[Projeto #♥LerNoCeará] Jansen Viana

em 1.12.15
E
essa é a penúltima divulgação do Projeto #♥LerNoCeará!


Conheçam o autor Jansen Viana e sua obra!


Título: Cortabunda – O Maníaco do Zé Walter
Editora: Banco do Nordeste | 2011 | 173 páginas
Sinopse: As lendas urbanas são patrimônio do povo. São pérolas colhidas no sofrimento. Alegóricas cicatrizes produzidas na arte da resiliência. Elas compõem os mais belos quadros da galeria de sua historicidade. São obras de arte que nascem a partir de um lastro de verdade e se propagam pela capacidade criativa das comunidades citadinas, comunicando seus medos, seus mistérios e o pitoresco da sua história. Conservando sua memória, construindo seus elementos culturais e perpetrando o magnífico registro de seus poemas épicos. Entre as brilhantes peças do acervo cultural de Fortaleza, tenho a honra de lhes servir sua maior lenda urbana: Cortabunda – o Maníaco do Zé Walter. Desenvolvido em cima de um fato real, o livro traz uma versão bem particular da história. As personagens e os eventos são imaginários, quaisquer semelhanças são legítimas coincidências. A matriz histórica ocorre durante o período de 1985 a 1987, quando a população do Conjunto Prefeito José Walter, em Fortaleza, viveu o pânico causado por um ou vários maníacos que atacavam mulheres ferindo-lhes a região das nádegas. Ele não roubava, não matava nem abusava sexualmente suas vítimas, somente as cortava sem piedade. Na vida real um suspeito foi preso, e em menos de vinte dias foi assassinado na prisão. Não teve direito a um julgamento e a população não conheceu a sua história, a sua vida, as suas neuroses e as motivações que supostamente o levaram a cometer tais crimes. Quem foi realmente o maníaco? Qual o seu perfil psicológico? O que lhe significava cortar nádegas femininas? É temeroso responder, assim como é temeroso afirmar que tudo o que contam sobre o maníaco é verdade. Há muito exagero e invencionices sobre o assunto, daí nasce a lenda. A proposta deste livro não é desfazê-la, pelo contrário, o anseio é fazer o registro na tentativa de perpetuar a famosa lenda do Cortabunda do Zé Walter.

Interessou-se?
Compre enviando mensagem na página do livro 
Acesse: Site | Página do livro | Skoob | Twitter 
Assista à entrevista que o autor ofereceu à TV O Povo, em 2011:



Sobre o autor: 
Autor de outros cinco livros ["É preciso saber amar" (2001), "Como tomar decisões" (2003), "Conterrâneos" (2007), Coleção "Ceará e Cearenses" (2008) e "Apenas um Carpinteiro" (2010)], Álvaro JANSEN VIANA da Silva é formado em Administração de Empresas, Teologia e Psicanálise Clínica. É pastor evangélico e consultor interno do Banco do Nordeste.

Gostaram dessa divulgação?
O que dizer de uma obra como essa? (rs) Eu fiquei muito curiosa ao ver que se tratava de uma lenda regional, com base em casos que supostamente teriam ocorrido em um bairro nordestino. Um homem que seviciada mulheres e cortava suas bundas é, no mínimo, muito estranho. Com certeza, vale a leitura. E vocês, o que acharam? Já ouviram falar sobre o Cortabunda?

23 comentários:

  1. nunca tinha ouvido falar nessa lenda, e achei a proposta do livro bacana :D
    Tô adorando esse projeto porque dá pra conhecer mais da literatura do nordeste hehe ^^

    ResponderExcluir
  2. Estou adorando essa coluna, que livro fantástico, não conhecia e já estou encantada :D
    Perfeito!
    Perfeito!

    ResponderExcluir
  3. Olá Fran!
    Adorei saber mais do Jansen e o livro dele. E que lenda urbana bizarra.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, menina, a Draco lançou um quadrinho SENSACIONAL de Cortabundas!!! Ficou incrível demais e em breve o terei na minha estante!!
    Se você ainda não viu o quadrinho, dê uma olhada! Maravilhoso mesmo! E achei incrível saber que era uma história real, esse "cortabundas".

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Não conheço muitas lendas urbanas e esta também não conhecia esta e adorei a proposta do livro, quem sabe um dia eu leia!
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, Fran
    Também achei bem inusitado e estranho, mas até gostei da sinopse. Não seria um livro que me chamaria atenção logo de cara, mas não descarto a possibilidade de lê-lo. Me lembrou até de um maníaco que uma época estava assustando aqui na minha região. Só que ele passava de bicicleta correndo e esfaqueava as mulheres nas costas e saía em disparada. Vai entender esses caras!
    Gostei da dica. Quem sabe eu leia ainda.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Francine, eu morro de curiosidade por coisas assim, adoro ler todas!!! E assistir também, no caso de filmes. Ou seja, me interesso muito pelo livro! Hahaha Obrigada por dar espaço para ele aqui no seu blog.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  8. Também valorizamos os nacionais! S2
    O livro parece ser muito interessante. Adoro lendas urbanas :)
    Muito legal o seu projeto. Um dia farei um parecido em Brasília, quero muito descobrir novos e talentosos autores. Parabéns.

    Academia Literária DF


    ResponderExcluir
  9. Oi, Fran. Tudo bem?
    Eu já disse que adorei essa coluna, já que nos apresenta livros incríveis dos quais nunca ouvimos falar - eu, pelo menos.
    O livro parece ser super interessante e tem um quê de humor. Eu leria! Me interesso por "perfis" de pessoas. Adoro séries como Criminal Minds, que nos mostram as pessoas por trás de seus crimes.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  10. Eu acompanhei bem de longe esse projeto. Mas fiquei bem feliz em ver a movimentação que ele criou.
    A obra parece ser muito legal. Gostei de conhece-la.
    bjs, bjs

    ResponderExcluir
  11. Olá fran!
    Primeiramente, eu amei esse projeto, achei fantástico. Adoro livros de lenda, que contam a historia nordestina, além de simplesmente amar quando fala do meu nordeste ( * Sim, sou nordestina haha rs). Esse livro não tem como não amar, costumo ler muitos livros assim por causa do meu avô que contam varias historias assim desde dos meus 5 anos. Adorei de verdade desse projeto, o meu nordeste é enriquecedor, basta ter divulgação necessária nos nossos livros <3

    http://garotinhaadolescentea.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá, não conhecia esta autor, mas me interessei pelo livro e se tiver chance pretendo lê-lo *-* Adoro esses projetos que divulgam autores brasileiros *--*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  13. Esse realmente não é um livro que eu tenha interesse, mesmo tratando de uma história real recontada, estilo que gosto bastante. Enfim, no momento presente eu não leria. Adoro esse projeto para conhecer novos autores!
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Esse não é o tipo de livro que eu goste de ler, e mesmo assim não tive muito interesse na premissa. Mas desejo muito sucesso ao autor.

    Beijos
    ummundochamadolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olá, ainda não conhecia o autor nem suas obras, mas também fiquei curiosa para ler o livro dele, parece interessante.

    ResponderExcluir
  16. Francine, eu adoro conhecer lendas urbanas. Fiquei muito interessada no livro. A sinopse fala muito bem o significado de histórias assim para a sociedade, para as comunidade locais. é muito legal ter histórias assim me livros.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Oi Fran, tudo bem?
    Eu gosto de livros que possuem lendas urbanas (mas nada que envolva palhaços) e achei bem interessante esse livro. Não o conhecia, mas parece ser interessante. Vou olhar algumas resenhas depois. Ótima dica.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  18. Olá Fran,
    Que projeto super legal, deu para conhecer muito sobre o autor, achei legal por que fala um pouco também sobre a região que eu ainda não conhecia.

    http://coisasdemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem?
    Admito que não conhecia este livro, mas achei o título bem chamativo, comecei até a pesquisar sobre esta lenda. Muito interessante está sua coluna para fazer divulgação de livros do Nordeste.
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  20. Oiiie
    Nossa, aprece ser uma leitura bem interessante e o título chama a tenção assim como a capa, vou procurar mais sobre o livro e ver se o leio

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia a obra e nem o autor, mas fiquei curiosa ao ver que se trata de uma lenda regional também e o título chamou minha atenção.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  22. Oi tudo bem? Que bacana um livro baseado em uma lenda regional, eu não me interessei, mas achei criativo.

    ResponderExcluir
  23. Oiee! Eu vi a divulgação deste livro em uma versão da editora Draco. Já estava curiosa, agora com tua apresentação e a entrevista achei muito bacana. Já coloquei na lista de desejados. Quero conhecer ais desta história! Não sabia que era lenda.

    Um abraço!

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados