Resenha 79 | Mentirosos

em 16.3.15
Título: Mentirosos
Autora: E. Lockhart
Editora [parceira]: Seguinte (2014, 272 páginas)
Sinopse: Os Sinclair são uma família rica e renomada, que se recusa a admitir que está em decadência e se agarra a todo custo às tradições. Assim, todo ano o patriarca, suas três filhas e seus respectivos filhos passam as férias de verão em sua ilha particular. Cadence - neta primogênita e principal herdeira -, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos.
Durante o verão de seus quinze anos, as férias idílicas de Cadence são interrompidas quando a garota sofre um estranho acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, depressão, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos. Toda a família a trata com extremo cuidado e se recusa a dar mais detalhes sobre o ocorrido… até que Cadence finalmente volta à ilha para juntar as lembranças do que realmente aconteceu.

Resenha

Quando comecei a leitura de Mentirosos, soube que seria um livro distinto. Cada página é uma peça de um quebra-cabeça emocionante, dramático e perturbador. Foi uma das minhas melhores leituras devido à narrativa impressionante e ao enredo envolvente.

[fonte]
Narrado em primeira pessoa, nesse livro conhecemos Cadence – ou Cady –, a neta mais velha da família Sinclair. Aristocrática e tradicional, a família Sinclair é reconhecida por sua beleza, seu status, sua classe e sua perfeição. A cada verão, o patriarca Harris Sinclair reúne suas três filhas e seus netos na sua ilha particular. É o único momento do ano em que Cady reencontra seus primos, Mirren e Johnny. Quando tinha 8 anos, Johnny passou a levar seu melhor amigo, Gat, para a ilha.

A história envolve esses quatro personagens, que têm quase a mesma idade: Cady, Mirren, Johnny e Gat – os Mentirosos. Cady adora cada momento que passam juntos, pois a honestidade que dedicam um ao outro é diferente da aparência fria que a família exige. Eles encontram conforto um no outro e, talvez, isso só seja possível por causa de Gat – o forasteiro, aquele que não é um Sinclair e questiona as tradições dessa família (im)perfeita.

– Quando falamos "Cala a boca, Gat", não é isso o que queremos dizer.
– Não?
– Significa que te amamos. Você nos lembra de que somos uns cretinos egoístas. Você não é um de nós, nesse sentido.
Ele baixou os olhos. Sorriu.
– É isso que você quer dizer, Cady?
– É – respondi a ele. Deixei meus dedos percorrerem seu braço, que boiava esticado.

Quando Cady tinha 15 anos chegou à ilha sentindo-se deprimida, porque seus pais se separaram. Sua avó havia falecido recentemente e Harris Sinclair, o patriarca, incentivava de modo sutil a competição entre suas três filhas pela sua atenção e herança. O clima familiar era tenso e, naquele ano, Cady sofreu um grave acidente na ilha.

Agora, Cady tem 17 anos e ainda está se recuperando. Ela não lembra do acidente e sofre de intensas enxaquecas. Quando finalmente retorna para a ilha, tudo está diferente. Sua família esconde segredos e os Mentirosos parecem, agora, mentir para ela. Tudo o que Cady deseja é descobrir por quê. Qual foi o acidente responsável por deixá-la tão frágil? Por que ninguém quer conversar com ela sobre isso? As lembranças que perdeu devido ao trauma parecem escorrer por entre os dedos, tal como a areia da ilha. E todos dizem que precisa lembrar sozinha. A cada pista que Cady encontra, a cada enigma desvendado, a angústia aumenta porque já não é possível manter sob a superfície o fato de que a família Sinclair está desmoronando.

– Você se livrou de todas as coisas do papai. Comprou um sofá novo, louça nova, joias novas.
– Cady.
– Não tem nada na casa inteira que diga que ele já morou com a gente, exceto eu. Por que você pode apagar meu pai e eu não posso...?
– Apagar você mesma? – minha mãe diz.

A melhor qualidade de Mentirosos é a narrativa impressionante da autora. Utilizando-se de metáforas sensíveis, frases curtas e alternando-se entre o passado e o presente, E. Lockhart é brilhante ao apresentar com beleza e uma crua sinceridade as facetas mais complexas dos seus personagens. Apesar da família Sinclair preocupar-se excessivamente com as aparências, há uma profundidade tocante... Cada palavra e gesto parece cheio de significados que gritam para serem notados. Os Mentirosos apenas ouviram esses gritos silenciosos e escolheram não ignorá-los. Um grupo de quatro adolescentes desejou mudar sua realidade – transformando-a em algo que jamais poderia ter imaginado.

Sou capaz de pensar que, em algum lugar, os Mentirosos existiram. Eram tão críveis em seus desejos e sonhos, tão palpáveis em seus sentimentos tumultuados, que posso acreditar serem reais. A maneira como a autora teceu o enredo e uniu cada pequeno detalhe torna esse livro imperdível! O desfecho me comoveu e, por mais que esperasse algo assim, foi muito aguardado por mim. Acho que Mentirosos é o tipo de livro que nos faz rever prioridades e valorizar aquilo que o dinheiro não pode comprar: o afeto sincero, a lealdade, a intimidade, o amor. É um livro sobre recomeços – sim, no plural, porque não há esperança maior do que crer que podemos, sempre, tentar de novo

É bom ser amada, mesmo que não dure.

A diagramação está impecável, assim como a revisão. A capa ilustra com clareza a ilha e os quatro Mentirosos. O título é muito adequado, mas acredito que não se refira a Cady, Mirren, Johnny e Gat. Eles eram, em meu ponto de vista, os únicos realmente sinceros. Talvez o título seja a primeira metáfora da autora sobre a família Sinclair. É um livro mais que recomendado para vocês!

*Agradeço o carinho da Editora Seguinte em me oferecer a cortesia dessa leitura.*

Avaliação:


 Compartilho os meus quotes favoritos:

É verdade que aguento terríveis enxaquecas desde o acidente.
É verdade que não aguento idiotas.
Gosto de distorcer significados. Percebe? Aguentar enxaquecas. Não aguentar idiotas. A palavra sinifica quase a mesma coisa nas duas frases, só que não.

Eu, Johnny, Mirren e Gat. Gat, Mirren, Johnny e eu.
A família se refere a nós quatro como os Mentirosos, e é provável que mereçamos. Temos quase a mesma idade, e todos fazemos aniversário no outono. Quase todos os anos causamos problemas na ilha.

Não estou falando de destino. Não acredito em destino, almas gêmeas ou sobrenatural. Só sei que entedíamos um ao outro. Completamente.

Não cause transtorno, ela disse. Não faça as pessoas se lembrarem da perda.
– Você entende, Cady? O silêncio é uma camada protetora sobre a dor.

Para os mais velhos da família – minha mãe, as tias, o vovô –, o acúmulo de belos objetos é uma meta de vida. Quem morrer com mais coisas ganha.
Ganha o quê? É o que eu gostaria de saber.

Parece sóbrio e aberto, mas não é modesto, porque tudo é opulento.
Meu avô é mais parecido com minha mãe do que comigo. Ele apagou a antiga vida gastando dinheiro em outra para substituí-la. 

– (...) Acho que uma citação inspiradora pode ajudar nos momentos difíceis.
– Como o quê? – pergunta Gat.
Mirren para. Depois diz:
– Seja um pouco mais gentil do que precisa ser.

Se você quiser viver em um lugar onde as pessoas não tenham medo de ratos, deve abrir mão de viver em palácios.

Minha mãe e suas irmãs eram dependentes de meu avô e seu dinheiro. Tiveram a melhor educação, inúmeras oportunidades, milhares de conexões, e ainda assim acabaram incapazes de se sustentar. Nenhuma delas fez nada útil no mundo. Nada necessário. Nada corajoso.

– Cresça, Cadence. Veja o mundo como ele é, não como você queria que fosse.
Olhei para ela. Minha mãe, adorável e alta, com lindos cachos e uma boca rígida e amarga. Suas veias nunca estavam abertas. Seu coração nunca saltava e caía, desprotegido, sobre o gramado. Ela nunca derretia e virava uma poça. Era normal. Sempre. A qualquer custo.

O
livro Mentirosos foi escolhido como melhor livro juvenil de 2014 no Goodreads! Mais de 33 mil leitores votaram no romance de E. Lockhart. Saiba mais sobre ele: www.seguinte.com.br/mentirosos.


Interessou-se?

Curta a fanpage da Editora Seguinte:

O que achou da resenha?
Comente se leu ou leria o livro!

14 comentários:

  1. O oposto de você, eu não achei uma das minhas melhores leituras, pelo contrário.
    Achei o livro morno, mais para frio do que para morno, na verdade.
    Não consegui me envolver na história e acredito que seja uma exceção, eu sei. Mas é porque antes de chegar na metade do livro eu já tinha matado a charada da história, já matei o fim e acabei acertando, aí achei sem graça.
    Mas muita gente gostou e algumas tiveram essa mesma sensação que eu ao descobrir o desfecho.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 3 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderExcluir
  2. Oii!!
    Adorei a resenha <3 é tão bom quando a gente se identifica e curte uma trama, as resenhas parecem que saem mais ricas =3 Eu fiquei realmente a fim de ler a obra, essa família Singlair me pareceu imperfeita desde a primeira linha da imagem. Eu já vi algumas resenhas desse livro, não que eu tenha visto spoilers, mas acho que vou compreender a obra antes de chegar ao final e isso as vezes é desanimador, mas como eu já to ciente disso, acho que vou ler com outras pretensões, espero poder ver todas essas nuances que viu, gostei do começo irônico hahahah
    um ótimo dia!
    Lançamentos DarkSide® Books!
    [Entrevista] De 50 Tons de Cinza ao Preto do Vinil

    ResponderExcluir
  3. Amiga depois de ver várias resenhas e videos resenhas eu acabei comprando esse livro pela minha curiosidade, mas te confesso que estou com um pouco de receio de ler e ser aquele tipo de história muito forte sabe? Que nos impressiona demais. Eu não sou muito chegada, mas mesmo assim estou com vontade de ler. E queria saber isso de você. Se puder me contar depois no face ficarei grata =x

    Outra coisa adorei tudo que você falou do livro.
    Espero gostar também quando eu for ler.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/03/resenha-as-escolhas-de-nana.html

    ResponderExcluir
  4. Adorei como você apresentou o livro!
    Serio que ele foi considerado o melhor livro juvenil de 2014 no Goodreads???
    Preciso ler para ver se realmente ele mereceu o titulo!
    http://www.miissperfection.com/2015/03/como-saber-o-seu-tom-de-pelevisagismo.html

    ResponderExcluir
  5. Ahhhh Fran, este livro explodiu minha cabeça, foram tantos sentimentos, nossa, fiquei pensando durante horas, chorei...ri...sei lá, só lendo para saber. Livro incrível, e em minha resenha já me arrisquei falando que é minha melhor leitura de 2015.

    Beijos Joi Cardoso,
    www,estantediagonal.com.br

    ResponderExcluir
  6. Fran lindona , já li tantos elogios a esse livro e a forma como autora nos envolve nesse mistério todos sobre o livro, já estou com o livro e próximo de ler. Pelo visto vou adorar como você. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Fran!
    HAHA, ta na minha estante viu *-* Já quero. Estava atrás de ler esse livro ja faz um tempinho, mas confesso que fiquei com um pe atrás devido a tantas resenhas super positivas que sairam, e o grande numero de gente lendo. Sabe, como se fosse uma influencia. Esperei a maré baixar e logo vou me aventurar nele. Mas aparentemente claro, estou super curioso. Cady é a personagem que mais me chama atenção. Tenho uma breve certeza que irei me identificar com ela.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  8. OI Fran!
    Eu to para ler essa obra desde que lançou, toda a divulgação e as resenhas funcionaram comigo! Amei sua resenha, só de falar da narrativa e das metáforas que são empregadas na história já me convenceu, quero conhecer esses mentirosos e suas histórias!
    Parabéns pela resenha de dar água na boca! Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    Já tinha ouvido falar desse livro mas não conhecia a história achei interessante pela sua resenha e fiquei curiosa em saber o que aconteceu com a Cady, parece ser um livro cheio de mistérios a serem desvendados. Anotei a dica aqui.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá Fran,

    Eu ainda não havia lido nenhuma resenha desse livro, achei muito interessante. Fiquei curiosa para saber qual o acidente que Cady sofreu. Na minha cabeça vem várias ideias, uma mais maluca que outra, mas só lendo mesmo.

    Vou procurar saber mais sobre ele.

    Obrigada pela dica, ótima resenha.

    Bjocas

    Dani (A Estante do Manuel)

    ResponderExcluir
  11. Além da sua, li mais duas resenhas do livro, uma super negativa, e outro positiva.... nenhuma das duas me deu vontade de ler o livro, mas comecei a mudar de ideia por causa da sua resenha, voc6e conseguiu deixar o livro mais misterioso e envolvente do que eu esperava ;)
    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  12. Olá Fran!
    Todas as resenhas que vi desse livro só falam que é muito bom.
    Eu lendo as resenhas não conseguiu assimilar bem como é a história, mas mesmo assim quero ler e tirar as minhas próprias conclusões.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá Francine,

    Esse livro está na minha lista de desejados e a cada resenha que leio minha curiosidade em relação a ele só aumenta, gosto do gênero e quero muito ler, parabéns pela sua excelente resenha, como sempre!

    Abraço.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Fran,
    Nossa que narrativa envolvente, fiquei doido para saber o que aconteceu com Cady, esses enredos que envolvem segredos e perda de memória são super legais, nos faz pensar e analisar passado, presente e futuro dos protagonistas.

    Mais uma resenha show em!!!!

    Abraço,
    Diego de França
    www.leitorsagaz.com.br

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados