Resenha 121 | Renato Russo – O Filho da Revolução

em 4.12.15
Título: Renato Russo – O Filho da Revolução
Autor: Carlos Marcelo
Editora: Agir | 2013 | 424 páginas
Sinopse: O líder de umas das maiores bandas do rock nacional tem sua vida tratada com detalhes, imagens e muitas informações em Renato Russo: o filho da revolução. O jornalista Carlos Macedo também reúne letras inéditas e documentos que revelam aspectos pouco conhecidos da trajetória do artista: paixões, angústias, sonhos e confissões. A obra conta com mais de cem entrevistas, incluindo depoimentos de Dado Villa-Lobos, Herbert Vianna, Millôr Fernandes, Ney Matogrosso e vários amigos anônimos.Esta edição especial conta com uma nova capa, que faz referência ao filme Faroeste caboclo, inspirado na canção homônima da Legião, uma das maiores composições de Renato Russo. O conteúdo do livro também foi atualizado. Agora, o leitor terá em mãos um capítulo inteiro sobre a épica história de João de Santo Cristo, o contexto histórico e a inspirações de Renato quando a compôs. Um livro que já era uma preciosidade para amantes da nossa música, agora chega às livrarias ainda mais rico.

Resenha
por Bianca

Sou apaixonada por rock, principalmente o nacional. Cientes disso, vocês não estranhariam saber o quanto sou fã de Renato Russo.

É impossível falar de Renato sem contar uma história sobre si mesmo. Suas músicas são ricas em conteúdo e melodia, fazendo parte da playlist da vida de muitas pessoas. Aliás, as histórias que suas músicas contam muitas vezes se confundem com a própria realidade. Quantos Eduardos e Mônicas não vemos por aí? E quanto sentido a letra de Que país é esse? não faz para a atual realidade política que estamos vivenciando?

Renato sobre Eduardo e Mônica:
Eles existem de verdade. Tem problemas, mas são as poucas pessoas que conheço que chegam perto de ser que nem eles. Se abraçaram e se beijaram e mandaram todo mundo à merda, porque o importante é você e quem você ama, sacou? (p. 335)

O que me encanta é que ele fala com o coração. E, antes mesmo de saber quem era Renato Russo, eu compreendia o quanto o coração desse cantor gritava, às vezes metaforicamente, por REVOLUÇÃO.


Não sou a fã que coleciona discos, matérias e etc. E tenho a coragem de admitir que algumas músicas não me agradam tanto. Mas sempre tive curiosidade para saber mais a respeito de Renato. Entender como uma pessoa, que jamais conheceria, trazia tanto sentido ao que eu vivenciava através de suas músicas.

Carlos Marcelo nos traz mais que relatos da vida do cantor. E não é apenas sobre ele. O livro também é sobre o Brasil. É sobre o cenário musical brasileiro da década de 1960 até 1990. Desde a mudança de seus pais para a cidade projetada de Brasília, até os cantores que eram exilados na época. 


Entendemos então a “composição” de Renato; a sua essência através de seus gostos musicais. Vemos o quão cedo ele começou a escrever, já com sucesso. Compreendemos o motivo de ele ter esse espírito de REVOLUÇÃO dentro de si.

Tenho pavor de me repetir. Não estou a fim de falar de enchentes, AIDS, governo. Quero cantar canções de amor. Já desisti de fazer músicas para salvar o mundo. “Eduardo e Mônica” estão divorciados. (p. 338)

A leitura é muito rica, cheia de conhecimento. Posso resumir como uma aula prazerosa de história e geografia nacional.

Saber mais sobre o cantor, e até mesmo sobre a criação de muitas de suas músicas, foi algo esplêndido. Senti-me como se estivesse pessoalmente em sua casa, sendo acolhida por sua família e seus amigos, contemplando seu baú de memórias.

O autor, com toda certeza, presenteia os fãs de Renato.

 

Comprei a edição especial, que traz um ensaio sobre a música Faroeste Caboclo. Na época paguei um pouco caro nessa edição, mas valeu a pena.

Não sei se você, leitor, terá as mesmas emoções que tive. Amo história e, para mim, foi prazeroso ler de outro ponto de vista, talvez mais dinâmico e contemporâneo, a respeito da ditadura e dos shows de rock de décadas atrás.


Não é uma leitura rápida. As páginas são brancas com letras muito pequenas, desconcertante ler à noite. Mas é um livro tão cheio de poesia, conhecimento e emoção, que essas eventualidades negativas, para nós leitores, não chegam a incomodar tanto.

Mais que recomendado!!!

Avaliação:

Interessou-se pelo livro?

15 comentários:

  1. Oi Bianca!

    Quem é fã, com certeza terá no livro uma obra sem igual, mas acredito que outros leitores possam também gostar, eu fiquei interessada em ler, pois sua resenha me deixou muito curiosa, não sou tão ligada a música e tal, mas achei ótima sua analise e fiquei mesmo interessada em conhecer mais de Renato Russo e esse será uma boa escolha! Eu não me incomodo com folhas brancas nos livros, mas fonte pequena é complicado, fica dificil ler mesmo, sei exatamente como é! Enfim, boa resenha!

    http://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sammy!! Fico imensamente feliz que tenha gostado da resenha e que ela tenha ainda despertado seu interesse para a leitura. Como eu disse, não é apenas sobre Renato, tem tantas outras histórias e fatos verídicos que nos fazem entender um pouco mais o Brasil de algumas décadas passadas. Vale a pena.
      Beeijos

      Excluir
  2. Oi, Bia!!!

    Finalmente você terminou hehe. Se não morasse tão longe pediria esse livro emprestado. Renato é quase folclórico e tudo que é relacionado a ele tem uma grande carga de emoção, principalmente aos fãs.
    Será uma das minhas leituras no próximo ano.

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Gente eu quero esse livro.
    Sempre gostei muito de Renato Russo pessoa. Muito crítico, muito poeta, muito sensível, me vejo muito nele. Porém não gostava do Legião Urbana.
    Já li muito sobre ele e posso dizer que ele foi um grande artista que alma está entre nós.
    Muito bom saber que esse livro ai existe viu? As pessoas precisam saber um pouco mais sobre ele e sobre a arte dele que era tão real.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  4. Olá Bianca!
    Confesso não ser fã de Renato Russo, mas considero as suas músicas. Elas realmente passam um mensagem maravilhosa. Não é só entretenimento, sabe?
    E com certeza eu leria esse livro, adoro saber o que há por trás de quem tem envolvimento com a arte.
    Beijos! :3

    ResponderExcluir
  5. Eu também sou muito fã de Renato Russo mas não coleciono nada dele e rejeito algumas musicas, fiquei louca para ler esse livro, e acho que até mesmo que não curte ele, irá se apaixonar pelas histórias rs
    Beijos

    http://myself-here1.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  6. a única coisa que não me agradou foram as letras pequenas, maas, eu leria... já anotei a sugestão, como rocker [e Historiadora] não deixaria passar batida essa leitura. Adorei a diagramação do livro...

    ResponderExcluir
  7. Oi
    Achei fantástico!!
    Quem não conhece Renato Russo né? Era um baita de um artista!
    Vou presentear meu marido, ele é fã do Renato Russo.
    Bju

    ResponderExcluir
  8. Eu acho Renato Russo simplesmente sensacional, mas esse não é o tipo de livro que eu leria. Acho que o conteúdo em si é muito interessante, mas não é algo que me prende.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá, eu gosto bastante de algumas músicas dele, acho que iria gostar do livro e poder saber mais sobre o cantor.

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha, confesso que não sou fã do Renata Russo e não tenho muito interesse em ouvir suas músicas, mas eu adoro as histórias que envolve esses músicos e fiquei muito interessado em ler este livro, principalmente pelo que disse na resenha!

    Abraços e até!!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?
    Eu adoro o Renato e ficaria muito feliz com a leitura desse livro, ele parece ser incrível, assim como o Renato foi. Eu nem sabia que a obra havia sido publicada, confesso que não fico muito antenada em biografias e livros semelhantes.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  12. Tenho 3 livros sobre o Renato Russo: 2 de entrevistas e 1 biografia. Esse ainda não li, mas já me interessei. Não tem como não amar. ♥

    ResponderExcluir
  13. Leria se tivesse oportunidade, por tudo que pode agregar na vida e no pensamento.
    Adorei as fotos <3

    ResponderExcluir
  14. Olá! Tive um professor ano passado que é muito parecido com Renato Russo. Gostei bastante do livro, geralmente não leio livros assim, mas esse me agradou que vou dar uma chance para ele! Obrigada pela resenha e pela dica!

    Beijão da Lari!
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados