Resenha 127 | O Jogo – Lenda Urbana, vol. 1

em 21.1.16
Título: O Jogo – Série Lenda Urbana, livro 1
Autora: Glaucia Santos
Editora: Sollo 2015 179 páginas
Sinopse: Quem nunca realizou jogos que mexiam com o sobrenatural quando adolescentes? Quando um grupo de amigos resolve se divertir, acaba descobrindo que nem sempre esses jogos são apenas brincadeiras inocentes e que no final o preço a ser pago é extremamente alto... Anos depois, fatos estranhos ocorrem, trazendo de volta o terror daquela noite. Patrícia sabe que não são coincidências e busca desesperadamente por respostas que podem salvar a sua vida e dos seus amigos. Ao seu lado está Leonardo, mas ela não sabe até que ponto pode confiar nele e quais são suas verdadeiras intenções. Com o coração completamente fechado e amargurado, sua única certeza é que o jogo ainda não acabou e que o mal está mais próximo do que todos imaginam.

Resenha
por Bianca

[Por conter cenas adultas: Literatura +18]

É do tipo de pessoa que ama filmes de terror ao estilo anos 90? Não dispensa um bom clichê do gênero? Bem, amigo, se você respondeu sim às minhas duas perguntas, precisa conhecer esse livro.

Em Lenda Urbana temos uma famosa brincadeira que foi realmente uma lenda urbana dos anos 90: a brincadeira do copo.

Veja bem, eu tinha apenas 15 anos e uma louca curiosidade a respeito do sobrenatural. Eu e minhas amigas não víamos nenhum perigo real naquilo, pois era apenas uma brincadeira. (posição 157)

Patty é uma garota muito parecida comigo quando o assunto é paixão pelos enredos macabros. Ela era completamente apaixonada por filmes de terror, daqueles com pessoas possuídas e casas assombradas.
Com 15 anos, tinha uma turminha de amigas que eram muito próximas. Mas com Kelly, o carinho era ainda maior. A relação das duas era muito parecida com a de irmãs.

Fascinada pelo sobrenatural, Patty sugeriu que as amigas fizessem a tal brincadeira do copo. O motivo? Além de se sentir atraída pelo desconhecido, o medo dava certa adrenalina à moça. E suas amigas, mesmo com medo, toparam participar da brincadeira, uma vez que poderiam ter revelações sobre o futuro.

O local escolhido fora a casa de Kelly. Assim, Patty, Kelly, Vanessa, Luciana, Roberta e seu namorado Duda, tentaram evocar um espírito. Alguns com muito medo, outros cheios de curiosidade e outros, ainda, desacreditados.

A brincadeira ficou bem séria quando constataram que havia sim um espírito no copo. E a coisa ficou pior quando não conseguiram contê-lo e o liberaram para o mundo real. 

E este fez sua primeira vítima: Duda foi atirado pela janela, e não conseguiu sobreviver.

Não é bom brincar com espíritos. (posição 184)

Após este episódio, a discórdia foi lançada entre as garotas. Brigas, acusações e fofocas colocaram um ponto final em qualquer chance de amizade.

Patty ficara destroçada. Sentia-se culpada por tudo o que ocorrera e, devido ao que descobrira sobre as amigas, resolveu se fechar para o mundo.

Anos mais tarde, reencontra Leo, irmão mais velho de Kelly. A sensação de saudade a fizera se reaproximar da amiga. 

Fatos ligados à fatídica noite passaram a surgir. E Patty sabia que não eram coincidências. O espírito estava entre eles, e a brincadeira estava apenas começando.

Qualquer pessoa pode evocar um espírito. (posição 1734)

É uma leitura que sabemos exatamente o que vai acontecer, não tem fatores que nos surpreende. E isto não foi um ponto negativo para mim. Como disse no início, eu gosto de clichês. 

Foi o primeiro livro do gênero da autora. Vale saber que a autora é do gênero romance e se aventurou no terror a pedido de uma amiga. 

A trama é muito envolvente e, apesar de termos uma ideia do que irá acontecer, ficamos instigados e com aquela ânsia de devorar o livro.

Temos um romance na trama, que dá a pitada sensual à história. O mesmo é bem elaborado, e também contribui para o envolvimento do leitor.

Não vi nada de original no enredo, mas imagino o desafio que foi para a autora escrever a história. 

Me diverti muito, fui remetida à minha adolescência. Assim como Patty, também já fiz essa brincadeira sombria com minhas amigas, porém foi mais cômico que assombrado.

Recomendo para os iniciantes do gênero e para aqueles que, assim como eu, não dispensam um bom clichê.

E lembrem-se:
...nunca brinque com aquilo que não conhece. (posição 1464)
Avaliação:

Interessou-se pelo livro?

Sobre a autora: 
Glaucia tem 32 anos, é casada, nascida e criada na cidade de Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Formou-se em Sistemas de Informação pela Universidade do Grande Rio e atualmente trabalha como analista de serviços de telecomunicações.
Leitora ávida e compulsiva, já leu mais de duzentos livros e hoje se dedica a publicar resenhas sobre obras literárias.
Começou a escrever no final de 2008, quando publicou sua primeira estória na internet. Depois de tanto “brincar de escrever” resolveu publicar o seu primeiro livro: “Para sempre”.

O que acharam dessa resenha?
Adoraria saber se pretendem ler O Jogo!

48 comentários:

  1. Oi, Bianca, tudo bem?
    Acredito que o único cliché que eu curto mesmo é do gênero terror e,penso em não atribuir esse adjetivo e sim como clássicos.
    Já me interessei muito pelo livro e assim como você, também bateu aquela sensação nostálgica da adolescência quando fazíamos esses tipos de brincadeira, as vezes por curiosidade e outras tantas pelo desafio de encarar o medo.
    Parabéns pela sua resenha e adorei os quotes sugeridos.
    Beijos,
    Ju
    http://nossa estante nacional.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju!! Concordo com vc, em se tratando do gênero podemos trocar o termo "situações cliches" por "situações clássicas". Obrigada.
      Beeijos

      Excluir
  2. Boa tarde, lindona! Adorei sua resenha! <3 <3 <3 <3 <3 Esse livro foi um grande desafio, .pois não leio esse tipo de romances, apesar de gostar muito de filmes de terror. Eu realmente amei me aventurar nesse universo. Agradeço de coração pela resenha e carinho. Se puder publicar no skoob ou no Amazon me fará muito feliz. Sinta-se Abraçanda por mim agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glaucia, muito obrigada por conferir minha resenha, e estou muito feliz que tenha gostado. Um prazer imenso ter vc aqui, e já publiquei em ambas as redes.
      Beeijos

      Excluir
  3. Quem nunca? hahahaha
    Gosto de clichês, e desse ambiente de lenda urbana todo
    Assisto a muitos filmes mesmo jáaaaaaaaaa sabendo o final
    Mas gosto do entretenimento :)


    http://rascunhosehistorias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então vc vai amar essa história!! Super recomendo, Léa.
      Beijos

      Excluir
  4. Olá Bianca!
    Feliz ano novo! (Seu primeiro post aqui este ano que eu vejo.)
    Adorei a resenha, mesmo sendo de um livro com um pano de fundo clichê.
    Quem nunca fez essas brincadeiras com espíritos, não é?
    Até fiquei curiosa em ler, mesmo que não goste tanto de terror assim.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ane!! Feliz 2016 pra vc tb, com muita saúde, muitas felicidades, sucesso e, claro, muitos livros perfeitos.
      Leia, vc vai gostar.
      Beijos

      Excluir
  5. Oiiie,

    Menina, para as suas perguntas a minha resposta é não :/ Morro de medo de Lendas Urbanas, não leio, não ouço, não vejo kkkk e nunca brinquei com algo parecido, literalmente esse não é o meu estilo literário. Admiro que goste e consiga ler.

    Bjs

    Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Estefânia!! rsrsrs Compreendo seu medo, e fico feliz por ter conferido minha resenha. Já foi um ato de coragem.
      Beeijos

      Excluir
  6. Oie! Adorei sua resenha, mas diferente de você eu não curto muito os clichês, por mais bem escritos que eles sejam. Por não acreditar nessa história de espíritos perambulando por aí, acho até um pouco bobo. Mas acredito que deve ter sido um trabalho enorme para a autora, considerando que ela teve uma troca radical de gênero. Não curti muito a capa do livro, mas o quote chamam a atenção. Eu até poderia dizer que, futuramente, darei uma chance ao livro, mas duvido que vá acontecer... Mas que bom que você curtiu a leitura :3

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart,
    Império Imaginário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fer! Entendo seu ponto de vista, e o respeito. Quem não acredita, pode não achar graça no enredo, e os clichês acabam por se tornarem repetitivos. Como disse na resenha, amo alguns clichês do gênero, e por isso curti a leitura. Fico feliz que mesmo não gostando, você poderá dar alguma chance ao livro. Espero que sim.
      Beeijos

      Excluir
  7. Glaucia, eu também adorava essas brincadeiras que "mexiam" com espíritos! Ja brinquei com o compasso, com o copo e tinha uma também que era só lápis e papel. Mas não gostava por achar emocionante e atiçar a adrenalina por causa do medo, mas,sim, porque eu achava curioso falar com espírito, alguém que não está no mesmo mundo que eu. Mas jogando essa informação de lado, também adoro filme de terror, na maioria das vezes não sinto medo. Na verdade, eu acho é engraçado (vai entender, tenho problemas). Eu tenho quase certeza que esse livro virou um filme (eu tenho uma vaga lembraça da cena do tal do Duda sendo jogado por uma janela, mas pode ser que eu esteja confundindo com outro filme). Achei curioso que autora escrevia romances e não terror e fiquei curiosa pra ler a história :)

    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Babi!!
      O livro não virou filme, mas a autora se inspirou em alguns clássicos das telonas para sua história.
      Beeijos

      Excluir
  8. Oi Fran, ainda não conhecia o livro e nem a autora e sinto em informar, (por causa da minha idade avançada), que a brincadeira do copo é bem anterior aos anos 90... rs A premissa do livro é bem instigante e sabe o que eu curti? O nome dos personagens, bem comuns no Brasil, o que eu sempre valorizo mito em uma obra nacional. pode ser um detalhe bobo, mas eu gosto. Acho que eu curtiria a leitura, mesmo nãos endo o meu gênero favorito e por não ler muito disso, acredito que nem seria um clichê.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivi!! Fez sucesso também em outras décadas? Cometi um erro então hahaha. Sempre bom trocar experiências. Sabe que eu também gosto de nomes comuns? Espero que um dia possa ler e contar pra gente sua opinião.
      Beeijos

      Excluir
  9. Oi, Bianca
    Não sou de ler muitos livros que falam de lendas, e não sei se leria. Ainda mais você citando que não tem grandes surpresas. Mas é uma ótima dica para quem curte esse tipo de história.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia! Eu gosto muito dessa praia de lendas hahahaha. Obrigada por conferir a resenha e deixar seu comentário.
      Beijos

      Excluir
  10. eu tenho problema com muitos clichês, mas pelo tom nostálgico que a obra me passou, certamente eu leria... tbm brinquei com o jogo do copo quando era adolescente e até hoje me arrepio com algumas lembranças... hahahahaha
    anotei a sugestão, lerei assim que possível...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amore! Com certeza traz nostalgia hahahaha. Espero que leia.
      Beeijos

      Excluir
  11. Olá!

    Serei bem sincera, lá no começo você disse que o livro seria para aqueles que gostam de terror, e eu não li nada horripilante demais no que descreveu na estória, será que você omitiu isso justamente para fazermos ir tirar nossas próprias conclusões?
    Mesmo se tratando do gênero terror, fiquei curiosa sobre o desenrolar da estória. Quero ler e já anotei para ler futuramente.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thayenne! Acho que fui interpretada incorretamente. No início quis deixar claro que o livro poderia ser agradável para aqueles que gostavam de terror estilo anos 90, como aquele nos filmes premonição, pânico, e etc. Justamente por não trazer nada de tão horripilante, pelo menos aos leitores que já estão habituados ao gênero, que fiz minha indicação para os iniciantes e ainda para aqueles que amam um bom clichê.
      Espero que leia e me conte o que achou.
      Beeijos

      Excluir
  12. Olá!
    Apesar de ser clichê, me interessei pelo livro. Gosto de livros que abordem lendas urbanas, e a brincadeira do copo foi auge dos anos 90. Nunca tive coragem de fazer..rs
    Admiro a autora pela coragem em escrever um gênero diferente do que está habituada. Com certeza leria a obra, mesmo já prevendo o final.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Li!!! Eu tive hahahaha, mas como disse na resenha foi mais cômico que assustador.
      Beijos

      Excluir
  13. Sim, eu adoro clichês e histórias de terror! haha Por isso, amei a premissa dessa obra, ainda não a conhecia, e achei incrível! Livros que nós já sabemos o final não me incomodam, porque o que importa mesmo é o desenvolvimento, né? A única coisa que não me atraiu no livro foi a capa, achei bem estranha, mas tirando isso eu leria sim a obra!
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dessa!
      Sim?? Então leia menina, não espere.
      De início não me atraí pela capa. Porém, ela me lembrou tanto aquelas capas de VHS da década de 90, e acabei me apegando.
      Beeijos

      Excluir
  14. Olá Bih! Tudo bem?
    Bom. Eu com gesso que teve a febre das brincadeira lá na escola quando eu fazia o 2° ano. Eu realmente me pelada dee do dessas coisas e passava longe desse jogo. Mas falando de livro, essa daí me deixou bem curioso, eu conheço a autora e seus outros trabalhos. Espero ter a chance de ler essa trabalho inovador da autora. Já em relação a capa, eu achei nem lá n cá. Esperava um caprixo melhor da editora, mas mesmo assim fico bacana.
    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manu!!
      Na minha época também virou febre. Tanto que a diretora passou a suspender os alunos que ousassem evocar um espírito através do copo, compasso, e etc hahahaha. Espero que vc leia e me conte o que achou.
      Beeijos

      Excluir
  15. Olha amiga sinceramente eu morro de medo desse tipo de livro sabia?
    Eu lembro que quando eu era mais nova algumas amigas de escola mesmo brincava dessas coisas e sinceramente eu ficava até assim curiosa para saber o que acontecia, mas brincar com espirito é uma coisa séria viu? Melhor deixar eles quietos lá rs

    Mas tipo, eu não leria o livro porque sou bem medrosa. Muito dificil.
    Mas mesmo assim tem gente que gosta e acho bacana a trama. Mas dessa vez eu passo viu.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/resenha-estrelas-cadentes-nao-dizem.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil! Realmente, não se deve brincar com essas coisas, mas a Bianca adolescente não pensava assim não hahahaha.
      Obrigada por ter conferido minha resenha mesmo sentindo medo do tema.
      Beeijos

      Excluir
  16. Eu adoro livros e filmes desse gênero. Mas o plot desse livro me parece muito com outros tantos, e principalmente com roteiros de filmes. Pelos seus comentários não é nada original mesmo. Acho que se pode trabalhar com coisas que já existem, mas tem que ter algo novo, senão parece que a gente tá relendo algo. Espero que ela escreve mais livros desse gênero, mas que sejam menos óbvios.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!!
      Admirei muito o fato da autora ter saído de sua zona de conforto, e alguns aspectos são originais sim. Por exemplo, a escolha do antagonista da trama. Por mais que tivesse pistas, acredito que nem todos os que lerem descobririam.
      Estou aguardando a continuação, e tenho uma premonição que teremos mais fatores originais e até mesmo que rebelem a própria identidade da autora.
      Beijos

      Excluir
  17. Imagino que esse livro não seja para mim, pois livros que contenham um quê de terror nunca me surpreendem e esse que já é previsível seria uma má ideia para mim, mesmo eu nunca tendo presenciado completamente uma brincadeira do copo (a medrosa aqui saía correndo dessas coisas quando pequena). Mas gostei da autora ter se aventurado em um novo gênero.

    deiumjeito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não me surpreendia com o gênero até conhecer alguns autores e algumas obras em particular. Minha opinião vem mudando muito rsrsrs.
      Ahh eu tb sou medrosa, apesar de já ter tentado. Hoje, já velha, não me arriscaria a perturbar um espírito.
      Beijos

      Excluir
  18. Oie!
    Eu acredito que atualmente, com tantos livros publicados, é praticamente impossível encontrar uma trama original. Para mim também importa o clichê, quando a história é bem contada. COmo pude notar, é u mlivro para ler sem muitas pretensões. Tem algo legal, mas que não surpreende. Um bom livro para dia que não quer nada de tatno impacto.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  19. Oii, tudo bem?
    Eu confesso que terro não é meu gênero favorito, eu sou bem medrosa rsrs, mas o fato de que é um livro que não tem muitas surpresas me agrada, pois acredito que não vou ter grandes sustos rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giovana, você acaba de me contar que é medrosa, portanto, acredito que terá sim alguns sustinhos. Coisa básica, fica tranquila. De toda forma, leia durante o dia hahahaha.
      Beeijos ♥

      Excluir
  20. Ooi,
    Já li algo sobre esse livro em algum lugar mas como não curto terror não atentei a isso. Gostei de saber que a autora se aventurou no gênero e ainda se saiu bem! Não leria por ser medrosa, mas acho que se ver outro livro da autora vou querer conhecer.
    Vitória Zavattieri
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitória!! obrigada por ler minha resenha mesmo não curtindo o gênero. Também quero (e vou) ler outras obras da autora, acredito que seus romances sejam arrebatadores.
      Não deixe de conferir a página da autora: https://www.facebook.com/Autora-Glaucia-Santos-337062753060843/?fref=ts
      Beijos

      Excluir
  21. Oi Bianca
    Eu não leio livros de terror! Ainda mais com espíritos! hahahaha Depois não consigo dormir. Nao vejo nem filmes que tenham menção a espíritos! meio louca né? Eu sei! Que pena que foi meio cliché!
    Bjus

    ResponderExcluir
  22. Olá Bianca, tudo bem?
    Eu li Lenda Urbana para maratona de Halloween e gostei muito, acho que principalmente por ser a primeira aventura do gênero da Glau ela mandou muito bem, e fora que tem muitos ingredientes que deixam a trama ainda mais gostosa como uma pimentinha, romance... Enfim, estou muito curiosa para saber o que vai acontecer no segundo volume.
    Beijos.
    Giuliana.

    Beijos
    Giuliana
    Clube do Livro & Amigos | Curtiu?

    ResponderExcluir
  23. Oi Fran e Bia, suas lindas, tudo bem com vocês
    Antes de mais nada: essa frase no final me deu arrepios, risos.... Não acredito que já fez essa brincadeira, morro de medo, isso mesmo sou medrosa, risos...
    Já vi vários filmes com esse tema, o interessante em todos eles é acompanhar as consequências, ficar com medo por eles, torcer para que não morram todos, pois sabemos que sempre matam os personagens, risos... Gostei muito da sua dica, uma boa leitura para distrair e ficar com um pouquinho de medo... Adorei sua resenha!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi!
    Realmente esse livro parece mesmo com aqueles filmes dos anos 90 de terror, onde adolescentes brincam de chamar os mortos e morrem :P
    Mesmo não sendo nada de inovador (apesar de eu não saber se todo mundo morre ou não) achei a proposta do livro bem bacana e fiquei muito tentada a ler ele também, principalmente por fugir da zona de conforto da autora que escreve romances.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oi, Bia! (Olha a intimidade...) Tudo bem?

    Nossa, eu simplesmente AMO esse gênero e uma de minhas resenhistas também. Então, vou indicar a resenha a ela. Eu ainda não conhecia essa obra e fiquei bem interessada pela premissa. Minha mãe, quando jovem, fazia a brincadeira do copo e uma das experiências mexeu tanto com ela que até hoje ela não conta o que me aconteceu e pede para eu JAMAIS brincar disso, rsrs. Apesar da obra ser clichê, acho que darei uma chance a ela. ótima resenha!

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  26. Oi Bianca! :D
    Lendo a sua resenha lembrei que na escola, quando tinha entre 12 ou 14 anos, não lembro bem, meus colegas fizeram a brincadeira do compasso na sala de aula, uma professora havia faltado O.O, foi a pior experiência que eu tive. Um colega meu na época tinha mediunidade e ele conseguia enxergar os espíritos na sala e sabe quando você sabe que a pessoa não ta brincando e não ta fingindo choro, pois é, eu sabia que ele tava dizendo a verdade e que ele tava apavorado e me assustava pois queria ficar perto de mim por ser tranquila. Foi horrível tudo que aconteceu naquele dia, fico arrepiada só de lembrar...
    Apesar disso tudo gosto de ler livros do gênero terror e claro que se eu tiver a oportunidade vou querer conferir esse, apesar de ficar um pouco assustada.

    Beijos e até logo! :)
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  27. Ola.
    Tudo bom?
    Imagino como deve ter sido difícil para uma autora que escreve romance, escrever algo mais macabro, mas mesmo sendo clichê como você disse, eu fiquei com uma super vontade de ler e conhecer melhor a história.
    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Olá Bianca,

    Li comentários positivos desse livro, mas como não faz meu gênero não vou opinar muito....bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados