Resenha 147 | Operação Harém

em 15.6.16
Título: Operação Harém – O mundo secreto da prostituição de luxo
Autor: Tony Chastinet
Editora: Companhia Editora Nacional | 2015 | 344 páginas
Sinopse: Depois de ter o sonho de fazer dinheiro no exterior destruído, Ariane volta ao Brasil disposta a denunciar uma grande rede de prostituição de luxo e tráfico internacional de mulheres. É assim que começa Operação Harém, livro-reportagem do jornalista Tony Chastinet, que, instigado pelo anonimato da operação à época, foi buscar informações para encaixar as peças dessa brilhante investigação conduzida pela Polícia Federal e por agências de segurança internacionais. O leitor terá à mão os detalhes do esquema milionário e saberá um pouco mais da vida das mulheres que fazem o famoso book rosa. Mergulhará na grande rede da prostituição de luxo, onde não há limites para o poder e a ganância.

Resenha
por Bianca

Ano de 2009. A polícia federal investiga esquema internacional de prostituição de luxo. Uma quadrilha estava envolvida neste esquema, que foi denominado de Operação Harém pela PF. Os investigados aliciavam e exploravam modelos, atrizes, dançarinas de programas de TV e ex-integrantes de reality shows para prostituição. Os valores variavam de quatro a vinte mil reais por programa. O cenário? Hotéis luxuosos dentro ou fora do Brasil. Os clientes? Políticos, empresários, jogadores de futebol.

Onze pessoas chegaram a ser presas. De acordo com informações da Folha de São Paulo, em 2014 já respondiam em liberdade. A justiça brasileira entende que prostituição não é crime, e que as mulheres aliciadas pela quadrilha envolveram-se por vontade própria. Os nomes dos envolvidos, clientes e prostitutas são mantidos a sete chaves pela PF.

Infelizmente, tudo isso que relatei não é ficção. É um fato verídico e, se você nunca ouviu falar a respeito, explico o motivo: a mídia não fez muito alarde sobre a operação. Alguns jornalistas declararam que muitos políticos tentaram (e pelo jeito conseguiram) “abafar” o caso na mídia. Procurem agora mesmo sobre a operação no Google. Vou esperar.

Não encontraram muita coisa, certo? E o pouco material que existe sobre o assunto ainda contém muitos “buracos” que não conseguimos compreender.

Tony Chastinet, jornalista, traz no livro Operação Harém justamente detalhes sobre essa investigação. Ele nos apresenta um mundo real, onde as mulheres que se sujeitam a venderem seus corpos não são de classe baixa que veem essa saída como única para conseguirem algum dinheiro. Não. Essas mulheres são de classe média alta: modelos, atrizes, estudantes do exterior... O que têm em comum? Ambição e beleza.

O sexo funcionava como uma consequência. Além do pagamento altíssimo, como dito no início da resenha, ainda ganhavam joias e o poder para frequentar locais luxuosos.

O esquema é muito maior do que minha cabeça de mulher criada no interior poderia imaginar. A quadrilha agia dentro e fora do Brasil, e tinham até mesmo sites para facilitar a escolha dos clientes. Tudo muito profissional e sigiloso.

Lembram-se de Verdades Secretas? Quem não conhece, foi uma minissérie da TV Globo que apresentou a muitos brasileiros o chamado book rosa. A modelo era contratada para participar de um evento ganhando determinado valor por noite. Mas, se ela topasse participar de algo mais íntimo, poderia trabalhar menos e ganhar quatro vezes mais. Em Operação Harém, Tony ainda esclarece a real existência de agências de modelos que trabalham com o book rosa. E demonstra uma realidade não muito rosa.

Eu tinha uma opinião muito sensacionalista a respeito da prostituição de luxo. Defendia a ideia de que a mulher que se submetia a faturar dinheiro em troca do seu corpo estava nesta vida porque queria. Bem feito para ela caso se desse mal. Quem mandou ir para outro país? Porém, Tony me mostrou o outro lado da moeda e me fez mudar de opinião.

Realmente, as mulheres entravam nesse esquema por livre e espontânea vontade, algumas chegavam a se oferecer para participar; porém, quando o assunto era sair dessa vida, as coisas se complicavam muito. A vontade da mulher não prevalecia quando o desejo era de abandonar o esquema.

Uma rede de prostituição tão bem gesticulada, a meu ver, deveria ter uma atenção de primeira com suas profissionais. E não era bem assim. Casos de estupros, assédios, exploração para obtenção de lucro...  Nem preciso frisar o quão criminoso é.

A prostituição de luxo ainda é vista como um caminho prazeroso e fácil para a riqueza. E Tony demonstra a outra face desse caminho. Homens asquerosos, sujeição a doenças sexualmente transmissíveis e AIDS, são apenas alguns exemplos.

Ele ainda faz questão de ressaltar o quão difícil é o trabalho da polícia em dar fim a esses esquemas e até mesmo investigá-los, já que as denúncias só ocorrem quando alguém sai prejudicado e as vítimas têm medo de se revelarem e apontarem os culpados.

É uma leitura muito interessante, que só me frustrou na narrativa. Eu esperava algo mais formal; um documentário muito bem elaborado. Fiquei preparada, com o dicionário virtual em mãos para me aprofundar em termos específicos, fatos verídicos e etc., mas foi tudo muito simples. A narrativa foi romantizada e isso me causou incômodo e frustração. Gosto muito de documentários, e era isso o que esperava do livro.

Mesmo assim, não deixo de recomendar para aqueles que, assim como eu, são instigados pelo mundo obscuro da prostituição de luxo.

Avaliação:
Interessou-se pelo livro?
Skoob | Compre: CulturaExtraSaraivaSubmarino 
Assista ao Book Trailer:

Sobre o autor:
Tony Chastinet é jornalista e paulistano. Experiente, passou pelos jornais Diário de São Paulo, Diário Popular e por emissoras como SBT e Record. Atua há mais de 10 anos como produtor investigativo, apurando matérias de grande repercussão. Atualmente trabalha na Rede Bandeirantes de Televisão e tem no currículo os prêmios Esso, Embratel e Vladimir Herzog, os mais prestigiados do jornalismo brasileiro. É também um dos autores de O Lado Sujo do Futebol.
Acesse as redes sociais da Companhia Editora Nacional:

O que acharam da resenha?
Já conheciam a obra? Comentem!

25 comentários:

  1. Olá,

    A prostituição é realmente um assunto polêmico no Brasil, afinal não é considerado crime a prática, mas a exploração do trabalho ou a criação de casas especializar para isso é crime, o que com certeza não traz muita segurança para as pessoas que se aventuram nesse mundo, pois como você mesma disse não é simplesmente entrar e ganhar dinheiro, há várias coisas em jogo, questões de saúde, segurança e principalmente a oportunidade de sair do esquema que normalmente é muito dificultosa. Gostei bastante da premissa do livro, promete esclarecer mais a respeito do assunto e eu também fico muito curiosa por esse assunto presente a tantos anos em nosso cotidiano. Espero um dia aderir essa leitura. Parabéns pela excelente resenha.

    Abraços
    colecoes-literarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Bia!
    Adorei a resenha. Eu não cheguei a assistir Verdades Secretas, mas sei do que se trata porque realmente foi muito comentado.
    Legal haver um livro sobre este assunto, mesmo que seja perturbador ler sobre.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Apesar de eu não ser adepta a novelas e minisséries eu gostei muito desse livro.
    Amei a resenha e a história me deixou curiosa. Vou lê-lo em breve.
    beijocas.

    meumundosecreto

    ResponderExcluir
  4. Olá, Francine. Estou numa pesquisa com profissionais do sexo e há, entre elas, uma divisão, dependendo de como se atue, basicamente uma classe social, é uma vida triste e que nem sempre tem relação com o 'querer'. Gostei de sua resenha e de você ter pontuado sobre sua visão sensacionalista, pois deixa claro como o livro é importante e informativo, certamente, entrará em minha lista de leitura.

    ResponderExcluir
  5. Oiii Francine, tudo bem?
    Eu fiquei completamente chocada por não saber da existência desse livro, porque eu achei incrível a história, e saber que há uma grande tristeza em relação de quem pode mais ou menos, lerei com toda certeza.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Olá Francine, um livro bem impactante na premissa, pena que peca no desenvolvimento dos fatos. Fiquei pensando enquanto lia a sua resenha, se a história foi encoberta, por que escrever um livro romanceando os fatos, não faz sentido. Gostei muito da sua resenha e dos pontos abordados. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu ainda não conhecia o livro, mas fiquei interessada após ler sua resenha. Realmente, eu e tantas outras pessoas não sabemos quase nada acerca dessa operação, claramente abafada pela mídia. Fiquei interessada no livro, acho interessante que o autor mostre "o outro lado da moeda". Acho que só vou me incomodar com a narrativa romantizada, assim como você.
    Ótima resenha e dica anotada.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oie Bianca, tudo bem? Engraçado que o que te "decepcionou" um pouco no livro foi o que me deixou curiosa porque eu não gosto de livros com muitos termos desconhecidos e documentários, então talvez o fato da narrativa ser romantizada seja favorável pra mim.

    ResponderExcluir
  9. Olá Fran, parece bem tenso e tem uma premissa interessante. Apesar disso, não sei se leria a obra. Talvez mais pra frente. Ótima resenha!
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  10. Uma ótima indicação, com um tema bem polêmico. Adorei a resenha, me deixou bem curiosa.
    Beijos

    http://blog-myselfhere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Talvez a narrativa tenha sido romantizada para tornar o livro mais comercial (ou a leitura menos chocante e impessoal). Seja como for, o livro é de extremo interessa pra mim, que gosto de leituras de não-ficção. É um tema bem polêmico e nos faz pensar de muitas pontos de vista. Obrigada pela indicação.

    ResponderExcluir
  12. Oi Bia, tudo bem??
    Não tinha conhecimento desse livro... aliás não tinha nenhum aprofundamento neste tema... e apesar de não ser um enredo da maneira como esperava, acho pertinente que o autor o tenha escrito desta maneira para que as pessoas possam acordar e saberem o que há por trás dessa sujeira toda.... enfim parece que a leitura foi construtiva e eu fiquei bem curiosa... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Amei, esse assunto deveria ser mais abordado pela mídia e população. E adorei sua sinceridade com relação ao livro. Beijos!
    Deixo o convite para conhecer meu blog: https://blogliterariodois.blogspot.com.br/
    Ig: @blogliterario2

    ResponderExcluir
  14. Não é bem um enredo que me atraiu muito, acho que não é um livro que me prenderia como leitora.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Bianca, eu juro que quando vi o nome do livro, a capa, eu achava que você ia falar de um livro de romance erótico E QUE ENGANO! Adorei o debate que você trouxe de que as mulheres que decidem ir para a vida da prostituição de luxo é por livre e espontânea vontade, mas para sair nunca basta apenas a sua vontade. Com certeza leria esse livro, mesmo ele tendo uma versão mais romântica. Mas, convenhamos, é bem difícil não romantizar quando todo livro é escrito por uma pessoa que implicita ou explicitamente tem uma opinião sobre o que está escrevendo, né?

    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  16. Não sou nem um pouco instigada por esse mundo, não tenho a menor vontade de ler algo a respeito, muito menos sabendo que foi escrito baseado em fatos reais. Não tenho a menor paciência com alguém que escolhe entrar num esquema desses. Deve ser mais que horrível depois perceber que não é simples sair como entrar, mas enfim, não leria.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  17. taí uma temática que muito me desperta interesse, ainda mais quando se trata de casos jornalísticos com esse grau de envolvimento de 'estrelas' e figuras importantes... não sabia dese livro, embora já tenha ouvido [vagamente] falar desse caso na época... sobre a minissérie da globo, cheguei a ver alguns episódios, é triste a situação de muitas que tentam pular fora do barco e não são atendidas... anotei a dica de leitura...
    só não curti muito os elementos da capa, mas enfim... a história falou mais alto...
    bjs...

    ResponderExcluir
  18. Oie
    recebi o livro e sinceramente não tive muita curiosidade pois foge m=bastante do meu gênero literário, mesmo assim, bela dica para quem procura algo mais peculiar

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem? ^^
    Eu recebi este livro também, só que ele está estacionado em minha estante, não me senti interessado pela história, talvez daqui a um tempo eu chegue a ler alguns capítulos e se eu gostar do enredo eu continuarei, mas adorei retratar o tema bastante polêmico, juro pra você que seria um romance erótico, hihihi.

    Beijos,
    Luan | www.entreutopias.com

    ResponderExcluir
  20. Que livro interessante, mesmo você tendo destacado que a narrativa tem falhas. Essa questão da prostituição sempre chama minha atenção, justamente por essa ponto que você destacou: as mulheres não conseguem sair desse mundo. Poucas conseguem. Tudo é muito mais complicado do que o senso comum faz parecer.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Oi!!
    Já logo no início me interessei pela leitura, tramas que envolvem investigação sempre me agradam e ainda é de fatos reais. Eu não via série do tal book rosa, mas lembro de ver propaganda e comentários.
    Vou colocar esse livro na minha lista de leitura futura.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Sinceramente esse é o tipo de livro que me agrada. Eu sempre tive vontade de ler um livro assim, sobre coisas que foram escondidas, porque realmente a mídia encoberta histórias sujas como essas. Por mas que a leitura não lhe agradou muito, eu fiquei curiosa para entender um pouco sobre esse mundo, que de fato só vim ter um pouco de conhecimento em verdades secretas.

    Oxente, Leitora!

    ResponderExcluir
  23. Oi, Bianca!
    Eu adoro livros polêmicos e esse com certeza é. haha
    Achei muito interessante. Não só já coloquei na minha lista de leituras, como já separei pra comprar. :P
    Beijo

    Canastra Literária | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
  24. Olá!

    Esse é um livro que eu leria com certeza, além de satisfazer meu gênero predileto, é também um livro com um assunto interessante. Além dos aspectos que citei, achei legal a história ser verídica, ponto para o autor.

    Abraços, Heitor Botti
    shakedepalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Bom dia Bianca,

    O bom de vir aqui é que sempre conhecemos coisas novas e de qualidade, gosto de livros verídicos e esse assunto e´bem obscuro e com certeza tem uma enorme máfia, já adicionei na minha lista de desejados....bjs.

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados