[Lançamento] Palavras de Rua

em 14.9.16
A
divulgação de hoje é especial, por isso, apanhem suas preciosas cadernetas para anotar essa imperdível dica literária!

Desde que soube do lançamento de Palavras de Rua, meu coração se agitou em antecipação. Sabe quando você sente certeza de que vai se encantar por uma obra antes mesmo de lê-la? Pois é, foi assim comigo. Felipe Saraiça deu voz e vida a um protagonista que se tornou morador de rua. Com sensibilidade, o autor convida a refletir sobre a situação dessas pessoas, a VÊ-LAS como resultado de uma história pessoal que não deve ser julgada, mas compreendida.

'Bora conhecer o livro?


Autor: Felipe Saraiça
Título: Palavras de Rua
Editora: Pendragon | 2016 | 186 páginas
Sinopse: João saiu de casa ainda adolescente. Fugiu sem se despedir e sem muita coisa na mochila. Deixou para trás suas poucas lembranças, mas levou as marcas do passado e dos golpes que ainda doíam. Partiu sem rumo ou direção. Seguiu por ruas e estradas desconhecidas, até que seu corpo ficou exausto e teve que parar. Ali dormiu olhando as estrelas em cama de concreto e cobertor de papelão. Acordou outro alguém; morador de rua, sem história, marginal. Tornou-se invisível. Passou a estender a mão e pedir moedas, mas recebeu em troca chicletes mastigados e olhares de desprezo. Porém, entre rostos desconhecidos e olhares vazios, ele também encontrou a bondade e abrigo daqueles que nada tem.

Encantada!
Eu me senti assim quando li essa sinopse. Fiquei curiosa por conhecer QUEM ousou fazer de um morador de rua seu protagonista. Por isso, entrei em contato com o autor e o convidei a falar um pouco sobre seu livro, sobre sua motivação ao escrevê-lo, sobre seu objetivo. Muito gentilmente, Felipe Saraiça aceitou compartilhar sua resposta:


Há pouco mais de três anos, eu conheci uma moradora de rua chamada Maria. Eu estava caminhando pelo bairro de Ipanema e ela estava lá, sentada e em total contraste com o local. Muitas pessoas passavam por ela, mas poucas a observavam e tentavam ajudar. Porém, ela sempre sorria para cada um que jogava uma moeda em seu pote e fazia questão de agradecer por isso. E foi exatamente isso o que ela fez quando eu me aproximei e lhe entreguei umas moedas que haviam sobrado do meu troco. A forma como ela sorria era acolhedora e, apesar da situação em que se encontrava, em momento algum a vi reclamando ou resmungando. Pelo contrário, ela sempre se mostrou grata.

Naquela noite, quando já estava voltando para casa, tornei a encontrá-la e me sentei ao seu lado. Lembro que aquele gesto a surpreendeu, mas ela nada disse. Então, após me apresentar e ela dizer como se chamava, perguntei se gostava de livros e ela confirmou, animada. Então retirei um livro de minha mochila e dei para ela que, emocionada, tocou sua capa, suas folhas e me agradeceu. Na segunda vez em que nos encontramos, semanas depois, perguntei se ela gostaria de me contar sua história, pois estava criando um blog e gostaria de escrever sobre o que viveu, porém, assim que fiz a pergunta, seus olhos abaixaram e ela negou, dizendo que não queria lembrar. Eu não insisti. Fiquei mais um tempo ao seu lado e perguntei sobre o livro. Ela, voltando ao seu sorriso e olhar alegre, me contou que tentaram comprar o livro, mas não o vendeu, pois era um presente e não o venderia para ninguém.

Ao voltar para casa, decidi escrever algo em homenagem à Dona Maria. Iniciei uma música, uns poemas, mas nada saiu. Retornei para o mesmo lugar durante algumas semanas e conversamos sobre diversos assuntos, sempre sorrindo e sentados lado a lado. Porém, um dia voltei e ela já não estava por lá. Dois anos depois, iniciei o livro. Escrevi pelo desejo de contar as histórias que não são contadas ou conhecidas. Criei um personagem ficcional, uma história fictícia, mas também real, pois toda a história acontece dia após dia, em diversos lugares, mas não a notamos. O meu objetivo é que, ao menos nas páginas do livro, as pessoas possam observar mais atentamente essa realidade invisível.


Sobre o autor:
Felipe Saraiça nasceu no Rio de Janeiro, mas mora atualmente em Niterói e cursa jornalismo na Universidade Carioca (Unicarioca). No final de 2015 participou de um projeto chamado Imaginar/Contadores de Histórias, e com ele teve a oportunidade de subir o Morro da Babilônia e ler para as crianças carentes da comunidade. Esse projeto o fez ver a literatura com outros olhos e como os livros podem ajudar as pessoas a fugirem da realidade em que se encontram. Participou também da antologia "Contos Macabros – Demônios Internos", com o conto "Em nome do pai". Palavras de Rua é seu primeiro livro. O que o faz escrever é a ideia de poder trazer novos sentimentos para quem estiver lendo, sejam alegres ou tristes. Tem a mania de observar as coisas ao seu redor com outros olhos, de conhecer o lado das pessoas que elas não costumam demonstrar e uma que costuma o definir é do filme 500 Dias com Ela: “Eu gosto de observar os detalhes que ninguém vê ''.

Interessou-se pelo livro?
Redes sociais: Skoob | Página do livro | Perfil do autor | Degustação | Compre: Pendragon

Poesia escrita por João, personagem principal de Palavras de Rua.

Gostaram da divulgação?
Adoraria saber se já leram ou pretendem ler Palavras de Rua!

– Essa divulgação faz parte da Maratona Setembro Nacional [saiba mais] –

26 comentários:

  1. Francine, muito obrigado por compartilhar minha história com seus leitores. Fico muito feliz por ter lhe dado interesse e espero que goste da história <3

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Também me senti encantada com essa leitura e parece ser ótimo. Nao dei como ainda não conhecia esse título, mas espero poder ter a oportunidade de ler sim. A capa está ótima visualmente. Desejo sucesso ao autor.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Eu vi este livro na Bienal, comprei, tirei foto com o autor, já li e achei uma obra maravilhosa, recomendo, é muito emocionante.

    ResponderExcluir
  4. Que linda atitude! As vezes acabando invisibilizando essas pessoas que realmente precisam de ajuda e acho que foi a primeira vez que vi esse tipo de representatividade na literatura, que coisa linda! Me interessei bastante pela leitura e espero que ela tenha um final feliz, assim como espero que hoje dona Maria esteja bem <3

    ResponderExcluir
  5. Gente, que coisa mais linda!!! Fiquei curiosa quanto as musicas e outras coisas que o autor produziu antes de encarar escrita do livro. Realmente, despertou em mim, muita vontade de ler!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá Fran,
    Estou arrepiada com a história que o autor apresentou e achei essa uma linda homenagem. Esteja Maria onde estiver, ela se sentirá grata por ele.
    Acho que nós temos o costume de enxergar mas não ver e o autor conseguiu ver Maria. Claro que anotei a dica de leitura e espero super curtir.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  7. Que a atitude do autor Felipe Saraiça sirva de exemplo para nós todos. Quantas vezes ignoramos as pessoas que vivem nas ruas, ou pedintes. Por trás de cada um existe uma história para contar, com seus dramas e suas dores. Achei a capa incrível e fiquei cheio de vontade embarcar nesse enredo. Parabéns Francine pela ótima dica e ao autor pela oportunidade que nos deu de passar a enxergar as ruas com outros olhos.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  8. Olá Francine,

    Não conhecia o autor e nem o livro, gostei demais do assunto abordado e fiquei super curioso, aguardarei a sua resenha....dica anotada....bjs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá!! :)

    Eu não conhecia o livro mas interessou-me... Antes de mais a capa esta maravilhosa mesmo! :) ahah

    Depois, acho que o tema e bom... E, sim, e preciso alguma coragem para se por na pele de um sem abrigo... Foi bom saber o motivo para tal! :) Acho que de alguma forma enriquece a apresentação do livro...! Torna-o mais real! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem? Achei a ideia do autor incrível. Eu trabalho no centro de São Paulo na região da Sé e lá tem muitos moradores de ruas já vi muitas coisas tristes como crianças de rua, moradores que amanhecem mortos sendo recolhidos. São coisas que me deixam sempre triste e eu sempre fico imaginando qual a história deles o que os levaram a essa situação. E adorei que o autor teve essa inspiração para homenagear alguém como a dona Maria. E gostei mais ainda do fato dele ter dedicado seu tempo e conversado com ela além de ter a presenteado com um livro. Com toda a certeza quero ler esse livro é mais uma vez parabéns ao Felipe que enxergou a senhora Maria como uma igual diante de tantas pessoas que com certeza passavam diante dela todos os dias e a tornava invisível!
    Bj

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Fiquei encantada com esse livro, pois nunca vi nenhuma história que tivesse um protagonista que é morador de rua. Achei a sinopse muito singela, extremamente bem feita e fiquei muito curiosa pra ler essa trama e saber como o autor desenvolveu os acontecimentos.
    Beijos!
    www.porlivrosincriveis.blogspo.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Estou muito comovida com o post e a obra do autor, que também simplesmente me apaixonei pela sinopse e tudo o que o livro significa.
    Achei muito legal esse vínculo que o autor manteve com Maria e senti uma angústia no coração quando li que ele havia voltado e ela não estava mais lá.
    Pretendo ler a obra em breve.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Francine!
    Esse livro deve ser lindo!!! Gostei muito da sinopse, da história do autor e sua motivação.
    Essa relação que ele teve com a Maria é algo único por dois motivos: o primeiro que deve ser uma sensação maravilhosa para ele e segundo porque muitas poucas pessoas tem essa mesma atitude...
    E a ocasião em que a Maria podia ter vendido o livro e não o fez por ter sido um presente realmente me emocionou.
    Parabéns pelo post. Com certeza irei colocar na minha lista para ler.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oie!
    Nossa, deve ser bem emocionante. E ainda com uma história bem delicada. Não esperava esa história, e já tenho uma pessoa para indicar. Que livro bem interessante e espero poder conferir.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  15. Oi oi,
    Gostei da capa e da premissa do livro. Mas faz um bom tempo que não leio livros desse gênero. Essa editora eu já conhecia faz um tempo, e sei que ela é ótima na divulgação e diagramação do livro. O autor é um fofo, e tem uma história e tanto para contar :)

    Mas não acho que não vou gostar do livro, pois estou na correria chamada "ENEM", e tem muitos livros na minha estante para der lidos, então....

    Beijoss querida, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  16. Nossa, uma proposta completamente diferente e que já me deixou curiosa para conhecer! Gostei muito de saber sobre esse lançamento e desejo o maior sucesso ao autor. A obra parece nos trazer muitas mensagens e mostrar a realidade, sinto que a leitura será impactante.

    ResponderExcluir
  17. Esse não é muito meu tipo de livro, normalmente prefiro fantasia ou algo que pelo menos me faça afastar dessa realidade tão dolorosa em que a gente vive. Mas achei muito legal o autor ter se inspirado para escrever depois de ter conhecido uma moradora de rua, o enredo deve ser tocante.

    ResponderExcluir
  18. Olá Francine! Um morador de rua ser protagonista principal da história e algo que foge do que eu estou acostumada a ler, e amei a ideia. Nossa a história foi incrível e emocionante. E a atitude do escrito inspiradora. Com certeza irei conferi a degustação do livro. Beijos'

    ResponderExcluir
  19. Olá Fran!
    Que história linda essa só autor. Realmente não damos atenção aos moradores de rua e muitas vezes não os enchergamos. Achei lindo ele querer homenagear a dona Mari e fiquei pensando será que ela está viva e bem? Nunca vamos saber ne.
    Espero poder ler o livro em breve.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem? Uma grande e nobre gesto criar e contar uma história que não seria contada. Parece um livro de uma sensibilidade incrível e assunto mais do que relevante. Boa dica, beijos.

    ResponderExcluir
  21. Oi Fran,
    Que sensibilidade do Felipe, me emocionei aqui ao ler o caminho em que ele fez para escrever essa obra. Ao terminar, me deixou um aperto para querer saber onde se encontra dona Maria. Você tinha razão em nós avisar para separar as cadernetas. É impossível não querer conhecer essa obra mais a fundo.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  22. Olá, tudo bem?

    Que história linda e quanta sensibilidade do autor. Em toda minha vida nunca havia lido ou visto uma obra tão singela quanto esta.

    Adorei a proposta do autor e espero ter oportunidade de ler.

    Obrigada pela dica 0/

    ResponderExcluir
  23. Confesso que fui direto pro quote e logo me interessei e logo depressa fui ler o que me espera da estória e achei fabuloso a forma como ele viu nela um inspiração para escrever e mostrar essa realidade que muitos querer esconder ou ignoram e acabei de perceber que Independentemente de qualquer coisas eles tem uma estória um motivo.

    ResponderExcluir
  24. Oi, Fran, tudo bem?

    Que linda a história do Felipe! Fiquei curiosa para saber para onde a dona Maria foi e o que a levou a tornar-se moradora de rua. Deve ter sido uma coisa muito triste mesmo para ela não querer lembrar...
    Quero dar os meus parabéns ao autor pela enorme empatia e solidariedade para com aquela mulher.
    Com certeza é um livro que eu gostaria de conferir.

    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Eu acho que estou encantada com a proposta desse livro. Parece ser lindo e tocante. Com certeza vou anotar a dica!

    ResponderExcluir
  26. Oi,

    Adorei a iniciativa do autor, com certeza irei ler esse livro. A historia parece ser muito boa, sem contar que deve ser bem emocionante.

    Ps: sei bem essa sensação de não ter lido o livro, mais já saber que vai adora-lo.

    Abs,

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados