Resenha 143 | Reflexo

em 11.4.16
Título: Reflexo – Te amo, Te odeio com a mesma intensidade
Autora: Ias Guinossi
Publicação independente: Amazon | 2015 | 370 páginas
Sinopse: "Jonathan era perfeito. Perfeito para mim. Mas eu amava o Adrian... E, por mais que me esforçasse, não conseguia olhar para o Jonathan e não vê-lo senão como uma cópia, a versão de como eu queria que o irmão dele fosse." — Nicoly V.
Toda garota já teve um grande amor. E toda garota também já se decepcionou e encontrou outro amor. Mas Nicoly convive de forma insólita com isso. Depois de anos de tratamento, o sentimento de perda acaba desencadeando um adormecido e mal curado transtorno de personalidade.
Seu coração não disputa apenas o amor de um homem, ele é disputado por duas personalidades que sua mente manifesta. Como Nicoly enfrentará esse dilema, com a mente revolta e indefinida? Enfim de quem será o seu coração?
Seu caminho será certamente permeado por desafios que superam a nossa imaginação. Mas quantos desafios ela terá que superar? Será que resistirá à dor e sairá feliz dessa história?
Atração, desejo, dinheiro, romance, tormento... — um clichê romântico e triste que prenderá a sua atenção, leitor.

Resenha
[Literatura +18 por conter cenas eróticas]

Conheci Reflexo quando a Ias Guinossi procurava apoio para sua publicação através do Catarse [veja nossa divulgação]. Interessei-me bastante por esse romance ao ler sua sinopse e ver o carinho dos leitores pela autora, reconhecida no Wattpad. Carinhosamente, ela me cedeu um exemplar e sinto-me feliz em vir apresentar minha opinião para vocês.

Nesse romance conhecemos Nicolly, uma jovem mulher que sofre de Transtorno Dissociativo de Personalidade, anteriormente denominado Transtorno de Múltipla Personalidade (popularmente conhecido como Dupla Personalidade). Enfim, o fato é que Nicolly apresenta outra personalidade e sua condição estava sob controle depois do longo acompanhamento psiquiátrico e medicamentoso. No entanto, quando Nicolly decide ser independente e morar sozinha noutra cidade, os sintomas voltam a aparecer.

Ao mesmo tempo, Nicolly conhece Adrian. Ela, que geralmente prefere os morenos, se sente atraída por seus fios loiros e olhos claros. Há algo nele que a faz desejar conhecê-lo. Talvez seja seu olhar frio e dominador, sua atitude imprevisível, seu jeito arrogante e autoritário. Adrian parece um ímã que faz Nicolly se esforçar para manter-se próxima. O problema é que, quanto mais próxima Nicolly está, mais distante parece que Adrian faz questão de se manter.


Nicolly está sofrendo. Adrian parece sempre preocupado e ocupado com o trabalho, mal consegue vê-la. O sexo é quente, dominador, e faz Nicolly ter certeza de que ambos combinam. Mas seus sentimentos não estão em sincronia. 

É nesse contexto confuso que Jonathan aparece. Ele é o irmão gêmeo de Adrian. A mesma aparência, personalidades opostas. Jonathan é carinhoso, alegre, despojado e gentil. Ele corresponde a atenção de Nicolly. No entanto, a outra personalidade de Nicolly o odeia. Ela não quer "o falso", e sim "o verdadeiro Adrian". Ela quer se afastar de Jonathan, porque não aceita ver o amor de Nicolly ser dedicado a outro que não seja Adrian.


Achei muito interessante o modo como a autora deu voz ao conflito que Nicolly enfrenta dentro de si mesma. Como podem ver no quote acima, as personalidades dela dialogam e se enfrentam. Por isso, a personagem pode amar e odiar ao mesmo tempo, provocando confusão e revelando a fragilidade de sua situação.

Nicolly está ruindo diante da pressão de amar alguém que parece não a corresponder. O fato de Jonathan ser completamente igual a Adrian desperta sentimentos dúbios. Jonathan faz tudo o que Nicolly desejava receber de Adrian. Complicado, não?

Esse não é um romance feliz. É um romance sobre uma jovem mulher de condição frágil tentando, desesperadamente, lidar com a rejeição. Sobre autodescoberta e declínio. Sobre como o amor pode machucar quando não sabemos vivê-lo.

A autora cumpriu a proposta da sinopse. Eu a admiro por trazer à tona um tema polêmico e pouco explorado na literatura. O desfecho foi ótimo, pois as atitudes de Adrian e Jonathan ganharam um novo significado, respondendo a vários mistérios que a autora apresentou. O declínio de Nicolly deu um tom tenso à narrativa, mantendo a atenção do leitor. A narrativa se intercala entre Nicolly e Adrian, favorecendo nosso entendimento sobre ambos os personagens. Ias Guinossi consegue ser fluída e envolvente em suas palavras.


Como fragilidade, destaco que senti falta de uma consistência real aos sentimentos de Nicolly por Adrian. Entendo que, na condição dela, o fato de ambas as personalidades se interessarem por Adrian "justificaria" o amor que sentia. Mas a verdade é que ambos saíram por apenas um mês, no qual se viram poucas vezes devido às ocupações de Adrian, e não houve uma intimidade construída que pudesse dar base ao amor dela. Senti que a autora fundamentou os sentimentos de Nicolly excessivamente sobre sua condição psicológica. Eu diria que, se houver uma continuação, esperaria de Nicolly uma maturidade maior em relação aos seus sentimentos. Adoraria vê-la assumindo ser mais do que o conflito entre suas duas personalidades.

Apesar disso, reconheço que muitas mulheres deixam-se iludir por pessoas que pouco fazem para merecer tamanha devoção. A solidão delas é a responsável por tornar cada mínimo estímulo de afeto algo de grandioso valor. É uma realidade triste que Ias Guinossi acabou, também, por apresentar em Reflexo.

Esse é um ótimo romance, com uma narrativa de qualidade e um tema polêmico que faz valer sua leitura! A capa é belíssima e bastante representativa. A diagramação está excelente. Recomendo para vocês.

Avaliação:

Interessou-se pelo livro?
Compre: Amazon (e-book) ou diretamente com a autora (físico) | Leia no Wattpad  

Sobre a autora:
Iasmine Guinossi, 23 anos, nascida em Teresópolis RJ, graduada em Ciências Biológicas pela UNIFESO, descobriu seu amor pela escrita em 2013. Com o incentivo de amigos, iniciou seus primeiros contos eróticos, publicando-os virtualmente em um grupo feminino de uma rede social.
O gosto pela leitura sempre esteve presente em sua vida, porém ganhou força após a decisão de transformar em livro um de seus contos. Seu primeiro romance, Reflexo, começou ganhar forma em Outubro de 2014 e, em Janeiro de 2015, foi concluído. Seu gosto literário vai de comédias românticas, dramas, aventuras, biografias polêmicas a temas ligados a política e religião.
Mãe do pequeno Bernardo, 04 anos, filho de seu companheiro Vinícius, com quem sonha construir um futuro um tanto clichê, casar-se e ter uma vida feliz.
Ias, como gosta de ser chamada, é otimista e determinada, não deixa que um simples obstáculo ou um grande problema tire seu foco. Seu bom humor é uma de suas principais características, o que vem marcando sua biografia e perfil nas redes sociais:
“Olá, meu nome é Iasmine, mas podem me chamar de Ias – com i, não é um l. Bióloga, escritora, taurina, dramática, mamãe, noiva, flamenguista e fã apaixonada pelo ator Chris Evans. Adoro o diferente e estou sempre pronta para o novo. Minha frase de vida se resume em: eu quero, eu posso, eu consigo; e carrego-a aonde quer que eu vá.”

O que acharam da resenha?
Eu adoraria saber se pretendem ler Reflexo!

22 comentários:

  1. Oi Francine, eu já tinha lido uma resenha sobre esse livro e a primeira coisa que percebi é que a história é muito intensa. Ao ler sua resenha fiquei ainda mais curiosa para fazer essa leitura, já que é um gênero que me agrada bastante. Não conheço o trabalho da autora, mas foi ótimo saber um pouco mais sobre ela. Pretendo ler sim!
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro e nem a autora e adorei a premissa da história. Achei a Nicoly um pouco volúvel, que vai além do transtorno. Acho que só lendo o livro mesmo para eu construir uma opinião forte sobre ela. A capa está ótima com essas letras invertidas, como se fosse um reflexo.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Fran lindona confesso que o fato da protagonista mesmo perdida , ter sentimentos pelos dois irmãos formando um triângulo não me chama atenção, o fato de ter o transtorno não justifica em meu ver a questão. Dessa vez vou deixar passar a dica, a capa está linda. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Francine, eu não conhecia o livro ainda e fiquei super feliz em ver que você gostou dele, par ser sincera eu já me interessei porque livros com cenas eróticas já chama minha atenção hahaahh e ver que tem pontos positivos com ele, me anima mais ainda. Então já quero conhecer a obra!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem? Adquiri o livro gratuitamente na Amazon, e estava doida para ler, mas não sabia que tinha cenas eróticas. Perdi um pouco a vontade de lê-lo, rs. Ainda assim, talvez eu leia um dia :)

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  6. Oi Francine, tudo bem?
    Não conhecia o livro ou a autora, mas achei a premissa dele bem interessante!
    Não me lembro de nenhum livro que aborda o tema dupla personalidade, então foi bacana da parte da autora ter tido essa ideia e esse fato me deixa bem curiosa para realizar a leitura e ver como ela trabalhou o conflito interno da personagem.
    Estou bem curiosa e caso tenha oportunidade pretendo realizar a leitura.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá Fran,
    Existem muitas mulheres que se deixam iludir por pessoas que pouco merecem. Já tinha visto a capa desse livro em algum lugar, mas não havia me aprofundado na história. Achei legal a forma como a protagonista entra em conflito em relação ao Adrien e ao Jonathan. Saber que não é um romance feliz me faz sentir muita vontade de ler, pois pareceu bastante reflexivo.
    Adorei sua resenha e, mesmo com essa fragilidade, espero ter a oportunidade de ler em breve.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  8. Amiga preciso te dizer que eu admiro muito a maneira como tu aborda as resenhas em seu blog. Você escreve de uma maneira que me chama muita atenção e eu adoro isso. Agora lendo sua resenha achei a estória bastante interessante por conta da proposta e também por causa da protagonista que passa por esse problema de dupla personalidade. Realmente é algo pouco explorado na nossa literatura e acho bem interessante abordar mais sobre isso, porque as vezes em uma estória assim podemos entender um pouco a mente dessas pessoas e outras pessoas podem vim precisar também de apoio, pois tudo tem solução né? Enfim...Mas não sei se eu leria, porque eu sou meia impressionada com as coisas, mas talvez mais pra frente quem sabe...

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/04/resenha-o-plano-e-o-amor.html

    ResponderExcluir
  9. Oi Francine,

    Você sempre trazendo resenhas ótimas em?
    Eu adorei o lance das duas personalidades, acho isso muito incrível de saber como funciona e tals. A autora realmente traz um tema polemico e me parece que ela consegue desenvolver e explorar bem. Eu gosto de romances não felizes, porque me da uma impressão diferente SEMPRE sobre a vida e relacionamentos. Realmente um livro curiosa que vou atrás para ler. :D


    beijo!

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Uma amiga leu esse livro e foi me contando as coisas que iam acontecendo pelo face, e olha, esse livro realmente é bombástico.
    Essa protagonista com toda sua 'carga emocional' deixa o leitor bem confuso, e não sabemos pra quem torcer, e o final é realmente bombástico, e fiquei boba quando entendi tudo.
    Não sabia que ia ter continuação, espero que saia logo ;)

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  11. Nossa ser duas pessoas ao mesmo tempo parece bem complicado hein!? Só com sua resenha já vi um pouquinho de como.as pessoas com dupla personalidade devem se sentir.
    Adorei a capa do livro e acho que ela condiz bem com o enredo que nos é apresentado.
    Só não vou incluir o livro nas minhas leituras pois creio que não teria paciência com as indecisões da personagem mesmo sabendo da doença que ela tem.
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  12. Oie.
    Eu amei a premissa do livro, nunca li um livro onde a personagem sofre de dupla personalidade. Deve ser beeem interessante e fiquei bem curiosa.
    Já tinha visto a capa do livro no face muiitas vezes, mas nunca tinha lido a sinopse ou uma resenha, então posso dizer que estou completamente louca para ler o livro ♥
    Amei sua resenha, bem completa e bem estruturada, realmente preciso desse livro.

    ResponderExcluir
  13. Olá Francine,

    Eu não conhecia o livro e nem a autora, a premissa é interessante e sua resenha confirma isso, a capa também é bem criativa, mas o livro não faz muito meu estilo....bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oiii!

    Realmente é ótimo ver o tema abordado na obra, infelizmente não temos muito desse estilo e acho que é sempre importante que o autor tome cuidado para que não se perca durante a escrita. O que me pareceu acontecer com esse. Uma pena que ficou faltando alguns detalhes para que seja uma obra perfeita.
    Espero que a autora leve em consideração essa sua pontuação!
    Ótima resenha!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Oi *--*

    Acho que é a primeira vez que vejo algo sobre esse livro e fiquei impressionada com uma premissa tão boa. É um tema bem forte por tratar de distúrbio de personalidade a autora deve ter tido muito cuidado pra desenvolver os sentimentos da moça e creio que por isso você achou que faltou algo nesse quesito.
    Vou procurar saber um pouco mais e fazer a leitura.

    Bjos
    rrillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Adorei a resenha, parece ser um livro com uma ótima qualidade. Interessante o fato da protagonista ter personalidade dupla e me parece que a história fica ainda mais interessante quando o irmão gêmeo do Adrian aparece. A história foge bastante do clichê com um tema desses e agora estou morrendo de curiosidade para ler o livro!
    Beijos.
    http://virandoamor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá.

    Apesar de não conhecer a autora, eu gostei bastante da premissa da história. Lendo sua resenha vejo que a trama parece ser bem intensa e já estou bastante curiosa para saber o que vai acontecer. Apesar de querer maturidade da protagonista, vejo que você curtiu bastante a leitura.

    Amei sua resenha!
    Beijos.
    www.anebee.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oiê
    Eu conheci essa livro a algum tempo o atrás e achei muito linda essa capa, e a sinopse até me chamou um pouco a atenção. Mas eu pulo fora, pois não sua muito fã de livro um pouco mais quente rsrs. Eu não sabia que o livro tinha ido pro Wattpad, espero que ele seja reconhecido mais e mais. Adorie a sua resenha e vou indicar essa livro cá meu amigom, ele sem dúvidas vai amar por demais rsrs. Até mais vê
    Bjks

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Eu ainda não conhecia o livro, mas fiquei curiosa,já que acho histórias envolvendo transtornos psiquiátricos muito interessantes. Não é uma leitura que eu faria no momento, já que estou me recuperando de um livro denso quanto aos sentimentos, mas vou deixar a duca anotada!Só espero que a autora saiba desenvolver melhor os sentimentos da protagonista em um próximo livro, já que essa é uma parte que chama muito minha atenção.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Oi francine,
    Olha logo de cara eu ia te dizer que o livro não fazia meu gênero, e pra falar a verdade acho que não faz mesmo, mas eu sinceramente achei tudo tão estranho, tão confuso que é impossível não ficar curiosa em relação a fazer essa leitura, sinceramente.
    Achei a premissa da obra bem original e fiquei sim, super tentada a poder fazer essa leitura, espero ter oportunidade. Beijos

    ResponderExcluir
  21. É uma história bastante intensa, ao que parece. Eu já nem me surpreendo quando sei de algum boma autora ou boa autora que surgiram do Wattpad, pois tenho visto muita coisa boa nascer de lá. Uma das coisas que interessaram nesse livro é o transtorno da personagem, pois gosto muito desse tipo de abordagem, que trazem questões voltadas para psiquiatria. Gosto de filmes do tipo também. Adorei a dica!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  22. Fran, adorei a resenha!
    A sinopse já tinha chamado minha atenção. Fiquei muito curiosa pela autora se propor a tratar de um tema, como você disse, polêmico e pouco usado na literatura. Me lembrou um pouco A Hospedeira, de Stephanie Mayer, por conta da conversa entre as duas personalidades. Esse é um tema muito interessante, e - com certeza - já coloquei o livro na minha lista de compras da Amazon!

    Obrigada pela dica!
    Beijos, Iza
    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados