Resenha 37 | Línguas de Fogo

em 20.7.14
Título: Línguas de Fogo (Série Crônicas de Myríade, livro 1)
Autora: Karen Soarele
Editora: Cubo Mágico (2012, 216 páginas)
Sinopse: Aisling é uma jovem camponesa que vive numa área remota de Vulcannus, o reino mais poderoso de Myríade. Entretanto, um acontecimento vem para mudar completamente sua vida: seu melhor amigo, Dharon, é ferido em batalha enquanto tentava protegê-la, e a única chance que ela tem de salvá-lo é deixar para trás tudo o que conhece e atravessar a fronteira até o território inimigo, onde pode encontrar o antídoto para o veneno que o consome.
Em sua jornada, Aisling se defrontará com diversos perigos, descobrirá que toda história possui mais de um ponto de vista e aprenderá que nas amizades verdadeiras está a força para seguir pelo caminho correto.

Resenha

Tive acesso a Línguas de Fogo por meio do Book Tour organizado pelo querido blog Doces Letras, ao qual agradeço pela oportunidade! Foi uma leitura muito agradável e que fluiu rapidamente, atendendo as minhas expectativas sobre a qualidade da narrativa da autora Karen Soarele.

Narrado em terceira pessoa, neste livro conhecemos Aisling, uma garota inocente e leal aos que ama. Ela é habitante de Vulcannus, onde as pessoas dominam o poder do fogo e qualquer outra forma de magia é condenável. Eu gostei muito do contexto criado pela autora, pois envolveu não apenas os elementos de uma excelente fantasia, mas ousou apresentar um problema político muito além do que a protagonista poderia controlar. A verdade é que Vulcannus estava em guerra, mas a morte nunca chegou tão perto do povoado de Aisling quanto no fatídico dia em que foram atacados por uma terrível salamandra! Nesta ocasião, Dharon, o melhor amigo de Aisling, recebeu um golpe mortal e seu corpo foi envenenado. Para salvá-lo, Aisling terá que levá-lo até Hynneldor, o território inimigo onde controlam o poder do ar. Lá, se sua informação estiver correta, encontrarão o antídoto!

Esta é uma verdadeira corrida contra o tempo, mas a narrativa da autora garante que o leitor acompanhe cada mínima aventura de Aisling e Dharon. Nada passa despercebido, quer sejam as belas paisagens, quer sejam os atos covardes dos soldados de Vulcannus que amedrontam – e algumas vezes até matam – seu próprio povo a quem deviam proteger. Entre estes soldados há Kendra, uma pistiro que controla o fogo com tanta destreza quanto é cruel. Não sendo humana, Kendra nada sente além de nojo dos menos favorecidos e não hesita em usar do seu poder para obter vantagens. Infelizmente, para salvar seu amigo, o destino de Aisling confronta-se com o de Kendra, e a nossa corajosa protagonista acaba ganhando a pior inimiga que poderia ter.

Línguas de Fogo é adorável! Sendo um livro de gênero fantasia, a tranquilidade da autora durante a construção da história surpreende. Geralmente, os autores enchem cada página com seres mágicos, concentrando-se em criar cenários encantadores, mas inverossímeis. A Karen Soarele não fez isso... Não há seres mágicos em excesso e por vários momentos ela usou do que existe na nossa realidade, tornando o reino de Myríade mais próximo do leitor. O contexto é medieval e as batalhas foram bem descritas, assim como as paisagens e os sentimentos dos personagens. Em resumo, a narrativa da autora detém um harmonioso equilíbrio que rende uma leitura muito agradável! Preciso dizer, também, que o livro traz alguns temas importantes de serem refletidos, tais como: o valor da amizade e da lealdade às pessoas que ama, e as desastrosas consequências de um governo corrupto. Gostei bastante disso!

Como aspecto frágil destaco que, ao se concentrar em manter o ritmo da narrativa paralelo ao ritmo da história, há momentos nos quais parece que "nada acontece". Obviamente, sair de uma vila remota de Vulcannus para a capital e, principalmente, para o território inimigo em período de guerra, é uma aventura e tanto! Mas o ritmo da história é lento, justamente porque toda a viagem é longa, e me senti cansada assim como Aisling em alguns momentos (rs). De qualquer modo, é um livro super-recomendado! A capa é ainda mais bela pessoalmente e a diagramação está excelente. Já estou lendo a sequência, Tempestade de Areia, e logo trarei a resenha para vocês!

Avaliação:

Convido a conhecer meus quotes favoritos:

– Seja apenas livre como um homem. Como todo homem deve ser! Livre não só para ir e vir, mas também para agir e pensar por si só. Livre para decidir qual é o caminho certo. (p. 30)

Dharon não disse coisa alguma. Ao invés disso, esticou o braço na direção de Aisling e deixou a mão cair no chão. Aisling esticou sua mão também, e segurou na dele, de forma afetuosa. Essa era a resposta dele: ele estava ali com ela, para lhe dar apoio. Enquanto estivessem juntos, tudo daria certo. (p. 55)

...ela enfrentou o medo de frente. Se era pelo bem de seu amigo, ela venceria seus medos. (p. 117)

– Você possui os dons que se procuram em uma pessoa de valor. (p. 175)


Interessou-se pelo livro? 


O que achou da resenha?
Leu ou leria o livro?
Comente!



7 comentários:

  1. Oi, Francine!
    Que bom que gostou da leitura! Fico muito contente em saber. ^^
    Espero que se divirta ainda mais com Tempestade de Areia.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Nunca li algo de fantasia e gostei muito de conhecer essa história *-*

    www.chadecalmila.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, Fran!
    Adorei a resenha. Eu tenho uma vontade de ler essa história, até porque eu conheço a autora. O blog me ajudou bastante quando fui registrar meu livro na Biblioteca nacional.
    Fantasia é sempre bem-vinda para mim! =)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Fran! Adorei a premissa do livro, algo que me diz que Dharon não é apenas um amigo heim hehehe fiquei curiosa sobre qual sera o destino desta corrida contra o tempo valerá a pena! ^^

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  5. Oi lindona!
    Faz tempo que quero conhecer a narrativa da Karen e ainda não consegui tempo para isso!
    Eu acho o livro dela lindo e acompanhei a publicação desde o comecinho, assim como a continuação.
    Fico com certo receio pois livros mais lentos me cansam e acabam por afundar minha meta e me desgoverna o mês todo! :(
    Estou curiosa, então quem sabe!

    Beijos Chrys Audi
    Blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
  6. Oi Fran, sua linda! Gostei muito da sua resenha. Sempre clara e objetiva. Eu gostei dos livros da Karen, ela tem uma ótima escrita. Mesmo não sendo uma grande fã deste gênero os livros dela conseguiram prender a minha atenção. Fico muito feliz que você tenha gostado, e mais uma vez, obrigado pela sua participação no Book Tour. Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi amiga, tudo bem?
    Como você, eu tive o prazer de participar do book tour também. E a autora me surpreendeu, eu simplesmente amei essa história. E a continuação é mais interessante ainda, tomara que goste, eu estou super ansiosa para conhecer o desfecho dessa trama.
    Engraçado não tive essa sensação desses momentos em que nada acontece. Acho que fiquei muito envolvida pela história. Pois é um dos meus gêneros preferidos e não esperava por uma escrita como a da autora.E essas capas não são lindas demais???
    Ótima resenha como sempre, nem preciso falar.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados