Serviços / Portfólio

Ao
escrever um texto, dedicamos mais do que apenas tempo. Dedicamos a melhor parte de nós, aquela repleta de boas expectativas e sonhos pessoais. Por isso, ao concluí-lo, esperamos que os nossos leitores notem quão especial é o seu conteúdo, os seus personagens, as suas reviravoltas, a sua narrativa... Esperamos que notem todas as suas qualidades.

Sabendo disso, venho oferecer os meus serviços de revisão textual e leitura crítica. Quero colaborar para tornar o seu texto ainda melhor, de modo que – em cada palavra escrita com carinho por você – todas as suas qualidades sejam expressadas.

Interessou-se?
Confira os serviços que ofereço em meu site profissional:
Clique na imagem.
Sou graduada em Psicologia, especialista em Psicologia Clínica e Assessoria Linguística. Atuei como assessora editorial da Editora Vozes por dez anos, com ampla experiência na orientação de autores e no aperfeiçoamento de diferentes gêneros textuais. Minhas atividades como freelancer incluem revisão textual, leitura crítica profissional e consultoria linguística. Sou, ainda, escritora com publicações literárias, didáticas e acadêmicas. Com frequência, procuro expressar minha paixão pela leitura em meu blog, por meio do qual ofereço especial atenção à literatura nacional: My Queen Side.

São definidos segundo o número de laudas. Deste modo, independentemente da formatação do texto (entrelinhamento, margens e tamanho da fonte), o valor será estabelecido de acordo com a quantidade de caracteres produzidos – sendo um modelo justo para o autor.

Como calcular o número de laudas:
No Word, na parte inferior da tela, clique sobre o item Words.  Identifique o número indicado em “Caracteres com espaços” e divida por 1.800. O resultado indicará o número de laudas – que pode não ser, necessariamente, compatível ao número de páginas.
Observações gerais:
  • Utilizo o controle de alterações do Word e comentários, de modo a facilitar ao autor a identificação dos ajustes propostos no texto.
  • Na revisão e leitura crítica, refaço o trabalho depois que o autor realizar os ajustes indicados. O texto, portanto, será revisado ou lido criticamente duas vezes. Havendo interesse em uma terceira análise, será cobrado o valor de R$ 2,00 por lauda.
  • Trabalhos com urgência terão 50% a 100% acrescido ao valor normal. O valor da urgência depende da quantidade de laudas e do prazo do cliente. 
  • O pagamento deverá ser efetivado após a entrega da primeira revisão ou leitura crítica, caso contrário, não será realizado o retrabalho até que o valor acordado seja depositado.



O serviço de revisão é diferenciado e mais apropriado a quem deseja melhorar seu texto. Isso porque não se limita à correção ortográfica, mas envolve também a análise crítica do material. Assim, envolve dois elementos:

1) Correção ortográfica e gramatical – pontuação, concordância, regência verbal e nominal, correção de erros de digitação, substituição de palavras repetidas, atenção aos aspectos linguísticos, semânticos e que se referem à norma padrão.

2) Análise crítica e sugestões de ajustes sobre a coesão e coerência do texto, verossimilhança interna e externa, aspectos da narrativa e enredo, estrutura e consistência, adequação da linguagem ao gênero textual e público-leitor, desenvolvimento temático e progressão de ideias do autor.


O processo de revisão ocorre duas vezes: a primeira revisão é enviada ao autor dentro do prazo acordado. Os ajustes e a análise crítica são avaliados pelo autor, que acolherá o que achar relevante e recusará o que discordar. Então, a nova versão do texto é encaminhada para a revisão final.

Para autores, o pagamento deverá ser realizado apenas mediante a entrega da primeira revisão. O valor poderá ser parcelado. Ofereço um valor diferenciado para quem publicará seu livro de modo independente*.

Para editoras que desejarem contratar uma revisão freelance, o valor é negociável e pago somente mediante o trabalho finalizado. A primeira revisão é realizada em Word, e a revisão final no material diagramado (em PDF) – ou ambas em Word, se desejado. Pode-se emitir nota fiscal através de MEI, se solicitado.


Envolve a leitura profissional de um original com foco, principalmente, nos aspectos editoriais. Nessa leitura, faz-se um levantamento das fragilidades e potencialidades da obra, incluindo sugestões e orientações para aprimorá-la em conformidade com as expectativas do público-leitor.

O parecer da leitura crítica destaca: enredo, caracterização de personagens, progressão de ideias, verossimilhança interna e externa, estilo narrativo, coesão, desenvolvimento temático, uso vocabular, relação autor-leitor e possibilidade comercial.

O processo ocorre duas vezes: a primeira leitura crítica é enviada ao autor que, após os ajustes, encaminhará o texto para a leitura crítica final.

*Considera-se autor independente aquele que publicará seu livro sem vínculo com uma editora, responsabilizando-se em pagar pela revisão, diagramação, capa, impressão e distribuição da obra.


Importante 
[sobre créditos à revisão textual]:

Peço que, por respeito ao meu trabalho, apenas adicionem meu nome como sua revisora textual na página de créditos se utilizarem, de fato, a versão oficialmente revisada por mim na publicação do texto. Isto porque não posso me responsabilizar técnica e profissionalmente por ajustes de conteúdo ou linguagem realizados por editoras e afins após meu envolvimento no texto. Quando entrego o texto ao autor, após a revisão final, faço-o já o deixando configurado corretamente para a diagramação/publicação após o aceite dos últimos ajustes. Caso o texto sofra alterações posteriores (ou o autor não modifique elementos já sinalizados como fragilidades*), vejo ser igualmente necessário pedir que não alie ao meu trabalho tais questões. Obrigada!

*Refiro-me a incoerências e inverossimilhanças que, porventura, o autor tenha optado por manter apesar das minhas ressalvas. Nestes casos, pedirei ao autor para não aliar meu nome à obra como sua revisora, uma vez que considero meu papel preservá-lo de tais fragilidades.

[sobre créditos à leitura crítica]:

Se atuei como leitora crítica, não é preciso mencionar meu nome na página de créditos. Terá sido um prazer colaborar com sua obra, mas a versão final oficial de seu texto certamente será após a revisão ortográfica.

Obras nas quais participei como revisora textual ou leitora crítica:

           
  
    
     

Textos ainda não publicados [sem capa]:
Cenas de Passadiço – Tonio Luna
O Sol da Noite Brilha Vaga-lume – Brenno Castro
Ananda Lila e as Deusas de Zymer – Joana Roge
Nova Era – Paloma Brito
Histórias para Encantar e Ensinar – Lia Lai
O Investigador Dalton Lobo em: O Caso Rico e Outros Mistérios – Natanael Otávio
Siga o Caminho da Luz... – Natanael Otávio
Olhares Femininos – Luana Dias
O amor que ousou dizer seu nome – Letícia Monteiro
Inquietações Desordenadas – Heleno Morais
Conhecer a fé que professamos – Pe. Thiago Faccini (Editora Vozes)
Como eu gostaria que você tivesse me conhecido – Gilberto Santos
Além da Superfície – Maria Eduarda Razzera
A Parasita de Almas – Flávio Karras
Exercícios para a Alma – Editora Vozes
Fio de Caco de Vidro – Clea Franco
Contos do Impossível Bizarro – Clea Franco
Para Sempre com Você – Maria Eduarda Razzera
A Mulher do Pescador – Danielle Gaspar
Momento Certo – Vanessa Gramkow

Em processo de revisão/leitura crítica:

Obsessivos, a revelação final – Luis Claudio Araujo
Primeiros Versos – Nhana Bolsoni
ANA – Italo Teixeira
Itinerário da Fé: a experiência da samaritana e a formação do discípulo missionário – Dom Eugênio Rixen, Pe. Leandro Pagnussat e Maria Augusta Borges (Editora Vozes)
A Lucidez da Lenda: um ensaio sobre o futuro – Raul de Taunay (Editora Pandorga)


Observações: 

  • Também sou revisora de artigos jornalísticos, acadêmicos e de opinião (não os relacionarei em meu portfólio por serem muitos).
  • Tenho ampla experiência com materiais didáticos e infantis. Minha formação em Psicologia favorece, inclusive, a análise crítica do conteúdo, das atividades, da linguagem e do projeto gráfico em relação à faixa etária do leitor.
  • Ofereço consultoria a quem está planejando uma produção textual, auxiliando no planejamento estrutural e de conteúdo com foco no objetivo editorial e público-alvo. 


Se
você deseja contratar meus serviços, seguem os dados de contato:

Site | Facebook | E-mail: francine.porfirio@gmail.com

 
Posts Relacionados