[Setembro Amarelo] Prevenção ao Suicídio

em 10.9.16
Hoje,
10 de setembro, é o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio.

Por isso, a campanha Setembro Amarelo se realiza nesse mês com a intenção de conscientizar a população sobre a prevenção ao suicídio, disseminando informação e incentivando a sensibilidade.


Falar
sobre o suicídio é o primeiro passo para oferecer apoio a quem se sente desamparado, desvalorizado, deprimido, fracassado... É o primeiro passo para reconhecer o que leva alguém a considerar o suicídio uma alternativa para interromper o sofrimento.

- Fonte
As
palavras revelam o mundo que cada pessoa leva nas costas. Elas revelam quando a vida parece perder o sentido ou o valor. É preciso estar atento aos sinais. É preciso levar a sério o sentimento que as palavras trazem, o sentimento que as atitudes expressam.

- Fonte -
Reaprender
a viver, a confiar em si mesmo, a confiar nos outros, a confiar no amanhã... é um processo para o qual nós podemos ajudar. Nós podemos ouvir, apoiar, suportar, acolher e, principalmente, encaminhar a pessoa com ideações suicidas para um acompanhamento profissional (psicoterapêutico e/ou psiquiátrico).

Outra forma de agir é indicar canais de ajuda, como o Centro de Valorização da Vida (CVV), que oferece apoio online no site http://www.cvv.org.br/, pelo telefone 141, via Skype ou e-mail. Em todos os canais, o atendimento é feito por voluntários treinados e a conversa é anônima, com sigilo completo sobre tudo o que for dito.


Acesse o material disponível no site oficial Setembro Amarelo.
Para acompanhar os eventos em todo o país, fique atento às páginas: Setembro Amarelo e CVV.

Como 
não poderia deixar de ser, considerando que o My Queen Side é um blog literário, vou recomendar algumas publicações que abordam o suicídio.


Autora: Francine Porfirio
Título: O dia em que decidi morrer
Publicação independente: Amazon | 2016 | 22 páginas
Sinopse: "Sempre fui reservado. Acho que apenas perdi a tênue distinção entre a privacidade e a solidão. Não sei quando comecei a me sentir assim. Sinceramente, não importa. Eu passei pelos dias, os dias passaram por mim."

Um conto sobre suicídio.

Esse é um conto de minha autoria, que publiquei no final de agosto. Escrito em primeira pessoa, por meio dele desejo colaborar para que o leitor compreenda a ambivalência afetiva sob a decisão do suicídio, especialmente sob a influência da depressão

Tive a satisfação de receber retornos bastante pessoais dos leitores, que se identificaram com o protagonista ou, a partir dele, conseguiram compreender um pouco melhor os sentimentos de pessoas próximas que estão sob risco de suicídio. 

Neste final de semana, meu conto estará gratuito na Amazon:


Adquira aqui:

O
mangá Orange aborda o suicídio de um modo bastante original.

A protagonista Naho recebe uma enigmática carta de quem afirma ser ela mesma, daqui a dez anos. Tudo o que a carta diz, acontece. Naho percebe, então, que deve levá-la a sério. A carta afirma que Naho conhecerá e se apaixonará por Kakeru, um novo aluno de sua classe. Mas também diz que, daqui a dez anos, ele já não estará na vida dela. 

A carta recomenda a Naho várias atitudes para cuidar de Kakeru. Agora, Naho tem a chance de não cometer os erros que o seu "eu" do futuro cometeu e evitar arrependimentos. Mas será que mudar o passado será suficiente?

Scan do YES Mangás | Lê-se da direita para a esquerda, de cima para baixo.

Sabemos que Kakeru se suicidou logo no primeiro volume. O mangá se passa no presente e no futuro, de modo que podemos saber como é o mundo sem Kakeru e imaginar como seria se seus amigos conseguissem protegê-lo de si mesmo; conseguissem ajudá-lo a escolher a vida. 


Scan do Mangá Host
São apenas cinco volumes, publicados pela JBC.


ROMANCES QUE ABORDAM O SUICÍDIO:

A
autora Juliana Daglio é psicóloga e produziu uma duologia que aborda a depressão e o suicídio, intitulada Uma Canção para a Libélula. Li a Parte I e foi uma maravilhosa experiência. A narrativa poética da Juliana envolve o leitor nos conflitos da protagonista, o faz desejar ajudá-la. Adquiri recentemente a Parte II e logo teremos a resenha para vocês.


O
autor Vinícius Grossos foi fantástico na abordagem ao suicídio, à depressão, ao preconceito e a vários outros temas tabus em seu romance O Garoto Quase Atropelado. Considero-o uma leitura obrigatória aos jovens e aos pais/educadores, pois permite refletir sobre vários conflitos pessoais.



Literatura Estrangeira:
    
[clique sobre a capa para ser redirecionado ao Skoob]


O que acharam da divulgação?
Espero, sinceramente, que o suicídio seja cada vez mais 
debatido e que as pessoas estejam cada vez mais atentas umas às outras.

– Essa divulgação faz parte da Maratona Setembro Nacional [saiba mais] –

20 comentários:

  1. Muito legal mesmo esse trabalho que você esta fazendo! Eu li o seu conto na amazon, e esta ótimo. Eu passei por alguns períodos muito ruins na minha vida, e sei o quanto esse trabalho de conscientização. Continue o bom trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Eu não sabia que sabia um mês destinado à prevenção ao suicídio e fiquei muito feliz com isso. Dar apoio e escutar alguém pode parecer pouco, mas com isso podemos evitar que algo pior aconteça. Gostei muito das indicações e já anotei as que eu não conhecia, como Orange. Muito legal o seu post.


    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura || Participe do top comentarista e concorra por um livro a sua escolha.

    ResponderExcluir
  3. Oii,
    Eu estou realmente adorando o post dessa campanha. O tema é muito delicado e alguns livros conseguem tratar esse tema com muita leveza, as vezes bem descontraído. Parabéns por divulgar a campanha e quero muito ler seu conto!

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Estou achando essa campanha tão legal! Além de ela ser super importante, né? Afinal, quem nunca se sentiu perdido e sem saber o que fazer pelo ao menos uma vez na vida? Devemos apoiar as pessoas que passam por esse tipo de situação e nos prevenir. Gostei muito também das suas indicações literárias, a única que li foi os 13 porquês, que me deixou bastante reflexiva sobre o assunto. Recentemente conheci o mangá Orange, e parece ser bem triste. Quero muito conhecer.
    Um abraço!

    https://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho visto muitas imagens no facebook sobre o Setembro amarelo e achei um projeto muito interessante e com certeza de grande ajuda. Gostei bastante da introdução de livros que abordam o tema que você fez. Eu não sabia que Uma Canção Para Libélula abordava esse assunto e eu já tinha curiosidade, agora fiquei ainda mais interessada.

    ResponderExcluir
  6. Olá Fran,
    Estava preparando um post hoje sobre livros que falam sobre o suicídio e lembrei do seu conto. Você não imagina minha alegria ao ler seu post!
    Não sabia que Uma Canção para Libélula tratava desse assunto e também não sabia que O Garoto quase atropelado também abordava esse tema.
    Acho que conversar é essencial para tentarmos melhorarmos, sabe?
    Adorei seu post.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  7. Já é a terceira vez que recebo recomendações de Uma Canção para a Libélula entre ontem e hoje, acho que é um sinal de que eu deveria dar uma chance ao livro, haha.
    Eu não sabia do Setembro Amarelo até alguns dias atrás, quando deram a ideia de fazer uma blogagem coletiva no grupo Blogueiros Literários Unidos. Inclusive participei da blogagem e aprendi bastante coisa. Por isso é legal ver blogueiros engajados nisso, pois aposto que um monte de gente também não tinha conhecimento da campanha.
    Por isso, parabéns pelo post e pela iniciativa (e ainda aproveitando para divulgar a nossa literatura). E parabéns pelo conto também!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Oi Fran! Tudo bem?
    Amei a iniciativa e o projeto! Suicídio é algo sério, não é brincadeira muito menos frescura de gente querendo chamar a atenção. Os números aumentam a cada ano, de forma assustadora. Não julgar o ato é o primeiro passo para a ajuda!
    Parabéns pelo post e sucesso!
    Bj

    ResponderExcluir
  9. Olá, acho que esse é o primeiro ano que vejo essa campanha do setembro amarelo, e estou achando ótimo todo esse diálogo sobre um assunto que deve ser debatido e comentado para que mais pessoas se conscientizem sobre o tema e saibam como ajudar quem precisar.
    Já li alguns livros sobre o tema, como Os 13 porquês, e foram de grande ajuda para mim.

    ResponderExcluir
  10. Olá Fran!
    A campanha do Setembro Amarelo é muito bom para que as pessoas entendam mais sobre o suicídio e que ajudem as pessoas próximas que já tentaram cometê-lo.
    Adorei as sugestões de leitura sobre o tema. Ainda mais o seu conto.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Adorei a ideia do post, e sobre a ideia do setembro amarelo. Ter essa consciência é algo muito importante, adorei a indicação dos livros, uma canção para libélula é incrível.
    Beijos, Lari
    segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Fran!
    Achei essa postagem sensacional, infelizmente temos um número de suicídios, não sei exatamente, mas só pelo fato desse número existir já é o necessário pra uma comoção maior. Espero que as pessoas se conscientizem e ajudem a quem demonstra os sinais... Muita gente taxa como frescura e eis que acontece algo, não tem como voltar atrás. Dos livros/contos o único que já li foi Os 13 porquês que trás uma mensagem gritante sobre suicídio. Vou procurar ler sobre os demais.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem ?
    Amei a sua postagem do começo ao fim. As pessoas acreditam que palavras não podem mudar alguém que já tomou uma decisão assim, mas podem sim. É como disse um bruxo famoso (rs) "Palavras são, na minha nada humilde opinião, nossa inesgotável fonte de magia. Capazes de formar grandes sofrimentos e também de remedia-los.", e isso é uma grande verdade. Algumas vezes só precisamos de alguém que nos ouça e compreenda. Adorei cada palavrinha do post e ainda mais a relação de livros que você citou, que abordam essa tema.

    Um beijo,
    Késsia Oliveira
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá, Francine! Parabéns pela iniciativa do seu conto! A iniciativa do Setembro amarelo também é maravilhosa! A cada blog que vejo uma postagem especial sobre ele, fico imaginando quantos corações conseguem ser alcançados! <3
    Dos livros indicados li apenas o do Vinícius e sim, é maravilhoso!
    Indicarei seu post na fan page da livraria virtual Sanfer Livros! ;)

    Bjs,
    Yohana Sanfer
    http://www.papelpalavracoracao.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá!! :)

    Eu não conhecia a data, mas gostei de ler o teu post sobre o tema... :) E, claro, o aconselhamento literário sobre o tema...

    A propósito, quero ler Cançao da Libelula...! :) E descobri agora que a autora e psicóloga! :) ahah

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  16. Eu simplesmente amei sua postagem, e adicionei vários livros na minha estante. Acredito que quanto mais falarmos sobre isso, mais vamos conseguir ajudar e acolher pessoas em situação de depressão...

    ResponderExcluir
  17. Poxa, já estou dando uma olhada no mangá indicado, depois darei uma olhada nas outras obras também. De todos mostrados no post, eu já li O Último Adeus, que é um livro bem intenso e pesado, pois além de falar do suicídio mostra como as pessoas mais próximas reagiram a isso. Eu amei tua postagem, já tô salvando o link aqui pra dar uma lida nos outros livros depois!

    ResponderExcluir
  18. Acho super importante postagens como essa, mais ainda por abrir mais os caminhos para que se fale sobre o assunto e que ele deixe de ficar tão escondido. O ruim, é que nem sempre quem está em um momento desses quer falar - as vezes por acreditar que não deva e que isso só trará mais sofrimento aos outros - e campanhas como essa podem abrir espaço para quem pensa assim.
    Adorei as dicas de leituras, alguns já estavam na minha lista, mas o canção para libélula eu amei a capa mas não sabia sobre o que era e fiquei ainda mais curiosa e empolgada para ler :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  19. Oi guria,
    Parabéns pela iniciativa de divulgar a campanha. E fiquei bem interessada em ler as obras que você indicou.
    Vou divulgar também!
    beijos

    ResponderExcluir
  20. Pode Resumir Tudo Pra Mim Por Favor?
    Eu Estou Fazendo um Trabalho Sobre Isso e Precuso Saber

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados