[Círculo dos Leitores] Clichês que nos conquistaram

em 29.7.15
É
dia de blogagem coletiva no My Queen Side!

Venho apresentar a vocês a primeira postagem do grupo Círculo dos Leitores. Unida a outros 7 blogs literários, mensalmente trarei a vocês um tema a ser abordado. O método das postagens poderá mudar a cada tema, então prometemos muita diversão!

O tema da vez é: 
CLICHÊS QUE NOS CONQUISTARAM!

Sabem aquele romance entre o bad boy e a doce mocinha? Ou aquela protagonista que, de uma comum humana, se tornou a salvadora do mundo? Ou aquele cenário cheio de dragões, elfos, duendes e outros seres tão conhecidos no gênero fantástico? Pois é, quem nunca gostou de um livro clichê, que atire a primeira pedra!

Na literatura, entendo o clichê como a repetição de padrões já conhecidos pelo leitor em todos os gêneros literários. Isso não quer dizer, no entanto, que o autor não possa trazer novos elementos a um enredo clichê ou inová-lo a partir de uma narrativa envolvente. Acho que há livros com propostas clichês que se sobressaem e mantêm a atenção do leitor.

A 
intenção da nossa postagem é declarar que não devemos julgar um livro pela sua proposta clichê. O fato de existirem elementos previsíveis em uma história não a torna um antecipado fracasso.

Quer a prova? 
'Bora conferir os três livros que, apesar de clichês, me conquistaram:


After, de Anna Todd
O romance [+18] sobre a mocinha, virgem e certinha, que se apaixonou pelo bad boy.
Tessa é o tipo de garota que só deseja estudar e ter um bom emprego, mas sua colega de quarto na universidade a provoca para que se divirta um pouco. É assim que sua vida se colide com a de Hardin, seu completo oposto. Ele é grosseiro, egoísta e insistente. De um jeito estranho, Hardin parece estar sempre por perto, o que torna impossível ignorá-lo. 
Apesar do clichê, a autora me surpreendeu. A personalidade de Hardin é muito coerente. Ele não é apenas egoísta; ele simplesmente é incapaz de se importar com os outros. Seu desenvolvimento moral foi prejudicado, de modo que mentir ou até mesmo agredir alguém são comportamentos considerados normais e puni-los só os fazem piorar. Ao invés de tornar o bad boy repentinamente o cara bom mal-compreendido, a autora manteve sua conduta antissocial – o que, para mim, é mais real. O livro me conquistou por essa incrível coerência comportamental. Se Hardin quer Tessa, em sua lógica, não é preciso tornar-se bom para isso. Basta apenas contar as mentiras certas. É um romance que recomendo a quem gosta do gênero New Adult.



Antes de Morrer, de Jenny Downham
O sick-lit sobre a mocinha que está morrendo devido a um câncer e decide escrever a famosa lista sobre o que deseja fazer antes de morrer.
Tessa tem leucemia em estágio crítico e irreversível. Não há mais o que fazer e os tratamentos só aumentarão seu sofrimento. Então, ela decide escrever a lista. Nela, coloca 10 atividades que deseja fazer antes de morrer. Até aqui, puro clichê. A autora surpreende quando vemos que a lista está longe do convencional. Tessa quer quebrar uma lei, usar drogas, entre outras atividades que a farão esquecer de sua condição. O enfoque sobre o luto de Tessa em relação à própria vida rendeu um drama emocionante. Saber que você morrerá, escolher como fazê-lo, imaginar a sua família prosseguindo sem você, são temas complexos que foram abordados com muita sensibilidade nessa obra. A linguagem em primeira pessoa foi incrível! Você inicia a leitura sabendo que Tessa, ao final, morrerá e mesmo com tal previsível acontecimento a carga emocional da narrativa é intensa demais para se manter indiferente. E, é claro, há romance! Um romance que me marcou Adam, você vale ouro, cara!. Apaixonar-se por alguém que partirá em breve e, mesmo assim, escolher ficar ao seu lado nesse momento revela a melhor face do amor. Sim, é clichê, mas é um livro que vale a pena.

Você sabia? Antes de Morrer foi adaptado em filme há 2 anos! Veja o trailer:




Ímã de Traste, de Fê Friederick Jhones
A comédia-romântica sobre a mocinha que está descobrindo a si mesma e não enxerga quão próximo está o amor.
Valerie é uma moça com o dedo podre. Todos os caras por quem se apaixonou a abandonaram ou traíram. Ela definitivamente não sabe escolher um bom parceiro. Então, descobre que seus melhores amigos lhe deram um apelido: ímã de traste. Sacanagem, galera! Isso a fere e a faz analisar a própria vida para encontrar onde, afinal, está errando.
Nesse processo, o amor aparece e abana as mãos em frente à Valerie, que não consegue vê-lo. Ela está cega pelos seus próprios medos. É um romance clichê, que sabemos como terminará, mas é adorável o modo como a autora o desenvolveu. Valerie representa todas as mulheres que se sentem frustradas no amor e gostei muito do tema abordado. Quem nunca se enganou com um(a) ex-namorado(a)? Apesar da previsibilidade da obra, com humor, vemos que é preciso amadurecer para viver um romance verdadeiro. É um livro nacional que vale a leitura.
Gostaram dos clichês que me conquistaram?
Eu adoraria saber quais são os livros clichês que vocês gostaram e, também, o que acharam do tema. Vocês evitam clichês, só por saber que são assim, ou procuram lhes dar uma chance? Desses livros que citei, já leram algum? Embora não seja uma entrevista, estou muito curiosa sobre suas respostas (rs).
Deixem seus comentários!

– Convido vocês a conferirem os livros clichês que os demais blogs participantes do Círculo dos Leitores recomendaram ou recomendarão. Lembro a vocês que essa blogagem coletiva não apresenta uma data específica, desde que cada blog poste o tema no seu mês vigente: Mato por Livros | A Culpa é dos Leitores | Bio Livros | Minhas Escrituras | Mademoiselle Loves Books | Clã das Sombras | Meu Meio Devaneio.

22 comentários:

  1. Oi Fran!

    Nem preciso dizer que estou amando esse nosso projeto, não é mesmo? Adorei o tema desse mês e amei suas indicações! Fiquei especialmente curiosa por Antes de Morrer, pois já vi partes do filme por acaso e não sabia que tinha o livro!

    Beijos!
    www.mademoisellelovesbooks.com

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro clichês, especialmente eróticos heheheheh e também alguns de fantasias e tals! Adorei os livros abordados nesse tema, mais esse primeiro eu já quero ahshhas e o filme "Agora e para sempre" já foi lançado?
    Adorei tudo! BJSS

    ResponderExcluir
  3. Oi Francine!
    Realmente, a literatura, séries e filmes estão cheias de clichês e obras previsíveis, mas que acabam nos conquistando por ter um desenrolar bom. Gostei muito da sua lista, nunca li nenhum dos livros mas tenho vontade. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com | Participe do sorteio

    ResponderExcluir
  4. Oi Francine, tudo bem?
    Apesar das pessoas condenarem histórias clichês, eu adoro! Haha
    Sempre estou lendo um bom clichê de vez em quando...
    Não li nenhum dos 3 que você citou, mas já assisti Agora e Para Sempre que é lindo ♥.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  5. Ameiiiii que demais.

    Poxa os dois primeiros livros citados já quero para ontem, lá vai minha lista aumentar. Escutei tanto falar desse After, mas só você me fez ter vontade de coloca-la na lista.
    E poxa esse Antes de Morrer me lembra muito Um Amor Para Recordar e eu amo demais e já quero. E não sabia que o filme era adaptado nele, agora quero mais ainda.

    Amei a postagem.

    Beijos
    Fer
    http://www.matoporlivros.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu só conhecia After dos que citou. Mas isso é bem verdade. Apesar de todo mundo reclamar daquela história clichê uma hora vai acabar se apaixonando por uma, hehe.

    ResponderExcluir
  7. Oi acho que dos livros que você citou só conhecia (de fama) After,
    mas nem ele e nem os outros despertaram a minha intenção.
    Mesmo curtindo um bom clichê de vez em quando.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Faz tempo que não me tendo a um clichê, sei lá desanimei disso e passo longe.

    ResponderExcluir
  9. tenho nada contra cliches. eu no gosto dos mal escritos...
    bem, já tinha ouvido falar de After mas nao tenho interesse em ler. Da lista, eu leria o sick-lit, só espero que nao seja na vibe de ACEDE...
    sempre fico curiosA com livros que tenham personagens com meu nome mas esse imã de traste... olha o título do livro, pelamor... além de nao fazer MESMO meu gênero... passo longe dele...

    enfim... que bom que as leituras foram boas pra vc...
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Não li nenhum dos clichês que te conquistou, mas eu amo um clichê.
    Amo tanto que nem sei dizer qual é o meu favorito.
    Mais vivo lendo e encontrando algo que acaba me surpreendendo.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  11. Oi Francine, tudo bem?
    Eu particularmente adoro um bom cliché. Dos que vc citou não li nenhum, mas não leria de jeito nenhum After...pode ser preconceito, mas o fato de ser fanfic do 1D me manda pra longe dele.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  12. Oie Francine!
    Não conhecia esses livros, além de After, é claro, quem não conhece After? Mas, ainda não li ele... Espero que esse clichê me conquiste!! Acho que o unico cliche que me conquistou até agora foi Fingindo <3
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  13. Oi, Fran!
    Também fui conquistada por esses clichês, um bom exemplo é Belo Desatre. Mas também fui conquistada pelo clichê das protagonistas badass. Adoro!

    Beijos!
    www.palavrasradioativas.com

    ResponderExcluir
  14. Olá Fran!
    Clichê é sempre bom e não faz mal a ninguém.
    Gostei bastante das suas escolhas. Eu ficaria indecisa se tivesse que escolher, porque eu sou assim.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oi Fran.

    Adoro essa ideia de blogagem coletiva, tentei participar de um grupo de blogagem, mas a interação acabou :(

    Quem nunca se apaixonou por uma história clichê? Gostei bastante das tuas escolhas e encararei algumas como dicas :D

    bjs

    ResponderExcluir
  16. Olá; achei o post super interessante. Eu não me incomodo com clichês ou histórias previsíveis, cada livro é único e pode nos render bons momentos. Dos livros que você citou, ainda não li nenhum, mas o último está na lista dos que quero ler.

    ResponderExcluir
  17. Oi, flor!
    Adorei esse post coletivo! :D
    Tudo mundo fala de clichê, mas para mim os melhores são aqueles clichês que te fazem suspirar.
    O único que li foi After e ele me ganhou de todas as formas!

    Beijocas da Deebs!

    ResponderExcluir
  18. Oi Fran, minha linda!
    Desculpa a demora em aparecer por aqui, as coisas estão meio corridas nestes últimos dias rsrs
    Estou muito empolgada com nosso grupo de Postagem Coletiva *-* Estou fazendo o meu nesse momento (superatrasada).
    Dos livros citados por você, o único que li foi After. Que eu não sabia o que sentir enquanto lia, já que ao mesmo tempo que a leitura se tornava frustrante, eu não conseguia deixá-lo de lado rsrs Mas gostei,, só ainda não tive a oportunidade de ler os outros livros da série, e nem sei se vou ler em algum momento :P

    Adorei a postagem, as dicas!
    Beijos!
    http://www.aculpaedosleitores.com/

    ResponderExcluir
  19. Oie, tudo bom?
    Adorei a temática do círculo e sempre rola aqueles livros que são mega clichês, mas que acabam nos conquistando. Eu também colocaria After na minha lista porque ele tem vários elementos que odeio, mas gosto bastante da série. Apesar disso, não consigo gostar do Hardin.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. A temática foi ótima, quer dizer, por mais que falemos que algo é clichê no livro, sempre tem algo que nos cativa, e geralmente é o bendito clichê, mas triangulos amorosos sempre me irritam kkkk
    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
  21. Oii Fran!

    Adorei os livros que você citou ^^ Agora nem lembro quais são os clichês que eu adoro, mas com certeza são muitos hahahaha
    Eu gosto de um clichê, mas para mim sempre tem que ter alguma coisinha para deixar a história mais interessante e diferente dos outros clichês :)

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  22. Olá
    Adorei sua listinha, mas não li nenhum deles. Fiquei louca para ler o segundo título. Gosto bastante de sick-lit e esse me pareceu bem fofinho. Confesso que gosto de clichês bem escritos. Acho que um livro clichê que me conquistou muito nos últimos tempos foi Easy. Além dos clichês, ele aborda um tema bem importante e me conquistou por isso.
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados