Resenha 146 | Diabólicos

em 17.5.16
Título: Diabólicos
Autora: Natália Mussato
Editora: EX! Editora | 2016 | 50 páginas
Sinopse: Hiro precisa se ajustar, retomar o convívio social e reprimir seus instintos primários de ferir, livrar-se das lembranças demoníacas que assombram seu passado.
Erina faz de tudo para manter sob controle o demônio dentro de si, buscando no autoflagelo a cura para o mal que a habita.

Mas, quando dois demônios se encontram, anulam-se os receios e aflora o mal da cada um deles, reacendendo o descontrole de Hiro e fazendo aflorar o pior de Erina. Seria ele real ou apenas uma desculpa para fazer vir à tona seus sentimentos?

Seja qual for a resposta, já não há mais grades para detê-lo; as pessoas finalmente saberão como eles são diabólicos.

Resenha
[novela para +16 anos]

Eu já conhecia o talento da Natália Mussato, mas uau. Não estava preparada para um enredo tão anticonvencional e provocativo. Devorei-o com o deleite de quem sabe que peca, mas não consegue parar.  

Narrado em terceira pessoa, Diabólicos apresenta Hiro, um professor que está sob acompanhamento psiquiátrico por determinação legal. Ele não quer ser atendido por uma profissional que definitivamente não o entende, mas é obrigado a comparecer às sessões por ter se envolvido no suicídio de uma aluna. Entre ir para a cadeia e enfrentar uma psiquiatra que pensa ser capaz de mudá-lo, é óbvia qual foi a sua escolha.

No entanto, Hiro realmente precisa de tratamento. Ele possui algo dentro de si, encoberto nas sombras, que é difícil manter sob controle. Seu demônio interior gosta de causar dor. Aprecia o sangue, o sofrimento, as lágrimas, o desespero. Sua psiquiatra deu-lhe um rótulo: Hiro é um sádico.

Por outro lado, conhecemos Erina. Todos os dias, Erina sofre violência. É brutalmente espancada, maltratada, ignorada ou humilhada pelos seus pais. Ela se acostumou à dor, mas seus pensamentos estão cada vez mais sombrios. Sempre que seus pais agridem um ao outro, o demônio dentro dela sorri. Ela o sente agitar e sacudir as jaulas da sua consciência. Tem medo do que poderia fazer se, um dia, seu demônio se libertar.

Cada passo torto, cada respiração fora de sincronia, tudo contribuía para tirá-los do sério. Tudo era sua culpa. Foi com esse pensamento que Erina cresceu, temerosa de si própria, dos terríveis males causados por seu demônio, esse punido com severas surras e palavras de ódio.

Quis o destino (ou o sadismo da autora) colocar ambos os personagens no mesmo contexto. Hiro, o professor; Erina, a aluna. Duas personalidades perturbadas, que acabam se completando de um jeito assustador. Erina é a vítima perfeita: silenciosa, solitária, de pouca confiança... O demônio de Hiro quer machucá-la. Mas Erina não é apenas uma frágil vítima. A dor e o sofrimento lhe são amigas íntimas. Seu corpo pode sangrar e enfraquecer, mas seu demônio está cada vez mais forte. A maldade dela é alimentada pelo sadismo de Hiro.

Erina concordou com um gesto afirmativo e lhe olhou com timidez. Naquela hora, Hiro não sabia mais quem era o professor e quem era o demônio.

Ele, o mentor; ela, a discípula; e nós, as testemunhas. Vemos que, juntos, Hiro e Erina são diabólicos. Seu relacionamento se desenvolve e provoca mudanças nas vidas das pessoas à sua volta. Será possível pará-los?

Uau. Acho que Natália Mussato conseguiu desenvolver um enredo que convida a refletir sobre quão profundamente a violência pode nos atingir. Em 50 páginas, deu fundamento às atitudes dos personagens de tal modo que podemos compreendê-los em suas fragilidades. Um destaque que apreciei, por exemplo, foi a ênfase ao passado da mãe de Erina, que não conseguiu realmente assumir a maternidade como deveria.

– Tudo bem, filha?
Ouviu isso?! – o demônio gargalhou, golpeando as grades metálicas. – Ela te chamou de filha! Desde quando essa puta se refere a você desse jeito, Erina?! Você vai deixar que ela faça essa cara de coitada depois de tanto tempo?!
– Erina?

O desfecho foi, de certo modo, previsível – o que não o tornou menos aguardado. Eu adorei, realmente, todo o belo trabalho da autora. No decorrer da narrativa, ela incluiu definições etimológicas de palavras-chave que alimentaram seu tom tenso. É uma novela excelente, que recomendo para quem deseja ler algo diferente, de gênero horror/suspense psicológico, com uma narrativa fluída e uma mensagem de impacto.

– Algo te incomoda? – Erina concordou com um aceno. – Diga.
– Sensei... É possível temer e gostar disso?
A pergunta atiçou seu mais perverso sorriso.

Para mim, o que fica de Diabólicos é... como estamos alimentando os demônios uns dos outros?

A capa é maravilhosa, bastante representativa, e a diagramação está ótima! Algumas falhas na revisão podem ser flagradas, mas não afetam a boa leitura. Com certeza, recomendo para vocês. 

Avaliação:


Interessou-se pelo e-book?

Sobre a autora:
Natália Mussato nasceu em Curitiba, dez dias depois do previsto - sem brincadeira. Tentou escrever uma noite feliz, mas não deu muito certo.
Se pudesse indicar somente um livro para você ler, entraria em parafuso, pois Meu Pé de Laranja Lima e O Fantasma da Ópera são seus preferidos. Na dúvida, indica os dois, ou não. Gosta de ler desde que se entende por gente, escreve contos e fanfics e trabalha em seu romance. Administra o blog O Bode com a Onça.

E aí, interessou-se em ler o e-book?
Vou adorar saber se a resenha motivou você a conhecer esse casal diabólico!

Aproveite e acesse:

 

21 comentários:

  1. Oi Francine, sua resenha me motivou mesmo a querer conhecer essa história e não sei como não a conhecia antes. Eu também adorei a capa e sua reflexão no final é bem intensa: sobre como alimentamos os demônios uns dos outros.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Que delícia de resenha, de uma blogueira que adoro pra outra que também adoro.
    A Natália tem mesmo talento e grande potencial. Sobre os errinhos, mea culpa.

    ResponderExcluir
  3. Ainda estou sem palavras com essa resenha. Isso foi um presente, não uma avaliação, haha xD

    Fraaaan, como a senhora me apronta uma dessas?? XD Não estava esperando um retorno seu no MQS e, confesso, me emocionei com cada palavra! Fiquei muito feliz com suas observações, principalmente na frase questionadora: "como estamos alimentando os demônios uns dos outros?". Não teria como definir encaixar melhor a vivência de Erina e a destruição mútua que professor e aluna causam.

    Emocionada e honrada por sua atenção e carinho de blogueira, autora, leitora e amiga, agradeço mais uma vez a oportunidade de ter tido meu trabalho avaliado por você. Muito obrigada, Fran!! De todo meu coração! <3

    ResponderExcluir
  4. Oi Francine, eu não gosto de livros de terror, mas o que vejo aqui é além de só o terror. O livro parece mostrar situações espirituais que acontecem em paralelo com as situações do cotidiano. Mesmo não gostando desse enredo eu fiquei curiosa, mas se vou realmente ler eu não sei. Sua resenha está muito bem feita.

    ResponderExcluir
  5. Oie fran, uau, que livro! só na sinopse eu já senti o quão forte ele é e parece abordar a violência de uma forma muito crua. Não vou nem passar no whatpad para a degustação se não ja sei que não vou conseguir parar de ler, vou é direto comprar o ebook, ehehe. Quero conhecer esses personagens, seus demônios e motivações. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  6. Olá Fran!
    Adorei ler essa resenha do livro de uma das colaboradoras do blog. O tema é muito interessante. Espero ter oportunidade de ler está obra que você epnas teceu elogios sobre.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Não curto livros do gênero,mas parabéns, sua resenha ficou muito Boa.

    ResponderExcluir
  8. Olá Fran,
    Adorei sua resenha e a premissa de Diabólicos.
    Sabe que muitas vezes refleti sobre como alimentava os demônios dos outros? É engraçado não pensarmos nisso com frequência, pois acontece - e muito.
    Fiquei bem curiosa para saber como Hiro e Erina reagem um ao lado do outro. Eles me pareceram assustadores, mas não por sua criação, não, o que me assusta é o fato de são personagens reais passando por situações reais.
    Adorei e já anotei a dica.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Que mentes macabras! Parece ser um livro aterrorizante e realmente diabólico.
    Claro, tem todo o problema familiar da menina que nos faz entender por que ela é assim. Como o ser humano pode ser cruel, né?! Nem podem ser chamados de pais, eu acho.
    É uma ótima dica para quem gosta do gênero, mas como sou medrosa, não sei se leria.

    Abraços, Lara.
    http://imperioimaginario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, amei a sua resenha e confesso que esse livro, mesmo não fazendo muito o meu estilo, me interessou e instigou a minha curiosidade por retratar dos demonios de cada um e como cada um lida e influencia nas pessoas ao seu redor. Acho que leria o livro pela sua resenha, pois ela me pegou de jeito e sinto que o livro não me decepcionará.
    bjus

    ResponderExcluir
  11. Oi, flor.

    Fico feliz que você tenha gostado do livro e que a leitura tenha sido instigante, apesar das poucas páginas. Eu fiquei até curiosa pra saber como um livro tão fininho te cativou,mas eu não gosto de livros meio sombrios, sabe? Eu não gosto desse tipo de trama, mas os amantes do gênero com certeza vão amar. Amei sua resenha!

    Beijos,
    www.anebee.com.br

    ResponderExcluir
  12. Eu acho que tomei conhecimento deste livro, aqui no seu blog e já na divulgação, achei a capa bem instigante. Mesmo com o final previsível, quero ler porque talvez eu não saque o esquema do livro como você quem sabe, não tenho uma mega surpresa ao final.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oiee Francine ^^
    Eu ainda não conhecia esse livro, e, mesmo não sendo bem o tipo de história que eu gosto de ler (terror e suspense psicológico), fiquei bastante curiosa e interessada na obra, pois nunca vi nada igual. Parece ser uma história bem macabra e sádica, estou curiosa para saber como vai ser o final *-*
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bom?
    Acho que a primeira vez que ouvi falar desse livro foi no seu blog, quando você divulgou a obra, certo? Desde então fiquei intrigada com a história, mesmo que a mesma saia da minha zona de conforto. Não costumo ler suspense psicológico, mas, para esse eu abriria uma exceção, já que nunca vi nenhuma premissa ao menos parecida com essa. Fiquei curiosa para ver como se dá o relacionamento entre os personagens e como seus demônios foram ganhando força, como foram alimentados. Amei sua resenha, me deixou com muita vontade de ler o livro!

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  15. Oi Francine, tudo bem?
    Eu AMO o gênero suspense/terror, e por ser meu preferido acredito que eu poderia apreciar esse livro. Fico triste por ele conter apenas 50 páginas, é algo que me desanima um pouco, mas ainda assim sua resenha me deixou muito curiosa sobre o livro. Amei a ideia da autora colocar que os personagens tem seus próprios demônios, é algo interessante. Espero ter a oportunidade de ler esse livro!

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  16. Oi, Francine
    Respondendo sua pergunta: Sim! sua resenha me levou direito ao site da Amazon para procurar o livro. O engraçado, é que é não sou fã nem de terror, nem de suspense, porém não nego que amo um terror psicológico ou no caso como parece como chamam agora um dark romance.
    E mais ainda estou me corroendo aqui pensando em como a autora conseguiu abordar esse assunto tão rico em apenas 50 páginas.
    Bom, só lendo para descobrir né? O que vou fazer,logo.
    bjs
    Luana
    http://blogmundodetinta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Fran, tudo bem?

    Sim, sua resenha me interessou muito em conhecer esse casal... e nossa, que resenha... uau!! Enfim, eu adoro um suspense psicológico e fiquei curiosa para saber mais sobre esses personagens, e a forma como suas mentes agem. Gostei de saber que mesmo com apenas 50 páginas, a autora soube desenvolver seus personagens, e escrever um texto tão rico.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  18. Menina, como um livro tão curtinho pode parecer tão interessante. A sua resenha me fez querer conhecer esse casal. E olha com certeza a sua frase de impacto me fez pensar, em como estamos alimentando o demônio uns dos outros.
    Essa menina Erina me pareceu um pouco assustadora hahaahhahah, sempre existe algo preso dentro de alguém que pode estar prestes a explodir.
    ótima resenha, da para perceber que você escreveu com empolgação
    bjs.

    ResponderExcluir
  19. Olá

    Não sou fã de livros de terror mas tenho que confessar que depois da sua resenha quero ler Diabólicos. Fiquei surpresa dele ser tão curtinho é tão bom. A premissa eh muito interessante eme deixou bem instigada. Com toda certeza leria.

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Sempre que leio resenhas de livros desse estilo eu fico mega curiosa com a história, mas sempre fico adiando a leitura por medo rs' mas esse livro parece ser muito bom, e gente, só 50 páginas? Fiquei curiosa para saber mais dos personagens e como as coisas irão terminar.

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  21. Oi Fran! Bem, acho que a primeira palavra que tenho a dizer aqui é UAU!!!!! Que livro é esse!?

    Agora sim... Não sei se você sabe mas costumo fugir de livros assim, só que a sua pergunta ali no final e a forma como você conduziu esta resenha mexeram comigo de uma forma especial. Acho que seria interessante dar uma chance para o livro. Em breve o farei!


    Abraços!

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados