Resenha 69 | A Anfitriã

em 28.1.15
Título: A Anfitriã – Série A Anfitriã, volume 1
Autor [parceiro]: Elielson Jr.
Editora: Multifoco (2014, 228 páginas)
Sinopse: Quem nunca brincou de Verdade ou Desafio ou sempre teve aquela paixão platônica que nunca revelou? Ou melhor: quem nunca teve um segredo que nenhuma outra pessoa poderia saber? Tudo isso e um pouco mais você encontrará em A Anfitriã. Depois de ter beijado o misterioso Luan Costa, Nany encontra-se perdidamente apaixonada pelo garoto, mas por causa de sua reputação, prefere manter o sentimento escondido. Após diversos desafios intensos e situações tensas, a garota, ao lado de Rian, Lila, Cátia, João, Suzana e Caio, começam a receber ameaças de uma figura desconhecida, chamada apenas de Anfitriã, que os obriga a visitar a Mansão Abandonada da pequena cidade de Macapá. Perdidos e sem lugar para se esconderem, o grupo torna-se marionete, enquanto luta incansavelmente para solucionar todos os mistérios em torno da tal Anfitriã.

Resenha
[3ª leitura de janeiro – Maratona Literária #EuTôDeFérias]

Desde que tive a alegria de me tornar parceira do autor Elielson Jr., estive brigando com o tempo para me permitir ler o seu livro, pois desejava muito conhecer sua narrativa e a história de A Anfitriã.

Narrado em primeira pessoa por todos os personagens envolvidos, esse é um livro repleto de mistérios a serem desvendados! Nele conhecemos um grupo de sete amigos: Nany, Rian, Lila, Cátia, João, Suzana e Caio, que são populares estudantes do Ensino Médio na pequena cidade de Macapá. Entediados em uma aula na qual o professor faltou, decidiram passar o tempo com a famosa brincadeira de Verdade ou Desafio.

Como consequência, Nany – a mais bela garota do colégio – foi desafiada a beijar Luan, o esquisitão da sala. A experiência acaba aproximando o casal, mas Nany não aceita se apaixonar por alguém tão diferente do seu grupo de amigos. Ao mesmo tempo, cada um dos personagens também enfrenta seus próprios problemas – término de namoro, traições e mal-entendidos. O grupo como um todo não vive o seu melhor momento (rs).

Para piorar, cada personagem recebe uma ameaçadora carta ou mensagem de quem se autodenomina A Anfitriã. Quem seria essa figura misteriosa? É a primeira pergunta que os personagens fazem e que o leitor é incentivado a descobrir! Notamos logo nas primeiras menções à Anfitriã que se trata de alguém mal-intencionado, que não quer negociar e apenas deseja revelar os piores segredos do grupo. Imagine como seria se o seu mais hediondo pecado se tornasse de conhecimento público; como se sentiria se nada pudesse fazer para impedir isso.

Os personagens são apenas adolescentes, que cometeram erros e temem a represália social ou de suas famílias. São imaturos emocionalmente e, inclusive, estrategicamente. Acho importante salientar isso, pois em diversos momentos achei-os amadores, o que apenas os aproxima da realidade. Eles querem livrar-se da ameaça, mas não dispõem de recursos para isso.

Em certa medida, a história lembrou-me a série Pretty Little Liars, na qual um grupo de amigas passa a ser ameaçada por A, que parece conhecer todos os seus segredos. Mas diferente da série, A Anfitriã não demora a mostrar do que é capaz. Eu gostei do enredo e me senti completamente envolvida na história! No entanto, senti falta de melhor desenvolvimento e caracterização dos personagens. Muitas atitudes narradas não me pareceram convincentes, talvez por faltar detalhamento.

Ainda, o que mais me incomodou foi a presença de cenas não verossímeis. Por sentir que isso faltou em momentos cruciais, avalio A Anfitriã como regular. Eu considero que o autor publicou uma história de grande potencial, capaz de entreter o leitor e prender sua atenção, mas que precisaria ser um pouco mais lapidada para ampliar sua qualidade.

Acho importante dizer que a narrativa do Elielson Jr. é fluída e agradável! Portanto, a despeito da minha avaliação, esse é um livro que recomendo para quem procura uma história repleta de mistérios e com um bom ritmo. O autor consegue cativar a atenção do leitor para descobrir a identidade da Anfitriã, por isso, não percam a oportunidade de lerem e terem suas próprias opiniões! Sendo o primeiro volume de uma série, estou certa de que a sequência será ainda melhor. A capa é maravilhosa e possui total relação com o enredo, pois temos o contexto de uma mansão abandonada. Vale a pena conferir e se assombrar com o que uma mente perversa é capaz de executar quando possui como único interesse destruir a dignidade de alguém.

*Agradeço o carinho do autor em me oferecer a oportunidade de ler seu livro e aguardar pacientemente essa resenha.*

Avaliação:


Compartilho os meus quotes favoritos:

As pessoas deviam saber que palavras machucam como lâminas. (p. 28)

…uma coisa é certa: você pode estar com muita raiva daquela pessoa, mas se você a ama, ódio algum pode ultrapassar esse sentimento. (p. 36)

Eu não queria conversar sobre ninguém, e nem gostaria de ter aula nenhuma. Minha única vontade era de estar ali, ao lado dela, e curtindo aquele momento como se fosse sempre a primeira vez. (p. 64-65)

Parecia que vê-la sorrindo era a cura para os meus mais sombrios pesadelos. (p. 65)

– Você tem medo de morrer?
– Claro que tenho. Todos nós temos, não é verdade? – Olhei-o nos olhos. – Pensar que um dia qualquer tudo isso que temos pode acabar, e depois só vir uma escuridão sem fim… É de se ter medo. 
– Entendo, mas como você pode ter certeza de que será uma escuridão sem fim? (p. 83)

Ter alguém ao meu lado significava bastante, e me fazia perceber que não valia a pena estragar minha vida quando ainda se tem motivos para sorrir. (p. 106)

– …Nunca alguém tinha feito algo do tipo para mim.
– Talvez porque não exista outra pessoa que te considera tão especial quanto eu considero. (p. 154)


Interessou-se pelo livro?

Curta a fanpage:


C
onvido a conhecer e acompanhar a história Amantes de Heavy Metal, em desenvolvimento pelo autor no Wattpad.


Sinopse [não-oficial]: Eduardo é um estudante de direito da universidade federal de São Paulo. A vida dele se resume em drogas, festa e estudos que ele não leva muito a sério, ele divide um apartamento com duas amigas, Ana e Maya, que vivem igual a ele. Poderia ser uma história normal e clichê como qualquer outra do mesmo gênero, uma vez que a sua vida começa a tomar rumo quando ele conhece uma nova garota. Mas Amantes de Heavy Metal fala sobre as escolhas que fazemos em nossas vidas, os pesos que tomamos, nossas amizades que podem ser verdadeiras ou não, sentimentos que podem mudar nossas rotinas, tudo ao som de um velho e clássico heavy metal. É levantada questões como: até que ponto devemos deixar que uma pessoa mude nossa vida? Quando precisamos amadurecer e viver para ter um bom futuro? E fala, principalmente, do quanto a vida pode se prazerosa e horrível ao mesmo tempo.

Gostou da resenha?
Comente se leu ou leria o livro!



28 comentários:

  1. Olá! Primeira vez aqui no blog. Adorei o Layout.
    A capa do livro é bem diferente das que estou acostumada a ver.
    Assim que comecei a ler sua resenha me lembrou realmente PLL que acompanho, e me interessei pela história. Segredos nunca são guardados para sempre hehe

    Beijão da Lari <3
    Brilliant Diamond | Fan Page | Participe das promoçes de livros:aqui e aqui

    ResponderExcluir
  2. Oiee

    Uma pena quando um livro tem um ideia boa e consegue deixar a leitura rápida mas peca nos personagens e nos detalhes que dão veracidade a história e fazem o leitor acreditar no está lendo né, quem sabe com os próximos livros da série o autor não melhore.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oii Fran, tudo bem?
    Parabéns pela parceria, o livro parece ser bacana, só não gosto quando não preenche os detalhes da história, mesmo assim o autor foi criativo! Adorei a capa e sua resenha flor!
    Fique com Deus!
    http://www.doceliterario.com/

    ResponderExcluir
  4. Primeira vez visitando seu blog e já amei o estilo da sua resenha, super completa e sem spoilers. Muito legal a sua sinceridade em relação ao livro mesmo sendo um livro de parceria. Fiquei curiosa pra ler o livro, preciso aprender a ler mais livros assim pra sair da rotina.

    ResponderExcluir
  5. Gostei da resenha sim, como sempre você pontuou pontos positivos e negativos de maneira a me deixar bem curiosa a respeito da história, como será o desfecho? Quero saber, embora no momento eu não esteja numa vibe legal para mistérios e suspense.
    Essa capa, arrepiante, me lembrei do filme "A bruxa de Blair", não sei porque e me deu medo, tenho pavor de lugares assim abandonados no meio do mato, foi o que me passou a ideia da história a uma primeira vista.
    Enfim... vou procurar o segundo livro do autor no wattpad, estou viciada naquela plataforma...rs
    Beijos!
    Inté mais *.*
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  6. Amiga primeiramente tenho que confessar que eu adorei a sua resenha, até porque eu achei um livro simplesmente impressionante. Adoro isso de mistério/suspense. Pelo menos foi isso que deu a entender sobre a história. Deve ser realmente muito bom, mas eu ainda não tinha ouvido falar desse livro.
    E outra coisa, eu ia falar aqui agora, mas eu vi que você citou Pretty little Liars em sua resenha. Eu também lembrei quando lia sua resenha. Bastante parecido mesmo. Mas vamos ver. Quando eu tiver oportunidade com certeza irei ler =]

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Franlinda! Tudo bom?
    Já quero dizer que o nome e a capa criou um clima de expectativa muito bom aqui, espero estar BEM certa sobre isso. Quando entramos nesse assunto de grupo de amigos do ensino médio, só posso esperar coisas erradas acontecerem, de verdade, nunca sai algo bom, mesmo Nany estar descobrindo esses sentimentos e o grupo estar nessa maré de má sorte, não sei, bateu um medinho.
    Uau a Anfitriã veio mesmo pra abalar o mundo do pessoal, não posso nem imaginar como é ter a ameaça de ter seu pior segredo revelado, e sem nenhum motivo aparente. Como você disse, também senti um toque de Pretty Little Liars, ainda bem que você citou, não queria ser apenas a única. Gostei muito da sua sinceridade no ponto de que a história precisa ser melhorada, acho que é o pior sentimento que podemos guardar depois de acabar uma leitura, esse gostinho de querer mais, de saber que a história poderia ter sido melhor explorada, acho que ainda assim, iria ler, porque nunca passo um toque de mistério!

    Beijos minha linda!
    www.percepcoes.blog.br

    ResponderExcluir
  8. parabéns pela parceria!
    não conhecia o livro, mas achei bacana o fato do autor ter optado por todos os protagonistas narrarem a história porque dá para ver o ponto de vista de cada um. Fiquei curiosa para descobrir quem é a anfitriã! adoro mistérios =)
    bjs!

    ResponderExcluir
  9. Gosto muito de livros de suspense e mistérios, assim como filmes, me interessei bastante, mas vou considerar tudo que vc falou para decidir se vou ler ou não hehe bjos <3

    ResponderExcluir
  10. Olá, Francine!
    Esta história parece ser bem interessante e fiquei com vontade de ler para descobrir a identidade da "Anfitriã". Adoro mistérios!
    Mas, em se tratando de uma série, talvez o autor nos surpreenda nos próximos livros.

    Beijos!
    http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Fran... fiquei curiosa pela leitura do livro desde o título e a capa... gostei dessas duas partes, quando começou a resenha fiquei bem interessada na leitura e mesmo com os percalços que você falou sobre a narrativa ainda assim pretendo ler o livro... gostei do enredo... mesmo que ele não esteja tão detalhado como gostaria... mas vai que a leitura me agrada não é mesmo??? Fiquei com a pulguinha da curiosidade e coloquei ele na minha listinha... Xero!

    ResponderExcluir
  12. Oi Fran *-*
    Achei a premissa muito instigante, e estaria mentindo se dizer que mesmo com a sua resneha ainda tenho vontade de conhecer. Talvez acabe dando nota baixa, pq enredo não desenvolvido corretamente é um ponto que me chateia, então, acabo ficando com um pe atrás. Mas parece ser uma historia realmente para prender o leitor.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Francine!
    É a primeira vez que visito o seu cantinho! Ele é muito lindo!
    Enquanto a resenha gosto de livros que envolvem adolescentes, suas inseguranças e tem aquela dose de mistério. E ainda por cima lembra um pouco Pretty Little Liars, a série que eu amo!!!rs
    Mas entendo também que isso pode ser repetitivo e pelo o que você descreveu o autor deveria ter aprofundado um pouco mais com relação aos personagens. Porém se surgisse uma oportunidade daria uma chance ao livro mesmo você o considerando regular.
    Beijos!
    http://asassecretas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá Fran!
    Adorei a resenha. A capa realmente é belíssima!
    Eu nunca cheguei a ler nenhum livro de mistério, mas ter cita Pretty Little Liars me fez ficar um pouco mais interessada, mesmo eu não acompanhando a série!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oi Fran! Já tive contato com o autor antes dele lançar o livro, dai me perdi dele.
    Achei a ideia bem legal e gostei de suas pontuações. Espero um dia ter a chance de ler o livro e espero gostar mais que você

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Fran!

    Olha, confesso, assim que vi que seria a resenha de Anfritiã, primeiro fui ver sua avaliação, e fiquei surpresa, pois eu esperava o livro, sabe? Eu curto livros com a pegada dele, e até o inclui na minha lista de leitura, pois ele tem na Amazon, por tanto, fiquei curiosa para ver sua opinião, Entendo seus pontos e sua opinião, e vou ler para tirar minhas próprias conclusões, pois a capa me cativou muito rs. Amo livros de mistério e suspense, rs.

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Fran, tudo bem?

    Eu juro que tava empolgada com a resenha, mas broxei totalmente ao ver a nota D: . Mas ainda vou deixar aqui anotado e procurar mais opiniões. Quem sabe :3

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi Fran,
    Eu fui lendo sua resenha e antes mesmo de você mencionar PLL, eu já tinha sentido que a história era mais ou menos parecida, por isso me interessou. O que me incomoda são os muitos personagens, sabe? Fiquei curiosa para saber quem é a Anfitriã

    Beijos
    Jéssica Polato
    http://www.ajessicadisse.com/

    ResponderExcluir
  19. Olá Francine,

    Mais um livro que fico conhecendo aqui no blog, no início achei interessante, mas depois com os detalhes perdi o interesse....abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oie, tudo bom?
    A premissa do livro é realmente instigante e curiosa. É aquele tipo de narrativa que te deixa com vontade de conhecer a história toda. No entanto, fiquei com receio da leitura por causa das cenas inverossímeis porque isso realmente é ruim durante a leitura de um livro.
    Beijos.
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá.
    Como você mesma disse, eu também relacionei um pouco com a série PLL já que ainda não li o livro. Confesso que fiquei bem curiosa com a história e só pelo fato de ter vários mistérios chamou ainda mais a minha atenção. E quando você disse que o autor não demora para mostrar o que A Anfitriã é capaz fiquei ainda mais curiosa pra saber quem é esta pessoa e o que ela quer.
    Adorei a resenha.
    Beijos

    http://www.cantodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi Fraaan, tudo bem?
    Gostei da tua sinceridade a respeito da obra, mesmo pontuando os fatores que te levaram a não colocar o livro como favorito, ainda assim senti uma curiosidade sobre esta história.
    A princípio creio que o livro se encaixe no meu perfil literário :D

    bjs
    www.confraria-cultura.com

    ResponderExcluir
  23. Oi Fran, é triste quando uma boa ideia não rende um bom fruto não é? Antes mesmo de você fazer menção de PLL eu já tinha lembrando da série lendo a resenha. Uma premissa muito boa que tem que ser melhor trabalhada, quem sabe nos próximos livros o autor considere sua crítica construtiva e trabalhe mais nas cenas que te deixaram tão incomodada.

    Abraços quentinhos!

    Patty Santos
    Blog Coração de Tinta

    ResponderExcluir
  24. hahah Fran engraçado você mencionar a serie Pretty Little Liars, porque eu logo quando comecei a ler sua resenha a primeira coisa de que me lembrei foi dessa serie que estou acompanhado. O livro realmente parece ter uma semelhança com PLL e talvez seja por isso que a historia me agrada, eu gosto de um misteriooooo, gosto de pensar em teorias para saber quem esta por trás de tudo. Amei a resenha :)

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bem?
    gostei muito da resenha. Você apresentou bem os pontos positivos e negativos.
    A premissa é ótima, e achei legal o livro ter narração de todos os personagens centrais. Pena que faltou desenvolvimento dos personagens, isso é bem prejudicial mesmo
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. OI, Fran! Tudo bem?

    Fiquei meio confusa, pq você indicou o livro por vários motivos que parecem legais, mas em contrapartida deu 2 estrelinhas! O que para mim é razoável! rs
    Vou dar uma procurada no trabalho do autor! hehehe

    Beijos
    Silêncio Que Eu To Lendo

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    Sou doida pra ler esse livro. Acho a proposta do autor muito boa. E é um tema que eu gosto muito. Já recebi ele do autor e logo, terá resenha no meu blog também! Parabéns pela sua resenha, está demais!

    Beijos, Kamila www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  28. Olá Fran!
    É uma pena quando vemos um ótimo livro, mas que não foi bem explorado. No começo eu estava gostando bastante da história, mas depois me desanimei quando vi a sua avaliação. Espero que o autor tenha sucesso, em outros livros.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados