenha do livro que li para a segunda edição do projeto literário Turnê Virtual. Vocês podem conferir maiores detalhes neste link.

Título: A Saga Draconiana – Sophie Dupont e o Drakkar de Prata, livro 1
Autor: A. G. Olyver
Editora: Publicação independente (2013, 346 páginas)
Sinopse: O que você faria se, depois de anos vivendo em um sonho lúcido, acordasse para uma realidade surpreendente? O que faria se soubesse ser descendente dos Antigos Dragões? Sophie Dupont descobriu da pior maneira. Obrigada a fugir para salvar sua própria vida, mergulhou em um mundo fantástico, habitado pelos seres mais incríveis que ela jamais imaginou existir: Os Drakkars, filhos de Dragões com seres humanos. Em meio à descobertas, romances e aventuras, Sophie entenderá que sua existência não é um acaso, mas uma jogada inteligente do próprio destino, cujos efeitos podem afetar todo o futuro da humanidade.
  
Resenha

Sabe aquela leitura da qual nada consegue prever? Ao me engajar na Turnê Virtual, animada em colaborar para valorizar a literatura nacional, assumi ler A Saga Draconiana – Sophie Dupont e o Drakkar de Prata de maneira despretensiosa. Devo dizer que me rendeu uma ótima experiência! 

Sophie é uma adolescente órfã, que acaba de perder também seus pais adotivos. Tendo sido criada em Nova Iorque, agora precisa se mudar para o interior da Califórnia a fim de morar com seus tios. É nessa pacata cidade que seu destino muda completamente ao conhecer Adrian, um misterioso rapaz que lhe desperta uma intensa paixão.

Sentindo-se sempre deslocada socialmente, era agradável e estranho sentir-se diferente com Adrian. Era como se o conhecesse; como se ele também a entendesse. Talvez por isso deixou-se confiar nele, mesmo quando novas tragédias aconteceram em sua vida e seus tios foram mortos num incêndio criminoso. Adrian parecia saber quem cometera tal atrocidade e Sophie, embora abalada, queria obter respostas às perguntas que se fizera durante toda a vida: Por que se sentia tão alheia ao mundo que vivia? Quem foram seus pais biológicos? Por que as pessoas que amava morriam à sua volta?

A ignorância poderia ter sido uma bênção à Sophie! Além de descobrir que não era humana, teve de lidar imediatamente com a perigosa notícia de que sua vida estava em risco. Ela é um Drakkar, uma descendente dos Lordes Dragões, capaz de dominar elementos da natureza.

Aqui a fantasia começa! Sophie descobre haver um mundo fantástico que a humanidade desconhece. Um mundo repleto de Drakkars, cada um deles capaz de dominar seu próprio elemento e realizar golpes diferentes, denominados Sopros. Um mundo organizado por três grandes institutos, responsáveis por educar os Drakkars para desenvolverem seus poderes e se tornarem guerreiros, a fim de proteger os seres humanos dos "Drakkars maus".

Sim, há dois grupos rivais! Os Drakkars que não querem usar seus poderes para subjugar os humanos e aqueles que acreditam serem superiores. Nesse ponto a história lembrou-me Harry Potter, mas com uma importante diferença: Drakkars são guerreiros por sua própria natureza. Basta saber com que propósito devem lutar. 

A Saga Draconiana – Sophie Dupont e o Drakkar de Prata me agradou! No início da leitura, a Sophie não cativou minha atenção e a narrativa é em primeira pessoa, do ponto de vista dela. Sendo imatura e deslumbrada como qualquer adolescente, tardou para vê-la como a heroína da história. Mas pouco antes da metade do livro inicia-se uma sequência de batalhas, nas quais A. G. Olyver não tem piedade alguma em matar seus personagens (rs), e a cada página encontramos novas reviravoltas.

Houve uma cena que me divertiu muito! Os Drakkars só podem ser feridos pelos de sua própria espécie, então, quando todos estavam num avião que caía rapidamente…

– Fiquem calmos! – exclamou Helena. – Sentiremos muita dor, mas não morreremos.
– Que maravilha! Bom saber! – Heinrich ironizou.
O avião caía rapidamente. Não sabíamos o que fazer.
– Sophie! – gritou Heinrich. – Sopro de Controle!
– Ela não é um Pokémon! – exclamou Yip. – Não é fácil assim um Sopro desses! Olha o tamanho do avião!

Há vários momentos de humor, o que rendeu um ótimo equilíbrio, mas quando cheguei ao final do livro exclamei um sonoro: "Não!" (rs). Impossível não se retorcer sobre a cadeira com a última surpresa que o autor preparou! Quero logo saber o que acontecerá, porque... Ah! As coisas não podem ficar assim! Acredito que esse é um ponto positivo: há certa imprevisibilidade na obra. Além disso, preciso dizer que gostei bastante dos personagens, especialmente da Helena – a poderosa Drakkar de Fogo!

Infelizmente, como todo livro, há clichês que podem incomodar alguns leitores (como um triângulo amoroso entre o Drakkar perfeito, Björn, e o Drakkar misterioso, Adrian). Há também erros de revisão e a narrativa do autor algumas vezes se torna repetitiva, fazendo-nos sentir certa necessidade de melhor descrição, mas é um livro que encanta pela criatividade em trazer a assustadora (e catastrófica!) presença de Dragões ao mundo humano.

Recomendo por ser um bom livro. Já estou à espera da sequência! 

Avaliação:

Gostou da resenha?
Saiba como adquirir o livro e concorra a um volume autografado pelo autor clicando aqui.

10 comentários:

  1. Oi Fran!!!!! Que saudade daqui , alias setembro foi extremamente irritante, conseguiu fazer poucas resenhas, poucas leituras, poucas visitas, enfim...aqui estou ..
    Dei uma lida no geral e pelo visto seu mês também foi agitado né. Adorei a idéia do livro do Ricardo , 72 horas, viajar!!! Muito legal.

    Quando ao grupo de cartas que lindo !!! eu não sei aonde conseguiria encaixar isso na minha agenda, mas me recordou minha época de adolescente eu mandava muitas cartas!! que saudade.

    Agora vou falar da sua resenha, confesso que eu viro um pouco o nariz para coisas muito fantasiosas assim sabia? E veja bem eu até gosto de ficção, gosto de fantasia, mas sabe? Entre ele e um livro mais verossímil eu acabo ficando sempre com a segunda opção !!
    Bjokas grandes!!!!
    Sara

    ResponderExcluir
  2. Lendo sua resenha, concordo em número e grau a cena acima citada redeu boas risadas, me fez relembrar minha época "Pokémon", bons tempos!
    E sim o A. G. Olyver é cruel, ele de fato não teve piedade em por fim ao pobres personagens, ou seria quase um apocalipse? Também me relembrou um pouco Harry Potter!

    Adorei a resenha!

    Patty

    ResponderExcluir
  3. gente eu já li alguns livros que no final eu fiquei: tipo, não era isso mano, não era asuauhuh
    confesso q não curti muito a capa, mas acho que será uma leitura legal.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  4. Oie!!
    Adorei a sua resenha e ri muito na parte do Pokémon kkkk. Fiquei bastante curiosa em relação ao livro. Eu gosto bastante de livros que surpreendem o leitor, mas quando o assunto é matar personagens eu fico com muita raiva porque sempre matam o personagem que eu mais gostava:(
    Como você já deve saber, triangulos amorosos não funcionam muito comigo, mas pelo que você contou na resenha o livro deve ser uma boa leitura.
    Beijosss
    http://cupcakedeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gente, humanos com dragões? Isso deve ser interessante. Toda obra tem algum clichê né, mas essa história ainda assim parece diferente. Adorei.
    Também to nessa de querer apoiar os autores nacionais :)


    ps.: amei seu theme...e vc faz produção editorial <3 acho que vou tentar esse ano como segunda faculdade (não tendo nada a ver com a primeira hahah)

    beijos

    Beatriz - www.livredujour.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Oiiie,
    Amei a resenha, adoro o jeito que você escreve, ri várias. :P
    Sobre o livro, achei bem interessante, nunca li nenhuma história com dragões, me chamou bastante atenção.
    Gostei da capa também, achei bem diferente.
    Beijos!!

    http://traduzindo-sonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Fran, que felicidade em ver sua resenha. É muito bom ver que o livro, a despeito das falhas técnicas, tenha lhe agradado a ponto de esperar a continuação.

    Agradeço de coração o tempo e o carinho que depositou na leitura de A Saga Draconiana. Obrigado pela consideração e por apontar as falhas que, como eu já havia dito a Cindy Alanis, é importante para que corrijamos e não cometamos nos trabalhos à frente.

    Muito obrigado, Fran.

    www.agolyver.com

    ResponderExcluir
  8. Olá amiga, passei pelo seu blog á procura da melhor literatura e talvez amizades com os melhores da literatura.
    Adoro livros de dráculas, o livro que estou a escrever não tem nada a ver
    enquanto escrevo o livro, disponibilizo as minhas poesias para toda a gente.
    Http://my-poesia-world.blogspot.com

    vou seguir você

    ResponderExcluir
  9. O livro parece ser bem interessante. Estou participando do sorteio, espero que ganhe!

    Abraços!
    http://contosdemisterioeterror.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Fran,
    é a segunda resenha que leio sobre esse livro e simplesmente adorei!!! Adoro o gênero fantasia, aventura e nunca li nada sobre dragões!! Quero conferir com certeza.
    beijos.
    Cila- Leitora Voraz
    depois confere a resenha do livro Híbrida:
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/2013/09/resenha-do-livro-hibrida-neblina-e.html

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados