Resenha 139 | Imperfeição

em 21.3.16
Título: Imperfeição [conto da antologia A Verdadeira Morte]
Autor: Rennan Andrade
Publicação independente: Amazon | 2016 | 8 páginas
Sinopse: Talvez nossas imperfeições sejam o motivo para que nós, humanos, sejamos tão perfeitos. Porque não importa o quanto a pessoa que a gente ame diga que somos perfeitos e o quanto isso nos faça sentir especiais. Todos sabemos que, lá no fundo, por mais que o outro queira, isso nunca é verdade. 
A única verdade, nessas situações, é o amor. Um amor que é capaz de cegar de uma maneira tão forte que acabamos por nos apaixonar, não só pelo que há de bom na pessoa amada, mas também por suas imperfeições.
Arthur é imperfeito de seu próprio modo: é antissocial, calado, e vive num mundo que parece ser apenas dele. Apesar disso, eu não acho que eu o teria amado tanto caso ele fosse melhor que isso. No começo, o tempo estava ao meu favor; no fim, nem tanto...
Essa foi minha vida junto a Arthur... — Jéssica Mendes.

Resenha

Sabe quando aquele alguém aparece e atrai sua atenção imediatamente? Aquele alguém que seus olhos perseguem, mas seu coração – agitado no peito – não te deixa se aproximar? É assim que a protagonista desse conto se sente.

Jéssica, uma adolescente comum, está vivendo os (dis)sabores do Ensino Médio. Sendo gentil e um pouco tímida, sofre por não conseguir expressar seus sentimentos. Ela está apaixonada por Arthur que, aparentemente, sequer nota a sua existência. Ele cativou seu interesse logo que ingressou para sua classe, mas o fato de ser silencioso e reservado é um grande obstáculo. Jéssica não tem coragem de se aproximar dele.

Misterioso, quieto e um grande antissocial. Não chamava a atenção de ninguém na nossa sala ao sentar no fundo da classe...

Sua amiga Lilian incentivou-a para que tentasse a sorte, afinal, o Ensino Médio não dura para sempre. É preciso arriscar a puxar papo para conhecer Arthur se Jéssica realmente não quiser viver apenas em seu pequeno mundo de fantasia. Mas será que Jéssica conseguirá começar uma amizade com Arthur – e dizer a ele como se sente?

Arthur me parecia tão imperfeito, e tão humano do seu próprio jeito, que era difícil sequer me imaginar perto dele.

O conto é narrado em primeira pessoa e, por isso, conhecemos claramente os conflitos da Jéssica. Gostei do modo como o autor conseguiu dar voz às preocupações de uma adolescente. Foi bastante crível. Da mesma forma, gostei de como organizou os acontecimentos, pois a evolução dos sentimentos de Jéssica ocorreu paralelamente à mudança do seu "relacionamento" com Arthur. Ao final, o conto passa a ser narrado por Arthur, o que rendeu uma perspectiva maior sobre a personagem. 

A mensagem que o conto transmite, em minha opinião, é seu ponto forte. Quando damos valor a uma pessoa, quando a vemos acima de qualquer outra, não devemos hesitar. É preciso abraçar a chance de conhecê-la e, quem sabe, de ser feliz ao lado dela. De um modo simples, o conto pode ser um convite para o leitor repensar seu medo diante de algo que se quer muito.

No entanto, não consegui me sentir conectada à narrativa. Foi um conto que, embora com uma mensagem de peso, não me encantou. O desfecho é abrupto e impactante, o que acho ótimo, mas não me emocionou – talvez por ser um conto carregado de um drama juvenil, ou talvez por outra razão que não posso mencionar para não dar spoiler.

Em minha opinião, é um bom conto, capaz de oferecer um entretenimento de qualidade ao leitor. A diagramação é simples, porém bela, e há alguns erros ortográficos que não prejudicam a leitura. Espero, em breve, ler outras obras do autor.

Avaliação:
Interessou-se pelo e-conto?

Sobre o autor:
Meu nome é Rennan Andrade, tenho dezesseis anos e escrevo histórias desde os meus treze, tendo começado a escrever blogs quando tinha nove.
Sou uma pessoa que acredita no poder do pensamento positivo, sempre visando a olhar o lado bom das coisas e das pessoas; acredito no poder da amizade, tanto que sou muito apegado aos meus amigos e a minha família, além de acreditar que a melhor característica do ser humano é, sem dúvida, a honestidade.

Conheça seus livros:

 

O que acharam dessa resenha?
Adoraria saber se pretendem ler Imperfeição!

15 comentários:

  1. Eu não conhecia, mas gosto de livros assim porque me faz lembrar a adolescência
    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oiii, tudo bem?
    Realmente eu não sei se lerei este conto, sempre procuro evitar por me sinto muito ligada ou começo a odiar o conto hahahah este eu pularia a dica. Eu gostei muito da sinceridade no final <3
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Oi tudo bem?
    Enfim temos a resenha do livro do autor que você firmou parceria. Serei sincera, não sei se no momento eu leria se tivesse a chance, estou em um momento de ler mais livros adultos, NA. Mas isso de não ter coragem de falar, achar que está apaixonada, eu já passei no ensino médio, mas superei. E acabou que nem falei nada. Mas isso faz um bomm tempo, é um bom conto para quem está no ensino médio, passando por esses momentos amorosos. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Francine!

    Eu não sou muito de ler contos justamente por achar que todas as coisas acontecem abruptamente. Acho que o Ensino Médio é uma das melhores épocas da vida da gente e o pior é que a gente só descobre isso quando acaba... Eu tive minhas paixonites naquela época e acabei deixando passar porque também era muito tímida. Hoje, na faculdade, percebo o quanto o tempo passa rápido.

    Pelo que parece, acho que esse conto seria extremamente bem explorado por pessoas que estivesse no lugar dos personagens, não é mesmo? E por passar uma mensagem talvez até pudesse transformar a vida de algum deles.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
  5. OI!!!

    Não curto dramas adolescentes, sabe eu entendo e compreendo afinal já passamos por isso, mas depois percebo o quão infantil eramos.... então não curto relembrar essa minha fase, nem sempre recordações são boas. GOstei muito da sua resenha, e creia eu só digito isso quando gosto, você abordou um tema de forma simples e o melhor sem spoiler. Fiquei triste por final não ter te surpreendido ou deixado com gostinho de quero mais, espero que o próximo livro te surpreenda mais!!

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Francine!
    O Rennan me parece um talento que veio para ficar e se firmar no mundo literário! Eu também li o conto e tive as mesmas impressões que você: gostei do modo como o autor desenvolveu a história e a achei bem verdadeira até chegar ao final.
    A mensagem do conto é muito interessante, pois às vezes deixamos passar dias, meses, anos e não deixamos alguém saber dos nossos sentimentos, sem saber que amanhã pode ser tarde demais.
    Beijos!

    Karla Samira
    http://www.pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ooi! Achei a premissa do conto bem legal, apesar de comum. Talvez a forma de ele dar voz as preocupações adolescentes, como você diz, é por justamente o autor sem adolescente ainda. Ele deve conseguir levar de uma forma mais fiel a sua escrita e até mesmo sem acabar sendo aquela coisa chata que vemos em YA escrito por adultos.
    Uma pena que não tenha surtido tanto efeito emocional em você, mesmo que a leitura tinha sido agradavel.
    Beijos
    Sil - Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  8. Eu acho que se não fosse um conto a história teria te prendido mais, não? A trama parece bem dramática, talvez faltou um pouco mais de desenvolvimento. Por isso que tenho uma relação de amor e ódio com contos... rsrs Eu adoro tramas que se passam no colégio, pois me dá uma nostalgia danada (alô, velha! rs), então vou ler o conto se tiver oportunidade!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Fran!

    No evento baixei as obras do autor, mas vou ser sincera, não gosto das capas das obras dele, acho bem fracas e sinceramente, não dão uma impressão legal ao leitor, até fiquei relutante se baixava, mas vi umas criticas boas a escrita dele e acho que é interessante conhecer. Uma pena que o conto não tenha te envolvido tanto, te emocionado, vi que ele é bem curtinho, e sendo narrado por dois personagens, dá tempo de ambos narrarem suas versões? Enfim, pretendo ler para saber mais. :D

    Da Imaginação à Escrita

    ResponderExcluir
  10. Francine, não conhecia o conto, mas apesar de você dizer que talvez não tenha se conectado tanto e nem se emocionado quero ler o conto para saber o que acontece e também por ser um gênero que gosto muito.
    Dica anotada.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  11. Olá Fran!
    Adorei a resenha. Fiquei bem interessada em ler o conto, porque ainda gosto de dramas de adolescente nessa vida. Gosto disso! (Deve ser porque a idade ainda é próxima.)
    E gostei do autor mostrar os dois lados dessa história, porque gosto de saber tudo o que se passa na cabeça dos personagens.
    Beijos! :3

    ResponderExcluir
  12. Baixei esse conto na Amazon, mas ainda não tive oportunidade de ler. É uma pena que apesar da bela mensagem você não tenha conseguido se sentir conectada à narrativa e o desfecho não tenha te emocionado. Mas achei legal o autor ter conseguido dar voz às preocupações de uma adolescente de forma crível, e espero conseguir encaixar logo na fila.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  13. Oieee! Adoro histórias de adolescentes e seus amores e desilusões! Fico meio nostálgica hahaha a história da Jessica me deixou curiosa pra saber se ela finalmente se declara, porque afinal de contas, quem nunca se sentiu assim ne? Bjosss

    http://www.porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oieee! Adoro histórias de adolescentes e seus amores e desilusões! Fico meio nostálgica hahaha a história da Jessica me deixou curiosa pra saber se ela finalmente se declara, porque afinal de contas, quem nunca se sentiu assim ne? Bjosss

    http://www.porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi, Fran!
    Então, eu já sou muito apaixonada pela leitura de contos, principalmente quando envolvem o universo adolescente e/ou romance, e eu ainda cheguei a baixar esse conto após me interessar pela premissa dele. Parece ser uma leitura visivelmente leve e gostosa de se fazer para descontrair, estou certa? Uma pena que você não tenha se envolvido tanto com ele, mas que ainda assim a leitura foi boa. Ainda mais curiosa por lê-lo agora.
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados