Resenha 84 | Presságio – O Assassinato da Freira Nua

em 16.4.15
Título: Presságio – O Assassinato da Freira Nua
Autor: Leonardo Barros
Editora: Novo Século (Selo Novos Talentos da Literatura Brasileira, 2012, 224 páginas)
Sinopse: Alice tem 26 anos e, desde a adolescência, é atormentada por presságios. Desacreditada por psiquiatras, ela é considerada psicótica, até que uma de suas visões a possibilita desvendar um misterioso homicídio. A polícia atribui a autoria do crime ao Beato Judas, um assassino serial de freiras, mas a descrição do suspeito não se parece em nada com o homem que ela viu em sua premonição. Agora, Alice terá de correr contra o tempo para provar que não é louca e para evitar que o assassino faça uma nova vítima. Suspense, misticismo e sensualidade se misturam neste fantástico thriller policial que parece ter a capacidade sobrenatural de manter seus leitores alucinados da primeira à última página.

Resenha

Meu desejo em ler Presságio – O Assassinato da Freira Nua começou desde a primeira de muitas resenhas super-positivas que li a respeito do enredo e da narrativa do autor. Foi com alegria que comecei a leitura e percebi quão fluída, distinta e criativa era a história que Leonardo Barros escreveu.

Logo nas primeiras páginas, temos um assassinato sendo investigado pelos policiais. Uma freira foi encontrada morta, nua e estuprada. Quem mataria uma religiosa?

Por outro lado, conhecemos Alice, nossa protagonista que tem 26 anos e o dom da clarividência. Ela é capaz de ver o passado ou o futuro, mas o inusitado é que consegue fazê-lo apenas quando tem orgasmos. O ápice do prazer sexual faz ativar sua clarividência. Por isso, Alice acreditou serem apenas ilusões de sua mente sobrecarregada de estímulos – tal como os inúmeros psiquiatras dela lhe informaram. No entanto, quando Alice tem o presságio de um assassinato, é impossível ignorar que suas visões são reais. Como seguir em frente, dizendo a si mesma que sua mente a iludia, quando o assassinato que sua visão lhe revelou realmente aconteceu?

Em uma festa à fantasia, uma conhecida de Alice aparece vestida como freira. Depois de ingerir drogas e, sem conseguir compreender com exatidão as circunstâncias, Alice teve o presságio do assassinato dessa mulher. Ela viu o assassino, fantasiado de diabo, mas ninguém acredita nela – primeiro porque estava claramente drogada e, segundo, porque mencionou ter testemunhado o crime por meio de um presságio.

– Eu tenho o dom da clarividência!
O delegado se dobrou numa gostosa gargalhada.
Felipe não se controlou. Riu ainda mais alto que Matias. (…)– É verdade! Eu não sou louca! (…) Eu vi!
– Então, você estava lá!
– Não estava! Eu vi em pensamento, como um presságio.
Silêncio. (p. 40)

Enfim, havendo duas freiras mortas – uma verdadeira e outra fantasiada –, a mídia explora o caso como obra de um assassino em série. E assim, pressionada pelo sensacionalismo, a polícia apreende um suspeito: o Beato Judas. Ambos os crimes apresentam provas que o condenam, mas o problema é que Alice não está convencida de que a freira fantasiada foi assassinada por esse rapaz. Alice viu o assassino, que não se encaixava com o perfil do suspeito.

O livro é um suspense policial que envolve o leitor do início ao final. É impossível parar de ler, porque Leonardo Barros possui uma narrativa bastante equilibrada, realística e sem descrições desnecessárias. Alice é uma personagem que levou a vida suprimindo seu próprio dom. Mas, ao ter a visão de um assassinato, ela percebe que não pode fugir da responsabilidade.

O ponto alto do livro, em minha opinião, foi o trabalho da medicina forense. Adorei o foco do autor sobre os médicos legistas que realizaram a perícia dos corpos das vítimas. Eu sempre admirei esse trabalho e seu importante papel na condenação dos assassinos! Nunca vi, em nenhum livro, uma abordagem tão cuidadosa dessa profissão.

– …todo crime deixa vestígios e todo assassino deixa rastros perceptíveis. Não existe um crime perfeito. O que existe é perícia relapsa. (p. 79-80)

Eu também gostei muito do processo de autoconhecimento de Alice que, decidida a descobrir se os seus presságios eram verdadeiros ou não, foi até as últimas consequências. Outro aspecto interessante envolve a dedicatória do livro:

Às vítimas de crimes sexuais e aos seus familiares.

O autor Leonardo Barros realmente conseguiu escrever um suspense policial maravilhoso, capaz de abordar os crimes sexuais de um modo provocativo e sem enrolações. O livro é um convite para pensarmos sobre a crueldade dos crimes sexuais e quão perturbadoras podem ser suas motivações.

Apesar dessas qualidades – que colocam o livro em evidência entre os suspenses policiais na literatura nacional –, houve um decisivo acontecimento que não me convenceu. Apenas por isso, avalio o livro como ótimo e não excelente como poderia ser.

A linguagem é admirável, tanto pela desenvoltura quanto pela ausência de erros, e a leitura é bastante rápida. Presságio – O Assassinato da Freira Nua é uma obra que encheria qualquer leitor de orgulho por ser um legado nacional. Com certeza, quero acompanhar outros escritos do autor. Um livro super-recomendado para vocês.

*Agradeço o carinho do autor em me presentear com a oportunidade de ler seu livro.*

Avaliação:

Compartilho os meus quotes favoritos:


(…) Só quem ama de verdade é a criança. Pra se amar é necessário inocência. Depois que se cresce, o amor dá lugar ao interesse. (p. 59)

(…) A fantasia é uma fuga! Todo o mundo se fantasia de algo que nunca poderá ser. Mas, às vezes, a fantasia revela a verdadeira identidade da alma. (p. 63)

– Às vezes, o ódio pode transformar o mais fraco dos homens em um monstro. (p. 87)

– …prefiro ver as fotos antigas e reviver todos os bons sentimentos que eu vivi na época dessas fotos a me esquecer de que um dia fui feliz. (p. 99)

– Sabe o que dizem: "quanto maior a aliança, maior o desespero da esposa em fazer 'os outros' perceberem que o casal é feliz". (p. 108)

(…) Só é louco quem fala demais! Porque, se você não fala nada, as pessoas não adivinham o que está dentro da sua cabeça! Pode ser a pirada mais demente de todas! Mas, se você não fala nada, você é normal, entendeu?! (p. 160)


Interessou-se pelo livro?


Acompanhe as redes sociais do autor:
Leonardo Barros mantém contato permanente com seus leitores por meio do FacebookTwitter e pelo e-mail leobarrosescritor@gmail.com.
Também publica vídeos no Sente e Escreva, seu canal do YouTube. Lá você poderá encontrar uma série de tutoriais com dicas para novos escritores, episódios do Fantasticrítica, uma série de resenhas gravadas em videoconferência, em que autores de literatura fantástica comentam suas leituras do gênero. O autor também publicou o Papo de Escritor, uma série de debates gravada por meio de videoconferência com autores e profissionais do livro.


E vocês?
O que acharam da resenha?
Leram ou leriam esse livro?


17 comentários:

  1. kkk nossa esta resenha esta incrível rsrs muito inusitado realmente prever algo durante o orgasmo, eu sabia que nós mulheres conseguíamos muito neste momento mas nem tanto, sinal que as apostas do autora para os poderes da mulher são altos, gosto disso nele kkk dos quotes que tu separou os dois primeiros são muito a minha cara ..então vou atras deste livro ..bjss
    http://florroxapoemasepoesias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ola tudo bem?
    adorei sua resenha, achei o livro muito interessante, aquele tipo de livro que te impressiona e te prende, vou adquiri=lo para o meu projeto.
    bjs
    http://clubedabelezaemaquiagem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Resenha espetacular. Tenho vontade de ler o livro, achei interessante o enredo. Nunca li nada do autor, mas o conheci na Bienal de SP. Espero que continue sendo sucesso!
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Uau, adorei!
    Fiquei com uma dúvida hihi: no final fala o por quê de ela ter essas visões?
    Também achei interessante essa ligação com orgasmos hahaha
    Fiquei mega curiosa pra saber quem e por quê matou a freira.

    Amei tua resenha.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  5. Eu já tinha lido algumas resenhas sobre esse livro e, apesar do enredo ser bem interessante, eu não sou a maior fã de leitura policial, então provavelmente não colocaria a obra na estante. No mais, fiquei bem interessada na construção de personagens do autor, parece ser bem legal.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá Francine,

    Já li algumas resenhas desse livro e todas positivas e resenha como a sua me despertam grande interesse, pois sei que suas críticas são ótimas, bom saber que a literatura nacional está cada dia mais em alta....bjs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Fran, tudo bem? Li sobre o lançamento deste livro e desde o início fiquei ansiosa para lê-lo, pois amo livros de suspense. A história é bem instigante e com certeza não dá vontade de largar até terminar a última página. Amei sua resenha! Este livro realmente vale a pena ser lido. Beijos, Érika

    www.queroseralice.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, Francine!
    Eu já li, resenhei e amei o livro Presságio.
    Fiquei encantada com a escrita do Leonardo Barros.
    E assim como você, me senti orgulhosa por este talentoso autor nacional e não vejo a hora
    de conhecer a sua próxima obra.

    Boa semana!
    http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bom?
    Eu estou curiosa para ler esse suspense policial desde que comecei a ler várias resenhas sobre a narrativa. É uma trama instigante, inteligente e parece ser envolvente. Mesmo que tenha esse probleminha que você citou, ainda estou com vontade de conhecer a história.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi! A senhoríssima escreve muito bem!
    A resenha está muito bem feita!

    Um beijo
    SofiaPiassi

    ResponderExcluir
  11. Olá Fran!
    Amei a resenha. O livro realmente parece ser ótimo. Gostei bastante das descrições e dos quotes que citou.
    E que doideira a Alice ter as visões quando tem orgasmo, achei realmente um detalhe engraçado.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi Fran, sua linda, tudo bem?
    Primeiro esse tipo de crime é muito grave, então, fico feliz quando um autor resolve usar sua obra para denunciá-lo, mesmo que através da ficção.
    Agora, lendo sua resenha, tive a sensação de estar vendo uma série policial (adoro a maioria delas). Deve ser uma maldição ter esse dom, principalmente quando o que você viu realmente acontece. Como fazer as pessoas acreditarem em você? Adorei saber que ele irá focar a medicina forense, eu acho super interessante as conclusões que podem ser feitas através dessa análise. Adorei sua resenha, Fran!!!!! Não vejo a hora de ler o livro.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Francine!
    Mega me interessei neste livro. Tá anotadinho aqui para estar entre minhas próximas aquisições.
    Li um outro, nesta mesma linha, do Tony Ferraz, outro autor nacional e me empolguei com o estilo =] Vou resenhá-lo no meu blog...

    Bjo
    escritaseleituras.weebly.com

    ResponderExcluir
  14. Para tudo, Fran!!!

    Orgasmos já são demais e a protagonista tem mais uma desculpa para investir muito na vida íntima, (hahaha, brincadeirinha, eu não poderia perder a piada). Que suspense policial mais interessante, Fran! Já me conquistou gosto de suspense policial demais. Caramba, deve ser angustiante para Alice ter estes presságios e às vezes ser desacreditada.
    Chamou minha atenção ainda o fato de ser uma obra que, como você disse, prende a atenção do leitor a tal ponto deste não conseguir deixar o livro, um autor que tem o dom de prender a atenção do leitor, que tem uma posição realista e sem detalhes desnecessários, isto é tudo de bom.
    Para variar, amei a sua resenha, adoro sua forma de escrever,

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oiee Fran ^^
    Eu não era fã de suspense/policial até ler esse livro...haha' Lembro que sempre passava longe de livros desse gênero, mas aí acabei participando de um book tour do livro do Leonardo e adorei a história, estou até hoje querendo ler outras histórias dele.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. A proposta do livro é bem interessante, e pela resenha vi que o livro deve ser ótimo, mas não faz meu estilo, acho que leria, mas com ressalvas.
    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  17. Oi Fran!
    Como vc eu adoro um bom suspense policial, essa obra está na minha lista a um bom tempo, quero ler, tantos as criticas positivas como as negativas me deixaram com a pulga atrás da orelha! Vou comprar e ler em breve! Ótima resenha!
    http://overdoselite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados