Resenha 86 | Por Lugares Incríveis

em 27.4.15
Título: Por Lugares Incríveis
Autora: Jennifer Niven
Editora [parceira]: Seguinte (2015, 336 páginas)
Sinopse: Dois jovens prestes a escolher a morte despertam um no outro a vontade de viver.
Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.
Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.

Resenha
por Amanda

Vai ser um pouco difícil falar desse livro, pois ele mexeu tanto comigo. Eu me apeguei tanto a Violet e ao Finch que vai ser difícil dividir eles com vocês, porém é para isso que estou aqui, para dizer o quanto os livros podem ser maravilhosos.

Violet e Finch se conhecerem no alto da torre do sino, e os dois não sabem como chegaram ali. Para Finch, a vontade de morrer era normal, ia e vinha, como uma dor de cabeça. Mas para Violet foi a primeira vez. Como Finch já sabia exatamente o que fazer, ajudou Violet a descer da torre sem se machucar. Mas as pessoas não acreditaram que Violet estava em cima daquela torre pensando em suicídio, pois ela era muito popular, e os boatos rolaram que Violet teria salvado Finch de cima da torre.


Passado isso, Violet percebeu que Finch fazia aula de geografia na mesma turma, mas ela era popular e ele não passava de uma simples “aberração” (como era chamado, por ser estranho e imprevisível). O professor de geografia propôs um projeto no qual os alunos teriam que formar duplas e visitar lugares famosos de Indiana. Sem perder tempo, Finch foi esperto e fez dupla com Violet, que não gostou muito.

Como Finch era imprevisível, Violet tinha um pouco de receio de conhecê-lo, mas de perto viu que ele é bem mais complexo do que as pessoas falavam. Estava gostando muito dele, porém deixava isso em segredo, com medo do que as pessoas iam falar dela.


Violet por outro lado, sofria a perda de sua irmã mais velha, Eleanor. (Admito que esse fato me lembrou um pouco Cartas de amor aos mortos.) Ela e Eleanor eram escritoras de um blog voltado para meninas, com dicas de modas, maquiagens, e garotos. Quando Eleanor morreu, Violet nunca mais foi a mesma, ela ficava todos os dias se arrastando para os lugares, sem ter motivação para viver. E Finch reavivou em Violet essa vontade de viver.

Enquanto eles realizavam as “andanças”, o romance foi se desenrolando de uma forma majestosa, acho que não li e nem lerei um romance que se desenrola tão incrivelmente bem quanto esse livro. Visitaram lugares estranhos e comuns, uma coisa boa do livro foi que eu, como leitora, fiquei curiosa para conhecer lugares incríveis, e o que me deixou pensativa foi que existem muitos lugares maravilhosos escondidos bem do nosso lado, cada cidade tem seu lugar incrível. A autora usou no livro pontos turísticos existentes, o que deixa tudo ainda mais interessante, imagino que se um dia eu for para Indiana vou visitar os lugares onde Violet e Finch passaram, pois são realmente lugares incríveis.


Esse é um daqueles livros que você olha e pensa “ah, parece bom, vou ler” e simplesmente se surpreende. Ele tem uma lição de vida que vou levar para todo o sempre e passar para meus filhos e netos. Além do final ser bem inesperado, a autora conseguiu passar o que ela queria dizer no livro. Ele tem uma narrativa bem leve e gostosa de ler, e a leitura é bem rápida, o livro é contado por capítulos intercalados de Violet e Finch; lendo o livro percebi que cada um tem sua forma própria de narrar. No começo de cada capítulo da Violet, ela começa pela hora e pelo lugar onde ela está, exemplo: Seis horas. Sala de casa. O que nos dá uma referência maior de onde ela está e o que está fazendo.

Nem se fala dessa capa linda e dos desenhos que o livro tem em seu interior, eu achei que faz muito jus ao livro todos os desenhos contidos nele, mesmo sendo poucos. A editora, mais uma vez, trouxe para nós um livro muito bom que merece ser relido várias vezes e passado por várias gerações.

*Agradecemos à Editora Seguinte pela cortesia dessa leitura.*

Avaliação:


O livro é recheado de frases, mas só escolhi três que mais me chamaram atenção:

Conheço a vida bem o suficiente pra saber que não podemos acreditar que as coisas vão ser sempre iguais, não importa o quando a gente queira. Não podemos impedir que as pessoas morram. Não podemos impedi-las de ir embora. Não podemos impedir nós mesmo de ir embora. Me conheço bem o suficiente pra saber que ninguém consegue me manter acordado ou me impedir de dormir. Tenho que fazer sozinho.

Às vezes, as coisas são como verdade pra gente mesmo que não sejam. 

Você é todas as cores em uma, em pleno brilho.


Interessou-se pelo livro?

Curiosidade: A obra será adaptada para os cinemas, com Elle Fanning como protagonista.


Está
acontecendo uma campanha nas redes sociais para que os leitores postem fotos de lugares especiais de suas cidades! Quem quiser participar, é só postar sua foto no Instagram, Twitter ou Facebook com a hashtag #porlugaresincriveis (se o livro aparecer em algum lugar da foto, melhor ainda!).



Acesse as redes sociais da Editora Seguinte:


Acompanhe o blog dela:

11 comentários:

  1. Olá Fran e Amanda!
    Amei a resenha. Parece ser um história deliciosa de ler.
    Sabendo só um pouquinho do livro, já fiquei com muita vontade de conhecer a Violet e o Finch.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Eles sao demais ne?
    Adorei ler esse livro :)

    www.chaeamor.com

    ResponderExcluir
  3. Estou querendo esse livro, pois todo mundo fala super bem dele. Gostei muito da sua resenha e do seu blog <3

    http://luxuosoestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Amanda, que resenha deliciosa!
    A capa deste livro é uma gracinha, e desde o lançamento que estou de olho.
    Pela sua resenha já vi que vou gostar da leitura.
    Mais um pra lista de desejados.
    Bjus
    Lia Christo
    www,docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá, Fran e Amanda! A capa desse livro é muito interessante! Sinto que a história de Violet e Finch está me chamando para ser lida. Parabéns!

    Meu blog literário é:
    hypeliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. nossa o livro parece ser muito interessante mesmo, a capa é linda,e não conhecia o autor ainda, vou pesquisar mais de suas obras.
    bjs
    http://clubedabelezaemaquiagem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Conheci seu blog hoje através da Rose (@Fabdosconvites) e fiquei encantada! Eu já queria fazer essa leitura e agora tenho certeza de que preciso ler algo da autora.

    Beijos,Lu Blog:
    Apaixonada por Romances

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Sua resenha ficou incrível! Não me afeiçoei pela obra, até já dei uma foleada na livraria e realmente não despertou meu interesse. Mas a capa do livro é bela, até indiquei para alguns alunos...
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Amei esse livro infinitamente <3
    Finch é o típico personagem que nos afeiçoamos e nunca esquecemos, Eu o amei desde as primeiras páginas. A forma como ele pensa, a maneira que ele age, é diferente, mas me encantou.
    Já Violet eu passei a gostar dela conforme fui conhecendo-a, não gostei muito dela no início rsrs

    E pra finalizar, chorei horrores com esse livro. Fiquei com ele por dias na cabeça, e quando fui escrever a resenha, chorei mais um pouquinho. Mal vejo a hora de ver a adaptação nas telonas, lágrimas, muitas lágrimas vão rolar :'(

    Beijos!
    Taty Assis
    www.aculpaedosleitores.com

    ResponderExcluir
  10. O livro me pareceu muito bom até a forma do encontro inicial é diferente e ta prometendo bastante .. fiquei com vontade de conferir ..bjs adorei a resenha.
    http://florroxapoemasepoesias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Amanda!!! Quero muito ler essa obra, não só pq fiquei sabendo que vai virar filme, pq precisa sempre ler antes de assistir, como tmbm é uma resenha mais linda que a outra, estou já super convencida a conhecer a história! Beijos
    http://overdoselite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados