Resenha 83 | Vingança Mortal

em 14.4.15
Título: Vingança Mortal
Autora [parceira]: Raquel Machado
Publicação independente (2014, 120 páginas)
Sinopse: Ao receber uma ligação sobre a morte de sua melhor amiga, Brenda volta a sua cidade natal, Lageado Grande. Lá ela vai ao velório de Nicole, onde encontra seu rosto marcado por facas. Uma dúvida surge: será que realmente foi um acidente como todos falam?
Ao voltar para casa algumas pistas aparecem, e Brenda fica obstinada a investigar a morte de Nicole. Ela decide então voltar as suas raízes. Porém, o tempo parece ter mudado muitas coisas, inclusive as pessoas que ela imaginava conhecer.
Envolvida em uma rede de intrigas, dinheiro, drogas e traição, ela se vê prestes a montar um quebra-cabeça, onde cada peça parece se encaixar com extrema exatidão. E a solução para esse mistério, pode revelar um segredo escondido há muito tempo.

Resenha
[7ª leitura de janeiro – Maratona Literária #EuTôDeFérias]

Se está à procura de um suspense envolvente e de rápida leitura, Vingança Mortal é uma ótima dica! Raquel Machado é uma autora talentosa que, nesse livro, envolve seus leitores em um mistério provocativo.

Essa é a minha história. Uma história que poderia acontecer com qualquer pessoa, e que vai te fazer pensar duas vezes antes de menosprezar alguém. (p. 10) 

Nossa protagonista é Brenda que, quase vinte anos depois, retorna à cidade de Lageado Grande (RS) para o funeral daquela que foi sua melhor amiga no período escolar: Nicole. Apesar de lhe disserem que Nicole foi vítima de um acidente de carro, os instintos de Brenda a alertam para um possível assassinato. Motivada pela dúvida, Brenda decide investigar por conta própria.

Conforme Brenda começa a lembrar-se do seu passado, conhecemos seu grupo de amigos no Ensino Médio: Nicole e Christian, Alice e Louis, Elenor e Ricardo, e Alan – o rapaz por quem era apaixonada e, atualmente, é seu marido. Eram, portanto, oito amigos que se dividiam em quatro casais. Depois do colegial, cada casal seguiu suas vidas separadamente. Agora que Brenda está de volta, decidida a investigar o que aconteceu com Nicole enquanto esteve ausente, terá de enfrentar uma dura realidade: nenhuma dessas pessoas parece ser quem um dia foram.

As coisas começam a piorar quando Brenda ouve na sua secretária eletrônica uma mensagem desesperada de Nicole, antes de sua morte, endereçada a Alan. Por que seu marido mantinha contato com Nicole? Por que, ao saber sobre a morte dela, não pareceu surpreso? Por que não quis sequer acompanhá-la no funeral? Essas perguntas unem-se a outras e Brenda se vê cada vez mais envolvida em um mistério perigoso.

À noite, quando ele deitou ao meu lado para dormir, demorei a pegar no sono, pois o telefonema de Nicole e sua voz desesperada por ajuda não saíam da minha cabeça. (p. 41)

A autora Raquel Machado possui uma escrita fluída, do tipo que – quando notamos – chegamos ao final em poucas horas. Eu gostei muito do modo como intercalou passado e presente, enriquecendo o enredo e nos fazendo sentir o mesmo desespero de Brenda conforme os fatos vêm à tona. A desconfiança de Brenda em relação ao próprio marido é perturbadora… Não conseguir sequer confiar na pessoa com quem se divide a cama aumenta ainda mais a tensão da situação.

– Ora, parece até que sou só eu que tenho segredos.

– Segredos? Brenda, eu nunca escondi nada de você.
Senti-me dividida. Sei que ele não estava falando totalmente a verdade, mas ele é meu marido e eu o conhecia o suficiente para saber que ele não estava mentindo por inteiro também. (p. 59)

Vingança Mortal é um livro que nos convida a refletir sobre como podemos influenciar a vida de alguém com um gesto ou uma palavra. Eu gostei muito da mensagem que a autora transmitiu por meio dos seus personagens, mas senti falta de melhor desenvolvimento em importantes momentos da história. Talvez seja porque as circunstâncias são narradas rapidamente e, por isso, algumas atitudes descritas não me convenceram. 

Infelizmente, a frágil revisão também desfavoreceu a minha avaliação, mas garanto que não prejudica o entendimento do texto. A narrativa é prioritariamente em primeira pessoa, com algumas cenas em terceira pessoa, conferindo maior dinamismo. Se você gosta de mistérios nos quais qualquer personagem pode ser um suspeito e tiver duas ou três horas livres, essa seria uma ótima dica de leitura nacional! Considero Vingança Mortal um bom livro e o recomendo para quem procura por um entretenimento agradável, rápido e envolvente.

*Agradeço o carinho da autora em me permitir desfrutar dessa leitura*

Avaliação:

Interessou-se pelo livro?

Clique sobre a imagem para ser redirecionado.

Onde comprar:
Direto com a autora pelo PagSeguro (livro autografado, com marcadores e frete incluso): raquel.machado2014@yahoo.com.br.
Versão impressa: CreateSpace; Amazon; Clube de Autores; agbook.
Versão digital: Amazon; Saraiva.

Achei
incrível a arte da autora em oferecer maior realidade ao enredo de Vingança Mortal compondo materiais que representam alguns fatos narrados! Vejam que demais:


Foi de uma criatividade ímpar o que a autora criou! Saibam que é com igual criatividade que Vingança Mortal foi escrito. Vale a pena conferir!


E vocês?
O que acharam da resenha?
Leram ou leriam o livro?

13 comentários:

  1. Oi, gostei da resenha e do enredo do livro. Sim, as pessoas mudam e, às vezes, para pior que chega a dar medo... Essa intenção que a autora colocou da mudança foi o que mais me chamou atenção, gostaria muito de ler o livro.
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie, tudo bom?
    Realmente a autora foi bem criativa ao criar essa história. Apesar de ter gostado muito da leitura, eu também senti falta desse desenvolvimento mais aprofundado nas partes mais importantes do livro.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Fran,
    Somente hoje consegui dar uma chegada por aqui.Fico feliz que tenha gostado da história e sobre os pontos que levantou já estão anotados para os próximos livros.
    Beijos
    Raquel Machado
    Escritora Vingança Mortal

    ResponderExcluir
  4. Oie Fran!!!

    Terminei sua resenha com um desejo enorme de ter o livro nas mãos e começar a leitura já. Que perfeita essa história, fato que fiquei mega curiosa para saber o final disso tudo. Será que o marido dela foi o assassino ou estava ajudando a Nicole em alguma coisa? E Porque ele não compartilhou com ela, sua esposa? OMG!! Frannnn anotadíssimo na minha lista. Preciso dele!
    Bjus
    Juh - Surtos da Juleka

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Uau, fiquei mega interessada.
    Precisando de leituras assim atualmente hihi
    Vou anotar, com certeza!

    ResponderExcluir
  6. Oi Fran sua linda, tudo bem?
    Eu estou com o livro para ler em parceria com o Grupo União dos Autores. Quando o recebi adorei a atenção e o carinho que a autora teve com a embalagem do livro, esses adesivos são muito fofos. E quando vi as notícias de jornal sobre os eventos do livro, surtei!!!! Realmente, ela foi muito criativa.
    Quanto ao livro: Adorei sua resenha, Fran!!! Você me envolveu em uma trama de mistérios, fiquei muito animada em começar a leitura. Já pensou não poder confiar no próprio marido? O que ele tem a ver com essa história? Já estou criando minhas teorias e não vejo a hora de descobrir!!!!! Pena que o livro é muito curto e a autora não desenvolveu algumas partes.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá Francine,

    Já vi algumas resenhas desse livro, mas além da capa que não gostei o livro não me despertou interesse....bjs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Fran!
    Não gostei muito da trama do livro, sabe? Estou me adequando aos poucos ao gênero do romance policial, então ainda não estou 100% confortável e acho que o livro da Raquel é uma leitura para mais tarde. Mas putz, não curti nem um pouco a capa, ela definitivamente me fez torcer o nariz ):
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Fran,

    Eu gostei muito de Vingança Mortal e espero que logo a Raquel lance outros livros, pois a escrita dela é realmente uma delícia.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Adoro livros com mais suspense, romances policiais e/ou thriller e me interessei bastante para ler esse livro, por mais que a capa não tenha me atraído nem um pouco. A sua resenha deu um apanhado geral e atiçou a minha curiosidade, mas não lerei esse livro por agora.

    http://loucurasaovento.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Olá Fran!
    Adorei a resenha como sempre! =D
    Parece ser uma ótima literatura para um tarde tediosa. Gosto mesmo de livros curtos.
    E só de ler a resenha já fiquei curiosa para saber o que aconteceu. Sou curiosa e se alguém disser que vai me contar algo e não fala, eu fico agoniada. haha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá Fran!
    Eu queria e não queria ler o livro. Eu vejo muitas resenhas desse livro e uns dizem que gostou e outros dizem que não gostaram. A opinião desse livro é super dividida. E isso me assusta, pois tenho medo de não gostar. Acho que vou deixar passar o livro.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Fran! Linda resenha, a autora parece ótima mesmo, o livro dela está na minha lista de compras pelo que falou mesmo, um bom mistério, gostei do que disse sobre a mensagem, um jeito ou palavras podem ter um peso muito grande mesmo nas nossas vidas! ÓTima resenha!
    Beijos
    http://overdoselite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados