Resenha 150 | Os Santos de Colditz – Temporada I

em 9.9.16
Título: Os Santos de Colditz – Temporada I
Autor: M. R. Terci
Publicação independente: Amazon | 2016 | 351 páginas
Sinopse: "Era uma época escura. Muito mais tenebrosa do que os dias atuais." 

Conheçam o capitão-aviador Garcia e o cabo Franco, soldados brasileiros que lutaram na Segunda Guerra Mundial e que acabaram em um campo de prisioneiros de guerra conhecido como Colditz, no leste da Alemanha. Dentro em breve, neste castelo gótico, enredado em mistérios e pesadelos os soldados descobrirão que os horrores perpetrados por seus algozes, a SS nazista, são mera sombra perto do que está por vir.


Resenha
[Atenção: literatura +18 por conteúdo violento]

Escrever essa resenha é um desafio, porque qualquer palavra provavelmente não estará à altura de Os Santos de Colditz! Irreverente, provocativo, emocionante, envolvente, assustador... Uau. Perco o fôlego só de lembrar seu enredo e cenário. M. R. Terci foi além do que imaginava, levou-me direto para a II Guerra Mundial e me lançou para o interior de uma cela desoladora em um Oflag, ou seja, um campo nazista destinado a oficiais prisioneiros de guerra!

Com genialidade, no frio Castelo de Colditz, o autor nos apresenta vários protagonistas

A princípio conhecemos o capitão-aviador Garcia e o cabo Franco, ambos brasileiros. Eles se conheceram no Oflag, pois não faziam parte da mesma companhia. É claro que se unem com o comum interesse de permanecerem vivos, mas a confiança entre ambos é tão instável quanto sua esperança de saírem de Colditz.

Fé. Como manter a fé em um lugar como Colditz?
Os prisioneiros nutrem-se de sonhos e lembranças. Faz muito tempo desde que o capitão-aviador Luís Natanael Garcia sonhou com algo bom. Somente pesadelos visitam os catres de Colditz.

Garcia guarda um segredo, Franco também. Não dizem um ao outro o que sabem, porque soaria loucura. Não dizem porque as palavras seriam insuficientes. Mas as paredes de Colditz guardam segredos demais, elas sangram sussurros que fariam qualquer pessoa perder a sanidade.

Em Colditz, o que treme não são apenas os corpos pelo inverno rigoroso. A hierarquia nazista também não é das mais firmes. Difícil ser leal a algum valor quando se é leal ao mal. O inimigo nem sempre veste a farda dos Aliados, às vezes ele apenas ocupa um cargo que você cobiça.

O sargento Otto "Filho da Puta" Müller (como Garcia gentilmente o chama) é frio, impassível, calculista... Ele carrega no sangue o orgulho ariano, mas é capaz de esquecê-lo quando o assunto é poder. Não teme, não hesita. Colditz, sob as botas desse soldado, lhe parece o lugar mais adequado.

De longe o segundo-sargento da SS, Otto “Filho da Puta” Müller, era o malfeitor mais temível e perverso de Colditz. Havia algo ominoso no assecla nazista. Conseguia extrair a satisfação mais diabólica dos castigos infringidos aos cativos.    

Se Otto é o exemplo de um cruel oficial nazista, o tenente Joseph Strauss nos faz repensar o estereótipo. Há quem compactuou com os ideais nazistas porque atendiam uma sede pessoal por justiça, por prosperidade, por dignidade... Hitler realmente conseguiu envolver incontáveis jovens alemães (desde a infância) em suas propostas, mas a face podre da guerra se revelou como uma consequência tardia para muitos deles. Se arrependimento fosse suficiente para mudar decisões do passado, se escolhas pudessem ser anuladas, a vida de Joseph teria sido diferente.

Havia algo de digno e correto no cerne do primeiro-tenente, talvez herança de seus pais. Joseph era filho de um caminhoneiro que acolheu fugitivos judeus nos porões da antiga casa, na Alta Francônia.

As paredes de Colditz não guardam apenas segredos. Elas também escondem sombras mais escuras do que podemos supor. Mas há quem pode ouvi-las, há um guerreiro cujo coração não se perdeu nas frivolidades dos espólios de guerra. Os olhos estreitos do sargento Akira, oficial do exército japonês (aliado nazista), veem além da alma humana.

O golpe atravessa a neve. O ar grita repleto de energia e a espada finalmente toca a sombra com seu espírito feito de gelo e vento. Mas a sombra não grita. A sombra não sangra. Ela só sabe olhar para dentro do guerreiro. A treva sempre reconhecerá a escuridão.

Os Santos de Colditz apresenta duas faces do mal: a guerra e o sobrenatural. Prisioneiros e oficiais nazistas enfrentarão coisas que desafiam a lógica; criaturas com sede de morte. As paredes do Castelo de Colditz já não sangram sussurros. Elas gritam.

A narrativa do autor é prioritariamente em terceira pessoa, mas há momentos narrados em primeira. É incrível como nos sentimos próximos dos personagens! Eu odiei Otto "Filho da Puta" Müller por muitas páginas, mas (caramba!) preciso tirar o chapéu para a sua fibra. Ele realmente leva os prisioneiros ao limite, mas faz o mesmo consigo. Como não respeitar, ainda que eu não quisesse fazer isso, um cara assim?

Meu sentimento bipolar pelo Otto (rs).

Eu me identifiquei com Joseph. Quem nunca fez algo profundamente contrariado? Quem nunca se sentiu sem escolha? De um jeito digno, ele ainda faz o possível para sustentar seus valores. Infelizmente, em Colditz, isso não quer dizer muito. 

Cada personagem d'Os Santos de Colditz é profundamente real. Carrega consigo algo admirável e execrável na mesma intensidade. O que mais gostei é o modo como o autor virou de cabeça para baixo todo o contexto, afinal, quem se importa com a guerra quando criaturas malignas estão matando aleatoriamente? Não há para onde fugir, não há como se esconder. É preciso enfrentar seus monstros, nem que os encontre no reflexo do espelho.

Mais uma vez, parabenizo o autor pela excelente obra! Como único alerta, destaco que há elementos compartilhados entre Os Santos de Colditz e Caídos, outro livro do autor. Não acho que o leitor sentirá dificuldade na interpretação d'Os Santos, mas seria interessante ter como complemento a noção dos mistérios de Caídos.

Considero Os Santos de Colditz digno de 5 estrelas! Mais uma vez, adiciono uma obra do Marcos Terci entre as minhas favoritas. Vale a pena ver "o outro lado" da II Guerra Mundial, enriquecido com cativantes personagens brasileiros e boas doses do gênero horror. Leitura mais do que recomendada!

Avaliação:
Interessou-se pelo livro?

Sobre o autor:
M. R. Terci é escritor, roteirista e poeta. Antes de se dedicar exclusivamente a escrita, foi advogado com especialização em Direito do Trabalho e Direito Internacional. Começou a carreira de escritor em 2004, escreveu centenas de contos e recebeu vários prêmios por suas participações em antologias e concursos de poesia. É o criador das séries: O Bairro da Cripta, Caídos e as Crônicas de Pólvora e Sangue dos Imperiais de Gran Abuelo.

Outras publicações do autor:

   

A
Temporada II d'Os Santos de Colditz já está em desenvolvimento! O autor posta semanalmente um episódio na Amazon que, ao final, serão reunidos em um volume único.

Episódios disponíveis na Amazon:


O que achou da resenha?
Adoraria saber se já leu ou interessou-se em ler Os Santos de Colditz!

– Essa resenha faz parte da Maratona Setembro Nacional [saiba mais] –

21 comentários:

  1. Oláa
    Eu não sou fã de livros de guerra, gosto de guerra em filmes, na verdade amo rs
    Pela resenha, o livro parece ser interessante, gosto de ler sobre como Hitler conseguiu fazer a cabeça de tanta gente em seus discursos e de como ele conseguiu levar a guerra.
    No momento, não o leria por achar um pouco pesado, e ainda tem algumas coisas a mais pra dar medo, né? Assim que eu estiver na vibe, procuro pra ler.
    Beeijos, até mais!

    ResponderExcluir
  2. Adoro livros com o tema da Segunda guerra, tenho vários em casa! haha Gostei da resenha, mas no momento estou lendo coisas mais leves por falta de tempo, pois a faculdade tá consumindo o tempo que me resta, mas vou recomendar sua dica para o meu irmão, pois acho que ele vai amar.

    ResponderExcluir
  3. Olha, confesso que o gênero não me atrai em cada, e apesar de você ter escrito muito bem sobre tal irei passar a dica, mas quem sabe na próxima.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Fran, os segredos que o enredo traz e que você não revelou - óbvio - me deixaram mega curiosa. Mas também achei interessante a questão da hierarquia nazista que você citou na resenha. Tenho quase certeza que vou adorar o livro.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Se eu não estou enganado eu vi uma outra resenha dessa autor por aqui mesmo rsrs. Gosto sempre de suas resenhas, ela é bem detalhada e não deixou muitas dúvidas para serem sanadas antes da leitura. Confesso que eu gosto muito desses cenário de guerra e cosia do tipo, pelo o que vi acho que a obra foi feita pra mim. Espero ter a chance de ler a obra em breve e sinta-se tão feliz quanto você sesentiu rsrs. Até mais VW Fran
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Menina! Que resenha mais empolgante, já quero o livro nas minhas mão.
    Não conhecia esse autor. Valeu pela dica.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá Fran,
    A forma como você analisa os livros sempre me cativa. Você consegue pegar um ponto da história que faz tudo parecer diferente. Acho que muitos de nós já agimos de forma contrária e que é inevitável não se identificar com o Joseph.
    Gostei dessa questão de o livro conter duas facetas: guerra e sobrenatural e, por ser um tema que adoro, vou super anotar a dica.
    Parabéns pela resenha, ela está incrível.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Nunca tinha ouvido ou lido sobe esse livro e já estou morrendo de curiosidade. Você fez uma resenha maravilhosa. Que instigou MUITO e mesmo assim não me deixou com a sensação do que posso esperar com a leitura. Sem contar que a ambientação super me agrada.
    Dica anotadíssima.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  9. Oiee Fran ^^
    Acho que ainda não conhecia esse livro, mas não fiquei curiosa para ler, não. É por causa do gênero mesmo...haha' não curto muito, não é o tipo de livro que eu gosto de ler, então tento evitar ao máximo. Mas fico muito feliz em saber que você gostou tanto, e até favoritou a obra! Deve ser mesmo incrível, hein? Eu fiquei um pouco curiosa a respeito da história sobre a guerra *-*
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi fran, nossa, que obra. Adorei saber que foi bem escrita e aborda um tema tão forte e pesado e parece ser bem violento. Pelo que pude perceber, o autor nos leva a sentir as emoções junto com os personagens e isso é ótimo. adorei a dica.

    ResponderExcluir
  11. Oiii Fran, como vai lindinha?
    Garota eu sou completamente apaixonada por esse tipo de livro e com toda certeza eu iria realizar a leitura, gosto de algo violento e aterrorizante, dica super anotada e parabéns pela resenha ficou demais.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu amo a temática da segunda guerra, mas por algum motivo esse livro não me chamou muito a atenção, acho que por se tratar mais de algo voltado aos militares, que não me chamam muito a atenção, sabe? Mas é uma ótima dica.
    Beijos.
    https://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Eu não gosto de livros que abordam/se passam na segunda guerra, então confesso que esse livro, por mais que pareça bem diferente, não me chama a atenção.
    Ainda assim eu gostei de saber que é possível sentir-se próximos dos personagens. Fico feliz de saber que gostou bastante da leitura!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Nossa Francine, adorei o enredo do livro e a sua resenha só me deixou mais curiosa a respeito da obra!!
    Adoro livros/filmes que tratam da Segunda Guerra Mundial e ainda ter um pouco de terror só me deixa com mais vontade de ler, por ser um dos meus gêneros prediletos.
    E é muito legal saber que é de autoria nacional. Gostei muito dese outro lado da história e fiquei mega curiosa com os segredos.
    Parabéns pela resenha!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Fran,
    Eu nunca havia ouvido falar da obra e poxa que resenha legal você fez, fiqui muito afim de fazer essa leitura. O Enredo parece ser muito original e a leitura completamente eletrizante. Te juro que a capa nunca teria me passado o conceito que vc mostrou na resenha, espero ter a oportunidade de ler um exemplar físico em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oiiii!!!
    Nossa vc não tem noção do quanto eu gosto de livros relacionados a segunda guerra mundial. Acho uma época muito triste, mas é sempre bom refletir até que ponto o ser humano já chegou um dia. Gostei muito da sua resenha, eu leria o livro com certeza.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Ola! Sua resenha faz desperta interesse, você descreve a história muito bem. Porem esse livro não é algo que eu pegaria para ler em um dia comum, mas estou precisando ler coisas novas então ficarei de olho neste livro. Beijos'

    ResponderExcluir
  18. Gente, que livro tenso! Olha eu nunca leria pela sinopse ou pela capa, mas sua resenha faz entramos na história com o pouco que ficamos sabemos. O livro parece ser realmente bom, mas não sei se teria coragem de ler.
    bjus

    ResponderExcluir
  19. Oie.
    Adoro o fato de você estar lendo e deixando bem claro o quanto gosta de literatura brasileira, batendo palminhas para ti. Fico muito feliz também por você ter gostado tanto assim do livro e ter sido uma surpresa maravilhosa, uma pena que eu evito livros com temáticas que se passam nas grandes guerras, do contrário seria uma leitura feita só pela sua empolgação e carinho.
    Parabéns e bjokas

    ResponderExcluir
  20. Oie,
    Você deixou bem evidente que é uma leitura desafiadora. Sim, todo livro que retrata a história da segunda guerra mundial mexe com a gente. Acho que o campo nazista marcou a história mundial. Não sei se agora eu leria ess livro. Foz uma releitura do livro de o diário de Anne Frank e meu estômago revirava o tempo todo com os relatos. Mas sua resenha está perfeita.
    Beijosss

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bom?
    Eu nunca diria, olhando pela capa, que este é um livro que se passa na segunda guerra mundial, em um campo de concentração nazista destinado a oficiais prisioneiros de guerra! Só por aí o livro já me ganhou! Saber ainda que os personagens se assemelham muito ao real e que conseguem criar empatia, bem, este livro definitivamente entrou para minha lista de leituras! Espero que lê-lo sem ler Caídos não interfira muito na leitura ^^
    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados