Resenha 48 | Como eu realmente

em 15.10.14
Título: Como eu realmente… – Passeios pelo lado meio esquisito da nossa imaginação [volume 1]
Autora / Ilustradora [parceira]: Fernanda Nia
Editora: Nemo (2014, 80 páginas coloridas)



Sinopse: Nem sempre o que esperamos é o que realmente acontece na vida real. Para combater a constante quebra de expectativas ao seu redor, Niazinha acabou desenvolvendo uma imaginação umpouquiiinho criativa demais. São seus exageros que fazem cada história do Como eu realmente… um passeio único pelo lado meio esquisito, mas superdivertido da nossa imaginação.



Resenha

Adorável, divertido, reflexivo e diferente! Essas são as qualidades do primeiro volume de Como eu realmente..., da querida parceira Fernanda Nia. Se você ainda não a conhece, recomendo conferir a entrevista que tive o prazer de realizar em um post especial aqui no blog.

O gênero deste livro não é literário, portanto, não o adquira pensando em encontrar uma história. O livro é, na verdade, uma coletânea de tirinhas ilustradas pela autora. O trabalho da Fernanda Nia encanta pelo bom-humor e pela qualidade técnica de cada desenho. O equilíbrio de cores, a harmonia dos traços, as expressões dos personagens e as sátiras de situações cotidianas formam um conjunto imperdível a qualquer leitor!

Como eu realmente... carrega o mesmo título da página da Fernanda Nia, na qual posta tirinhas periodicamente [acesse aqui]. O sucesso da página colaborou para que a autora tivesse a iniciativa de publicar uma coletânea repleta de tirinhas exclusivas. Os fãs agradecem (obrigada!). As tirinhas apresentam como protagonista a Niazinha, uma jovem sonhadora, viciada em bolinhos, que aprecia as coisas simples da vida e representa a maioria dos nossos sentimentos/pensamentos diante das situações mais comuns ou bizarras com as quais nos deparamos. A fórmula do livro é, basicamente, como pensamos que será (ou como gostaríamos que fosse) determinada circunstância e como realmente acontece. Isso rende tirinhas muito legais!

O humor da autora nos faz rir do que já vivemos… Se você já sentiu vontade de amarrar aquela pessoa que disse: "Quero falar com você depois", esse é o livro certo! Aliás, devia existir alguma lei contra quem nos deixa curiosos assim (rs). Se você já se contorceu sobre a cama ou sofá para pegar o controle remoto que caiu no chão – tudo para não levantar –, esse é o livro certo! Poderíamos até nos inscrever num circo com os malabarismos que fazemos nesses momentos (rs). São pequenas situações como essas que Como eu realmente... aborda, fazendo com que nos identifiquemos com a Niazinha a cada tirinha!

O livro divide-se em 5 partes:


A Parte 1 apresenta tirinhas que revelam muito do que pensamos e sentimos (haha), desde a impressão de que as férias sempre são mais curtas do que queremos até o nosso desejo incomensurável de permanecer em frente ao computador mesmo quando o dia está maravilhoso.


A Parte 2 é a mais fofa! A autora aborda os nossos sentimentos em relação aos animais, desde a preferência por cães ou gatos até o fato de existirem pássaros que preferem atravessar a rua andando ao invés de voarem. Sempre achei graça disso, aliás (rs).


Na Parte 3, a personagem Niazinha revela como se sente com a super-proteção dos pais, com seus melhores amigos e com aquele paquera que parece ativar o seu lado mais estúpido (haha).


A Parte 4 é uma das minhas favoritas! Há várias tirinhas envolvendo livros e não preciso dizer que me reconheci em todas elas, né? Niazinha é uma personagem moderna que encanta! Vale a pena conhecê-la e conferir se você também partilha dos mesmos hobbies.


E, encerrando com chave de ouro, a Parte 5! Achei genial as tirinhas que encontramos nessa parte, porque envolvem a relação com os estudos. Quando queremos estudar e nos distraímos, quando nossas ideias mais interessantes surgem nos momentos mais levianos… Niazinha nos leva para o lado cômico de um estudante!


Em Como eu realmente..., a autora também incluiu um comentário abaixo de cada tirinha. Todos são divertidos e nenhum deles perde em conteúdo! De um jeito engraçado, Fernanda Nia convida o leitor a pensar sobre o assunto, sem esforço ou demagogias. Vale a pena conferir.

A qualidade gráfica deste livro é impecável! É possível notar o cuidado da autora ao acompanhar cada detalhe. As tirinhas são maravilhosas, a leitura flui rapidamente (até demais, queria ter lido mais devagar – rs) e o humor é garantido. Considero Como eu realmente... uma excelente sugestão de leitura para vocês e para presentear alguém. Por tudo isso, ingressou para os meus favoritos!

Avaliação:



Aproveito para dizer que tive a alegria de ir ao evento de lançamento de Como eu realmente..., aqui na minha cidade! No dia 06/09/2014, no evento da Gibicon, conheci a Fernanda Nia pessoalmente e, além de talentosa, posso dizer que ela é uma pessoa bastante simpática, do tipo que desperta vontade de conversar.
Foi ainda mais legal porque encontrei a querida Natália, blogueira de O Bode com a Onça e também parceira/colunista aqui do blog. Pude tirar foto com as duas, uma lembrança especial!



Curta a fanpage:

Gostou da resenha?
Comente se leu ou leria este livro!


24 comentários:

  1. Sigo o blog da Fernanda, amo as tirinhas dela, sempre me identifico com as situações que ela ilustra.
    Como esse quadrinho em que a Niazinha está lendo e assistindo ao filme ao mesmo tempo, faço isso direto! haha
    Teve um quadrinho uma vez que eu dei muita risada, era sobre aquelas pesquisas que fazem e sempre tem uma porcentagem de indecisos e a Nia fica imaginando o que as pessoas dizem para serem classificadas como indecisas, ai tem um quadrinho mostrando uma menina falando: Batata! hahahaha Nosso eu ri demais com esse!!!
    Vou comprar o livro dela com certeza!!!

    Beijos Franzita, adorei você ter falando sobre esse livro aqui!

    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  2. Oi Fran, achei uma graça! Eu gostaria de ler. Pelas foto dá para ver que a parte gráfica está muito boa mesmo.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Oi Fran!

    Eu simplesmente AMEI a tirinha do gatinho hahahahhaha É exatamente assim que me sinto! Já curti a página e tenho certeza que vou adquirir o livro - e me identificar infinitamente com a personagem.

    Obrigada pela indicação!
    Beijos,

    Ana - Poesia Destilada
    Blog| Loja

    ResponderExcluir
  4. Fran, adorei a resenha e achei o livro MUITO bom!!!
    Super fofo e divertido!
    Adorava esse tipo de tirinhas qnd era criança...na vdd, eu peguei o gosto pela leitura com os gibis da turma da Mônica (devorava!) rs
    Parabéns à autora! E a vc pela resenha impecável de sempre!
    Bjss

    ResponderExcluir
  5. Muito antes das tirinhas da Fernanda virarem livro, eu já acompanhava o blog dela, ainda acompanho e amo as tirinhas, super divertidas e animada, agora com o livro, ah o que posso dizer, quero para ontem! Adorei a resenha, expressou tão bem a simpatia do livro!

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  6. Oi sua lindaaa, xaudades de passar por aqui, hahaha..estou a algum tempo vendo resenhas deste livro na blogosfera e ficando doida para lê-lo, é um tipo de livro que adoro pegar para ler depois de algumas leituras densas. Livro bem humorado ei adoro.
    Amei sua resenha, me deixou bem curiosa.


    bjs flor

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Acompanho a página do fbook e as vezes olho o site. Essas ilustrações são lindas. Dei uma olhada agora no Submarino e o livro esta bem baratinho; Vou aproveitar e comprar.

    ~ Blog:
    Cantar Em Verso . Fbook Cantar em Verso

    ~ Pessoal:
    Fbook . silvianecasemiro@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Deve ser incrível porque eu adoro esse blog.
    Tb tenho um gatinho em casa =)
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  9. Esse livro parece ser muito divertido. Lembro que quando fiquei sabendo do seu lançamento eu logo comecei a "namorá-lo", mas por algum erro do universo eu acabei esquecendo dele :O

    Obrigada por me lembrar, agora vou juntar minhas moedinhas e ir atrás do livro

    bjs
    http://www.confraria-cultural.com/

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Olá Fran!
    Não conhecia a Fernanda e seu trabalho, o livro parece ser muito fofo, adorei as ilustrações e essa proposta diferente de leitura.
    Parabéns pelo ótimo post.
    Bjus

    ResponderExcluir
  12. Ola Fran lindona
    Adorei o livro a premissa mesmo sendo em tirinhas com belas mensagens , humor e a ilustração está linda , muito fofa , só a capa já me chamou atenção. Parabéns a autora pelo lindo livro. Vou comprar com certeza e ler os demais . beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, Fran! Quero demais ler o livro da Fer e depois da sua resenha tenho certeza que vou amar. Gosto muito das tirinhas dela e por isso estou bem ansiosa.

    Beijos
    www.amorliterário.com

    ResponderExcluir
  14. Como a pouco tempo e já ganhei, acho tão fofa *-*
    Eu quero o livro e com certeza vou gostar da parte dos animais hahahaha
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Já tinha visto inúmeras tirinhas na internet, mas não sabia que eram de um livro! Amei *O*

    Adorei seu blog, já estou te seguindo!

    Beijos, Kamila

    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Fran! Lindona! Eu não sabia que se tratava de tirinhas ilustradas pela autora! Achei demais, diferentes e parecem mesmo divertidas e reflexivas! Não conhecia o trabalho da autora, vc me deixou bem curiosa e acho que logo vou conferir por mim mesma! Parabéns pela resenha e post lindossssss!
    Ps: Fran, vc consegue me marcar lá no face, no endereço do ganhador do sorteio? Eu não achei, ia hoje no correio não consegue, por tempo, vou segunda, mas preciso do end! Me ajuda? Beijosssssssss

    ResponderExcluir
  17. Oi,

    Eu estou louca por esse livro! Eu sempre acompanhei as tirinhas, então!
    Fico contente de saber que a parte gráfica não deixa a desejar, adoro livros que deixam a prateleira linda!
    ;)

    Beijos
    Silêncio Que Eu To Lendo

    ResponderExcluir
  18. Olá Fran! Estava com saudade de te visitar. =)
    Eu fiquei sabendo desse livro e conheço um pouco a personagem, deve ter sido porque apareceu alguma tirinha no meu facebook.
    Pelas fotos que postou, a arte do livro está maravilhosa. Nunca comprei um livro de tirinhas, mas pelos seus comentários acho que vale a pena.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Oi Francine.
    Menina eu não sabia da existência desse livro, já visitei o site da Fernanda algumas vezes, e me encantei com as tirinhas.
    Mas esse livro está lindo, e ainda melhor, com conteúdo divertido e reflexivo.
    Pelas suas imagens é perceptível o belo trabalho feito nas ilustrações.
    Um livro tão fofo como esse deveria ter mais páginas, com certeza é o tipo que deixa o leitor
    com gostinho de quero mais.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  20. Fran,
    Eu acompanho a página dela e adoro as tirinhas. Eu sou muito fã desse conteúdo de internet, bem divertido, fofo, reflexivo e interessante! Acredito que iria amar este livro e me deparar com essa coletânea de Como eu realmente!
    Eu adorei sua resenha e as fotos, me fizeram querer ler o livro para ontem :3
    Linda resenha!!

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Oi Fran,

    Que livro mais fofo!!! Eu simplesmente amei! Adoro tirinhas e com certeza é um livro que vou amar ler e reler, afinal quando se tornam meus queridinhos eleitos acabando, lendo, relendo e relendo de novo (rs). Amei a sua resenha que realmente nos instiga a investir no livro.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!

    APAIXONADA por esse livro!
    Adoro o trabalho da Fernanda, quando fiquei sabendo do lançamento do livro só pude pensar em como ela merecia ter seu trabalho amplificado.
    Encantada! Ainda não tive a chance de vê-lo em alguma livraria, mas assim que tiver, não sei se sobreviverei financeiramente!
    Sobre sua resenha: PERFEITA! Apaixonada por como você detalha, sem estragar nossas próprias impressões, expõe a sua visão, nos descreve suas sensações e o trabalho do livro. Muito bem feita!

    Parabéns pelo seu ótimo trabalho!
    http://www.msbarbaraherdy.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá Fran tudo bem ?
    O livro me parecei ser muito fofinho :3 e são nesse livros que encontramos grandes reflexões a se levar para toda a vida, além disso ele é ilustrado com desenhos incríveis, me parece ser um livro muito bom, parabéns pela resenha.
    Abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Amo!!!!!!!!!!! Fernanda, parabens!

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados