Autora Parceira – Babi Barreto

em 14.11.14
Que
rufem os tambores, porque venho apresentar a vocês uma das parceiras mais simpáticas do My Queen Side!


Sendo talentosa, gentil e honesta, a querida Babi Barreto conquistou meu carinho. Aliás, não me surpreende o volumoso número de fãs que ela reúne nas redes sociais! Muitos leitores acompanham sua trajetória como autora e a apóiam quando precisa.

Vamos conhecê-la melhor?



Bárbara Leite Barreto, mais conhecida como Babi Barreto, nasceu em Belo Horizonte, no dia 29 de julho de 1986. Formada em Direito em julho de 2009, só tinha o hábito de ler o que fosse relacionado ao mundo jurídico. Até que em 2008, conheceu o mundo da fantasia literária, e nunca mais conseguiu parar de ler. 



Eu
me identifiquei muito com a autodescrição da Babi. Assim como ela, minha entrega à literatura era limitada ao mundo da Psicologia. Hoje, não consigo me imaginar sem um romance, thriller, suspense ou distopia na cabeceira.

O mais legal sobre a Babi Barreto é que o seu amor pela escrita surgiu da leitura de alguns best seller brasileiros. Ao ler livros como Rock & Pie (Lilian Galdo) e Despedida de Solteira (Mila Wander), viu que o mercado brasileiro havia se aberto para novas escritoras, com estilos literários completamente distintos e de excelente qualidade, e resolveu arriscar.

Além de escritora, portanto, a Babi Barreto também é leitora de livros nacionais e encontrou neles a motivação para descobrir e revelar seu próprio! E a história dela não se limita a isso. Ela teve a alegria de contar com o apoio de pessoas maravilhosas ao longo do caminho.

Ela começou o projeto de Em busca do Verdadeiro, seu primeiro livro, em julho de 2013. Começou como uma brincadeira, e mostrou para a sua amiga, e também escritora e apaixonada por Livros, Ludmila Públio, que ligou ao chegar à quarta página do livro dizendo:

– Pelo amor de Deus, não para. Amei!

Esse foi o incentivo que ela precisava para continuar. Mas como ela mesma descreve em seu livro, o destino nunca para de pregar peças. Ao navegar pelos diversos grupos de leitura que participava, viu um post de uma autora que lhe chamou a atenção: ela havia acabado de fechar contrato com uma editora.

Um sonho que parecia tão distante no mercado brasileiro se via bem real. Ao mandar uma simples mensagem de parabenização à autora Pamella Marcenal, seu mundo virou de cabeça para baixo. Pamella lhe ensinou como promover sua obra, como criar grupos de divulgação e lhe indicou para um editor após ler a obra.

Incrível, não?
Sempre acreditei que há pessoas que são como presentes nas nossas vidas… Que nos fazem crescer e melhorar a cada dia. Fico feliz por reconhecer na história da Babi Barreto a presença de pessoas assim.

Conheçam seus livros:


Título: Em Busca do Verdadeiro
Autora: Babi Barreto
Editora: Tribo das Letras (2014, 280 páginas)

Curiosidade: Em busca do Verdadeiro já alcançou a marca de mais de 35.000 leituras no aplicativo wattpad, sendo esta uma conquista conjunta com todos os membros dos grupos da Babi.
Sinopse: Elisa Alcântara tem 21 anos, apesar de fazer o tipo de qualquer garoto, não sai com amigos ou possui qualquer atividade social. Passa os dias alternando entre ir a faculdade e dormir lamentando a culpa pela morte de Rafael, seu ex-namorado ciumento que morreu em um trágico acidente e não deixou para Elisa nada além de lembranças do que poderiam ter vivido. Rafael morreu aos 23 anos, dirigindo bêbado, quando pretendia reatar seu namoro com Lisa e agora se vê diante da mais difícil missão. Foi lhe concedido a oportunidade de ficar ao lado dela, para ajudá-la na busca do verdadeiro amor. O que Rafael não contava é que esta busca exigiria mais de si do que a redenção de sua alma. Poderiam eles descobrir o amor verdadeiro nessa jornada? Elisa seria capaz de amar novamente mesmo sendo guiada pelo responsável por quebrar seu coração? Haveria salvação para eles? A resposta para essas perguntas encontram-se nas diversas páginas desse livro que relata o quanto o amor pode ser irresponsavelmente belo.


estou com o meu exemplar de Em Busca do Verdadeiro aqui e logo o lerei para trazer a minha opinião para vocês. Mas não temo desgostar do livro. Acho que será impossível resistir ao encanto da narrativa da Babi Barreto.



digo uma coisa com esse quote incrível: Uaaaau! ~ Eu aprecio romances nos quais o casal protagonista precisa enfrentar obstáculos para, finalmente, aceitar seus próprios sentimentos e assumir um relacionamento. Tenho certeza de que ficarei vidrada na leitura só esperando o momento desse quote, haha.

A Babi Barreto iniciou Em Busca do Verdadeiro no wattpad. Hoje, ela possui dois livros em processo de escrita que podem ser acompanhados no site. 

Confira!

Título: Magia do Sorriso
Autora: Babi Barreto

Leia o livro no Wattpad!
Sinopse: Pode a vida determinar o seu caminho antes mesmo de nascer?
Ester Públio descobriu isso da pior maneira. Fruto de uma violência sexual, veio a esse mundo marcada pela tragédia e por uma maldição: encantar as pessoas com um mero sorriso. Mas não se trata de simpatia ou carisma. Ela faz com que todos se apaixonem por ela. Literalmente! Apenas por mostrar os caninos.
O que parecia ser uma grande ajuda, já que não tem a dificuldade de encantar garotos e até meninas, torna-se um fardo pesado. Ninguém a atrai e ela não sabe o que é aprofundar-se em um relacionamento, trabalhado pela conquista e companheirismo diário. Vive no ostracismo de ser querida mas nunca contrariada. Sua experiência se limita a ter amigos fáceis e namorados ainda mais.
Então se fecha, decidindo se tornar uma megera na frente de todos. A noite, sofre com a solidão. Mas algo desperta essa garota pra vida. Existiria no mundo, alguém imune aos seus encantamentos?
Leia essa história que usa da fantasia para tratar de um tema que é importante para todos nós: aprofundar nos relacionamentos na vida e desistir do que é superficial. Viver plenamente, conhecendo a pessoa amada, com tudo que a compõe. Descobrir que encantamento pode significar a paixão, jamais o amor!

Título: Sob o meu comando
Autora: Babi Barreto

Leia o livro no Wattpad!
Sinopse: Alice Calvacante, era uma mulher forte, confiante e muito bem sucedida. Vivia em Dubai, aonde conquistou tudo com a empresa X. Mas teve que voltar pro Brasil para expandir seus negócios e incorporar uma grande empresa à sua companhia. O problema: essa nova aquisição adicionaria muito mais que patrimônio: um homem diferente de tudo que ela já viu. Alguém que vai lutar contra ela e ao mesmo tempo a atrair mais que abelha ao mel.
Não há limites quando a fusão de duas vidas gera uma atração tão forte capaz de tumultuar carreira, sonhos e dinheiro. E principalmente, existem perdas maiores que o fracasso profissional. Quando existe em si mesmo insuficiência de recursos, para amar.

Interessou-se pelos escritos dessa autora? Então, você gostará de saber que a Babi Barreto se uniu a outras nove autoras para compor uma antologia, intitulada Encantos de Natal!

São 10 autoras e 10 contos de estilos diferentes, mas com o mesmo objetivo: emocionar e cativar você no Natal.

Gisele Souza – Um Natal Para Recomeçar
Shirlei Ramos – Um Encontro de Natal
Vanessa Marques – Um pedido de Natal
Juliana Parrini – Mensagem de Um Anjo
BF Moreira – Um Natal Imprevisível
Pitty Bonadio – Um Sonho Natalino
Babi Barreto – Um Natal Angelical
Brooke J. Sullivan – A Noite Mais Fria
FPRozante – Meus Melhores Presentes
Lenny Silva – Uma Noite de Luz

Se você quiser adquirir a antologia, acesse o blog! Aproveite e curta a fanpage:


Como
se não bastasse Babi Barreto ser uma autora em franca produção, ela também colabora para reflexões importantes sobre a literatura nacional. Cada capítulo dos seus livros é postado no wattpad e, ao final, a obra é publicada oficialmente. Devido a isso, infelizmente, autores como ela podem ser vítimas de plágios e outras atitudes que prejudicam a literatura nacional.

Convido vocês a lerem uma reflexão dela sobre isso, publicada em 29/09/14 em sua rede social:


Bom dia, pessoal...

Hoje é a minha vez de manifestar.
Pediram para que eu dissesse o que vou fazer, e depois de pensar muito, decidi:

Não vou parar de postar no Wattpad!
Mas um esclarecimento é necessário.

Quando vocês dizem que as autoras nacionais são arrogantes, hipócritas, que o PDF nos ajuda, não é bem a verdade.
Concordo que precisamos disseminar o nome.
Eu, por exemplo, sou quase nada conhecida, tanto que Graças a Deus meus livros não foram pirateados ou plagiados.
Mas isso não me tira da causa, ou me deixa alheia a um problema que é cultural.

O problema do PDF é usual, cultural. Mas dizer que livro bom vende, não é a real.
Vou contar o que muitas autoras não tem coragem de falar para vocês.
Estudos apontam que de cada 100 leitores de um livro no wattpad, somente 01, pasmem, um mesmo, compra o livro do autor.

Outro dado que muitas vezes vocês desconhecem é que o autor recebe de 10-15% do valor de capa de cada livro comercializado. Ou seja, um livro de R$33,00, o autor recebe R$3,30 - 4,95!
E na Amazon, recebemos 35% do valor comercializado, de um livro que na maioria das vezes é menos que dez reais.

O custo para um autor produzir um livro gira em torno de R$1.000,00 (200-600 reais de revisão, 400-600 reais de capa, 200-600 reais de diagramação). Isso sem pensar em editoras que cobram para publicar livros!

Para um autor recuperar esse gasto, ele precisa vender no MÍNIMO 305 livros. Só para recuperar. Não para ganhar NADA!!!!

Aí vocês vão pensar... fácil para aqueles que tem 2 a 3 milhões de leituras. Certo?
Errado. Pois o número de leituras total não corresponde ao número de leitores assíduos.
Então, para um escritor nacional ser pirateado, o dano é MUITO SUPERIOR. Não conseguimos recuperar o investimento, nem alcançar a grande massa.
A maioria dos ebooks são comercializados por um valor inferior à dez reais.
Então me respondam... se há uma verdadeira valorização do autor, porque há pirataria de livros que estão acessíveis a todos, por um valor justo?

Os autores brasileiros não conseguem viver disso. E muitas das vezes vocês reclamam pela demora nas postagens, por escrever pouco. Mas como podemos fazer isso, se não podemos viver de escrever?
Um autor estrangeiro que tem os direitos do seu livro adquiridos, consegue viver para escrever.

Então não tentem nos comparar com eles, pois é impossível. Então é claro que o PDF de autores nacionais é prejudicial sim!

Essa é a minha posição.
Vou continuar disponibilizando meu livro no wattpad, Em busca do Verdadeiro vai para o Amazon, mas não vou temer PDF. Quando descobrir, tomarei as medidas judiciais cabíveis. Fake não está protegido, e um bom hacker descobre uma pessoa em qualquer lugar.
Crime perfeito só existe em novelas e livros de ficção, quase científica.
Então POR FAVOR... antes de tornarem os autores, que são vítimas, como os vilões da história, pensem se estão valorizando REALMENTE a literatura nacional.
Pediram para que eu disponibilizasse o final do meu livro no Wattpad. Eu fiz. Mas a recíproca é verdadeira?
Eu cumpri a minha parte... e vocês? Estão cumprindo com a parte de vocês no acordo?

Por favor gente... pensem no lado do autor, antes de nos acusar. Por que posso afirmar em nome das autoras minhas amigas: nós pensamos em vocês!
Favor pesar tudo isso que disse, antes de continuar distribuindo nossos PDF's. Isso é questão de conscientização, como diria a Camila Ferreira. Criarmos uma educação pelo bem do próximo. Não fazer com o outro o mal que não queremos para nós mesmos.

Aos meus leitores maravilhosos, que sirva como explicação. Não tenho NADA, ABSOLUTAMENTE NADA para reclamar de vocês!

SÓ O QUE PEÇO É: ANTES DE ACUSAR, ENTENDAM! COMPREENSÃO E CONHECIMENTO. Essa é a base da relação humana saudável!

Achei
o texto da Babi Barreto muito digno! Ela nos convida a pensar sobre as atitudes dos leitores que, infelizmente, muitas vezes desvalorizam a literatura nacional.

Notaram quão incrível é essa autora?
Então, não percam tempo e curtam a fanpage dela!


Agradeço o carinho da Babi Barreto em integrar a família My Queen Side!

E vocês?
Comentem se conheciam os livros dessa querida autora!


17 comentários:

  1. Parabéns pela parceria, Fran! É sempre bom conhecer novos autores, principalmente brasileiros. Antes de começar o blog eu tinha muito preconceito com livros nacionais, mas hoje além de admirar muito eles, percebo que estamos vivenciando um explosão de autores super talentosos! Fiquei empolgadíssima com Magia do Sorriso e já fui lá no Wattpad para conferir! rsrrs Muito sucesso para Babi!
    Abraços,
    Duda - Resenha da nossa primeira HQ!

    ResponderExcluir
  2. Minha querida primeiramente quero te parabenizar pela parceria e também dizer que ainda não conhecia o trabalho da autora. Nunca ouvi falar de seus livros, mas gostei bastante do que pude conferir na sua postagem. E ainda mais esse livro natalino que me chamou ainda mais atençào. Adorei.
    Espero de coração que essa parceria dê para vc otimos frutos
    Que seja um sucesso para autora também, porque nossos autores nacionais estão a cada dia nos surpreendendo mais e isso me dá até orgulho de ser brasileira viu?!! hehehehe

    Enfim...Continue assim linda com essa dedicação que vc só tem a ganhar
    beijinhos

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Fran, como sempre os posts super recheados =D Parabéns pelas parcerias, estou com a Antologia de Natal também! Espero adorar!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  4. Olá! Parabéns Babi pela garra e conseguir realozar seu sonho de publicar seu livro! Só a sinopse já prendeu a minha atenção, fico imaginando o livro então :) Bjs

    ResponderExcluir
  5. Linda-Frann!! Tudo bem?
    Que saaaudade de comentar aqui no seu cantinho, estou ficando um pouco ocupado esses tempos para retribuir essas visitas lindas de vocês ~rs~ e também fazer posts (T.T), estou tentando me programar agora HAAHA. Mas então, parabéééééns pela parceria ♥ Eu não conhecia essa obra e está capa é MARAVILHOSA!! Adorei saber que é uma antologia *O* Adorei saber, vou ver se compro logo para ficar nesse clima natalino, não é?! hahaha. Vou ver se leio o ''Magia do Sorriso'' lá no Wattpad ;}
    Desejo enorme sucesso para vocês \õ/
    Beeeijos!

    ResponderExcluir
  6. Fran, minha linda...

    Sem nenhum cliché, estou literalmente sem palavras para agradecer tamanho carinho!
    =')

    Mas a chorona aqui, depois de ler, reler, ler pela terceira vez, tem a obrigação de responder de maneira digna.
    Concordo com você: Deus providencia pessoas maravilhosas, prontas para nos colocar no lugar que Ele acredita ser correto.
    E você foi uma dessas providências divinas.
    Sempre pronta para me ajudar, incentivar e motivar. Como não adorar alguém assim?
    Então saiba que a admiração e carinho é totalmente recíproca.
    Obrigada de coração por tudo que fez por mim.
    Assim como te disse da primeira vez que nos falamos, ainda não estou pronta. Mas com a opinião e ajuda de vocês, pretendo melhorar cada vez mais.
    Te adoro de montão, e é um prazer e honra fazer parte da família My Queen Side.
    Bjux

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela parceria, sucesso pra ambas :D
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Fran lindona a Babi é minha parceira já faz um tempo , a conheci na Bienal , ela é um amor de pessoa , já li seu livro adorei e logo vem novidades com nova Edição., Que essa parceria traga muito sucesso a ambas que são muito queridas . beijos


    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde,
    Como esta, Francine?
    Meus parabéns pela nova parceria :)
    E li o texto da Babi...não acredito que tenha gente que critica autor nacional. É uma batalha para ter livro publicado e ainda recebe criticas se os disponibilizam em PDF :O

    Beijos e se cuida
    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Francine!

    Que parceria show! Gostei dos livros da Babi! Vai ter resenha de um deles? :3 A apresentação da autora foi muito legal, super simpática ela, rs. Gostei da sinopse de Em busca do verdadeiro, é super chamativa e a capa tá linda! Na verdade dos demais livros da Babi tem o seu charme e curti eles também. :D

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela parceria e desejo sucesso nessa empreitada para você Fran e para a Babi.
    Quero ler Sob meu comendo, fiquei bem instigada.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  12. Fran-linda, parabéns pela parceria e muito sucesso para a autora. Ainda não sei se leria o livro, mas vou esperar por mais opiniões


    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá

    Parabéns pela parceria e que ela traga ainda mais sucesso para o seu blog e para a autora.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá Francine,

    Parabéns por mais uma excelente parceria, não conhecia a autora e suas obras parecem interessantes, aguardarei resenha aqui...abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Francine,
    Ótima sua nova parceria. já tinha ouvido falar do primeiro livro da relação, do qual fiquei muito curioso para ler. quanto ao texto dela, eu assino embaixo. também tenho livro publicado no wattpad e completo. Para publicar um livro por editoras o custo é grande e para se recuperar é uma luta muito grande. isso deveria mudar no mundo editorial brasileiro. quem sabe logo?.
    bjs
    Antonio Henrique Fernandes
    www.navioerrante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pela parceria!!!
    E assim como você me identifiquei muito com a Babi,eu só li livros de enfermagem por muito tempo e hoje não sei como fiquei tantos anos sem literatura.

    A autora parece ser uma pessoa muito legal e gostei de algumas sinopses,claro que vou atrás deles em breve.

    Adorei o post e o texto dela sobre plágio.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados