Resenha 149 | As Exéquias – O Bairro da Cripta, Tomo III

em 19.8.16
Título: As Exéquias | Série O Bairro da Cripta, Tomo III
Autor: M. R. Terci
Editora: LP-Books | 2016 | 290 páginas
Sinopse: Terceiro livro da série que está conquistando os leitores mais exigentes em todo o Brasil.

M. R. Terci é escritor, roteirista e poeta. Antes de se dedicar exclusivamente a escrita, foi advogado com especialização em Direito do Trabalho e Direito Internacional. Começou a carreira de escritor em 2004, escreveu centenas de contos e recebeu vários prêmios por suas participações em antologias e concursos de poesia.
Sua escrita tem como característica a pesquisa histórica, primando sempre pela composição poética de cada parágrafo penejado. Com base em fatos históricos, o escritor substitui os castelos medievais pelos casarões coloniais, as aldeias de camponeses pelas cidadezinhas do interior, os condes pelos coronéis e as superstições por elementos de nosso folclore e crendices populares, verdadeira transposição do gótico para a realidade brasileira.
Seus livros não são apenas para os fãs do gênero horror. Seu penejar é para quem aprecia uma narrativa envolvente, centrada na experiência subjetiva dos personagens mediante as possibilidades que o contexto sobrenatural de suas estórias permite.
É o criador da série O Bairro da Cripta, composta por contos de terror que colocam os clássicos do terror universal sob o lume dos lampiões de querosene dos sertões paulistanos do século XIX. Os três volumes iniciais da pentalogia, Elegias, Epitáfios e Exéquias, foram publicados pela Editora LP-Books, respectivamente em outubro de 2014, maio de 2015 e junho de 2016. Seguirão, ainda, os Epicédios e as Endechas do Bairro da Cripta.

Fantasmas, vampiros e lobisomens circunvagam, famintos, os anais fantasiosos e imponderáveis de um bairro da cidade de Tebraria, cujas casas se confundem, sobremaneira, com os túmulos e mausoléus do arcaico cemitério da localidade. Neste lugar assombrado, entre seus habitantes não se distinguem os vivos dos mortos, ao ponto de se considerar o coveiro, o prefeito honorário daquele imenso e mal afamado lugar.
Chamam-no o Bairro da Cripta.

Resenha

Não é segredo para ninguém que sou fã do autor M. R. Terci. Seu talento narrativo se destaca em qualidade, criatividade e ousadia, além de elevar o nível do horror nacional ao relacionar ficção e pesquisa histórica.

Imaginem como me senti ao concluir a leitura de As Exéquias, o terceiro volume da série O Bairro da Cripta e, mais uma vez, adicionar algo de M. R. Terci entre meus favoritos! Esta foi uma das melhores antologias que já li na vida, surpreendente e envolvente em níveis extremos.

Aos que não sabem, O Bairro da Cripta é uma série de gênero horror. Cada volume desta série apresenta contos ambientados no século XIX e primeira metade do século XX, contextualizados na cidade fictícia de Tebraria, no interior paulista. Com vocabulário de ímpar qualidade, o autor dá vida ao sobrenatural sem qualquer clichê. O mais especial? Os contos apresentam personagens que ora são protagonistas, ora são coadjuvantes, de modo que podemos revê-los entre uma antologia e outra.


O
primeiro conto, O Templo do Inseto, faz tremer até o coração mais valente. Nele conhecemos Calídice... Calídice de lábios doces e pele macia, Calídice de sussurros suaves e olhar ousado, Calídice das promessas sombrias.

Que me importam os agouros noturnos? Junto a ela, eu seria capaz de caminhar pelo braseiro do inferno.

Pobre protagonista. 
Até mesmo o amor pode ser macabro n'O Bairro da Cripta.

Depois de arrebatada pela leitura, já não consegui parar. Mais uma vez caminhei pelas ruelas trevosas d'O Bairro da Cripta, atenta até mesmo à minha própria sombra (afinal, uma vez que escolhemos passear por esses contos, vemos quão próximo o sobrenatural habita).

Ah, caro leitor, em meio ao chilreio incessante dos insetos, nesse Bairro certamente não ouviriam seus gritos! Caminhe depressa, olhe para os lados e nunca, jamais, seja ingênuo em acreditar que poderia pedir ajuda a alguém desconhecido. Não são apenas as trevas que guardam a maldade, o próprio homem é capaz de lhe dar uma face. O segundo conto da antologia, intitulado O Fruto, é um exemplo claro disso. Quebrou meu coração de tal jeito... que pensei não haver conserto.

Então, o terceiro conto me trouxe um pouco de conforto. Coisa estranha de se dizer sobre leprosos que escondem mistérios além da nossa compreensão. O Leprosário me fez perceber que cada pessoa aprende a aguentar seu próprio fardo. Adapta-se, ajusta-se, e por vezes precisa abandonar sua humanidade para isso.

Tebraria sequer sonhou quem era Sabujo.
Para saber dele, seria necessário deduzir que seus mortos não jazem debaixo da terra do centenário cemitério, onde a eternidade marca de pó o escuro dos nomes.
Os mortos não estavam lá, acoitados sob uma mortalha de relva.
Estavam sob sua pele.

É difícil eleger favoritos entre tantos excelentes contos, mas meu coração é traiçoeiro e reservou um espaço especial para dois deles: 

Tinha uns olhos da cor da tempestade apresenta Dezidério, um velho que – por onde passa – provoca comentários entre as pessoas. Isso porque há algo muito estranho com sua sombra... Ela parece ter vida própria, movendo-se sem coerência, esticando-se quando deveria estar pequena.

Este conto é TÃO BOM que você também pode encontrá-lo em uma publicação individual na Amazon. Vale a pena lê-lo para ter uma amostra do talento do autor M. R. Terci e de As Exéquias (se desejar, confira a minha resenha para saber mais).


Túnel para perdição, meu segundo conto top-favorito desta antologia, ecoou em meus pensamentos durante vários dias. Nele acompanhamos o desespero de um carteiro que está voltando para casa através do Túnel Descendente 66 e acaba de sofrer um bizarro acidente de carro. O que acontece com o protagonista é digno de um curta-metragem!

Está ficando frio.
Mais frio. Está ficando frio e escuro.
É sempre frio no Bairro da Cripta. Sempre escuro.

Vale a pena acompanhar a série e ter a chance de melhor conhecer o passado, presente e destino de cada personagem. Entre as antologias, temos a chance de nos aprofundar nas suas personalidades distorcidas, cruéis e/ou solitárias. Cada palavra, cada linha, penejada pelo autor é como o um refinado tempero que dá ao alimento um sabor sem igual. Ao fim, o paladar é atingido por uma bombástica mistura, perfeitamente equilibrada, que nos faz reconhecer: M. R. Terci é um chef da mais alta patente.

As Exéquias é uma antologia que recomendo a qualquer leitor que aprecia o gênero horror! A capa está maravilhosa (para mim, representa o conto O Leprosário) e a edição primorosa (conta com notas de rodapé ilustradas em anexo)! Vale cada centavo e cada minuto de investimento.

Avaliação:

Interessou-se pelo livro?
Redes sociais: Skoob | Página do livro | Página do autor | Site | Compre: Autor; Amazon.

Sobre o autor:
M. R. Terci é escritor, roteirista e poeta. Antes de se dedicar exclusivamente a escrita, foi advogado com especialização em Direito do Trabalho e Direito Internacional. Começou a carreira de escritor em 2004, escreveu centenas de contos e recebeu vários prêmios por suas participações em antologias e concursos de poesia. É o criador das séries: O Bairro da Cripta, Caídos e as Crônicas de Pólvora e Sangue dos Imperiais de Gran Abuelo.

Outras publicações do autor:

    

Minissérie publicada na Amazon (primeira temporada completa):

O que achou da resenha?
Adoraria saber se já leu ou interessou-se em ler As Exéquias!

22 comentários:

  1. Ai ai por que eu tinha que vir aqui ler essa resenha? Agora estou surtada precisando ler a obra e não posso simplesmente largar o trabalho.
    Fran sua linda (saudades de ti♥) amei a resenha, muito bem escrita. Consegui sentir cada pedacinho das suas emoções e isso me deixou ainda mais louca de vontade ler a obra. Foi ótimo saber mais sobre o livro, ter noção do que irei encontrar. Sou fã de carteirinha (você tem culpa nisso), o livro já está na minha lista de leituras, porém percebi lendo a sua resenha, que preciso colocá-lo no topo.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Olá
    eu não conhecia o autor, mas seus comentários me deixaram bem curiosa para conferir, especialmente porque adoro o gênero e acho difícil encontrar boas histórias e diferentes. Com certeza irei procurar mais informações sobre as obras, afinal de contas é uma ótima indicação. Quero ler logo mesmo!
    beijos, Fer
    wwww.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Oiiiii Francine

    Não sou muito de livros de coletâneas de contos (confesso). Eu demoro pra me envolver numa história e como os contos são curtos, as vezes não acontece. Mas, com essa resenha fico curiosa pra conhecer um pouco mais das obras do autor. Nunca li contos de horror então seria uma ótima oportunidade pra começar.
    Levo anotado

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  4. Oiii Francine! Meninaaa fiquei arrepiada aqui kkkk Eu sou MUITO medrosa muito mesmo, mas sou louca para ler um livro do gênero Horror/Terror. Não conhecia esse e também não conhecia o autor, vou colocar na minha lista vai que em um futuro eu leia né?! Você já falou aqui no blog como começou a ler esse gênero? Seria um boa ideia para incentivar a outras pessoas :) rsrs Adorei o seu blog e já estou seguindo!

    ***Beijokas -Hellen Barros.

    Apenas Giz | Sorteio No Blog

    ResponderExcluir
  5. Olá Fran!
    Ainda tenho que criar vergonha na cara para ler algo do Terci. Sou só um pouco medrosa, mas nada do que ler durante o dia não resolva.
    Mas, eu sei que ele é um autor talentosíssimo, ainda terei oportunidade de conhecer suas obras.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oiee Fran ^^
    Eu já tinha visto sobre o autor e seus livros antes, mas eu não gosto de terror (é um dos gêneros que eu menos gosto e mais evito ler), então a obra não me chamou a atenção. Eu sou uma pessoa medrosa, sabe? kkkk' então mesmo se sentisse curiosidade para ler, ainda assim não leria, porque depois não consigo dormir. Mas fico feliz que você tenha gostado tanto do livro :)
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  7. Olá!! :)

    Eu confesso que não conhecia mas acho que não leria porque não gosto la muito de antologias... :)

    Para alem disso, o terror e toda essa realidade relacionada, criptas e afins, não são o meu forte! :) Mas fico muito contente que tenhas adorado o livro! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  8. Olá Fran,
    Curto muito o gênero horror, mas todos os que li até hoje não chegaram perto de me assustar, sabe? E isso me deixa bem desanimada. Entretanto, As Exéquias me deixou muito curiosa. Adorei saber que o primeiro conto faz o coração mais valente tremer e fiquei muito curiosa para saber como o autor lida com tudo isso.
    Claro que anotei a dica e espero adquirir o livro muito em breve.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Não sou muito fã do gênero e raramente o leio, talvez por isso eu não conhecia a série até então. Sou medrosa demais e a menor aparição de fantasmas e afins eu já começo a olhar pros lados com medo, por isso passo a dica haha. Ao menaos até criar um pouco de coragem.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi Francine! Eu não conheço as obras desse autor, mas após ler sua resenha fiquei curiosa. Não sei se eu ficaria com medo, mas com certeza meu coração seria disparado em algumas passagens. Fantasmas, lobisomens e vampiros? Muito interessante!

    ResponderExcluir
  11. Nossa muito legal adorei a resenha não conhecia ainda a obra fiquei muito curiosa e louca para ler a serie.
    Sou muito fã desse estilo de livro mesmo que fique morrendo de medo enquanto leio é muito legal.
    Bju
    Mary Reis.

    ResponderExcluir
  12. Oi Fran!
    Não conhecia o autor e nem os livro dele. Mas fiquei bem curiosa, apesar de ser bem medrosa pra esse tipo de livro. hahaha Um dos contos que mais me chamou a atenção foi Tinha uns olhos da cor da tempestade, parece ser ótimo ein?! Não costumo ler antologias e nem contos, na verdade. Mas por esse acho que irei arriscar, você falou tão bem, que estou muito curiosa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi Francine!

    Eu confesso que não sou muito de ler terror, mas contos eu consigo encarar. Não conhecia o autor, mas parece que ele trabalha muito bem com o gênero. E poxa sua resenha está super completa! Parabéns!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  14. O autor já publicou bastante coisa heim?
    Eu adoro contos, mas não costumo ler muitos neste gênero e acho que conforme você descreveu e se sentiu caminhando pelas ruas do bairro, eu morreria de medo...
    Curti a dica e acho que ainda assim, eu encararia.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi Francine, tudo bem?
    Adorei a sua resenha! Amo histórias de terror/suspense e pelo o que você disse, essa antologia está bem recheada de contos macabros e incríveis!
    Fiquei bem curiosa sobre o conto que você mais gostou, o que o velho tem uma sombra que parece se mexer sozinha, que tem vida própria.
    Essa parece ser uma série muito legal e com certeza irei dar uma olhada, já que aprecio muito o gênero.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  16. Hi baby, tudo bem? gostei muito da resenha, só fico com um pé atras pois tenho muito medo de livros de terror kkkk mesmo esse parecendo ser bem interessante! acho que vou dar uma chance ao livro e ao gênero também

    Lilian Valentim
    http://speakcinema.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Adorei a sua resenha!
    Sou meio medrosa com livros do gênero mas sempre quis me arriscar em alguma leitura de terror, vou anotar o nome dessa série e quando estiver no meu "momento de coragem" irei me arriscar na leitura, torça por mim!
    Beijos,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  18. Não sou acostumada a ler livros de terror, pois, confesso, morro de medo! Contos também não são minhas leituras preferidas, mas pode ser que seja só falta de costume.
    Mesmo "me borrando" toda só pela resenha, achei o livro interessante, e fiquei realmente curiosa. Irei ler com certeza, preciso conhecer o M. R. Terci, já que você gosta tanto dele, o cara deve ser realmente bom!
    Mas olha, se eu tiver um ataque, ou qualquer coisa do tipo, a culpa é toda sua! kkkkk Brincadeiras a parte, só queria dizer que essa capa é MARAVILHOSA, o que me fez ficar ainda mais curiosa e com mais medo.

    Beijinhos...
    Desencaixados

    ResponderExcluir
  19. Não gosto de terror, por ter muito medo, por isso não leria esse livro, mas fico triste por isso, já que me aparenta ser um livro muito bem, principalmente por ser aprofundado colocando pesquisas históricas. Os contos parecem assustadores, Tinha uns olhos da cor da tempestade tem um enredo bacana, fiquei curiosa para saber mais sobre sua sombra teimosa, e já me assustei apenas vendo as imagens rsrs por fim, resenha maravilhosa, indicado para quem gosta do gênero

    ResponderExcluir
  20. Olá, moça resenhista, como vai? *Tiro meu chapéu de menestrel.*
    Primeiramente, excelente resenha.
    Segundo, horror é definitivamente a minha praia e amo surfar nela.
    Terceiro, quero muito conhecer esse autor em pessoa.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Que livro é esse, menina? Eu não conhecia e confesso que nao costumo ler antologia e nem terror, mas eu fiquei curiosa com esses contos. Os mesmos parecem ser bem assustadores e o melhor que é nacional. Enfim, adorei sua dica.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  22. Oi Fran!
    Não sou de ler livros ou contos de terror, mas a sua resenha me deixou curiosa para saber como a história é desenvolvida e que mensagem ela passa. Criar um cidade fictícia, com personagens bem construídos não é para qualquer um.
    Adorei a forma como você escreveu a resenha e se tiver oportunidade vou ler o livro.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados