Quem escreve

Meu nome é Francine Porfirio, tenho 31 anos e sou uma curitibana abraçada a várias atividades, todas pelas quais sou apaixonada.

Profissionalmente: Sou formada em Psicologia, especialista em Psicologia Clínica sob a abordagem da Análise do Comportamento e especialista em Assessoria Linguística. Atuo na área editorial há treze anos, atualmente como assistente em uma editora educacional. Como freelancer, sou revisora e preparadora textual, leitora crítica literária e consultora. Estou me especializando em Pedagogia: Gestão e Docência, além de ministrar palestras para famílias e professores sobre práticas educativas e desenvolvimento moral.

Pessoalmente: Sou como qualquer pessoa comum, incapaz de ser feliz sozinha. Adoro compartilhar meu tempo entre livros e pessoas. Sou fã da cultura oriental (doramas, animes/mangás, j-rock... ~ minha banda favorita é the GazettE) e tenho planos de visitar o Japão. Gosto de estudar, mas gosto ainda mais de aprender. E adoro a literatura! Os livros são, para mim, uma inesgotável fonte de lazer.

Sou, também, escritora. 

Na área da literatura, escrevo há 11 anos sob um pseudônimo nas plataformas Nyah! e Fanfiction.Net. Como Francine Porfirio, escrevi 15 contos. Desses, 5 foram publicados nas antologias:

 



Em 2013, meu conto Barbies Não Amam foi premiado entre mais de 300 contos participantes do Concurso Cidade das Asas. No mesmo ano, a Editora Alcantis me convidou para publicar um livro solo – comecei a escrevê-lo. Ao mesmo tempo, participei do Concurso Literário da (extinta) página Novos Escritores. Não estava realmente confiante, mas fui surpreendida quando ganhei o 1º lugar. Recebi como prêmio a publicação de um livro pela Editora Literata. O problema é que não tinha, ainda, um livro escrito. Os editores foram muito gentis, até me ofereceram um prazo para encaminhar o original, mas várias circunstâncias me impediram de concluir – especialmente questões de saúde. Pude apenas agradecer ao carinho da Editora Alcantis e Editora Literata pela maravilhosa oportunidade que não pude abraçar.


Em 2014, fui convidada a escrever para o Jornal Helena Kolody, da PUC-PR. Nele publiquei um conto intitulado Fantasmas.

Em 2015, decidi participar do Concurso Literário #BrasilEmProsa, promovido pela Amazon, O Globo e Samsung. Publiquei meu conto, intitulado Tobias, e tive a alegria de contar com leitores sensíveis o suficiente para interpretarem a mensagem que desejei transmitir: a importância de construir sua própria identidade, sem impor o outro como uma referência.

Em 2016, publiquei o conto O dia em que decidi morrer, através do qual procurei abordar o suicídio. Sentia a necessidade de dar maior destaque a essa temática na literatura nacional, e também de oferecer uma interpretação um pouco mais aprofundada da depressão. Convido a ler a divulgação que fiz não apenas do conto, mas de outras publicações literárias que recomendo sobre o tema: Campanha de Prevenção ao Suicídio. (O conto também está disponível na plataforma Wattpad.)

Em 2017, publiquei Lembranças em formato e-book, na Amazon. Nesse conto abordei um conflito familiar que convida a repensar sobre a possibilidade de haver ou não redenção àqueles que se arrependem de erros irremediáveis. A capa é de Samuel Cardeal, e a publicação digital leva o selo da EX! Editora Independente.

Estou escrevendo meu primeiro romance, de gênero sobrenatural, intitulado A Ascensão da Imperatriz. Espero concluí-lo até o próximo ano (rs). A publicação será em versão digital, apenas, pois pretendo investir na edição impressa após o retorno dos leitores. A capa é de autoria de Hadassa M. Vaz, a quem apresentei numa divulgação especial por ser uma diagramadora/capista com valores acessíveis aos autores independentes.

Na área da catequese, sou coautora do sazonal No Caminho de Jesus – Álbum Litúrgico-catequético, publicado pela Editora Vozes (edições 2011, 2012, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018 e 2019 – em desenvolvimento). Trata-se de um instrumento de evangelização para catequizandos de 8 a 11 anos e seus familiares, apresentando as leituras bíblicas dominicais com atividades criativas e figurinhas. Veja o material desse ano:


Em 2016 foram publicados, também, os volumes Catequese de Perseverança com Adolescentes – que fazem parte da Coleção Crescer em Comunhão. Escrito em coautoria com Maria do Carmo Ezequiel Rollemberg, esse material tem a intenção de favorecer a Catequese de Perseverança, Grupos de Adolescentes e/ou Pastoral Escolar dirigida a essa faixa etária. Divide-se entre livro do catequista e livro do catequizando com atividades colaborativas, interativas e apropriadas para os adolescentes.

 

Em 2017, foi publicado O Ano Litúrgico: jogos, artes e dinâmicas para a catequese, pela Editora Vozes. Escrito em coautoria com Viviane Mayer Daldegan, é um recurso para oferecer aos catequistas propostas de atividades ao apresentar o Ano Litúrgico aos catequizandos.

Para finalizar (ufa!), em 2018 serão publicados pela Editora Vozes: 2ª Etapa – Crisma (volume do catequista e Diário Catequético e Espiritual do catequizando) e 3ª Etapa – Crisma, da coleção O Caminho, da Diocese de Barretos. Foram escritos em coautoria com o organizador da coleção, Pe. Thiago Paccini.

No momento, estou participando da equipe de produção de uma coleção de Ensino Religioso interconfessional. A publicação ocorrerá, provavelmente, em 2019.

Apesar
dessa apresentação, cada post no My Queen Side carrega um pedaço de mim. Convido a me conhecer acompanhando o blog!

P.S. Caso deseje me enviar uma mensagem, acesse o contato no blog ou envie e-mail para francine.porfirio@gmail.com.

Posts Relacionados