Resenha 128 | Tinha uns olhos da cor da tempestade

em 25.1.16
Adoro
divulgar a literatura nacional, especialmente quando já conheço o talento dos autores.

M. R. Terci, em minha opinião, é um dos melhores autores nacionais no gênero horror! Sua narrativa envolve, assombra e surpreende qualquer leitor. Desde que me aventurei n'O Bairro da Cripta, conheci os Imperiais de Gran Abuelo e, agora, estou a bordo do navio que leva o temível bruxo Emanuel para a Inquisição em Abandonai Toda Esperança, decidi que nunca mais largaria do pé desse autor (rs). Quero acompanhar sua trajetória literária e, principalmente, seu crescente sucesso.

Venho dizer a vocês que, recentemente, M. R. Terci abriu uma boca de urna de sua série O Bairro da Cripta. Os leitores poderiam votar em um dos personagens de quem quisessem ler o conto separadamente, em versão e-book na Amazon. Eu votei no senhor Dezidério, pois foi um dos personagens que mais me marcou, e fiquei imensamente feliz quando ELE GANHOU!

Como já li o conto – e tive o prazer de revisá-lo –, apresento a vocês a minha resenha! Espero que se sintam motivados a também apostar nessa leitura.


Título: Tinha uns olhos da cor da tempestade [Conto do vol. 3 (Exéquias) da série O Bairro da Cripta]
Publicação independente: Amazon | 2015 | 67 páginas
Autor: M. R. Terci
Sinopse: "Dentro, apesar das chamas que brilhavam esvoaçantes e famintas pela noite, só havia escuridão. O fogo, inobstante ser a chave para a destruição daquilo que não se nomina, não era capaz de intimidar a trevosidade encarnada naquele galpão. Em poucos instantes, pequenos sóis amarelos se acenderam na negritude daquela escura nebulosa. Dezenas, talvez centenas de olhos famintos, incendiados como estrelas em um céu dilacerado pelo tridente do diabo.
Então, de súbito, guinchando e saltando freneticamente entre as paredes e vigas do galpão, as coisas enxamearam o ar ao redor de dona Giovanna."

Quem se aventura pelas trilhas ermas e mal divisadas dos Montes, à oeste de Tebraria, logo se vê diante de uma incomensurável plantação de ervas cor de sangue. Sua aparência rubra transcende o sentido comum das coisas do campo, ao passo que seu gosto amargo transgrede sobremaneira qualquer senso de utilidade. Uma ou outra benzedeira faz-lhe uso. Sinhá Cida reza uma Ave-Maria enquanto trança a rama vermelha no cabelo do doente com gota e da moça com quebranto.
O dono dessas terras é Dezidério, velhinho de aparência inofensiva, sorriso infantil e uma sombra diabolicamente faminta.
AH! Venham comigo, em direção ao Bairro da Cripta. Vamos por esta estrada. Pelas colinas escarpadas, lugar de vento frio que faz gelar a alma de toda gente. Em redor de imenso e desfolhado bosque de ipês, dar-vos-ei conhecimento daquilo que espreita por este caminho. Vou dizer-vos algo que não querem ouvir. Vou mostrar onde está escuro.

Resenha

Sabe aquelas narrativas que parecem ricas em conteúdo, enredo e criatividade? Do tipo que nos fazem sentir a ausência dos personagens depois do fim? Assim é o conto Tinha uns olhos da cor da tempestade, do autor M. R. Terci.

Nesse conto conhecemos Dezidério, um velho que – por onde passa – provoca comentários entre as pessoas. Isso porque há algo muito estranho com sua sombra… Ela parece ter vida própria, movendo-se sem coerência, esticando-se quando deveria estar pequena.

Dezidério desconversa, como se fosse apenas "ilusão de ótica". O povo não sabe o que vê; a sombra não tem nada de errado. Será?

A verdade é que Dezidério esconde perigosos segredos. Ele era um caipira que morava solitário no meio o mato, em terras distantes da cidade de Tebraria. Mas seu coração – um dos mais puros que você, leitor, há de conhecer – o levou para lugares aos quais nunca deveria ter chegado. Foi seu bondoso coração que o fez encontrar ela, a criança feita de trevas, com olhos dourados e um sorriso de morte. Ela chorava quando Dezidério a viu. O coração bondoso dele a confortou mesmo quando, trêmulo de pavor, sentia ser este um amaldiçoado encontro.

Dezidério temeu a criança trevosa desde o primeiro momento, 
mas até com a mais assustadora criatura o homem pode se acostumar.

Ah, pobre Dezidério… A criança trevosa decidiu ter seu coração puro o mais perto possível. Ela roubou sua sombra e tomou o seu lugar. Agora, sob os pés do velho Dezidério, havia uma criatura faminta de maldade. Havia uma companhia indesejada.

Mas o tempo passa e o velho era muito solitário. Acostumou-se com a "morena" aos seus pés. A sombra, de certa forma, lhe era fiel. Foi por causa dela que Dezidério, de repente, se tornou o senhor de uma das maiores fazendas da região de Tebraria. Enriqueceu. Mas seu coração, ainda puro, voltou a colocá-lo no caminho do perigo… E sua sombra, ainda trevas, continuava imprevisível.


Dezidério conquistou meu respeito! Ele se tornou, na literatura, um dos personagens mais queridos que poderia conhecer. Até mesmo uma criança feita de trevas viu nele algo especial. O problema é que, depois de ter sua sombra roubada, a vida desse velho se tornou cheia de obstáculos. O conto é uma crescente de acontecimentos que levam o leitor a torcer por um final feliz. Ao mesmo tempo, levam o leitor a entender que – quando o assunto envolve criaturas feitas de trevas – o caos só tende a piorar. 

Em todo momento, os desejos no coração de Dezidério eram nobres. 
Sua sombra, por outro lado, não estava pronta para dividi-lo. 

Eu adorei esse conto! Devorei cada linha, ansiosa por chegar ao final, ao mesmo tempo em que não o queria. Se pudesse saber mais sobre Dezidério, sobre a criança feita de trevas, sobre Tebraria depois desse conto… não tenham dúvidas de que o faria. O autor soube tecer um conto que se passa durante anos, no século XIX, revelando o passado e o presente do personagem de um modo encantador. 

Acho importante dizer que, embora M. R. Terci seja um autor do gênero horror, o que mais gosto em sua narrativa é a valorização dos aspectos psicológicos dos personagens. A criança feita de trevas, por exemplo, não aterroriza por si própria… A tensão existe na proximidade dessa criatura em relação a Dezidério. O autor mantém o mistério e o suspense do horror sem descrições que enojam ou provocam repulsa no leitor. Por isso, não espere encontrar pessoas com as entranhas expostas. Mas esteja pronto para se sentir no lugar de Dezidério, vendo sua sombra substituída por uma criatura desconhecida.

Não há aspectos frágeis nesse conto, mas alerto que a linguagem pode exigir um pouco de atenção do leitor. Isso porque M. R. Terci não poupa na qualidade e sua narrativa é apropriada ao contexto histórico do enredo – o que, para mim, apenas enriquece sua verossimilhança.

Recomendo Tinha uns olhos da cor da tempestade, conto que ingressou para os meus favoritos! E, sendo esse um conto do terceiro volume da série O Bairro da Cripta, convido vocês a aproveitarem a chance de conhecerem esse talento nacional. Tenho certeza de que muitos leitores sentirão vontade de ler mais dos escritos desse autor.

Avaliação:

Interessou-se pelo conto?
Compre na Amazon por R$ 5,99 | Conheça o Autor 

Sobre o autor:
M. R. Terci é escritor, poeta e advogado especializado em Direito Internacional com ênfase na União Europeia e Mercosul.
Nascido em Descalvado-SP, em 1973, busca honrar aos Deuses da Criação Literária enfrentando, diariamente, o desafio da página em branco, devotando sua energia ao solitário trabalho de traçar destinos através dos meandros do sobrenatural.
É o criador de mais duas séries: Caídos e as Crônicas de Pólvora e Sangue dos Imperiais de Gran Abuelo.

O que acharam dessa resenha?
Adoraria saber se pretendem ler esse conto!

36 comentários:

  1. Estou aqui no "aquecimento" para a leitura desse conto,sou fã declarado do autor,curti muito a mitologia que ele criou.É muito legal ver as referências distribuídas entre os livros!!!
    Parabéns, ótima resenha!

    ResponderExcluir
  2. Oiee Fran ^^
    Ainda não conhecia o autor, mas fiquei curiosa para ler o conto. Mesmo não sendo fã de terror...hehe' Fico feliz que você tenha gostado tanto desse conto, é mesmo muito bom quando lemos uma história sem pontas soltas, com a medida certa de mistério e tensão, né?! Parece que o autor acertou mesmo. Com certeza vou ler ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br/2016/01/lancamentos-janeiro-editora-arwen.html

    ResponderExcluir
  3. Olá, Fran!!
    Gente quando a Ariane me indicou as obras do Terci, confesso que já tinha ouvido falar, mas nunca me interessei. Só que ela me entusiasmou e fui atrás. Infelizmente não tenho como comprar o conto (prometi a mim mesma não usar mais cartão de crédito) e não posso ler esse conto. Só que comprei o livro 1 da série O Bairro da Cripta.
    E depois de ler suas resenhas sobre as obras dele e entrevistas, não tem como não ficar mega empolgada!!
    Agora estou ansiosa pela chegada do primeiro de muitos livros que lerei dele!!
    Bjão =D

    ResponderExcluir
  4. Olá Fran
    Estou super curiosa para ler O Bairro da Cripta, o pessoal do Terror está falando horrores dele (no bom sentido é claro), e estou quase comprando, que legal a ideia do autor de fazer uma enquete para escolher um dos personagens para ganhar um conto, deve ter ficado muito bom, ainda mais com um personagem caipira, amo as histórias que 'o povo conta', na maioria das vezes consegue ser mais assustadoras que estórias rebuscadas.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Olá Fran!
    Nunca li nada do Terci, mas espero um dia ter a oportunidade.
    E do pouco que conheço dele, é uma pessoa gentil. =D
    E essa coisa de sombra acabou me lembrando Peter Pan. haha
    Amei a resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi.

    Acredito que o desconhecido dá muito mais medo do que o visível. Por isso, quando não temos a descrições de horrores repulsivos tendemos a imaginar algo muito pior. Bem, foi o que entendi da sua resenha e sinceramente, prefiro que deixem muito mais para a imaginação do que descrevam coisas que eu preferia não ler. Não sou fã do horror, acho que como o Joey eu deixaria o livro no Freezer. hahaha

    Beijos.
    Mariana Baptista
    umavidaporlivro.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Hello :)

    Não conhecia o autor, mas sou uma pessoa extremamente medrosa para ler livros do gênero, além de ter uma certa preguiça para livros históricos e linguagem "puxada" (nada contra nenhum dos dois, mas eu enrolo um pouco mais com a leitura), então o receio aumenta ainda mais. Porém, a sua resenha me deixou bastante curiosa, uma vez que não nego uma leitura envolvente. Estou bastante dividida. Talvez eu venha a dar chance para a obra no futuro (quando tiver uma casa a prova de pesadelos rs).

    Beijinhos e que a Força esteja com você!
    www.cantinhocult.com

    ResponderExcluir
  8. Nossa como assim eu ainda não conhecia esse autor?? Minhas prioridades esse ano é justamente conhecer literatura nacional principalmente do gênero que mais amo que é o terror/horror/fantasia.
    Com certeza vou conhecer as obras dele muito em breve.
    Um abraço
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  9. Oi Francine, eu não conhecia o autor mas achei muito interessante ele ter deixado nas mãos dos leitores sobre qual conto seria disponibilizado, imagino a sua alegria ao ver que o personagem que você votou, venceu. Esse gênero não me agrada e não tenho interesse em ler, mas pela sua resenha eu percebi que a história parece ser boa e para os que gostam, vai ser um sucesso.

    ResponderExcluir
  10. Amiga olha eu nunca ouvi falar desse conto, mas eu não sei se leria, porque eu sou bem medrosa e me impressiono fácil com alguns livros sabe, mas eu gostei da maneira como desenvolveu sua resenha e falando da trama. Me parece ser muito bom para quem gosta desse tipo de estória, mas para mim não ia dar certo não rs

    Mas mesmo assim espero que seus outros leitores aproveitem para fazer a leitura e que gostem bastante =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/resenha-aprendizes-de-guardiao.html

    ResponderExcluir
  11. Oi Fran!

    Esse conto é a minha leitura do momento. Estou na parte que o velho encontrar a garotinha, que por sinal que garotinha. Adorei sua resenha e conseguiu me deixar mais curiosa do que já estava. Quero conclui a leitura logo para matar essa curiosidade que está perturbando.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bem?

    Fran, te confesso que não curto o gênero. Na verdade sou medrosa mesmo! hshshhs Essa imagem que você colocou já me deixou querendo pular ela na hora. JMJ! hahahahha Entretanto, curti sua resenha e a forma como a desenvolveu. Tenho amigas que vão curtir muito esse conto. Por isso, anotei a dica e vou passá-la à frente!

    Beijos,
    Dai | Blog Cheiro de Livro Nacional

    ResponderExcluir
  13. Nossa, adorei! De verdade! Gosto quando os autores dão mais atenção ao psicológico dos personagens, ainda mais em histórias de terror. Porque, afinal, o que nos dá o sentimento de desespero é a tortura do nosso psicoloógico de não saber o que está por vir, o que vamos encarar. Só daria uma dica para o tio Teci, procure algum capista porque essa aí não vai atrair muitos leitores (o grande problema é fonte).

    Beijos e sucesso procês!
    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  14. Tu fala tanto nesse autor que morro de curiosidade de ler algo dele, poderia até começar por algum conto, eu amo terror e acho que iria curtir a escrita dele tbm...
    detesto ler e-books, mas verei se compro pelo Amazon e me forço a ler no celular... dependendo da narrativa, posso até me habituar com o formato da leitura...
    bjs ^^

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Eu amo esse estilo! Meu Deus, como não conhecia esse autor?? Amei!! Amei saber que ele valoriza o psicológico de seus personagens! Eu nunca leria esse conto pela capa :( Tomara que ele reúna todos em um livro, não?!

    Bjus
    blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  16. Observação: Agora que entrei na página do autor, vi que na verdade não são contos, são romances mesmo né? E tem livros físicos deles! <3 <3 QUERO!

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Não conhecia esse autor nem os livros. Vi que você gosta muito desses livros, mas eles não me agradaram por não ser meu estilo de leitura.
    Mas sempre vale a dica!
    Abraços, Lara.
    http://www.imperio-imaginario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Não me importo de ler histórias de terror sangrentas, mas gostei que você comentou que o autor faz um terror sem passar por isso. Fiquei interessa em ler. E achei demais o autor escrever um conto de um personagem de seu livro. Ainda bem que o que você queria ganhou, né?
    Valeu pela dica. Como fã de terror, e como ainda não conhecia o autor, vou colocar nos desejados!
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Fran gostei muito da sua resenha e fiquei bem interessada no conto e também no livro que parece ser incrível :)
    Vou pesquisar mais sobre eles ;)

    Bjus
    Booksimaginary.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Oie sou fascinada pela literatura brasileira, ainda mais as mais modernas.
    O livro não me chamou atenção em alguns aspectos, mas... quem sabe lendo mudo de ideia a respeito.
    Fiquei curiosa pra conhecer mais sobre o autor, mais o conto não me chamou muito a atenção não.

    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  21. A literatura brasileira contemporânea está ganhando cada vez mais espaço dentro dos leitores atuais e eu acho que o único ponto negativo é a divulgação. Seu blog tem dado oportunidade para que nós leitores possamos conhecer mais autores brasileiros com talento e eu te admiro muito por isso Fran. Já ouvi elogios para com a escrita do autor e ainda que este não seja um genero que leio com frequência, quero conferir o conto e os demais trabalhos dele. Espero apreciar!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Olá!

    É notável o quanto gostou da estória e vi que tentou passar seus sentimentos para a resenha. Mas, mesmo assim não senti vontade de ler. E também não tenho o hábito de ler contos, são raros os que já li, e o gênero é horror e não leio e nem gosto muito do gênero.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Oi Francine, eu não conhecia esse conto ainda mas confesso que fiquei super curiosa com ele. Primeiro porque eu amo contos e segundo porque todo esse tema de tensão chama muito minha atenção, então com toda a certeza eu daria uma chance a ele!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  24. Oie!
    Nossa que conto espetacular! Até quando comecei a leitura, pensei que fosse um livro, mas quanto vi que era conto fiquei ainda mais curiosa. Seu entusiasmo é transmitido na resenha, onde me deixou curiosa para conhecer cada um dos personagens que tanto te marcaram.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  25. Estou mesmo precisando ler um conto e tenho que confessar que eu ri com esse nome.... Dezidério. Mas a história parece ser bem boa.
    Quero ler quando tiver oportunidade

    ResponderExcluir
  26. Oii!

    Fran, também adoro ler e divulgar literatura nacional, mas sou do chicklit e romances hahaha. Gosto desse genero, mas bem pouquinho, só para sair da rotina e essa é a primeira resenha que vejo para o autor.
    Por não ser fã do genero, não fiquei tão animada com a obra maaaaas confesso que fiquei curiosa para entender esses segredos e a sombra dele hahah. Deve ser muito bom trabalhar revisando livros (e muito ruim tbm hahaha)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  27. OI!
    Eu nao conhecia esse autor, e como adoro literatura de horror e terror já adorei a indicação e vou procurar essa série dele, pois como você gosta tanto dela sinto que devo ler também.
    Achei bacana o autor deixar os leitores votarem em um personagem pra te rum conto solo, e esse velhinho parece realmente muito sinistro por essa 'sombra maligna'.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  28. Oi
    Não conhecia o autor e o conto, mas adorei o tema!
    Fiquei curiosa para saber mais de Dezidério e suas peripécias. Tenho medinho de terror, mas acho que topava ler.
    Ótima dica, vou olhar na Amazon.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  29. Olá, tudo bem? :)
    Primeiramente amei o nome, depois quando descobri que é conto ainda fiquei mais interessada, porque na verdade eu não me interesso muito pelo género, então tenho tentado dar uma oportunidade começando por contos :)
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  30. Oi Fran, sua linda, tudo bem
    Nossa, como estava com saudades das suas resenhas. Primeiro, você nos contou a história em um ritmo tão gostoso que eu me senti sentada em uma roda, você parece uma contadora de histórias profissional. Sabe o que achei interessante, é que essa menina, mesmo gostando dele, mesmo tomando o lugar de sua sombra, mesmo favorecendo a ele, para que o mesmo fizesse conquistas, ainda assim é má. Por isso tenho que elogiar o autor. Depois de uma resenha como essa, impossível não querer acompanhar o trabalho do autor.Adorei!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Oi, Fran! Saudades do teu cantinho.
    Apesar de não ler muitos livros do gênero horror, eu gosto do gênero. Claro, sou extremamente medrosa e nojenta, então aqueles livros que contam nos mínimos detalhes como as pessoas foram mortas, ou que narrem que elas estão com as tripas de fora, não fazem meu tipo de jeito nenhum. Mas quando parte mais para o psicológico, gosto muito. Como acredito que esse conto esteja mais para o segundo tipo, irei colocá-lo na minha lista de desejados, até porque é impossível não querer lê-lo depois dessa resenha incrível que tu escreveste.

    Beijos!

    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Nossa, que interessante. A sombra do homem era na verdade um ser das trevas que se juntou a ele por querer estar sempre perto de seu coração puro. É uma dicotomia, mas ao mesmo tempo faze sentido.
    A sombra ao mesmo tempo que o ajudava, pois o enriqueceu mesmo que indiretamente, o atrapalhava.
    Gostei dele ter preservado o coração puro e gostei mais ainda da sua frase dizendo que o personagem ganhou seu respeito. É tão bom quando essas coisas acontecem.
    Conchego das Letras

    ResponderExcluir
  33. Oiie Fran,

    Primeiro quero te parabenizar pela importancia que está dando a autores nacionais, isso é importante. Ainda não tive o prazer de ler nenhum obra desse autor, mas adorei. Gostei também pelo fato de ele fazer um conto e que foi escolhido pelos leitores, isso interage muito. Mesmo não gostando muito do gênero terro, eu leria, só para saber o que aconteceu com a sobra de Dezidério rs mas crianças das trevas, chega me dá um arrepio de medo rs Parabéns pela sua resenha.

    Bjs

    Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  34. Eu fico feliz em ver a literatura nacional se destacando. Mas, essa dica eu vou deixar passar...
    Primeiro, não sou muito fã de contos. Mas se fosse só isso, eu até tentaria dar uma chance. Mas não gosto de livros de terror. Estou começando a ler um pouco mais de suspense, mas ainda assim não é muito minha praia. A premissa me pareceu interessante, mas não ao ponto de arriscar. Ao menos não por enquanto...
    Beijinhos,
    Lica
    http://amoreselivros.com.br

    ResponderExcluir
  35. Olá Francine,

    Como sempre sua resenha está excelente e não tenho dúvidas depois de lê-la que a obra é muito boa, pena não ser fã do gênero, mas desejo sucesso para o autor...bjs.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  36. Fran, sua resenha parece prosa!
    Por isso adoro seu cantinho! <3
    Fiquei super curiosa com relação ao conto, portanto vou dar uma stalkeada nos volumes anteriores para poder lê-los.
    Não costume ler livros de terror, mas mas meu gosto está mudando e essa dica veio num momento ótimo!

    Beijos, Iza
    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados