Resenha 62 | Um Gesto de Amor

em 22.12.14
Título: Um Gesto de Amor
Autor: Tony Ferr
Editora: Selo Jovem (2014, 142 páginas)
Sinopse: Decidida a não se apaixonar por mais ninguém, Liza, vê sua promessa ameaçada ao conhecer André o professor do seu filho. Tudo começa a mudar quando seu filho cria uma forte relação de amizade com André, que tenta de todas as formas preencher o vazio paterno naquela criança. Após entender que esse homem deve fazer parte de sua vida, Liza sente que está na hora de recomeçar sua história. Esta relação é ameaçada pelo ciúme de seu melhor amigo Fernando, que luta pelo seu coração há quatro anos. Mas André está disposto a não perder essa luta. Liza procura seguir seu coração e os conselhos de sua melhor amiga, Sofia, mas percebe que não é tão fácil a escolha que deve fazer. Tentando de todas as formas não ferir o coração de ninguém, faz sua escolha trazendo consequências capazes de desmoronar tudo aquilo que desejou. Amor, amizade, perdão e destino serão testados e somente Um Gesto de Amor será capaz de resgatar tudo aquilo que Liza imaginou estar perdido. Então... o que você faria por alguém que ama?

Resenha
[3ª leitura durante a Maratona Literária #EuTôDeFérias]

O meu interesse por esse livro surgiu por sua capa e sinopse. Desde o seu lançamento, desejei lê-lo, e agradeço o carinho do autor, Tony Ferr, ao aceitar a participação do blog no seu Book Tour.

Narrado em terceira pessoa, Um Gesto de Amor nos apresenta Elizabete ou Liza, uma jovem viúva e mãe de Bruno. Quando ainda estava grávida, ela se mudou de São Paulo para (a minha cidade) Curitiba. O autor me ganhou ao contextualizar a história no cenário curitibano (rs).

Bruno tem apenas 5 anos e seu carisma é formidável! Uma criança inteligente e fofa, que rende cenas cheias de graça ao leitor. O livro tem início quando Liza está levando Bruno para sua nova escola e começamos a notar que há uma relação quase simbiótica entre os dois. Liza chora e se sente culpada por deixar o filho na escola, porque gostaria de ficar mais tempo com ele. Mas a criança fica apenas meio-período no lugar, passando todas as tardes com a mãe. Por isso, achei um pouco exagerados os sentimentos e as reações de Liza, mas entendo que há mães com tais conflitos.

Na nova escola, Bruno passa a adorar André, seu professor de Educação Física. Gostei muito do relacionamento que se inicia, porque o carinho é recíproco e André, de fato, deseja ser mais presente na vida de Bruno. Isso leva Liza a se preocupar, mas ao conhecer André entende os sentimentos do filho. O homem é decente, amigável e comprometido. Há um interesse mútuo entre André e Liza que só encontra obstáculo na insegurança dela.

Um Gesto de Amor foi um livro que li rapidamente e apreciei sua mensagem. Liza foi a personagem mais presente no enredo e, infelizmente, a que menos gostei. Ela é uma mulher imatura emocionalmente, ao ponto de fazer birra e não encarar a verdade. Achei-a corajosa para cuidar do filho, mas muito covarde para fazer o que é preciso. André é um homem maravilhoso! Eu queria ter o poder de mudar as decisões da Liza e permiti-lo entrar na vida dela e do filho... Eu li todo o livro com um grande sentimento de impotência e isso me incomodou, porque tudo dependia de Liza. Quando ela finalmente decidia algo, o fazia tão mal que desejava sacudi-la.

Eu considerei Um Gesto de Amor um bom livro. Tony Ferr parece narrar uma fábula moderna e Era uma vez... caberia perfeitamente para o início da obra. Essa característica rende maior dinamismo à leitura e, quando notamos, chegamos ao final com lágrimas contidas. Tive vontade de fazer o meu próprio final alternativo, mas considero que o impacto que o autor provocou é o melhor presente para o leitor. Nesse livro, entendemos quão longe uma pessoa é capaz de ir por quem ama. E o título é muito apropriado... Faz pensar quais tem sido nossos gestos de amor.

Como fragilidade considero a caracterização de Liza, que não parecia a mulher maravilhosamente convicta e forte que o narrador apresenta. Ela estava mais para uma adolescente perdida. Houve um momento que o autor descreveu Liza com palavras muito certeiras:

Liza sempre fora uma pessoa difícil de conquistar. Não que isso a tornasse uma pessoa fria, mas muitas vezes afastou algumas pessoas que tentaram se aproximar. Essa era a sua falha. (p. 33)

É exatamente isso o que ela faz: afastar pessoas. Mas discordo do fato de que isso não a tornava fria, porque houve mais uma vez que a achei assim. Outra fragilidade, em minha opinião, diz respeito a cenas que precisavam ter sido melhor desenvolvidas. Como exemplo, cito Emily, a irmã de Liza. Em uma ligação, Emily informa não poder ir até Curitiba e explica que seu pai havia sofrido um AVC e sua mãe estaria no hospital com ele. Mas o pai de Emily é também o pai de Liza, certo? O autor não fez menção alguma à preocupação de Liza sobre isso, como se ela não se importasse. Eu entendo que as circunstâncias de Liza eram muito complicadas, mas acho que faltou um pouco de humanidade da parte dela nesse momento.

Apesar disso, recomendo Um Gesto de Amor para quem procura um romance de rápida leitura e que convide à reflexão. Destaco o personagem Fernando, o colega de trabalho de Liza, que me fez pensar outros níveis de crueldade dos quais somos capazes. Às vezes não notamos o quanto podemos ferir alguém, preocupados demais com nossa própria vida. Fernando é um personagem que, infelizmente, reflete muitos homens e mulheres que (des)conhecemos. O autor, também, aborda uma doença no livro que merece ser divulgada! 

A capa está maravilhosa, mas a editora Selo Jovem deixou passar erros de revisão e diagramação. Nada que interfira na leitura.

Avaliação:

Compartilho os meus quotes favoritos:

– E de que você brincou hoje com o tio André?
– De bola.
– Eu acho que você gostou muito dele, não foi?
– Gostei – quando tornou a falar, deixou a mãe sem palavras. – Eu queria que ele fosse meu papai.
Liza, ao ouvir essa frase, sentiu como se cravassem uma lança em seu coração. Respirou fundo, abraçou o filho e seus olhos encheram-se de lágrimas. E pensou: "como uma criança pode dizer uma coisa dessas?". (p. 26)

– Vá falar com ele. 
Não precisou Liza dizer uma segunda vez, porque Bruno saiu correndo até ele. Abraçou as pernas de André, que se assustou ao vê-lo. Não demorou a colocar a sacola no carrinho para se abaixar e pegá-lo nos braços. De longe, Liza observava a alegria do filho e, ao mesmo tempo, se sentia profundamente triste por saber que Bruno ainda tão pequeno foi privado da felicidade paternal. (p. 30)

...o poder que uma mentira tem para machucar é intenso. (p. 56)

...nem tudo o que achamos que podemos impedir de ver ou ouvir conseguimos. (p. 117)


Interessou-se pelo livro?

Curta a fanpage do livro:




Acompanhe as demais resenhas publicadas no Book Tour acessando os blogs participantes: Pétalas de Liberdade | Mãe, tô escrevendo | Era uma vez o livro... | Leitor Sagaz | Volto pra curtir | O Bode com a Onça | Viaje na Leitura | Amor Literário | Maníaca por Livros.




O que achou da resenha?
Comente se leu ou leria o livro!




5 comentários:

  1. Parece um livro muito bom, eu ainda não conhecia e nem imaginei que fosse nacional quando vi a capa, adorei sua resenha e fiquei com vontade de ler, eu acho que entenderia o ponto da Liza quanto ao deixar um filho tão pequeno na escola, eu gosto de livros com crianças, desde que as crianças se pareçam, já li alguns livros que as crianças se comportam e falam como mini adultos e isso me incomoda muito, não me faz achar a história palpável!




    Tem novidade lá no Estandy Books - A Estante da Andy

    ResponderExcluir
  2. Olá Fran!
    Mais uma ótima resenha. O livro parece ser bem leve e com uma história cativante.
    Imagino como o filho da Liza deve ser uma fofura!
    Gostei do quote que ele sai correndo para abraçar o André.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Que resenha maravilhosa, Fran! Meus parabéns, você me deixou curioso pela leitura :)

    ResponderExcluir
  4. Passando para visitar!

    Primeiro quero agradecê-la por ter aceitado o convite em participar do book tour, sempre admirei muito seu trabalho e você não poderia ter ficado de fora! Fico muito contente em saber que o livro proporcionou tantas reflexões e foi possível você entender a verdadeira mensagem que eu quis transmitir. Parabéns pelo blog e gostei muitooo da resenha sucesso e Feliz Natal e Ano Novo!!

    Tony Ferr

    ResponderExcluir
  5. Olá Francine,

    Acho que essa é a primeira resenha que leio desse livro, estava bem curioso e sei que aqui posso confiar na sua opinião, gosto muito dessa capa e fiquei curioso em ler a obra, pena que não participo de book tour....abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados