Autora Parceira + Entrevista | Carolina Matsuo

em 22.11.14
É
sempre uma alegria apresentar a vocês uma nova parceria! 


E hoje não poderia ser diferente! Apresento a vocês: Carolina Matsuo, autora de O Sumiço de Beatriz. Na última quinta-feira, divulguei a promoção desse livro – que se inicia hoje e termina na segunda-feira – e muitos leitores expressaram interesse em lê-lo.

Não é para menos! O Sumiço de Beatriz tem conquistado atenção por "onde passa" e, tenho certeza, logo serei mais uma leitora fascinada pelo talento da Carolina Matsuo (rs). Na blogosfera, é possível encontrar expressões admiradas quanto ao intrigante enredo da autora, por exemplo:



Para aqueles que amam suspense, drama, conspiração política e romance... Carolina Matsuo nos presenteia com uma narrativa envolvente e que aborda todos estes gêneros citados. {Ariana, do blog Ária Books}


Eu
adoro cada um desses gêneros e o conjunto deles é raro na literatura nacional! Eu me sinto orgulhosa, portanto, de receber a Carolina Matsuo como parceira.


Que tal conferir a biografia dela?
Carolina Matsuo nasceu na cidade de Mogi das Cruzes – SP no dia 29 de Agosto.
Formada em engenharia mecânica com mestrado em aerodinâmica e projeto de aeronave não tripulada, mora atualmente em São Paulo e possui uma gata, Deb.
Desde criança adorava ler as "estórias" de Marcos Rey e tinha uma mania de escrever todos os domingos. Gosta de ler vários tipos de gêneros, mas o que lhe agrada é ficção que tenha uma mistura com a realidade. Decidiu escrever um livro com o intuito de incentivar a leitura ou resgatá-la em muitos jovens adultos e adultos que estavam perdendo o hábito de ler.
Então, escreveu "O Sumiço de Beatriz" que se trata de uma trama de conspiração, com espionagem, perseguição, com elementos baseados em fatos reais e tudo isso misturado com ficção científica, mistério e um toque de romance, de maneira que envolvesse o leitor em cada capítulo.

Notaram
quão incrível foi a iniciativa da autora? Decidir escrever um livro para incentivar a leitura é formidável.

Se ficou curioso para conhcer um pouco mais da querida Carolina Matsuo, convido a ler a entrevista que – carinhosamente – ela cedeu ao blog.


1) O Sumiço de Beatriz apresenta uma sinopse cheia de mistérios a serem desvendados! Conte um pouco o que o leitor pode esperar dessa história.

CM: A história se inicia com ação e um toque de mistério, quando Beatriz é perseguida por homens armados e está apavorada após saber o que aconteceu com a tia. Nesse ínterim, ela encontra com seu amigo de infância, Tomaz, mas não consegue contar o que está acontecendo porque os homens invadem o lugar em que estão, faz o amigo como refém, e ela é obrigada a fugir. Nesse momento, Tomaz, sem entender e preocupado com o envolvimento da amiga com aqueles homens, sai em busca de Beatriz. Ele viaja para algumas cidades dentro do Estado de São Paulo, onde a trama se passa na maior parte, e passa por muitas situações, várias delas inusitadas, encontrando um toque de humor, reflexões, suspense, ação e mistério.
Acredito que os leitores ficarão ansiosos durante a leitura, por essa mistura de situações e dos sentimentos dos protagonistas. Além disso, há momentos que nos faz pensar sobre alguns valores, ética e moral representados por alguns personagens.


2) Como foi o processo de construção do enredo desse livro?

CM: Antes e durante a escrita, fazia pesquisas sobre o cenário, armas, religião, política, entre outros, porque misturo elementos reais com ficção, mas tendo a liberdade de criar e modificar o cenário, por isso uma obra de ficção. A construção da trama foi como montar um quebra-cabeças, você já tem a "imagem" na cabeça e agora tem que encaixar as peças, ou seja, antes de escrever, eu já sabia o que tinha que acontecer na trama, como e onde chegar com ela.


3) Você iniciou O Sumiço de Beatriz disponibilizando capítulos no Wattpad. Desde o início pretendia publicar a história como livro? Ter postado no Wattpad colaborou para o desenvolvimento da história?

CM: Antes da publicação do primeiro capítulo no Wattpad, a minha obra já estava finalizada e protegida por direitos autorais.


4) Há algo na "Carolina Matsuo" que considere ter influenciado na produção do seu livro?

CM: Muito! Essa obra teve publicação independente, e se eu não fosse bastante persistente, perfeccionista e paciente, a produção do livro não sairia.


5) Você elegeu dois gêneros que, na literatura brasileira, é difícil ver unidos em uma obra: ficção científica e mistério/policial. Como sente o acolhimento dos leitores?

CM: O meu objetivo em misturar um poucos desses gêneros foi a de prender o leitor até o fim, e pelos feedbacks que recebo deles parece que estou cumprindo com o que pretendia.


6) Você é uma autora de publicação independente. Por que fez essa opção? Poderia contar um pouco sobre as dificuldades e vantagens disso?

CM: Recebi várias propostas de editoras e analisei cada uma calmamente. Digo calmamente porque vi muitos escritores jovens desesperados em publicar suas obras imediatamente após tê-la finalizado, e é aí que muitas editoras não muito confiáveis ganham vantagem. Eu terminei de escrever a obra em meados de 2013, e somente após ter me envolvido e pesquisado bastante sobre as editoras, analisado suas proposta, foi que resolvi fazer a publicação em Agosto de 2014. Tive propostas boas e ruins, mas naquele momento optei pela publicação independente. A vantagem de ser independente, como o próprio nome diz, é que você é responsável pela sua obra, desde de o seu gosto de capa, de cor, diagramação, enredo, diálogos, a história em si... tudo isso passa pelo seu consentimento, seu gosto, até o momento que você finaliza o que vai diretamente para o leitor. Em muitos casos, se você tiver vinculo com editoras, as coisas também passam pelo seu consentimento, mas você também não pode fazer muita coisa a respeito caso haja contragosto. Não tem tanta liberdade com a produção da capa, diagramação, etc, mas ela consegue colocar a obra em várias livrarias e tem bastante parcerias com blogs literários. A desvantagem de ser independente é que você tem que ter bastante dedicação, tempo, paciência porque muitas coisas não dependem somente de você, por exemplo, pesquisa de um bom capista, de gráfica e o tempo para tudo isso ficar pronto, etc.


7) O Sumiço de Beatriz é sua primeira publicação. Há outros projetos literários?

CM: Sim, penso em escrever outras obras, mas no momento estou a promover O Sumiço de Beatriz.


8) Para produzir seu livro, você contou com alguma inspiração literária (autores…)?

CM: Gosto de obras de vários autores, mas não me inspirei em nenhum deles quando escrevi o meu livro. Escrevi porque gosto e pela vontade, sem me inspirar em outros, simplesmente escrevia e me fazia bem.


9) Deixe um recado aos seus leitores e um convite a quem ainda não conhece seu livro!

CM: Desejo que “O Sumiço de Beatriz” deixe os leitores incentivados a ler cada vez mais, e para aqueles que ainda não tem esse hábito, então que esse seja o começo!

Gostei
muito das respostas da autora, mas uma – em especial – atraiu a minha atenção: sua opção consciente pela autopublicação para que pudesse escolher cada característica do seu livro (capa, diagramação, revisão…). Imagino quão cuidadosa foi com sua própria obra e isso me faz valorizá-la ainda mais.

Interessou-se?
Então, conheça mais sobre seu livro:


Título: O Sumiço de Beatriz
Autora: Carolina Matsuo
Publicação independente (2014, 340 páginas)
Sinopse: Em meio a acordos entre a petrolífera brasileira e a venezuelana, uma organização paramilitar liderada por corruptos faz negociações com militares venezuelanos para produzir um instrumento de guerra, que apenas duas pessoas são capazes de desenvolver: Beatriz, uma estilista que ganhou vários prêmios como figurinista e maquiadora, criada por sua tia, Giselda; e o professor Dr. Yaacov Baum, um professor-pesquisador judeu de uma prestigiada universidade. Durante a negociação do projeto de tal instrumento, num evento responsável por uma série explosões, Beatriz foge do cativeiro, mas o professor é ferido, e sua tia, que estava no local, é dada como morta. Beatriz recorre ao seu amigo de infância, Tomaz, e tenta lhe contar os fatos. Porém,antes mesmo que ela explique o que está acontecendo, é obrigada a fugir dos militares que a perseguia. Tomaz, chef de cozinha e dono do Tradicional Café, sem entender o que está acontecendo, e preocupado com a atitude da amiga, mergulha em uma profunda investigação para encontrá-la. Eventualmente, ele acaba descobrindo uma rede de intrigas e corrupção que envolve um mercador de armas, as FARC e algo muito além do que ele poderia imaginar.

Estou
animada para ler O Sumiço de Beatriz e trazer para vocês a minha opinião! Combinei com a autora que o leria em formato digital, mas não resisti à super-promoção que ela iniciou HOJE para a compra do livro físico

Se você também deseja ler esse livro, aproveite a chance: durante apenas 36 horas (a partir de agora até às 00h de 24/11), O Sumiço de Beatriz estará por R$ 9,90 aqui.


Caso
ainda não tenha se convencido de que o livro vale a pena, assista ao Book Trailer que mantém o suspense do início ao fim:


Para concluir, deixo o convite para acompanharem as redes sociais da autora e adquirirem seu livro:

Adicione O Sumiço de Beatriz ao Skoob | Compre: Cultura; Saraiva; Amazon; Kobo.
Siga a autora: Twitter | Site | e-mail: contato.cmatsuo@gmail.com

Curta a fanpage:

Para a autora: Obrigada pela oportunidade dessa parceria e pela entrevista, Carolina! Tê-la como parte da família My Queen Side é muito especial. Desejo que o blog possa colaborar para que os seus escritos encantem cada vez mais leitores!

E vocês?
Gostaram da nova parceria?
Comentem o que acharam do livro {e se pretendem aproveitar a promoção}!



20 comentários:

  1. Frannnn-lindaa, tudo certo??
    Eu adoro suas entrevistas, sempre me deixa com aquele gostinho de curiosidade com a obra. Já vi esse livro nas redes sociais e confesso que me apaixonei pela capa, adoooorei saber que o livro está em promoção, acho que já vou ''agarrar'' essa oportunidade da compra, hein?! (rs), gostei também de saber que é uma autopublicação *o*. Gosto de livros do gênero ação e mistério, e pelo visto me apaixonarei pela história ♥
    Adorei as perguntas, Fran! Desejo enorme sucesso para vocês \õ/

    Beeeeeeeeijooss!
    http://umgrandevicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Super feliz de ver que fez parceria com essa autora, que na minha opinião, é uma das melhores autoras nacionais em ficção científica. Amei muito ler seu livro, e te confesso que no começo senti medo de ler, por causa do que seu enredo abordara. Mas amei cada capítulo, a cada página foi conquistando o meu coração. E o preconceito sobre autores nacionais foi se quebrando.
    Carolina Matsuo é super atenciosa com seus leitores e parceiros, e isso faz um grande diferencial! Parabéns pela parceria, e espero voltar aqui, em breve, para ler a resenha e saber da sua impressão sobre este livro!
    Beijos
    Ariana Silva
    http://ariabooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. parabéns Fran, quantas conquistas! felicidades à você por este depósito de confiança e a autora que não poderia ter escolhido alguém melhor para representá-la e divulgá-la
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá Fran, como vai amore?
    Bom, primeiramente meus enormes parabéns pela nova parceria. Já ouvi falar bastante desta obra e tenho uma certa curiosidade em ler ela. A capa está simplesmente fantástica, e esse toque de real, ficção cientifica me deixaram mais curiosa ainda.
    Espero que seja uma parceria maravilhosa para ambos.
    Beijos e muito sucesso.

    chuvaelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela parceria, não conhecia o livro ainda... Já despertou minha curiosidade aqui.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá Francine tudo bem?

    Primeiramente parabéns pela excelente parceria, não conhecia o livro e nem a autora, achei interessante e fiquei curioso, a entrevista esta bem legal e você esta de parabéns.

    Agora você ficou brava e esqueceu de mim e do blog, mas cá estou porque gosto muito do seu cantinho....abraço.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Agradeço a Francine por essa oportunidade de parceria em divulgar o meu trabalho, e aos demais blogueiros que contribuem com os autores nacionais.
    Aproveito para convidá-los a participar da Promoção e adquirir o livro físico por apenas R$ 9,90
    Somente neste final de semana!
    Término: às 00h do dia 24/11/14 (madrugada de domingo para segunda)

    Pagamento através do PagSeguro:
    https://www.facebook.com/OSumicodeBeatriz/app_137541772984354

    ResponderExcluir
  8. Vamos lá!! Parabéns pela parceria, não conhecia o livro, mas a sinopse me chamou atenção, e com a entrevista, onde pude conhecer mais a obra e tbm a autora só veio para somar. Vou mesmo assim dar um pesquisada maior e quem sabe em 2015 eu leia ^^
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oieee
    Parabéns por esta mega parceria :)
    Fico muito feliz com o objetivo da autora de promover a leitura através dos seus livros - e por sinal O Sumiço de Beatriz tem uma sinopse muito interessante! Adoro livros que tenham suspense e ação :) Bjs sucesso para as duas!

    ResponderExcluir
  10. Oi Franzita!!
    Parceriaas, parceriaas!!!
    Li muito romance meloso esses dias e estou meio faminta por uma boa história cheia de ação e quem sabe também uma pitada de matança. Acredito que acabei de encontrar a história perfeita.
    A autora é realmente muito simpática!

    Beijos, O Outro Lado da Raposa
    Facebook

    ResponderExcluir
  11. Oi Fran!
    Parabéns pela nova parceria, a autora não poderia ter escolhido melhor pessoa para divulgar o seu trabalho. Você já deve estar cansada de saber que o MQS é um dos blogs mais queridos da minha lista, adoro visitar o teu cantinho e a cada nova conquista sua vibro com você.
    Beijos, guria! Sucesso sempre para você e a autora.

    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  12. É sempre bom conhecermos mais sobre os autores e suas inspirações para a obra e também para a vida, gostei do motivo pelo qual ela incio seu livro, super bacana mesmo. Parabéns!

    Abraço,
    Diego de França
    Leitor Sagaz

    ResponderExcluir
  13. Ola,
    Tudo bom? Meu nome é Raquel Machado e sou escritora do livro Vingança Mortal e te encontrei lá no blog Livros e Encantos. Vi que se interessou pelo meu livro e gostaria de te convidar a conhecer um pouco mais sobre a história e aproveitar que estou com a parceria com blogs abertas, então se quiser saber mais pode enviar um e-mail para mim "raquel.machado2014@yahoo.com.br".
    Beijos
    Raquel Machado
    Escritora Vingança Mortal
    leiturakriativa.blogspot.com.br/p/vinganca-mortal.html

    ResponderExcluir
  14. Olá Fran!
    Muito legal a entrevista com a autora. E apesar de não ser um gênero que eu curta muito, a história me despertou muito interesse, ainda mais com o book trailer. A música ajudou! haha
    E achei a capa do livro, desculpa o termo, foda! Aquilo são cinzas mesmo?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Oi Fran D:
    Cara q capa mais chamativa *--* Adorei. E a autora super amigavel
    Parabens pela parceria :D Encerrando o ano com chave de ouro não?

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  16. Oiee ^^
    Acho muito incentivador os autores que decidem publicar seus livros de forma independente, dá ainda mais vontade de ler, não sei se isso é só comigo..haha'
    Tinha visto o livro da autora aqui no My Queen Side e gostei, parece interessante ^^
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi, Fran! Não conhecia a autora e nem sua obra. Confesso que ainda não sei se leria, mas quem sabe mais para frente.
    Muito boa a entrevista e boa sorte para ela em sua caminhada solo. Tomará que ela consiga uma editora bem legal

    Beijos
    http://www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bom?!
    Que entrevista ótima, achei super dinâmica, parabéns!
    Agora, quanto ao livro: que capa linda :O
    Sério, estou apaixonada e já vou garantir o meu exemplar. Espero que seja tão bom quanto eu acho que será :D

    http://garotaezine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Fran, eu já estava começando a me interessar pelo livro antes mesmo de "conhecer" a autora. Pela simplicidade dela de falar de sua obra e de sua opção por ser autora independente, ela me conquistou.
    Não restam mais dúvidas, preciso deste livro!

    bjs

    ResponderExcluir
  20. Oii Fran linda. Pois é, esse livro tá fazendo muito sucesso né? Espero que curta a leitura. Eu não pude aproveitar a promoção, mas tudo bem . Fica para uma próxima. Ah, e não posso deixar de concordar com a autora sobre as publicações com editoras e independente. Eu estou dos dois lados , meu primeiro é independente e o segundo é por uma editora. realmente, cada caso é um caso, cada editora é uma editora e cada livro é um livro. E tudo tem vantagens e desvantagens. Sinceramente, eu gosto de trabalhar das duas formas =D
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados