Resenha 136 | Sedução no Convento

em 9.3.16
Título: Sedução no Convento
Autor: Jacques Lagôa
Editora: Companhia Editora Nacional | 2015 | 168 páginas
Sinopse: Dois corpos cedem ao prazer, duas almas cedem ao amor.
Este livro narra a trajetória de Marcel, um homem bonito, atraente e cheio de vigor. Na França, ele descobre sua sexualidade ao lado de Collete, uma noviça do convento onde ele servia como empregado.
Marcel e Collete não deveriam ficar juntos, mas todas as dificuldades deste improvável romance são vencidas pela coragem que apenas a junventude pode dar aos amantes. Apaixonados e tomados pelo desejo, o casal não mede esforços para cultivar o amor que os une. A vida, no entanto, parece ter outros planos para os dois...


Resenha
[Romance erótico: Literatura +18]

A princípio, dois fatores me atraíram em relação a esse livro: 1) o título, que claramente aborda um relacionamento proibido; 2) e o fato de ser um homem a escrevê-lo, considerando que seu gênero é romance erótico.

Logo nas primeiras páginas, encantei-me com a narrativa direta e objetiva – embora bastante masculina e sexualizada. O protagonista, Marcel, é um senhor de 55 anos de idade. Ele narra com saudosismo as experiências vividas, celebrando os bons momentos compartilhados com pessoas queridas. Os capítulos se alternam entre o passado de Marcel, quando ainda era jovem, e seu presente – enquanto revive suas próprias memórias.

Entendemos que Marcel é órfão desde criança, e passou a ser educado pelas caridosas freiras de um convento em Saint-Malo (França). Conforme os anos se passaram, Marcel assumiu responsabilidades no convento numa tentativa de retribuir os cuidados recebidos e, nesse processo, naturalmente se tornou um rapaz forte. Com a juventude, outros interesses surgiram. A puberdade fez Marcel observar uma das noviças de outro modo... Colette era jovem, bela, esbelta e gentil. Ela estava sendo educada para, em breve, assumir os votos perpétuos de castidade. 


Entre olhares e pequenos segredos, Colette se encanta por Marcel e ambos vivem um proibido romance. O modo como os acontecimentos são narrados mantém o agradável sabor das expectativas e, embora com uma descrição sexual e masculina, notamos que Marcel nutre um sentimento puro por Colette: o primeiro amor.

No entanto, será que o casal conseguirá ficar junto?
O sentimento de Colette será suficiente para fazê-la decidir abandonar o convento?

Eu gostei de Sedução no Convento, porque o autor – de modo simples – conseguiu problematizar uma situação ainda comum em alguns contextos: até que ponto a vida religiosa permite às freiras experimentar os encantos que a vida traz? Durante a narrativa, Marcel aproveita as belas paisagens históricas e litorâneas de Saint-Malo, mas sente pena da vida árdua que as freiras levam... Ele sente pena de Colette por não conseguir parar alguns minutos para apreciar o pôr-do-sol, por exemplo. Observando a preocupação constante das freiras em sempre fazer serviços comunitários ou rezar, Marcel considera a vida religiosa uma prisão.

É pecado ter lazer?
É pecado se refrescar com um sorvete num dia quente?
É pecado parar o trabalho por alguns minutos, apenas para contemplar as ondas contra as rochas?


Ao mesmo tempo, o autor conseguiu fazer com que Marcel amadurecesse. Apreciei ver o que esse personagem escolheu para si próprio: viver sem arrependimentos; viver sem perder a sensibilidade diante de uma bela paisagem. Ele observava o mar como quem lhe é um amigo íntimo, com o olhar poético que apenas as almas livres têm. Aprendi com Marcel que viver e VIVER são duas coisas diferentes.

No entanto, o livro – por sua brevidade – possui fragilidades. O desfecho é inverossímil, mas entendi que o autor não se preocupou em dar mais sentido aos acontecimentos... Ele se centrou em dar ao personagem (e ao leitor) o que esperava. Da mesma forma, a narrativa em primeira pessoa e tão masculina não permitiu ao leitor descobrir como os demais personagens se sentiam. Eu quis desvendar mais de Colette, mas não foi possível. A alternância entre presente e passado também deixou a desejar, porque "o Marcel de agora" está apenas relembrando sua vida, sem mencionar "o eu atual". Não houve, portanto, enfoque sobre a vida desse personagem aos 55 anos.

Por tudo isso, considero Sedução no Convento um romance erótico diferente. Com excelente revisão e diagramação, o leitor encontrará um enredo poético e cheio de saudosismo, no qual as poucas cenas eróticas (sem detalhes excessivos) vêm dar um tom sedutor à vida do personagem. A capa revela claramente o cenário (maravilhoso!) descrito pelo autor e a narrativa objetiva será ótima para quem procura uma leitura rápida.

Avaliação:

Interessou-se pelo livro?

Sobre o autor: 
Jaques Lagôa é ator e diretor de teatro e televisão. Trabalhou como ator nas emissoras Tupi, Manchete e Globo. Como diretor, desenvolveu projetos nas Redes Manchete e Record e no SBT, onde permaneceu pelos últimos nove anos. Antes de Sedução no Convento, publicou Paris Toujours Paris: um roteiro de vida e Wandinha: a estória de uma guerreira. Jacques é paulistano e, atualmente, mora em São Paulo com a família.
Acesse as redes sociais da Companhia Editora Nacional:


E vocês, já conheciam Sedução no Convento?
Comentem o que acharam da resenha!

20 comentários:

  1. Olá Francine, eu gosto bastante dos livros da Companhia Editora Nacional. Li esse no ano passado. Se eu não me engano, assim como você eu também o classifiquei como três estrelas, talvez porque não foi tão interessante quanto previ. Concordo com você, sobre ser diferente e ainda acrescento que é previsível demais. Beijos, Fê

    ResponderExcluir
  2. Olá Francine,

    Primeiramente, devo destacar a incrível resenha que fez. Foi direta, mas contou tudo o que nós precisamos saber para se interessar pela história. Logo de cara, ao ler a sinopse, me interessei. Achei pertinente e desafiador ler um romance erótico que se passa em um ambiente como esse. Eu acredito que na ''vida real'' isso deva acontecer bastante e ainda assim é pouco retratado.
    Adorei também as questões levantadas, as idealizações de freiras e padres, a questão religiosa e de dever que tudo isso carrega. A premissa é bem diferente mesmo, mas é uma pena que o autor não buscou um final menos previsivel. Acho que pode ter comprometido a obra como um tudo.

    Anyway, gostei bastante e quero matar a minha curiosidade. Lerei em breve.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Francine! Tudo bem?
    Como não estou acostumada a ler romances eróticos (na verdade, nunca li um) fico bastante perdida, sem saber o que esperar de uma obra como essa. Não é um gênero literário que eu goste, pois eu geralmente não gosto muito de histórias com um foco muito grande em romance. No entanto, eu acredito que esta deve ser uma boa indicação para as pessoas que gostam do gênero, pois essa questão de relacionamento proibido costuma atrair sempre muita gente. Eu mesma acho bastante interessante em alguns casos. Acho que eu não leria o livro nesse momento, mas talvez eu ainda possa mudar de opinião um dia. Sua resenha está ótima! Beijos! ^-^

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Fran
    É realmente algo inusitado um autor escrevendo um romance erótico. Tenho vários motivos para ler esse livro. Um deles é eu amo o gênero, depois eu amei a premissa, e além disso queria ver como um autor se saiu nesse estilo.
    Também fico pensando como as freiras devem se sentir sufocadas às vezes, mas elas escolheram isso né..
    Apesar de algumas ressalvas que você fez, acho que leria o livro, pois fiquei curiosa.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Amiga olha eu ainda não conhecia esse livro, mas lendo sua resenha eu achei ele bastante intenso em? Mas eu não sou muito chegada em romance erótico não, embora o assunto em si tenha me chamado bastante atenção. Eu acho que para quem gosta do gênero vai curtir essa trama, até porque se relacionar com uma freira e tudo mais, tenso em? ehehehehe

    Mas mesmo assim quem sabe um dia eu venha a ler. Por enquanto eu fico com os meus romances mais leves mesmo viu? Ando tão cansada menina que estou precisando respirar um pouco rs

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/03/ebook-worlds-3.html

    ResponderExcluir
  7. Oi *--*

    Não conhecia o livro ainda, mas sei que não leria pois não gosto de romances eróticos, sempre acabo me irritando. E concordo com você, as vezes o autor pode optar fazer a narrativa em 3ª pessoas mostrando os sentimentos e ações de outros personagens, acho que foi o que vc sentiu falta.

    Bjos

    rillismo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá Fran!
    Achei bem legal a proposta diferente do livro. Falar um pouco de religião é sempre interessante. E eu sou uma amante de personagens masculino narradores. Tanto para ler e ainda mais ao escrever.
    E que capa linda essa! :3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá Francine,
    Não sou fã do gênero, mas confesso que, conforme lia sua resenha, fui ficando curiosa em relação ao livro.
    Achei legal o autor ter escrito sobre o quanto as freiras sofrem, pois imaginamos isso, mas não nos aprofundamos. Acredito que também ficaria desgostosa com essa alternância entre passado e presente, mas que sempre retrata o passado.
    Sinceramente, apesar da curiosidade, não sei se leria.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Nunca tinha ouvido falar nesse livro, e acredito que isso se deve ao fato de a editora não divulgar seus lançamentos, o que acho uma pena, pois eles tem livros interessantes no catálogo. Enfim, assim como você a primeira coisa que me chamou a atenção foi o título, e que título hahaha. Eu gostei e muito da proposta do livro, e acho que essa leitura irá despertar algumas dúvidas em mim, mas é isso que gosto num livro, quando ele me deixa pensando e questionando sobre. Estou muito curiosa sobre o que irei encontrar nessa estória, dica mais do que anotada! Adorei sua resenha!

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oie. A premissa de amor e convento relacionados me lembra alguns livros que li ano passado. A princípio não faz tanto meu estilo por ser herótico, mas acho que por se passar em um convento e ser diferente do que vemos geralmente eu poderia ler. Também me chama atenção esse fato que você menciona que é narrado por um homem, vemos pouco isso. que pena que o desfecho não foi tão bom. Ótima resenha

    ResponderExcluir
  12. Oiee Fran ^^
    Ainda não conhecia esse livro, mas só o fato de ser um erótico já me desanimou...hehe' não gosto muito de livros eróticos, mesmo que esse tenha poucas cenas hots. Não fiquei muito curiosa com a premissa dele, não é bem o tipo de livro que eu estou querendo ler no momento, sabe? Mas fico feliz que você tenha gostado do livro, mesmo que não totalmente, por conta dos pontos que você citou.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá..
    confesso que sua resenha me deixou divida, são muitos pontos importantes pendendo para o sim e para o não a se considerar... A premissa é ousada e atraente, gostei bastante da fora que o autor optou por narrar a parte erótica do livro, as narrativas apelativas me incomodam bastante. E por fim, lamento o que ficou faltando ser trabalhado melhor, acredito que deve ter sido um pouquinho frustrante.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  14. Oiii!

    Eu não conhecia a obra e achei a temática interessante, nada muito diferente do que estou acostumada. Acho que a história acaba mais do mesmo e fiquei chateada com essa falta de cuidado dele no final do enredo.
    Não é um livro que me atrai muito, mas se um dia pudesse ler, leria sim.
    Gostei da sua sinceridade na resenha!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Oi Francine, eu não conhecia o livro e nem o autor ainda, confesso que pelo gênero já fiquei bastante curiosa, pois adoro e sou super suspeita de falar! parece ter uma trama bem desenvolvida e cativante, só posso dizer que está na minha lista!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  16. Eu não gosto de romances, se tiver pegada erótica então, piora tudo. Achei curiosa você falar que o erotismo aqui não é excessivo e que o final foi inverosímel. Como assim, queria saber o final (rs). Outra coisa que me chamou a atenção foi o fato de ser um homem o autor, eu pelo menos, vejo só mulheres escrevendo esse tipo de livro. Esses detalhes aguçaram um cadinho minha curiosidade, mas não o suficiente pra que eu tenha interesse em lê-lo no momento, mas quem sabe no futuro.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  17. Olá!

    O enredo do livro parece ser bem intenso e polêmico. Eu não sei se leria ele, pois não me chamou muita atenção e apesar de não ter nada contra contos eróticos, eu imagino que narrado por um homem tenho um linguajar mais forte e não conte com nenhuma delicadeza. Sua resenha esta ótima e bem estruturada, simples e objetiva. Gostei muito!

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  18. Oi!!
    Bom só pelo título já dá para imaginar que o livro é para maiores de 18 anos rsrsr.
    Bha é mesmo dificil ver um homens escrevendo livros eróticos, eu conhecia somente o Leonardo Midas que escreveu Redes Sensuais.
    A premissa parece bem diferente dos eróticos que encontramos e isso me chamou a atenção.
    Hum eu quero ler esse livro, ao mesmo tempo que ele traz uma temática erótica e fala também sobre tudo que as mulheres abrem mão para se tornarem freiras, será que isso é justo?
    Realmente um erótico diferente e por isso fiquei louca para ler e conhecer um pouco mais de Marcel.
    Beijão!
    Lilica - O maravilhoso mundo da leitura

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    O livro tem uma temática muito forte e discordo em vários pontos sobre a sexualidade dos religiosos da igreja católica. Mas tirando isso eu fiquei muito interessada em saber como foi o desenrolar dessa história. Se o casal conseguiu enfim ficar junto. Pena o autor não ter dado foco a vida atual do personagem.
    Adorei a sua resenha e vou anotar a sua dica.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Fran, achei a resenha e a proposta do livro bem interessantes!
    Eu leria pelo título e por ser de um gênero que eu gosto, no entanto, a falta de aprofundamento nas personagens me faz ficar um pouco reticente quanto a iniciar a leitura.
    De qualquer forma, adorei a dica!
    Você e seu trabalho para divulgar a literatura nacional são incríveis!

    Beijos, Iza
    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados