Resenha 153 | A Deusa de Anília e Outras Histórias

em 22.11.16
Título: A Deusa de Anília e Outras Histórias
Editora: Litteris | 2015 | 184 páginas
Autora: Cláudia Miqueloti
Sinopse:
A Deusa de Anília
Um terrível dragão aterroriza a ilha. Krisna Rimeriano precisará de toda sua determinação e coragem para salvar sua amada ilha e conquistar o coração do valente Negro.

A Maldição de Gohran
A cidadela de Manarga vive sob uma maldição imposta pelo temível dragão Gohran. O jovem Menetto e seus companheiros precisam ser bem sucedidos para que Manarga não desapareça.

Mielim e a Harpa Encantada
A harpa dourada foi roubada, debaixo das orelhas pontudas dos Elfos de Lothuen. Bravos guerreiros saíram no encalço do ladrão.

O inferno de Razhenda
O Reino de Razhenda foi devastado por Cormedhor de Austrúcia, um mago ensandecido, que vem se utilizando de seres humanos como cobaias para suas experiências cruéis.

Tremaría e o Gigante da Montanha de Gelo
Uma terrível e monumental criatura, está aterrorizando os viajantes que precisam cruzar a Montanha do Vento Cortante. Kági, Dovan, Armando, Sáfio Liso e a doce barda Jocelyn precisam urgentemente de um trabalho, pois seus bolsos estão vazios.

Resenha

Adoro contos! Por isso, logo que soube de A Deusa de Anília e Outras Histórias, desejei prestigiar o talento da autora Cláudia Miqueloti. Não me arrependi, essa é uma ótima leitura!

A obra apresenta cinco contos, todos de gênero fantasia e envolvendo aventuras épicas. Dou destaque à qualidade da narrativa, pois a autora foi cuidadosa com os detalhes e procurou oferecer ao leitor uma experiência de imersão no contexto criado. Ela não escorregou para a nossa realidade. Cuidou até mesmo para que os nomes dos personagens fossem diferentes do que concebemos como normais. A alimentação, as vestes, a cultura, o aspecto físico, a mitologia... foram planejados pela autora. Em cada conto conhecemos um povo, uma sociedade, diferente. Acho isso fundamental para quem se aventura a escrever fantasia. Levar o leitor para outro universo só é possível quando este se faz verossímil. Cláudia Miqueloti sabe disso como ninguém.

O período histórico dos contos pode ser interpretado como a Era Medieval. As armas e os meios para a sobrevivência são próprios dessa época. Mas a fantasia existe na ausência de conceitos que regem esse período, como paganismo, cristianismo ou monarquia. Achei ótimo a autora não mencionar nenhum desses conceitos e inovar ao criar, em cada conto, um novo contexto.

Os contos são ricos em originalidade e apresentam aspectos singulares um em relação ao outro. Cada conto se divide em capítulos e apreciei esse método incomum de estrutura, pois a leitura parece fluir ainda mais rápido. Acho válido dizer que os contos são independentes um do outro.


Sobre cada conto:

O primeiro conto batizou a obra: A Deusa de Anília. Krisna é a entidade que protege Anília e intercede pelos anilianos junto aos deuses. Ela possui alguns poderes mágicos, mas é incapaz de lutar contra um terrível dragão sozinha. Por isso, precisou reunir e liderar guerreiros para essa batalha. Nessa aventura, acabou por descobrir o amor.

O segundo conto, A Maldição de Gohran, narra a trajetória de quatro bravos guerreiros ao encontro do dragão Gohran. Essa terrível fera amaldiçoou Manarga e agora a cidadela poderá perecer. Eles devem negociar com o dragão ou matá-lo se quiserem salvar seu povo.

O terceiro conto foi meu favoritoMielim e a Harpa Encantada. Nele, a autora nos apresentou a floresta de Lothuen, onde reside uma sociedade élfica. Os elfos são pacíficos, mas já tiveram suas duras batalhas para se protegerem dos perigos que outros povos representam. Anões e lobos são seus piores inimigos. A comunidade dos elfos, no entanto, era protegida por uma harpa mágica. O problema é que esse objeto sagrado acaba de ser roubado! Mielim, um jovem elfo, acredita que pode encontrá-lo. Ele será capaz de enfrentar os obstáculos pelo caminho? 

O quarto conto, O inferno de Razhenda, é o único narrado em primeira pessoa. O protagonista, Kallinger, é um andarilho que acaba de ser escolhido pelo rei para a missão de resgatar sua filha, a princesa Mellian, das mãos do temível mago Cormedhor. Esse vilão deseja subjugar o Reino de Razhenda!

O último conto, Tremaría e o Gigante da Montanha de Gelo, envolve um grupo de cinco aventureiros que, por dinheiro, aceita deter uma criatura gigante que está amedrontando quem passa pela Montanha do Vento Cortante. O trabalho, no entanto, não é nada fácil.


Adorei essa antologia. Como fragilidades, no entanto, destaco que não me surpreendi com o desfecho dos contos e há certa similaridade entre seus enredos (a luta contra feras terríveis ou magos maldosos). Apesar disso, é uma leitura muito agradável e super-recomendo para quem gosta do gênero fantasia. O fato de a autora ter cuidado dos detalhes, para mim, fez toda a diferença. A capa é belíssima e representa totalmente a Deusa de Anília. Essa é uma ótima leitura.

Aproveito para agradecer ao querido Marcio, do blog Um Baixinho nos Livros, por me permitir participar do Book Tour que organizou.

Avaliação:

Interessou-se pelo livro?

Sobre a autora:
Cláudia Miqueloti nasceu em 1973, na cidade de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro.
Digitadora em uma instituição de ensino. Aos fins de semana, leciona Japonês para turmas kids.
Escreve desde os 10 anos. É admiradora da Obra de J. R. R. Tolkien e apaixonada por Literatura Fantástica.
Foi, por um tempo, jogadora assídua de RPG (Role Playing Games) e Magic the Gathering. Aprecia um bom Rock, j-pop e k-pop.
Em 2011, publicou o livro de poesias Labirinto do Sol e da Lua pela Edirota Litteris, sob o selo 4 Quártica Premium. O livro foi lançado na XV Bienal do Livro do Rio de Janeiro.
No momento está escrevendo um romance sobrenatural.
“O real e o fantástico são como dois polos de atração simultânea. A veracidade de um completa o imaginário do outro.”

Se
você gostou da resenha, aproveite a promoção da autora na Black Friday dos Nacionais (só R$ 15,00 com frete grátis)! É só comentar aqui ou enviar mensagem para a autora aqui.


O que acharam dessa resenha?
Adoraria saber se já leram ou gostaram de ler a obra!

17 comentários:

  1. Encantada com sua resenha Francine. Mielim e a Harpa Encantada é meu pimpolho como dizem. Uma ótima história para contar aos filhos antes de dormir. Quanto aos detalhes que você falou em relação a narrativa, tentei fazer o máximo para não deturpar os mundos que criei com como você disse escorregar para nossa realidade. Acho que minhas experiências jogando RPG medieval ajudaram muito neste quesito. A forma como as histórias foram escritas tanto pode agradar adolescentes quanto adultos e, essa era a minha intenção. Agradeço muito sua participação no Book Tour e ao Márcio Silva por seu brilhante trabalho. Vocês são a maior alegria do autor. Desejo prosperidade para ambos e boas leituras. Beijos doces.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Francine!

    Não sou muito fã de ler contos, sinceramente muitos deles não chamam a minha atenção. Porém lendo sua renha minha curiosidade foi desperta, só por saber que a autora tem uma dinâmica diferente na escrita e por procurar não entrar de nenhuma formar na nossa realidade e sim manter a ficção e fantasia intactas. Gostaria sim, de ler e conhecer a escrita da autora, acho que vou me surpreender bastante. Gostei da dica!

    Beijos
    Bella Martins
    http://thehouseofstorie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Estou louca por esse livro! Meu D'us! E que resenha foi essa? Simplesmente amei!

    ResponderExcluir
  4. Enviamos um convite para o teu email :)

    ResponderExcluir
  5. Que resenha incrível menina, confesso que tenho imensa vontade de ler esse livrinho, mas não estou tendo condições de gastar nada mesmo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Hey, Francine!

    Amo fantasia, mas não sou muito fã de contos. Pra mim, quando é fantasia a história tem que ser densa, extensa....rs.
    Vou deixar a dica passar, mas tenho que dizer que eu amei essa capa e que teria esse livro, mesmo que não lesse, só por causa da capa linda! Sim, sou dessas. ahahahahahahaha

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. oi ^^ amo fantasia e adoro contos, inclusive nem conhecia o livro, mas fiquei bem encantada com a capa.
    menina eu não sei se leria esse livro, ainda estou pensando. foi a primeira resenha que eu li e gostei das coias que foram apontadas, mas não sei se a leitura me agradaria tanto sabe? sei lá, não me senti motivada pra ler.

    ResponderExcluir
  8. nossa que livro divertido, eu amo contos e fantasia portanto é um casamento perfeito. Gostei bastante da resenha e dos contos, mas penso que meu favorito seria o do dragão <3

    ResponderExcluir
  9. Fran achei o livro muito lindo, esteticamente falando, e a premissa me interessou bastante - contos e ainda de fantasia! Já quero ler. Dica anotada! Beijos

    ResponderExcluir
  10. Antes de mais nada... que capa mais linda é essa????
    UAU!!!!
    Não sou muito de ler livros de contos, eu sempre fico com a sensação de que fica faltando algo por serem muito curtos, sabe? Mas, pelo que entendi da sua resenha os contos se passam em um mesmo enredo, eles se conectam então eu super daria uma chance à leitura. Me pareceu um livro bem interessante, espero ter a oportunidade de ler :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  11. Eu também adoro contos, é um gênero fabuloso. Não recordo de ter lido de Fantasia, apesar de não gostar da capa do livro, acho que esse é uma ótima para ler contos de fantasia e conhecer a escrita da autora.

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bem? Eu adoro fantasia, então talvez eu goste muito dos contos também. Adorei a dica e a resenha ficou ótima. A capa dolivro está sensacional também!

    ResponderExcluir
  13. Olá, adoro fantasia e principalmente em contos, mas desanimei ao saber que os contos são um pouco parecidos e que os finais não são inesperados, isso me deixa com um pé atrás para ler.

    ResponderExcluir
  14. Olá.
    Adoro livros que envolvam fantasia e já adicionei esse livro na minha listinha.
    Amei a resenha e o blog!
    Beijos ❤

    ResponderExcluir
  15. Oba, de contos eu gosto! Por que será? Muito boa a dica, Fran! Beijos e sucesso!

    Carolina Gama

    ResponderExcluir
  16. Oie
    muito legal sua resenha e que bom que gostou tanto assim da historia, não faz meu tipo mas reconheço que tem um belo enredo e espero que faça sucesso e os leitores possam apreciar

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Fran, eu tô passando essa dica por dois motivos:
    1º - Não curto contos
    2º - Não curto fantasia
    Então, não me vejo lendo. Pelos nomes dos contos, tive certeza que não é pra mim.
    Bjs.

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados