Resenha 60 | Eve & Adam

em 18.12.14
Título: Eve & Adam
Autores: Michael Grant e Katherine Applegate
Editora [parceira]: Novo Conceito (2014, 272 páginas)
Sinopse: Filha única da poderosa e fria geneticista Terra Spiker, Eve fica entre a vida e a morte depois de sofrer um acidente de carro. O processo de cura no misterioso laboratório Spiker transcorre com uma rapidez impressionante, o que desperta a curiosidade da menina. Antes que Eve estreite os laços com Solo, um rapaz que compartilha segredos com a corporação, a Dra. Spiker lhe propõe um desafio: Eve terá a chance de testar, em primeira mão, um software desenvolvido para manipular gens humanos. Ela poderá criar um namorado sob medida! Mas brincar de Deus tem consequências, e agora Eve vai descobrir até que ponto existe perfeição.


Resenha

Estava ansiosa para ler esse livro e, também, para trazer a minha opinião a vocês! Desde que vi sua capa e li sua sinopse, me encantei. Gosto de ficção científica e uni-la ao gênero romance é um convite imperdível para mim (rs).

Eve & Adam é um livro do qual gostei muito! A narrativa é em primeira pessoa, intercalando entre os personagens Eve e Solo, em capítulos curtos e de rápida leitura – há um momento, porém, que um terceiro personagem começa a narrar e surpreende! Logo na primeira página, somos impactados com um grave acidente… Eve Spiker é atropelada e tudo o que consegue ver de si mesma é sua perna decepada junto ao próprio sangue. Às pressas, é levada ao hospital, mas acaba sendo surpreendida com a decisão de sua mãe, Terra Spiker, de transferi-la para os laboratórios da família.

Terra é uma mulher destemida e autoritária, capaz de provocar ansiedade em qualquer pessoa à sua volta – por isso é conhecida vulgarmente como Terror Spiker. Desde a morte do esposo (pai de Eve), Terra controla os laboratórios Spiker com mão de ferro. Os laboratórios Spiker são reconhecidos internacionalmente por suas pesquisas em nanotecnologia e genética, oferecendo vacinas para as doenças mais sofríveis da humanidade e menos interessantes para as indústrias farmacêuticas. Vemos, então, que os laboratórios Spiker têm uma função social admirável, ajudando doentes na África e outros países pobres – onde o lucro não seria seu principal objetivo.

Apesar disso, parece que não há somente atividades das quais se pode orgulhar nos laboratórios Spiker. Então, conhecemos Solo, o filho de um casal de cientistas que trabalhava para Terra antes de morrer. Por isso, Terra se tornou sua tutora, mas a relação deles é apenas formal. Solo vive nos laboratórios Spiker, onde ajuda com pequenos afazeres. Ele é o cara do café ou dos recados. Anda de um lado ao outro obedecendo as ordens mais simples de cada cientista arrogante. Foi assim que ele descobriu algo terrível entre as paredes dos laboratórios Spiker… E foi assim que ele se envolveu com Eve.

Tédio… Eve estava se recuperando do acidente, mas sentia tédio. Paralelamente à vida de Solo, acompanhamos Eve testar um software incrível! Ela deveria criar um ser humano virtual. Mas não era como um jogo simples, apenas estético. Ela precisava manipular diretamente no DNA cada característica física e psicológica da sua criação. Brincando e passando o tempo, Eve cria Adam. Ela só não esperava estar participando de algo muito maior e tenebroso, diretamente relacionado às descobertas de Solo.

– Estou cuidando do cérebro – digo distraidamente.
– Por quê?
– Faz parte da simulação – respondo. – (...) Estou tentando decidir se devo fazê-lo muito inteligente ou só esperto.
Aisling pensa por um momento.
– Pode fazê-lo gentil? (p. 134)

A narrativa dos autores de Eve & Adam é um dos pontos altos do livro. Não há descrições ou detalhes desnecessários, de modo que ocorrem muitos acontecimentos em poucas páginas. O ritmo da leitura é ágil, porque ficamos curiosos com o que Solo descobriu e, também, com a criação de Adam! É uma ficção que nos faz refletir sobre a bioética e quão longe a ciência deve ir… Eu gostei disso. Há uma profundidade no livro que mantém a leveza simplesmente porque os autores foram felizes em incluir humor em vários momentos.

Imaginei a história como um filme! Seria maravilhoso assistir a uma adaptação. Quero destacar a personagem coadjuvante Aisling, que era a melhor amiga de Eve. Ambas eram tão diferentes, mas ao mesmo tempo tão necessárias uma à outra, que me vi sorrindo com essa amizade. Terra Spiker se tornou uma das mulheres mais poderosas (e fodonas) da literatura para mim. A mulher é uma fortaleza! Solo também me cativou pela fidelidade aos seus valores pessoais. Não é algo que posso dizer sobre qualquer personagem… (rs).

Embora tenha sentido falta de melhor desenvolvimento em algumas cenas – o mal de uma narrativa tão objetiva –, considero Eve & Adam um excelente livro devido ao seu conteúdo e mensagem. Penso, inclusive, que pode ser utilizado junto a estudantes do Ensino Médio para problematizar alguns temas importantes. Deixo a dica da leitura desse livro para pais e educadores, mas o acho muito recomendável para qualquer leitor!

– Por que você me contou se minha mãe pediu para não contar?
– Não sou uma máquina, Evening. Sou um homem. E você me fez livre. Você fez isso, não?
– Sim, sim. – Eu o fiz para ser livre? Não tenho responsabilidade nisso. Sim, eu o fiz para ser livre. E me pergunto o que mais eu fiz. (p. 213)

A diagramação está maravilhosa, assim como a revisão. A capa é realmente linda, gente! A Novo Conceito está de parabéns por nos trazer um livro como esse.

*Agradeço o carinho da Editora Novo Conceito pela cortesia desse exemplar!*

Avaliação:


Compartilho os meus quotes favoritos: 

Ele olha para a minha perna, e então para o meu peito. Não sei bem se está olhando para o meu braço achatado ou para meus seios (também achatados), mas, de qualquer forma, não estou adequadamente vestida. (p. 31)

Estou recebendo uma massagem de Luna, a massoterapeuta.
Luna não toca Na Perna.
Na minha cabeça, A Perna tem letra maiúscula porque minha vida parece girar ao redor Da Perna agora. Todas as pessoas que encontrei nos últimos dias me perguntam sobre A Perna.
Como está?
Como está A Perna? (p. 39)

Quando você está no ensino médio, analisando os garotos, e você descarta todos aqueles que procuram a garota perfeita, todos os infantis, bobos, chatos, malvados ou obcecados por sexo, não sobra muita coisa. (p. 51)

Não existe maneira melhor de descobrir o que está rolando do que ser um peão que todo mundo ignora. Se você é o cara do café, todos acham que você não entende nada do que aparece nas telas dos computadores, nos projetores holográficos e até nas pranchetas antigas. (p. 69)

O que toma conta de uma pessoa e a convence a se autodestruir? Seria a vida desinteressante? (p. 98)

Ele olha para mim como se estivesse esperando algo. Eu tenho a impressão repentina e bizarra que ele pode estar pensando em me beijar.
– Nem pense – eu digo. – Eu não me tornei vulnerável a seu charme.
Ele ergue as sobrancelhas.
– Ah, você achou que eu ia agarrar você?
– Não... – começo a dizer, me retraindo.
– Pare de projetar seus sentimentos em mim – Solo diz.
É um fora incrivelmente bem dado. (p. 99-100)

Ele olha para o que fiz até agora – íris e mãos.
– Por que começaria com mãos e olhos?
Respiro fundo. A verdade é que não passei muito tempo pensando no "porquê". Mas não quero admitir. Esse cara está me irritando. Tirando as tatuagens, ele é bem como os outros cientistas da Spiker que conheci: arrogante e apaixonado pelo próprio Q.I.
Então, eu digo:
– Porque os deuses querem ser vistos, e eles querem ser servidos.
– Deuses?
Ergo meus ombros no que espero ser uma imitação do gesto bonzão demais.
– Não me dê a tarefa de criar um ser humano a menos que queira que eu me sinta Deus. (p. 103)

"Criatividade é permitir a si mesmo cometer erros. A arte é saber quais ocultar". (p. 127)

Não sou religiosa, mas estou começando a simpatizar com Deus. Dê ao homem um cérebro inteligente o suficiente para dar nome aos animais, um cérebro útil e produtivo, e você começa a entender a história toda do fruto proibido.
Não é tão fácil quanto parece. (p. 131)

Por que eu amo a Aisling? Porque, com seu mundo ruindo, ela pensa em mim. Ela ainda se importa comigo. (p. 221)

– Liberdade – ele diz, e dá à palavra uma urgência surpreendente.
– Responsabilidade – digo.
– Elas andam juntas?
– Eu soube que sim – admito. (p. 242)


Interessou-se pelo livro?

Curta a fanpage:

Gostaram da resenha?
Comentem se já leram ou leriam o livro!



22 comentários:

  1. Uau,em uma resenha vejo algo totalmente negativo e que me deixa desanimadíssima, e na sua me deixa louca para ler,agora estou em dúvida ler ou não ler? Eis a questão *rsrs*.
    Amei demais sua resenha Fran ><
    Beijos
    Bruna do blog: Cantinho da Bruna -
    @blogcantinhoBL



    ResponderExcluir
  2. Desde que ouvi falar desse livro que estou curioso para ler! E depois da sua resenha então... Com certeza está na minha lista para ser comprado.

    Bjos

    www.joandersonoliveira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Já tinha ouvido falar desse livro, mas nunca tive muito interesse, porém agora com sua resenha eu tive, pretendo ler ele logo, logo.

    http://cantinhodacarolll.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Mds, já tinha ouvido falar deste livro, mas não busquei maiores informações. Me interessei muito por ele =O para ser bem legal mesmo.
    Um abraço
    Oficina do Leitor / Facebook

    ResponderExcluir
  5. Oi, Fran! <3
    Como vai? Ontem mesmo fui à Saraiva e fiquei interessada por esse livro, então fiquei muito feliz quando vi que você o tinha resenhado. Ler a sua resenha só me deixou mais ansiosa para comprá-lo e devorá-lo.

    Beijoooooo ~
    Betterstayinside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Fran! Esse livro esta na minha meta, por ser curtinho, já me anima pois dá para ler rápido. Narrativas objetivas pecam pela falta de informação em alguns momentos, sei bem como é, mesmo sendo um ponto, já que lemos rápido, acaba deixando o livro vago as vezes. Enfim, fico feliz que tenha gostado, me animou mais para ler. :D

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  7. Amiga eu ainda não tive a oportunidade de ler esse livro.
    Eu ia ler nesse mês de dezembro, mas ando tão cansada que acabei largando ele de lado pra ler nas férias sabe? Mas enfim...Espero gostar bastante do livro, até porque achei muito bacana sua resenha. Ficou muito bom e adoro o jeito de como vc escreve e se expressa.

    Outra coisa que queria falar é que gostei muito do PAPAI NOEL passando com o seu trenó aqui hahaahah...Ficou Show !!! Adorei =]

    Se cuida minha querida e fica atenta ao I LOVE MY BOOKS que ele logo logo vai trocar de roupa ! Quem sabe amanha...vamos ver !! hahahaha

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Nossa, juro que não tinha intenção nenhuma de ler esse livro até ler sua resenha, rs. Então, fiquei com um pouco de medo dessa capa e achei que fosse uma coisa bem bizarra (foi assim com Cinder e, quando li, acabei gostando). Que bom saber que que há uma objetividade na história, curto bastante isso, embora também sinta falta de alguns detalhes de vez em quando, rs. bjao

    ssentrelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Fran,
    Como esta?
    Saudades daqui >.<
    Sério,nunca havia lido sobre esta obra :O
    Parece ser um livro de leitura interessante,fácil de ler,sem enrolações kkkk
    Desde já desejo a ti um excelente final de ano.
    Muito obrigado pelas visitas :)
    Beijos

    www.rimasdpreto.com

    ResponderExcluir
  10. Oiii Fran linda. Amei a sua resenha. Eu estou participando de um sorteio desse livro e espero ganhar, hahahah. Infelizmente a resenha que eu tinha visto dele era negativa, mas mesmo assim, fiquei morrendo de vontade de ler =D
    E depois dessa resenha, quero ainda mais. Amo esse tema. Até onde podemos ir? Será que a tecnologia não nos permite coisas demais? Já assisti alguns filmes com essa temática e adorei e entendo a sua vontade de ver uma adaptação =D
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oiee ^^
    Quero ler esse livro desde que fiz meu skoob...haha' vi a capa americana e fiquei curiosa, mas agora que foi lançado aqui, meu querido dimdim se foi *-*
    Estou doida para lê-lo, e torcendo para ganhar algum sorteio dele...kkk'
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi querida,
    Estou com esse livro aqui em casa para ler e espero gostar tanto quanto você querida. Aproveito para te deixar um feliz natal e ano novo, pois vou entrar de férias e internet somente ano que vem agora para mim, mas deixei posts programados lá no blog então não me abandone ok?
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Amei os quotes!!! Vários deles eu tbm marquei no meu livro *--*
    Eu também amei esse livro, ele me surpreendeu sendo tão bom! Tbm acho que seria perfeito ver uma adaptação, tipo MESMO!
    www.muchdreamer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Fran!

    Ótima resenha como sempre! rsrs
    Esse é um dos poucos livros da NC que me deperta o interesse na leitura. Bom saber que vale a pena! Adoro livros que trabalham com elementos mais voltado a ciência!

    Gabriel - http://umpapoentrepaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Ei Fran, tudo bem?
    Ahhh, eu não curti muito a capa desse livro, mas sou sincero a dizer que a pegada do romance me chamou bastante atenção *--* Na realidade, curti mesmo <3 Parece ser super interessante, e diferente tambem. Pelo que se falou da narrativa, é ainda melhor, pq tambem não gosto de autores que enrolam demais nas suas narrativas, colocando informações desnecessárias.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  16. Fran lindona amei sua resenha , a capa desse livro é linda e chama muito atenção. Gostei da premissa do livro, pelo visto esses laboratórios tem algo a esconder e fiquei bem curiosa em saber esse mistério. Já no começo um acidente com Eve ai ai, já está em minha lista para leitura. beijos lindona

    Joyce

    ResponderExcluir
  17. Desde que vi o livros nos lançamentos do mês da NC eu fiquei com vontade de ler e estava esperando alguma resenha. E nossa, realmente parece ser muito bom!! Também gosto dessa tema de manipulação genética, biotecnologia e essas coisas.

    xoxo!
    http://livrosseriesecitacoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Fran!
    Essa é a segunda resenha que leio desse livro, e apesar de não ser fã de ficção científica, confesso que fiquei bastante interessada na história. E mais ainda por ser uma leitura ágil, pois várias vezes já desisti de livros interessantes pela leitura arrastada e cansativa que propiciavam.
    Quero muito conhecer como ficou essa mistura de ficção científica e romance.
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Olá Fran!
    Como sempre suas resenhas são sempre maravilhosas.
    O livro parece ser muito interessante e com certeza deve brincar com a história de Adão e Eva. E percebe-se que as coisas já acontecem às avessas. Eva quem cria Adão. =D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Oi Fran! No Natal eu sempre ganho alguns vales que são muito bem aproveitados... Como forma de aproveitá-los melhor ainda, resolvi dar um pulinho no seu blog e ler algumas resenhas. Essa aqui me interessou muito, obrigada por fazê-la ❤ voltarei aqui pra comentar o que achei do livro. Grande beijo!

    ResponderExcluir
  21. Ótima resenha, confio muito em suas resenhas, um dos meus blogs favoritos.

    http://criativare-leitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    A capa desse livro é bonita e pela sinopse entendemos por que que a maçã esta meio metalizada. Eu gostei muito da sua resenha e fiquei interessada em ler esse livro. Parece ser uma história que prende o leitor.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados