Resenha 119 | Os Bons Segredos

em 13.11.15
Título: Os Bons Segredos
Autora: Ann Leary
Editora: Companhia Editora Nacional | 2015 | 384 páginas
Sinopse: Hildy Good é uma caipira chique que sempre viveu numa histórica comunidade da região da costa norte de Boston. Ela sabe quase tudo sobre todo mundo. Hildy é descendente de uma das bruxas de Salém, e acredita-se que ela possa ter herdado alguns dons paranormais.
Não é verdade, claro; ela apenas é boa em decifrar as pessoas. Hildy é boa em várias coisas, aliás. É uma bem-sucedida corretora de imóveis, mãe e avó. Seus dias são atarefados, mas suas noites têm sido solitárias desde que suas filhas, convencidas de que a mãe estava bebendo além da conta, a mandaram para uma clínica. Agora ela está em recuperação — ou não.
Os Bons Segredos é ao mesmo tempo cômico, triste e mordaz. Um clássico tipo de história que revela os segredos de uma cidade pequena, esse espirituoso romance vai ficar na memória do leitor até muito tempo depois de terminada sua leitura.

Resenha
por Bianca

Quando pegamos um livro em mãos, mesmo não querendo admitir, criamos expectativas em relação à história.

Os Bons Segredos foi um livro que me encheu de expectativas, primeiro pela sinopse e, depois, por uma frase que está logo na capa: É impossível provar que não se é uma bruxa. Tinha certeza de que amaria o enredo. E, infelizmente, não foi bem isso o que aconteceu.

Hildy Good é a personagem principal do livro, aliás, este é narrado por ela. Diferente de tantos outros, nossa mocinha não é uma adolescente ou quarentona. Hildy já está na faixa dos sessenta anos.

É corretora de imóveis e conhece bem os macetes de sua profissão, tanto que é capaz de apontar a história de uma família apenas pela casa. Mora numa cidade pequena, onde conhece todo mundo e todas as casas. O fato mais surpreendente sobre Hildy é ela ser descendente de uma das bruxas de Salem. Por isso, os moradores acreditam que existe algo sobrenatural nessa senhora.

Posso andar por uma casa apenas uma vez e saber mais sobre seus moradores do que um psiquiatra poderia saber sobre seu paciente após um ano de terapia. (p. 5)

Nesse ponto, leitores, imaginei fogueiras, perseguições e a luta de uma mulher para provar ao seu povo que não tinha poderes paranormais... Ok, me empolguei. A sinopse não diz isso. Mas aquela frase da capa sugeriu que haveria questionamentos sobre alguém ser ou não uma bruxa.

Na verdade, temos uma senhora relatando a vida dos moradores de sua cidade e, vez ou outra, nos confiando um pouco de sua própria vida.

De uma forma ou de outra as coisas chegam até mim. (p. 10)

Adorei a forma como o livro é narrado. Narrativas em primeira pessoa me fazem sentir como se estivesse lendo o diário do personagem. Neste caso, me senti em uma conversa com Hildy. A autora escreveu de um modo que você se sentirá um novo morador da cidade, e que Hildy é aquela senhora graciosa que te apresentará a vizinhança.

No início, a narrativa é tão gostosa que não me incomodei com minhas expectativas. Então, lá se foram cem páginas. Nada acontece. Hildy continua falando sobre seus clientes e vizinhos. Observo faltarem ainda mais duzentas páginas, e fico totalmente frustrada.

A leitura não flui, no início e no meio não tinha nenhum fator que me prendesse ao livro e minha vontade era abandoná-lo. Nem mesmo as histórias que Hildy compartilhava, dos outros personagens, me fizeram gostar da leitura. Eu queria saber sobre Hildy, sobre a sua parte bruxa, e não foi isso o que tive. Aliás, não consegui identificar nenhum grande segredo na trama.

Quando chegamos no final, aí sim temos um pouquinho de ação. Não sei por que a autora deixou tudo para o final. Foi ótimo, mas preciso julgar o livro como um todo e, levando em conta o início e o meio, não gostei da leitura.

Livros, de qualquer gênero, precisam ter magia. E este prometeu, mas não cumpriu. Insisti na leitura, queria ter alguma conexão com o enredo, mas, infelizmente, não existia nada para me conectar.

Odeio não gostar de um livro. Odeio mais ainda trazer minha opinião negativa à tona.

Ressalto que é minha opinião. Você pode ler despretensiosamente o livro e ter ótimas impressões.

Avaliação:

Interessou-se pelo livro?
Skoob | Compre: AmericanasAmazonCulturaExtra
Acesse as redes sociais da Companhia Editora Nacional:

18 comentários:

  1. Oieee.
    é tão decepcionante quando lemos um livro e ele não vai para frente né?
    E olha que gostei do título.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Oi Bia!
    Uma pena você não ter gostado do livro... Mas pelo que vc disse, acho que eu também não riria gostar! Primeiro pq fiquei decepcionada por saber que não há perseguições nem nada do gênero... E nada que envolva aquelas história tão bacanas sobre bruxas. Adoro bruxas!
    Nada pior do que uma narrativa que não flui... Afff!!

    Aproveitando, vim te avisar que marquei o blog numa TAG lá no meu.
    Ela é super divertida e adoraria que vcs a respondessem caso ainda não o tenham feito!
    Me avise se assim o fizerem!

    Beijos!
    Fabi Carvalhais
    pausaparapitacos.blogspot.com.br - @pausaparapitacos

    ResponderExcluir
  3. O livro só pela sinopse não me parece interessante, fiquei pensando esse livro vai contar a história de uma pessoa em recuperação? Que vai se passar na clínica pra recuperação com outras pessoas na mesma situação. Que porre.
    O livro realmente não me interessou, não só pela sua resenha em grande parte negativa mas por outros fatores também.
    Beijo
    www.livricios.com

    ResponderExcluir
  4. Oiii, tudo bem?
    Eu gostei muito da capa desse livro, mas em si a história não me trouxe muita animação para realizar a compra e ler, quem sabe um dia eu leia ou não.
    Beijos
    http://segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Bianca, tudo bem?
    Não conhecia esse livro e é uma pena que ele tenha te decepcionado tanto!
    Realmente um livro que as páginas se passam e nada acontece que nos surpreenda é realmente bem frustrante.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  6. Não curto livro que o leitor não consegue se inserir na história, assim não temos como apreciar a leitura.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros

    ResponderExcluir
  7. Oi Bianca, que pena que o livro não era o que você esperava e que você não gostou. Eu não tinha ouvido falar dele ainda, mas não sei se eu leria ele, quem sabe mais para frente mas não no momento.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá Bianca!
    Realmente, a sinopse do livro nos diz que terá magia no livro e ele não cumpre isso? Que decepcionante.
    É legal ouvir velhinhos contando histórias de sua vidas e da dos outros, mas chega em um ponto que isso enche a paciência.
    Adorei a resenha! Mesmo sendo negativa, foi sincera. É o que importa!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. pena a leitura ter sido tão decepcionante... pelo que vi dele, é algo que passo longe, nem pra ler de maneira despretensiosa... tbm jurava que era algo nos moldes das fogueiras e forcas e afins... eu me frustraria lendo esse livro... xD
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Eu nunca tinha visto esse livro e fiquei curiosa ao saber que a protagonista está na faixa dos sessenta anos, porque geralmente os personagens são mais novos, né? Pelo menos os principais. Enfim, só é uma pena o livro não ser tão bom quanto poderia :/

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Que pena que não gostou tanto da história. Eu não conseguiria ler, pois eu sempre associaria a história com o livro novo da Sarah Dessen, que tem o mesmo título rsrs

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
  12. Ai que chato, eu também as vezes coloco muita expetativas, mas acabo caindo do cavalo como dizem.
    Pelo visto a leitura é bem arrastada e não tem aquela ação que tanto tu quanto eu procuraria.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
  13. Eu adorei a resenha. Sinceridade é tudo, meu anjo.
    Eu não leria no momento porque estou buscando algo mais dinâmico.
    bjs bjs

    ResponderExcluir
  14. Olá Bianca, estou com esse livro aqui em casa, e estava exatamente com esse medo de não fluir a leitura e só ficar nos causos de cidade pequena contada por uma velinha e parece que é exatamente isso que acontece né? Não sei se vou animar ler.

    Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  15. oie como vai?
    nossa a nota realmente foi baixa '-'
    é ruim quando nos decepcionamos com a leitura.

    ResponderExcluir
  16. Olá Bianca!!
    Amei a sua sinceridade e concordo com vc, mesmo que o autor tenha corrigido de um medo a história e o que importa é o todo. Não curti muito a sinopse e a sua resenha me afastou totalmente do livro haha

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  17. Se a leitura não flui, não tem como forçar. Não é que o livro seja ruim, apena snão combinou com você, e não acho que combiinaria comigo tb. Obrigada pela resenha sincera.

    ResponderExcluir
  18. Não gosto de livros com o tema magia, mas acredito que esse tenha um diferencial porque ela parece ser uma senhora comum, apenas perseguida por esses boatos e talz. De qualquer forma, não faz meu estilo, wntão não leria...
    Bjs, Isa
    http://pausaparaconversa.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados