[Conto] Anabele

em 30.8.15


era segunda-feira à tarde e o sol reluzia em toda a cidade. O movimento estava fraco nas ruas e eu gostava de andar com meus patins quatro rodas por todo o bairro. E isso já era rotineiro, mas essa tarde foi diferente. Ainda ouço as sirenes, os gritos e o caos.

14h30min.

Estava prestes a sair de casa quando mamãe falou:

– Anabele, aonde você vai com tanta pressa?

Respirei fundo e me voltei para mamãe com um sorriso, pois ela já sabia a resposta, apenas olhei em seus olhos.

Ela disse:

– Mas de novo, Ana, essa história de patins, você não se cansa disso?

Todas as tardes, desde que entrei para a escola, meus patins eram minha companhia. Eu saía sem rumo pelas ruas do bairro, corria o máximo que podia e adorava a sensação do vento em meu rosto. A sensação de liberdade me domina toda vez que coloco meus patins quatro rodas.

– Mãe, eu sempre faço isso, e essa é a primeira vez que você me questiona em tanto tempo.

Enquanto falava com mamãe, podia observar um ar de preocupação no olhar dela, como se estivesse perdida em seus pensamentos, como se estivesse tendo uma premonição de que algo fosse acontecer. Mamãe sempre fora serena e despreocupada, porém agora mantinha um semblante de dor e medo.

Então ela sentou-se rapidamente em sua cadeira de balanço e disse:

– Você está certa, Ana, já faz tanto tempo que você faz isso, já devia estar acostumada.

Algo em seu olhar me dizia que alguma coisa estava errada, mas não conseguia identificar o que era. Posso entender a preocupação de mamãe, afinal esse último ano a cidade estava marcada pela violência e pela desordem social.

Como o céu estava azul, e o dia estava tão quente que o calor penetrava minha pele. Ah! Eu adorava o verão.

Meus patins estavam velhos e a tinta saía das rodas, de tanto que andava pelas ruas descuidadas do bairro.

****

O dia parecia perfeito, e em paz. Durante o percurso avistei Luciana, uma colega da escola; ela era esquisita, sempre andava de cabeça baixa, olhando para seus pés, e sempre com aquela trança na lateral de seu cabelo. Estudávamos juntas, mas nunca havíamos trocado uma palavra, ela era quieta, assustadoramente quieta. Onde será que ela vai? Nunca tinha avistado ela naquela rua. Estava sem seus cadernos, apenas com uma sacola nas mãos, fiquei curiosa e resolvi segui-la e ver aonde ela ia, afinal, não estava fazendo nada de errado.

Luciana saiu da rua e entrou em um lugar deserto, como se fosse pra mata, era um lugar fétido e embarreado. Precisei tirar meus patins. Agora estava descalço, não sei mais se devia seguir Luciana, aquele lugar estava começando a me assustar. Vi que Luciana olhou para trás, então precisei me esconder. Ela parecia assustada. No entanto, quando voltei a segui-la, ouvi uma voz e quase urinei, um calafrio me percorreu dos pés à cabeça, escondi-me atrás de uma árvore e vi Luciana se aproximar de um senhor, um homem feio, velho, que olhava para ela de um jeito estranho. Quem será que era aquele homem? Seria o pai de Luciana, seu avô? Não sei, mas aquilo era assustador, afinal de contas não era todo dia que víamos Luciana conversando com as pessoas. Enquanto observava, o homem se aproximou de Luciana, ele a pegou pelo braço e a puxou para dentro da mata, naquele momento eu quis gritar, mas não podia, não conseguia, paralisei e só me dei conta depois que ouvi um grito de Luciana. Apressei-me e fui ao seu encalço, e logo me deparei com uma cena que me arrepiou dos pés à cabeça.

O sol estava indo embora e começava a ventar; eu olhei aquele homem, e ele estava encima da Luciana, minha reação me assustou mais do que a ação propriamente dita.

Eu gritei:

– Solta! Solta ela! – Assim que gritei, ele levantou-se e me olhou nos olhos, deu um sorriso amarelo e veio em minha direção.

– Pare! Pare onde está! Eu segui a Luciana até aqui e já chamei a polícia.

Mas algo estava errado, pois Luciana estava no chão olhando para baixo como se não quisesse ver a situação, eu dava passos para trás e o homem cada vez chegava mais perto, não sabia o que fazer, já estava ficando encurralada; foi quando vi que Luciana levantou, então eu gritei:

– Foge, Luciana, foge!

Estava eu vendo coisas, não, não podia ser verdade, enquanto eu ofegava devido ao medo, esperava pela fuga de Luciana, no entanto ela ergueu os olhos. Ah! Aqueles olhos pareciam tochas de fogo, e os seus lábios se curvaram em um sorriso largo. Mas o que estava acontecendo? Por que Luciana estava sorrindo?

****

Eu já tive medo de muita coisa, de muita coisa mesmo, mas o olhar de Luciana me apavorou de um jeito diferente, era como se o seus olhos destilassem sangue, era como se não fosse humano. Agora era o meu fim, eu senti as mãos daquele homem sobre mim e me debatia a cada toque, eu queria chorar, mas não podia, precisava sair daquele lugar. Sim, eu precisava.

– Pobre, Anabele, o que você está fazendo aqui? Mas acho que a pergunta que você deve estar fazendo é o que eu, a pobre Luciana, estou fazendo aqui? Vamos, Ana, me responda o que você acha.

– Luciana, eu... Eu achei que você estava correndo perigo e pensei em te ajudar, mas eu não... Não sabia.

Aquilo era estranho, da onde veio aquela Luciana, quem ela era e o que estava acontecendo?Enquanto matutava em meus pensamentos, tremi ao ver na mão daquele homem uma arma, sim uma arma, ele me agarrou pelos cabelos e se aproximou do meu rosto, eu podia sentir o seu hálito podre. Preciso fazer algo, preciso sair dessa, só tenho uma chance e não posso desperdiçar.

– Não me toque! – gritava desesperada.

Enquanto ele me agarrava, eu lutava, porém ele era mais forte do que eu, mas tinha algo, sim meus patins, eles estavam envoltos em minha cintura e, embora estivessem velhos, ambos tinham certo peso. Puxei-os e acertei o homem direto na cabeça, ele caiu e começou a gritar, então o acertei de novo, e ele se levantou e apontou sua arma para mim, comecei a lutar com ele, e foi aí que tudo aconteceu.

Um som se ouviu na mata, um disparo para ser precisa, e esse acertou quem estava de fora da luta. Eu vi Luciana cair no chão, e tanto eu quanto aquele homem a observávamos desfalecer em uma queda brusca. Quando me dei conta a arma estava em minhas mãos e eu só tinha uma saída, era eu ou era ele. E assim aquele homem me olhou nos olhos e novamente deu um sorriso amarelo, um sorriso enigmático. Eu o olhei e também sorri. Fez-se silêncio, e outro disparo pode-se ouvir.

Eu havia matado aquele homem, mas o que me preocupava era o seu sorriso, me aproximei dele e avistei Luciana um pouco mais adiante, estirada no chão, porém um som quase inaudível veio de seus lábios, ela dizia:

– Pai, papai! Não morre, papai.

O que ela estava dizendo? Não era possível, pai e filha... Não podia ser, precisava pensar o que iria fazer. Luciana precisava de um médico, estava ferida e seu pai morto, o que eu poderia fazer?

Já estava escuro e eu sempre gostei da noite, para alguns ela é perturbadora, mas para mim ela é libertadora.

****

Pobre Luciana, morta pelo próprio pai. E que sorte desse homem, não conseguiu lidar com a dor e então tirou a própria vida. E que peça a vida me pregou, imagine só, presenciar tudo isso sem poder fazer nada. Agora o que me resta é o silêncio, a dor e a tristeza.

Aqui estou eu mais uma vez andando com os meus velhos patins. O dia hoje está tão claro, como naquele dia em que encontrei Luciana, porém o ar está mais limpo, e a brisa está mais forte. Pobre Luciana, não imaginava quão querida era. Triste encontro teve com a morte.

Ainda ouço as sirenes da ambulância e o desespero dos paramédicos, a tragédia do pai que matou a filha e depois deu fim à própria vida. Mas o que dizer da violência que está crescente no bairro?

Mamãe sempre se preocupa comigo, mas eu sempre espero o cair da noite, para poder me libertar, pois nada mais me aprisiona. É sempre mais um dia depois da aula, pois desde que ganhei os meus patins, sinto a liberdade fluir pelos meus poros, e percorrer todo o meu organismo. Não tenho mais medo, pois agora estou livre.

FIM


Sobre a autora:
Meu nome é Luana Dias, 24 anos, Estudante de psicologia. Sou filha, irmã e amiga, atualmente acadêmica de psicologia no Centro Universitário Unibrasil. Já me aventurei na Teologia e esta me abriu a portas para o conhecimento, me tornando mais idealista do que já sou,sempre fui apaixonada pela arte da escrita,e atualmente estou escrevendo meu primeiro livro. Bom eu gosto de ver o sol se pôr, gosto de conversas saudáveis e pessoas engraçadas, gosto de andar descalça e de correr com crianças, gosto de música e de livros, gosto de ver o céu e todos os dias fotografa-lo, gosto de chuva, mas não gosto do frio, gosto da escuridão, pois me faz pensar, e durante o dia gosto de caminhar, gosto de sorrisos e sinto falta de abraços, gosto de dizer que amo viver, que amo ler e que amo escrever.

Gostou?
Aproveite e acompanhe o blog da Luana: For You Save a Life.


Com carinho, desejo muito sucesso à Luana na sua trajetória literária! O My Queen Side está sempre de portas abertas aos novos talentos e, por isso, é um prazer compartilhar com vocês esse conto de autoria dela. 


E vocês?
O que acharam de Anabele?

31 comentários:

  1. Parabéns pelo conto, alguns momentos senti a angústia de Luciana.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o conto, eu fiquei com muita pena da Luciana, mas fiquei com medo da Anabele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Realmente durante a leitura entramos em alguns estados de pânico junto aos personagens.

      Excluir
  3. Estou boquiaberta.
    Surpreendente o final.
    Adorei tudo e fiquei até com um gostinho de quero mais.
    Parabéns, Luana.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Déborah, que bom que gostou, realmente fica aquela vontade de querer mais.
      Obrigado pela sua impressão.

      Excluir
  4. parabéns pelo conto, confesso ter invejinha desse seu lindo dom pra escrever.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado,kkkkk.
      Todos temos dom,gostei muito de seu comentário.
      Muito obrigado.

      Excluir
  5. Parabéns pelo conto!
    Ficou muito bom!
    Beijos!
    www.lindaestante.com.br

    ResponderExcluir
  6. Wow, seu conto esta realmente muito bom e esse final...

    http://umreinomuitodistante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o conto, muito bom mesmo. Excelente narrativa, um texto gostoso de ler, parabéns por esta obra, muito bem escrita. Parabéns Luana Dias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Marcos,que bom que gostou,sua impressão é muito importante.

      Excluir
  8. Adorei o conto, realmente muito bem escrito. Achei o final surpreendente, e que texto maravilhoso, parabéns a autora, e obrigado por nos proporcionar uma leitura tão feliz quanto essa. Muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Vocês Samanta,afinal são as impressões dos leitores que aperfeiçoam nossa escrita.

      Excluir
  9. Olá
    eu aodire ler o seu conto, queria ter esse poder de inspiração que vc teve, kkk, acho que eu não teria coragem (mesmo que conseguisse um dia terminar um conto) de postar,kk, acho que eu não aguento criticas
    Bjks
    Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Manoel. Acredito que quando tivee inspiração irá longe,pois as críticas nos fortalecem,embora haja quem suspeite que elas possam nos derrubar. Mas se tem vontade você consegue.
      Obrigado.

      Excluir
  10. Oi!
    Gostei bastante do conto, e consegui sentir um pouco as sensações da personagem. Você tem uma escrita muito gostosa de acompanhar.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Gustavo,fiquei feliz com a sua impressão. Beijos.

      Excluir
  11. Olá!
    Acho que eu vou acabar causando uma discórdia aqui, porque eu vou discordar de todos que comentaram. Eu não gostei muito do conto não!
    Ele se devolveu até que bem, mas eu detestei o final. Sinceramente!
    Eu estava interessada e aflita com o que aconteceria e veio esse final.
    Acho que foi mais questão de gosto mesmo. A partir do final, achei a narradora uma bela de uma (insira o xingamento).
    Não vou ficar julgando os motivos que levam personagens a fazer coisas, mas ela se meteu onde não foi chamada e entendeu tudo errado.
    Fora isso, a leitura foi bem fluida e agradável. Parabéns a Luana por escrever tão bem. Só tenha atenção a ortografia mesmo.
    Enfim, é só minha opinião sincera.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ane,sua opinião é muito importante,embora discorde,pois essa narrativa tem um conteúdo psicológico e simbólico,Anabele é curiosa e caiu em uma emboscada,mas muito obrigado por sua impressão a tendência é essa a concordância e a discordância. Muito obrigado pelas dicas.

      Excluir
  12. Muito bom o conto, discordo da opinião da colega a cima, achei excelente a narrativa, e não vi problemas com a ortografia, achei muito forte a história, e o final foi o mais surpreendente, a forma com Anabele lidou com a situação foi chocante, e o disparate de Luciana foi hilário. Gostei de tudo, da história, da narrativa, das personagens, e da autora, parabéns Luana continue escrevendo, pois eu chamo isso que você fez de arte, e você tem um dom, o dom de escrever, que muitos acham que tem mais poucos sabem usar.
    Curte o blog Minha Estante Literária. Bejo

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Luana e Francine,

    Que maravilha, uma história bem legal, gostei muito do conto e espero que logo aparece um livro....parabéns....bjs.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Luana, tudo bem?
    Quando vi o título pensei: é terror, mas quando vi a capa percebi que estava bem errado, haha.
    Adorei a sua escrita e o conto é bem interessante.

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados