Resenha 148 | Enigma – Mundo Interdito

em 18.8.16
Título: Enigma – Mundo Interdito | volume 1
Autora: Rita Pinheiro
Editora: Baraúna | 2014 | 298 páginas
Sinopse: 'Enigma' é uma história cheia de amor, magia e acrescentada por seres extraterrestres e mundos paralelos. A intenção da autora é que Enigma proporcione aos seus leitores uma viagem ao um mundo de fantasias, na qual os leve a refletir sobre alguns assuntos da vida real, como a importância de amar as pessoas e preservar a natureza.

— Meu povo gosta de dinheiro, carros, roupas, sapatos e outras coisas que até agora não vi aqui — retrucou ele com cara de deboche.
— Sim, mas temos muitas montanhas de pedras que vocês consideram valiosas para fins diferentes dos nossos, mas aqui elas são preciosas para nos fortalecerem como pessoas.
— Então o bem mais precioso de vocês é o ouro e outras preciosidades, não são muito diferentes de nós — concluiu ele.
— Não, Narciso, nosso bem mais precioso é o amor, sem ele não saberíamos aproveitar o poder da natureza, nem poderíamos nos desenvolver como seres humanos, nossas vidas seriam vazias e sem sentido. O amor é a única coisa que não pode faltar aqui, é o nosso alimento diário, o ar que respiramos é a base de tudo.

Resenha

Tive a oportunidade de ler Enigma – Mundo Interdito através do Book Tour, organizado pela querida Viviana do blog  Devore um Livro e/ou Filme. Interessei-me por conhecer a obra pelo gênero fantasia utópica, pois gosto de imaginar que podemos construir uma sociedade justa, organizada, pacífica e capaz de usar os recursos naturais de modo ecologicamente correto.


Johnny é nosso protagonista, um jovem de 18 anos que se preocupa apenas em se divertir com os amigos de modo irresponsável. Suas festas são regadas a álcool e agitação. Nada têm realmente valor para ele. Então, numa dessas festas, Johnny descobre que um conhecido ganhou uma viagem à Flórida, mas seus pais não lhe permitiram ir. Querendo aproveitar essa chance de viajar para o exterior com tudo pago, Johnny se esforça para obter a passagem e fraudar sua identidade a fim de viajar no lugar deste conhecido. É claro que ele consegue e, sob mentiras, embarca para o voo que mudaria sua vida

Quando passava sobre o Triângulo das Bermudas, um acidente acontece e o avião começa a se "desintegrar". Desesperado, Johnny pula e acaba por cair no mar. Sendo o único sobrevivente, ele vai parar em uma ilha, um novo mundo desconhecido chamado Enigma. Ele é salvo por Hera, uma jovem que logo se preocupa com Johnny ao notar que ele perdeu a memória no acidente.

Sem lembrar seu próprio nome e como foi parar ali, Johnny só quer voltar para sua casa. Mas as coisas não serão tão simples. Enigma não é um lugar comum de onde você pode sair quando quiser. Embora esteja no planeta Terra, Enigma localiza-se em uma ilha exatamente no Triângulo das Bermudas. Ao que parece, este lugar é protegido por uma névoa capaz de torná-lo invisível. É como se estivesse em outra dimensão, totalmente alheia ao restante do planeta.


A tecnologia de Enigma é distinta, muito mais avançada do que vemos na Terra. Isso porque, nesta ilha, as pessoas aprenderam a desenvolver poderes que somente um estilo de vida evoluído permitiria. A autora criou um ambiente mágico, com alguns seres pertencentes ao universo fantástico (como sereias, bruxas, ogros, centauros...), no qual a sociedade aprendeu a amar e respeitar a todos.

Johnny é um personagem imaturo e egoísta. Ele se sente muito frustrado com a filosofia "paz e amor" de Enigma. Gostei de a autora tê-lo feito resistente a esse estilo de vida, pois permitiu ao leitor perceber que o principal obstáculo para aprender a valorizar a si mesmo, os outros e o planeta é o próprio ser humano. Hera, por sua vez, é uma personagem bondosa e interessante, porque não se limita apenas ao que vive em Enigma, mas também procura compreender o estilo de vida de Johnny. Gostei dela.


Apesar dos bons valores que Enigma apresenta, e de cumprir os requisitos do gênero fantasia utópica, não consegui me envolver com o enredo. A narrativa é fluída, leve e rápida. Os capítulos são curtos e admiro a criatividade da autora. No entanto, senti-me doutrinada e pouco vinculada aos personagens

A principal fragilidade, para mim, foi a presença demasiada de elementos "mágicos" e "ilógicos" (embora para uma fantasia não deva haver limites). Acho que a quantidade de seres fantásticos, misturados em um enredo que também apresenta um pouco de ficção científica, não conseguiu me cativar. 

Enigma é o primeiro volume de uma série. A capa representa a ilha com clareza e recomendo a obra para quem aprecia fantasias utópicas. Minha opinião é bastante pessoal e espero que cada um procure viver sua própria experiência com esta leitura.

Avaliação:

Interessou-se pelo livro?
Redes sociais: Skoob | Página do livro | Compre: SaraivaAmazon.

Sobre a autora:
Rita Pinheiro nasceu numa pequena cidade do Estado de Goiás, num ano de muitos avanços tecnológicos. Ano este, que o homem pisou na lua. Atualmente mora com o marido e os dois filhos na cidade de Franca (SP).
Sempre foi atraída pela ideia de o ser humano se desenvolver intelectualmente a partir do Amor. Daí, surgiu Enigma, uma história cheia de amor, magia e acrescentada por seres extraterrestres e mundos paralelos. A intenção da autora é que Enigma proporcione aos seus leitores uma viagem ao mundo de fantasias, na qual os leve a refletir sobre alguns assuntos da vida real, como a importância de amar as pessoas e preservar a natureza.

A
autora estará disponível na Bienal do Livro, em São Paulo, para o lançamento do segundo volume! Aproveite para conhecê-la e prestigiar esse momento. :)


O que achou da resenha?
Adoraria saber se já leu ou interessou-se em ler Enigma – Mundo Interdito!

19 comentários:

  1. Olá Francine
    amo o gênero 'fantasia' e fiquei curiosa com essa premissa, apesar de que para você não foi uma leitura muito positiva. Acredito que é necessário explorar os elementos com sincronismo na história, sem haver muitas características. As vezes o leitor pode não compreender bem todos os excessos. De qualquer maneira, achei a capa bonita!

    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Útopia é um genero que eu também adoro e sempre tenho boas experiencias com essas leituras <3
    Adorei a resenha e fiquei bem curiosa para conhecer um pouuco mais dobre o livro.
    Bju
    Mary Reis.

    ResponderExcluir
  3. A capa do livro é maravilhosa!!!! Pena que o seu envolvimento com a narrativa tenha sido limitada. Eu não sou de ler fantasia e acho que como você, acharia exagerado a quantidade de seres mágicos. Vou passar a dica para as amigas que curtem fantasia e acredito que elas apreciarão.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá Fran,
    Que pena que a leitura não foi tão agradável e que você não conseguiu se envolver com o enredo. Apesar de gostar do gênero, não é uma leitura que despertou minha curiosidade e a vontade diminuiu ainda mais por conta de elementos ilusórios demais. Todas as vezes que vejo um livro de fantasia, sinto a necessidade de ter algo normal, comum, para que possamos trazer para a realidade.
    Parabéns pela incrível resenha e por ter exposto tão bem seu ponto de vista.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  5. Que pena que você não conseguiu se envolver tanto com esse enredo, que me pareceu interessante pela premissa. Também não gosto muito quando não sinto um vínculo com os personagens :/ Bem, Muito Interdito tem uma proposta legal, mas não sei se leria no momento... acho que me incomodaria com os mesmos pontos que você.

    Sua resenha ficou ótima!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Achei a premissa bastante interessante e fico triste que você não tenha conseguido se envolver tanto com o enredo.
    Gosto bastante do gênero e fico feliz em saber que a autora se preocupa em tratar de temas como a preservação do meio ambiente e por isso me chamou mais ainda a atenção. Já anotei a dica.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, Francine, tudo bem?

    Estava tudo indo bem, eu estava adorando a proposta da história, mas aí tomei um banho de água fria quando você disse que não conseguiu se envolver com o enredo e que se sentiu doutrinada. Sei que não é bem o caso aqui, mas é por isso que não leio livros espíritas e com pegadas religiosas, por exemplo, pois sei bem como é essa sensação e não gosto dela.
    Entretanto, como você mesma disse, é sua opinião. Eu teria que ler para ver se me sinto dessa forma.
    Parabéns pela excelente resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oii!
    Gostei bastante da história, que pena que seu envolvimento com a leitura não foi tão boa assim. Gostei da lição que o personagem Johnny passa e adoro seres fantásticos.
    Pena que no momento não estou muito empolgada para pegar livros com continuação. Vou deixar na minha lista de leitura para poder pensar futuramente sobre ele.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi
    Eu não conhecia esse livro, mas achei a proposta bem interessante. Você pontua muito bem a obra e fiquei curioso com seu relato. A ideia de um acidente sobre o triângulo das bermudas não muito original, mas a fantasia toda criada sobre os sobreviventes parece fascinante. Vou anotar a dica... Parabéns pela resenha. Atá mais.

    ResponderExcluir
  10. Nossa, adorei a proposta do livro, é bem interessante. Sempre vejo teorias sobre o triângulo das bermudas, mas nunca li um livro sobre isso, e ter fantasia e ficção científica misturado nessa trama parece ser incrível, ainda mais pra uma fã dos gêneros que eu sou.
    Mas que pena que você não conseguiu se conectar com os personagens, mas ainda sim quero ler e tirar minhas conclusões.

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  11. Oi Francine!
    Eu já tinha visto algumas vezes esse livro (tenho até a autora no meu Face...), porém nunca tinha lido uma resenha sobre ele.
    Tinha achado bem interesse por ser um livro distópico, que é um gênero que me agrada demais. Gosto também do mito que tem por trás do Triângulo das Bermudas. E acho que combina muito bem em um livro de distopia, a ficção científica. Porém, não sei se fantasia combina tanto.
    Se tiver a oportunidade, vou dar uma chance para ele. Parabéns pela resenha sincera!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Nunca tinha ouvido falar em fantasia utópica, impressionante como nunca deixamos de descobrir novos gêneros. Até achei o tema interessante, mas não acho que leria, principalmente pelo fato de você não ter conseguido se envolver e ter se sentido doutrinada. Me incomoda muito quando sinto que estão tentando me doutrinar, então dificilmente gostaria da leitura.

    ResponderExcluir
  13. Oi Fran, tudo bem? Eu ganhei este livro em um sorteio, mas ainda não o li. Uma pena que você não tenha gostado tanto assim do enredo, espero que comigo seja diferente. Nem sabia que era uma série. Uma vez peguei um livro de fantasia que também achei que houve um certo exagero na mistura de personagens, mas naquele caso, o enredo mesmo assim me ganhou. Vou aproveitar para levar meu livro para autografar.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  14. Olá! Tudo bem por aí?

    Eu ADORO fantasias e fico triste em saber que você não gostou muito desse livro, pois eu achei a premissa bem interessante. Mas já que é uma série, tomara que a autora "corrija" as coisas que podem tornar a leitura não tão positiva assim. Vou pesquisar mais sobre o livro e sobre a autora. Parabéns pela resenha, muito clara, bem dividida e objetiva. É o tipo de resenha que eu gosto de ler. Ah, e o blog também é muito lindo!

    Beijos!
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, Francine. Faz algum tempo que eu tenho muita curiosidade em ler esse livro. Acho o enredo muito convidativo e a premissa sempre me deixou muito instigada. Eu aind anão havia lido nenhuma resenha sobre ele tão sincera como a sua e agora eu tenho outros olhos para a obra. Não desanimei da leitura e ainda tenho uma curiosidade mas agora sei o que posso esperar da obra e sua opinião é sempre muito sincera.

    ResponderExcluir
  16. Amoo de paixão essas questões de enigmas, mistério, ufologia e claro que sua resenha me instigou a procurar o livro, ele batera vários na fila para ser lido logo.
    www.saotantas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Gosto de livros com lugares mágicos secretos e complexos, acho que irei gostar de Enigma, pois adoro ficção cientifica, principalmente com um cenário bem construído e com poderes, espero que consiga me envolver com os personagens, quero conhecer a escrita da autora. O personagem me irritaria, mas acho que o objetivo é esse

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bem?
    Achei essa capa maravilhosa e logo de caras fiquei com vontade de ler. Conforme ia lendo a resenha, tive mais certezas que seria um livro que eu amaria, pois adoro personagens fantásticas. Fiquei um pouco triste e de pé atrás por você ter dado apenas 2 estrelas no final, mas a minha curiosidade mantem-se. Talvez dê uma oportunidade.
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados