Resenha 51 | Sereia Negra

em 26.10.14
Título: Sereia Negra
Autor: Vinícius Grossos
Editora: Selo Jovem (2014, 204 páginas)
Sinopse: “Um peixe fora d’ água” – foi exatamente assim como Inês se sentiu a vida toda. No seu aniversário de quinze anos, Inês têm todos os seus sentimentos de revolta aflorados de forma aplacável; seu pai a abandonou assim que ela nasceu, sua mãe morreu no parto, ela nunca teve amigos, nem nunca se sentiu atraente o suficiente para os meninos com quem tivera contato. É então que Inês decide que sua vida deve ter uma mudança radical. Mal saberia ela que essa mudança estava mais próxima do que ela imaginava... Numa tempestade repentina e sobrenatural, Inês é tragada pelos mares – tragada pelo seu mundo. Inês é uma sereia. E mais do que isso, ela é uma lenda viva – um ser aguardado por todas as sereias e tritões de Atlanta, um dos vários reinos que existem abaixo do mar sem o conhecimento dos humanos, como a grande salvadora deles. Inês é a Sereia Negra, a única sereia de cor negra de toda a história! Mesclado de fantasia e magia, lendas gregas e brasileiras, somado a um retrato da nossa realidade social, Sereia Negra promete te mostrar uma nova visão não só desses seres fantásticos, mas de questões da vida que vão além da fantasia.

Resenha

Que coisa mais linda! Esse livro, que me encantou com sua capa, ganhou minha admiração por abordar temas muito relevantes. Só tenho agradecimentos ao autor, Vinícius Grossos, pela oportunidade de participar do seu Book Tour.

Narrado em primeira pessoa, em Sereia Negra conhecemos Inês Neves, uma adolescente que mora com o avô materno em Búzios, no Rio de Janeiro. Sua mãe morreu no parto e seu pai, segundo o avô, "sumiu no mar". Inês sente raiva da ausência dos pais e da vida que leva, especialmente por enfrentar dificuldades constantes com o preconceito das pessoas. Por ser negra e vestir-se de preto devido ao seu gosto musical por rock, Inês é alvo de críticas e mal-interpretações.


Apesar de Inês enfrentar a tudo com orgulho e humor ácido, intimamente se sente insegura e triste. O preconceito racial associado à perda dos pais faz com que ela pense não ter valor. Mas isso começa a mudar quando, no seu aniversário, Inês é tragada pelo mar. Ao despertar, está completamente transformada! Substituindo suas pernas, havia uma graciosa cauda negra, que reluzia de tão bela! Inês era uma sereia e, como se isso não fosse suficiente para bagunçar sua vida, ela rapidamente descobriria que não era uma sereia qualquer.

Inês era a Sereia Negra, a única de todo o reino de Atlanta com tal cor, que foi anunciada pelos deuses como quem salvaria os seres marinhos de um grande mal. Os peixes, as baleias, os tubarões e todos os demais seres que habitavam os mares a idolatravam! Ela, a garota negra que sempre fora rejeitada, era adorada e aguardada. O rei Zeyus apresenta sua missão e, embora tudo fosse muito honroso, Inês não consegue controlar o ritmo dos acontecimentos. De repente, ela perdeu sua humanidade e se transformou em um ser mitológico com uma grande responsabilidade. E tudo o que ela mais queria era ter sua vida de volta!

A velocidade dos acontecimentos é um dos pontos altos do livro. Tudo é muito ágil, mas sem atropelamentos, o que facilita ao leitor sentir o desespero da protagonista. Não há tempo para Inês se acostumar com sua nova condição, pois o mal se aproxima enquanto ela ainda está tentando entender no que implica ser uma sereia. O dinamismo da leitura faz com que as páginas passem rapidamente e, entre conflitos e descobertas, sentimos a hesitação de Inês. A Sereia Negra tem uma missão a cumprir, mas a garota Inês não se sente pronta e apenas deseja ser feliz.

O fato de Inês ter sido empurrada pelas circunstâncias faz com que se questione sobre como deve agir, o que permite ao leitor acompanhar o seu processo de escolhas. Isso torna impossível condenar Inês pelos seus erros ou sentimentos. Eu a entendi tão profundamente que desejei consolá-la ou orientá-la em vários momentos. Eis aqui outro aspecto positivo: em Sereia Negra, os personagens revelam várias faces, desde as mais egoístas até as mais nobres. É uma narrativa que humaniza o juízo do leitor.


O livro apresenta uma história criativa, envolvendo até mesmo o mito brasileiro da sereia Iara! Gostei muito dessa diversidade. Em Sereia Negra, é possível refletir o romance homossexual, o primeiro amor, a vingança, a amizade, a justiça, o perdão e o preconceito. É um livro que vale a pena ser presenteado para adolescentes ou, até mesmo, incluído nas bibliotecas escolares.

Apesar de todas essas qualidades, em vários momentos a história foi previsível e o preconceito abordado apenas sob uma perspectiva:

– Lembre-se, que toda vez que alguém quiser te fazer se sentir diminuída ou mal, por ser quem você realmente é, é porque essa pessoa que não consegue se aceitar, assim como você faz, ou ela tem inveja de você, pois queria ser o que você é, ou ela quer te diminuir para tentar se sentir superior, porque sabe que você que é superior! (p. 188-189) 

Talvez seja pela minha formação em Psicologia, mas acredito que o livro poderia ter se aprofundado um pouco mais na definição do preconceito, sendo este o enfoque principal do autor. No entanto, isso não diminui em nada a importância da obra e o quão proveitoso seria usá-la para explorar esse tema com os adolescentes! Ouso dizer, também, que o livro possui uma narrativa melhor direcionada a eles do que ao público adulto.

A capa é deslumbrante! A diagramação está ótima, mas a revisão da editora deixou a desejar, infelizmente. Por tudo isso, avalio Sereia Negra como um ótimo livro e o recomendo para vocês.

Avaliação:

Compartilho os meus quotes favoritos:

Passei quinze anos da minha vida calada, remoendo questionamentos, decepções e dores. Remoendo ausências e fingindo que minha dor era suportável. Não, não era. E sim, isso me fez crescer, mas não da forma certa. (p. 10)

Sempre ouvi de várias pessoas que animais não têm alma. Meu avô sempre me ensinou o contrário. Dizia o velho que a alma a gente vê quando olha nos olhos de alguém. (p. 21)

Eu odiava minha escola pelas pessoas que lá frequentavam, mas imagino o quão ruim deve ser não ter a oportunidade de estudar; deve ser a sensação de ver o mundo seguir adiante e você ficar para trás, com sua ignorância. (p. 48)

Ninguém gosta de ter a vida domada por outra pessoa, independente de quem ela seja. (p. 60)

– ...eu acredito mais na bondade e no amor, como manifestação do bem e da vontade dos deuses, do que em leis e ordens que nos são impostas de como deveríamos agir ou não, ou quem deveríamos amar ou não. (p. 71)

Prefiro morrer, sabendo que vivi o que tive vontade de viver, do que ficar eternamente à margem da vida que eu gostaria que fosse minha. (p. 80)

Preconceito, seja do tipo que for, é falta de amor próprio da pessoa que a ataca... É falta de amor, de pureza e de Deus. É falta de humanidade. (p. 83)

– O disfarce mais comum da inveja é o ódio. (p. 85)

Eles me amam. Eu sei disso.
Mas não me amam pelo que eu sou. Amam-me pelo que vou, supostamente, fazer por eles...
Será que alguém nesse mundo realmente me ama? (p. 90)

Ele não diz nada para me confortar, apenas me oferece o silêncio, e isso é melhor do que qualquer palavra. Porque nós dois sabemos, apesar dele não saber nem metade da história, que minha dor não vai embora não importe o que ele diga. (p. 125)

E o que mais gostei:
Demorou até que eu tivesse consciência de que as diferenças é que são, de forma plena, a maior beleza do mundo; e que eu, apesar do cabelo crespo, apesar do gosto musical peculiar e das roupas pretas, era especial e única à minha maneira. E por que não também bonita à minha maneira? (p. 188)

Interessou-se pelo livro? 
Adicione-o no Skoob | Acompanhe as resenhas nos blogs participantes do Book Tour: Lendo com ChuvaLivro com BolinhosLeitor Insaciável e Leitores Compulsivos.

Assista ao Book Trailer: 

Agradeço
ao Vinícius Grossos por me oferecer a doce oportunidade de participar do Book Tour e conhecer seu talento!


E você? Gostou da resenha?
Comente se leu ou leria o livro!

24 comentários:

  1. Amiga linda, que capa é essa?Que livro é esse?Amei,capa linda e livro lindo..nunca li nada com sereias e seres do mar...quero muito lê-lo,sua resenha me tragou para dentro das linhas,hahahahaha.
    Anotadíssimo aqui.
    Resenha MARAVILHOSAAAAA.

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá! Caramba amei a história desse livro! Não conhecia, e eu adoro histórias sobrenaturais <3

    É tão dificil achar livros sobre sereias :(

    Adorei a resenha!

    Xx, Julie

    feitasdepapel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oii Fran!
    Se é bom tinha que ter sido escrito por um brasileiro! haha
    Brincadeiras à parte fico cada vez mais feliz quando leio suas resenhas, até cheguei a me arrepiar em alguns pontos, mesmo sem eu ter lido o livro a história já me envolveu.
    Com certeza o leria, com o maior prazer, a narrativa é fascinante, envolve diferentes temas sem que tudo fique bagunçado. Muito bom!

    Beijos
    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  4. Oi Fran,

    Que deliciosa aventura!!! Me apaixonei e já anotei a dica. Gosto muito de ver temas do cotidiano abordados na literatura por ser uma forma de abordar alguns temas tabus e trazer para roda para discussão, deve ser o máximo propor esta leitura para jovens e depois debater ou montar cenas utilizando o Psicodrama.
    Não conhecia a obra e o criador e pelo seu relato ele se esmerou nesta produção.
    Adorei este quote: "– ...eu acredito mais na bondade e no amor, como manifestação do bem e da vontade dos deuses, do que em leis e ordens que nos são impostas de como deveríamos agir ou não, ou quem deveríamos amar ou não. (p. 71)".
    Parabéns pela resenha.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro, mas com a sua resenha fiquei bastante curiosa para ler!
    Já add na listinha.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  6. Oi tudo bom?
    Não tinha ouvido falar no livro,e o que mais gostei foi o fato dele abordar temas do nosso dia de hoje,da vida real,acho que alem de um livro uma otima ferramenta de estudo..acho que pode ser levados varias temas para ser discutido,ele ja me ganhou pela capa,e sua resenha ficou otima,vc abordou com delicadeza varios detalhes do livro
    bjs linda
    www.zilanramakes.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oie Francine não conhecia esse livro e assim como vc ameiiii essa capa!!!
    Adorei os quotes!!

    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/
    http://www.paraisoempapel.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá Francine

    Realmente o trabalho feito na capa está de parabéns, muito bonita. O autor foi bem ousado em tratar de tantos assuntos polêmicos em uma única narrativa, que parece ser curta e rápida. Gostei da resenha e da proposta do livro. É bom ver que temos um ótimo talento na literatura nacional.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li livros que contasse história de sereias, normalmente este assunto não me atrai muito não, mas estou começando a mudar de ideia.
    Não conhecia o livro, mas a princípio acredito que ele me fará gostar de sereias kkkk

    bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi flor, tudo bem?
    Quando vi sua foto com esse livro já fiquei super curiosa pra conferir sua resenha e saber do que ele se tratava.
    Achei a proposta beeeeem diferente de tudo que li, não só pela abordagem do preconceito num livro de fantasia, mas também pelo tema Sereias... O mais perto que cheguei delas foi algumas aparições que elas deram nos livros do Percy Jackson e só. rsrs
    Mas acho que a história deve ser ótima, justamente por abordar um tema relevante juntamente de um gênero que amo! ♥
    Parabéns pela linda resenha, beijos e boas leituras!

    ResponderExcluir
  11. Fran lindona que bom que curtiu o livro , Fantasia e temas fortes formam um conjunto interessante e por isso agrada já na sinopse , adoro livros de fantasias e esse não poderia deixar de ser .Vou colocar em minha enorme lista de leitura. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  12. Eita, parece um livro bem chamativo. Gostei dos quotes. Ele já me ganhou só por eles, principalmente o segundo e o terceiro :3

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  13. Olá Fran!
    Mais uma ótima resenha no blog.
    O livro me pareceu interessante por ter mitologia brasileira e uma protagonista negra. (Isso é raro!) A história me parece ser ótima.
    E adorei os quotes que escolhe, ainda mais o primeiro e o último, me lembrou uma pessoinha que eu tenho na minha vida. :3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi Francine.
    Sabe que até hoje eu busco uma história envolvendo sereias, mas nunca encontrei uma que superasse minhas expectativas.
    Gostei de conhecer sereia negra, e é claro que pretendo ler, e espero que a mitologia seja bem explorada.
    Além do mais gosto muito de livros que abordam assuntos importantes e de peso como preconceito e homossexualidade.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  15. Fran, mesmo com sua pequena ressalva fiquei interessada no livro, achei sensacional e bem propícios pelos os dias de hoje! Adorei sua resenha, como sempre <3

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pela resenha! Adorei!
    O livro já tinha me chamado atenção pela capa, que é linda <3
    Saber que o enredo é dinâmico é ótimo e me deixa ainda mais interessada.
    Beijos,
    Clã dos Livros

    ResponderExcluir
  17. Fraaaaaaaaan!
    Fiquei super interessada em ler esse livro. Eu AMO, AMO, AMO, AMO, AMO sereias! Tudo na história ficou me chamando para lê-la. E a capa é fantástica! Ah!!!! Estou louca pra ler agora ;_;

    Beeeeeijos,

    Maah
    Better Stay Inside

    ResponderExcluir
  18. Oi, Tudo bem?

    Adoro quando o livro aborda temas mais específicos e complicados, gosto de ver como o autor lida com o assunto!
    Mas vou confessar um detalhe, não gostei da capa... rs E eu sou a típica leitora que lê pela capa... rs

    Mil beijos
    Silêncio Que Eu To Lendo

    ResponderExcluir
  19. Oi Fran, sua linda!
    Adorei a sua resenha. Ótima como sempre.
    Eu gostei da premissa do livro, e a história parece ser interessante.
    A capa é muito bonita.
    Vou colocar na lista.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi Francine,
    Excelente resenha. ainda não conhecia esse livro e fiquei muito interessado em sua leitura. com certeza virá para minha estante. gosto de histórias assim.
    bjs.
    www.navioerrante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Nossa eu preciso ler esse livro! É a primeira vez que leio uma resenha desse livro e fiquei encantada.Realmente nós jovens precisamos ler esse livro;os temas abordados são destaques.
    Nossa obrigada pela dica e parabéns pela resenha \o/
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Não conhecia o livro ainda, e que bom que vim aqui para ler sua resenha e receber dica tão boa de um livro tão encantador. Sua resenha, muito bem elaborada e escrita por sinal me deixou sem fôlego. Adoro histórias que tem essa proposta de nos fazer olhar mais de perto assuntos como preconceito racial, homofóbico entre outros. É sempre bom colocar a cabeça pra pensar, mesmo numa obra de fantasia podemos tirar proveito.
    Obrigada pela dica , vou pesquisar onde comprá-lo com maior comodidade de frete e tal.
    Beijos
    Vivi
    Razão e Resenhas

    http://vivianeblood.blogspot.com.br/2014/11/dica-de-leitura-resenha-dracula.html

    ResponderExcluir
  23. Olá Francine.
    Eu vi esse livro no evento Semana da Literatura Nacional. Conheci o autor e gostei muito da primícia do livro. Agora lendo a sua resenha, vejo que a história é muito boa. Eu adoro livros de sereia e ainda mais quando tem temas polêmicos que é a questão do preconceito.
    Eu adorei a sua resenha e assim que tiver uma oportunidade vou ler o livro.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi Fran!!!
    Não conhecia o livro,mas realmente a capa encanta e a história,mesmo direcionada ao público juvenil,fiquei interessada no trama,parece ser um daqueles livros que a gente pega e não consegue largar e adora cada minuto que passa com ele.

    Vou adicionr a minha lista de desejados.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados