Álbum Litúrgico-catequético: No Caminho de Jesus [Ano B – 2015]

em 13.2.15
Hoje
venho apresentar a vocês um livro que escrevi em coautoria! Não é literário, mas sua importância é tão grande para mim que gostaria de compartilhar com meus leitores no blog. 

Trata-se de um recurso evangelizador e didático bastante diferente! É o Álbum Litúrgico-catequético – No Caminho de Jesus”, publicado pela Editora Vozes e destinado a leitores de 8 a 11 anos.


A
intenção desse material é oferecer às crianças um suporte para o entendimento do evangelho apresentado em cada missa (as leituras bíblicas indicadas são as mesmas da liturgia). Para isso, “No Caminho de Jesus” propõe uma figurinha a ser colada e atividades divertidas a cada domingo, facilitando o entendimento da criança sobre os ensinamentos de Jesus Cristo.

Valores como respeito, solidariedade, amizade, integridade, bondade e outros são abordados com linguagem de fácil compreensão e por meio de situações próprias da infância, orientando para uma educação cristã.



Se
você é catequista ou seu lar é cristão, convido a conhecer esse material para adquiri-lo aos seus catequizandos e filhos (primos, sobrinhos...). No entanto, para que a criança possa se beneficiar desse material, é imprescindível o apoio do catequista e/ou da família. Isso porque esse é um material que convida o leitor a vivenciar junto aos seus colegas de catequese e em seu lar a experiência de uma comunidade de fé.
  

Notaram como esse material é interativo? “No Caminho de Jesus” veio para mobilizar a catequese e a família no processo de educação da fé das crianças!

A
cada ano, “No Caminho de Jesus” traz um diferencial! Para o ano de 2015, frases do Papa Francisco foram incluídas e explicadas segundo o evangelho, e o Tempo Litúrgico foi explorado em formato de jogo para facilitar a aprendizagem das crianças.


Como usar o material:

Há muitas maneiras de usar este livro e, abaixo, apresento algumas delas que podem ajudar na educação e crescimento da fé:
  • Depois de participar da missa, a criança poderá reler o evangelho, realizar as atividades, colar a figurinha e refletir com a ajuda de sua família ou no encontro de catequese sobre o que aprendeu com Jesus e sobre Ele.
  • Antes de cada missa, com a ajuda do catequista, a criança poderá se preparar melhor realizando as atividades e refletindo sobre a leitura do evangelho.
  • A cada missa, a criança poderá receber do catequista a figurinha para colar em seu Álbum Litúrgico-catequético e, depois, realizar as atividades com a ajuda de sua família consultando o evangelho.
  • Com seus familiares, a criança poderá ler e realizar as atividades, refletindo e rezando juntos os ensinamentos de cada evangelho.
  • O catequista pode dedicar uma tarde por mês para que as crianças conversem sobre os ensinamentos dos evangelhos, trocando experiências sobre como lhes ajudaram a entenderem e mudarem atitudes.
  • E, ainda, que tal incentivar a criança a ser uma evangelizadora e ensinar o que aprendeu para os colegas que não conhecem o Álbum Litúrgico-catequético? Assim, ela poderá ser uma discípula missionária de Jesus!

Saiba mais:

Autoras: Francine Porfirio Ortiz e Viviane Mayer Daldegan
Formato: 21x28 cm, 64 páginas, brochura.
Valor: R$ 6,90 – Para paróquias que desejam adotar o material, é possível oferecer desconto na compra em significativa quantidade.

Onde comprar:
Site da Editora Vozes | Livrarias virtuais: Loyola; Sallu | Distribuidoras da Editora Vozes | Informações: (24) 2233-9029 / (24) 2233-9042 / vendas@vozes.com.br


Sinopse: No Caminho de Jesus – Álbum Litúrgico-catequético tem por objetivo proporcionar aos catequizandos e familiares o conhecimento de Jesus Cristo estabelecendo maior aproximação com a mensagem do evangelho, motivando-os a concretizá-la em suas vidas e a realizar o encontro pessoal com Jesus Cristo, fazendo a experiência do amor cristão na família e na sociedade. No Caminho de Jesus é um instrumento de complementação aos encontros de catequese que contribuir para melhor participação da celebração litúrgica.


Gostaram da novidade?
Comentem se já conheciam esse material ou se tiveram interesse em adquiri-lo! Muitas vezes desconhecemos recursos como esse, que podem nos auxiliar a educar nossos filhos (sobrinhos, primos...) na fé cristã. O que vocês acharam?

Sendo uma das autoras de No Caminho de Jesus, é especial divulgá-lo no meu próprio blog, no qual encontro o apoio de vocês, leitores. :)


25 comentários:

  1. Muito legal, Francine. Mais um de seus muitos talentos. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Super ideia Fran sua linda!
    Você é uma caixinha de surpresas flor, e eu estou adorando a possibilidade de te conhecer melhor.
    Gostei muito do material apresentado. Vou ajudar a divulgar no Doces Letras, e espero que seja um sucesso!
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  3. Achei linda a sua iniciativa! Que Deus abençoe tremendamente este projeto!

    ResponderExcluir
  4. Oi Fran!
    Gente, chique! Essas ilustrações ficaram muito legais! Boa sorte com o projeto. Nunca fui muito chegado a religiosidade, mas acho interessante a iniciativa, até para tentar incentivar a leitura na juventude.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  5. Fran, já marquei aqui nos favoritos. Minha mãe é catequista e já vou passar a ela o livro, ta perfeito a diagramação, tudo!!! <3
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Mas que gracinha, moça! Sabe, minha família é cristã e desde bem nova participava da missa e de encontros com os vizinhos. Apesar de, agora mais velha, não ser mais tão ativa, acho bonito a religião como algo que abarque as pessoas num núcleo de respeito e solidariedade, e se as crianças puderem apreender essa ideia desde cedo é uma coisa bastante positiva. Linda iniciativa.

    ResponderExcluir
  7. Franlinda, tudo bom?
    Adorei a novidade quando você me marcou no Facebook, não fazia nem ideia do seu projeto, e para você, deve estar sendo um sonho ver realizado, não é? Lendo um pouco mais aqui, vendo as imagens que você trouxe sobre o livro, adorei as imagens o tamanho das letras, e como você disse, é de fácil entendimento para a criança. Enquanto estou lendo e pensando aqui, lembrei da minha pequena, e adoraria ter um livro assim, para guiá-la nesse caminho, que acho muito importante. Espero que seja de grande sucesso, e que sua mensagem chegue até muitas crianças e famílias, é maravilhosa sua atitude, parabéns linda! <3

    Beijinhos,
    www.percepcoes.blog.br

    ResponderExcluir
  8. Olá Fran!
    Achei muito legal esse livro, só não sou católica para usá-lo, mas tenho certeza que ele tem o seu valor e vai ajudar a evangelizar muitas crianças.
    Fico muito feliz por você estar participando desse projeto! :3
    Eu também trabalho com as crianças, mas eu sou a evangelizadora deles. (A "tia", melhor dizendo.)
    E fico tão feliz de acordar cedo aos sábados para vê-los e ensiná-los. Tenho certeza que deve ter ficado muito feliz de fazer este livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Que trabalho mais incrível, Francine! Não conhecia esse lado do seu trabalho, no entanto achei muito importante e tenho certeza que deve ser motivo de muito orgulho para você. Como não poderia deixar de ser, vou divulgar para quem sabe não seja utilizado na minha paróquia. Ficaria muito feliz. :)

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  10. Amigaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    Fiquei extremamente apaixonada pelo seu livro.
    Que coisa mais linda.
    Enquanto estava lendo e vendo as imagens estava pensando nos meus sobrinhos que estão aqui em casa hoje. Nossa, eu adorei.

    Cheio de desenhos, explicações e o melhor de tudo, bastante colorido com imagens do jeito que criança gosta. Que coisa mais fofa!
    Nossa, eu amei sério. E tenho que te dar os parabéns, porque com certeza vc irá vender muitos deles para o pessoal de catequese. E se eu puder eu ainda compro um de você para dar de presente para minha cunhada um dia apresentar para os meus sobrinhos, porque é muito fofo. Nossa, se eu fizesse catequese de novo compraria hahahaha, mas já se foi meu tempo viu? Mas enfim...Parabéns e muito sucesso pra vc linda

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oie Fran!

    Lindo seu trabalho, parabéns! Olha eu não sou católica, mas acredito que seus livros servem para ensinar todas as nossas crianças a respeito de Deus. Amei seu trabalho e sucesso sempre viu?!

    Beijos Fê
    http://www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, Francine!
    Que linda iniciativa. Achei um trabalho maravilhoso.
    Além de ser cheio de informações importante é bastante interativo.
    Parabéns pelo trabalho!
    Beijos

    >> Vem participar do top comentarista de fevereiro. Está valendo um livro surpresa e um vale presente da Saraiva<<
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
  13. Fran só tenho que te dar os parabéns , esse livro é uma iniciativa incrível e com certeza ficarei na torcida de que continue sendo publicado todos os anos!

    Parabéns amiga!!!! Muito legal mesmo.

    Abraço,
    Diego de França
    www.leitorsagaz.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá... Fran querida... mais uma vez parabéns por essa conquista maravilhosa.... eu torço muito você... pois adquiri um enorme carinho por ti e espero um dia poder te conhecer pessoalmente... As palavras de Deus sempre que podemos devemos recitá-la e falar dela para as pessoas ainda mais por esses pequenos que estão começando a forma a sua personalidade... adorei a iniciativa e desejo sucesso de vendas porque assim esse livro irá trazer a palavra de Deus para muito lares e crianças... Xero!!

    ResponderExcluir
  15. Olá Fran-fofa. Muito lindo sua ideia e essa criação desse livro. Achei lindo as ilustrações, capa e enfim. Desejo muito sucesso para ti e que aconteça coisas maravilhosas para você.
    Beijos e sucesso <3

    ResponderExcluir
  16. Oie, Francine.
    Seu trabalho ficou incrível. Mesmo não sendo muito religiosa, reconheci isso porque é verdade. Para catequistas deve ser um auxilio e tanto! Parabéns a você e à autora.
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando

    ResponderExcluir
  17. Oi Fran, sua linda, tudo bem?
    Que lindo o trabalho de vocês. Pela minha fé, eu acredito que vocês duas foram tocadas para que ele fosse levado às crianças. E não é coincidência o fato de você ser blogueira. E não é coincidência vocês terminarem e começarem as vendas justamente em tempos difíceis. As crianças são sempre a esperança, o futuro, não é mesmo? Adorei a forma como vocês pensaram o livro, usando jogos, muitas imagens, cores, para atrair a atenção da criança. Vou divulgar no meu blog, já está programado, pode deixar. Parabéns por esse trabalho que ficou incrível e é de sua importância.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Fran, tudo bom?
    Parabéns por ter conseguido publicar seu trabalho. Ficou bem interativo e acredito que vai ser uma ótima opção para quem trabalha com evangelização de crianças. Já fiz um trabalho voluntário na igreja para os pequenos e bons materiais também ajudam os catequistas.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Fran, primeiramente parabéns né?! Adorei a novidade, eu ganhei livros nesse estilo quando fazia catequese quando criança, são bem divertidos e uma ótima forma mesmo de ensinar o evangelho a criancinha de uma forma mais dinâmica e descontraída. Adorei saber da novidade flor ;)

    Bjão!
    http://livrosseriesecitacoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Olá Francine,

    Muito legal!!! Você tem dom de sobra, ficou lindo o livro espero muito tenho muito sucesso, você merece....abraço.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Olá Fran, tudo bem?
    Achei bem interessante você apresentar seu livro para os leitores do blog, ele está muito lindo e seus ensinamentos são os melhores. Espero que as crianças aproveitem bastante o conteúdo e com muita sabedoria.
    Abraços
    http://www.ler-e-ser-feliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Fran lindona que projeto lindo, e parabéns viu, fico muito feliz e orgulhosa por você. Um projeto de incentivo a religião, adorei as ilustrações. Ficou perfeito . Você merece realizar seus sonhos e metas. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  23. Eu comprei o livro e amei só qur eu perdi o dado do jogo do tempo litúrgico. Me envia apenas a imagem pra mim confeccionar outro pf.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada por adquirir o Álbum. Posso enviar a você a imagem para a confecção do dado, mas preciso de um endereço de e-mail, por favor. :)

      Excluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados