Resenha 45 | O Mago de Camelot

em 18.9.14
Título: O Mago de Camelot – A saga de Merlin para coroar um dragão
Autor: Marcelo Hipólito
Editora: Novo Século (Selo Novos Talentos da Literatura Brasileira, 2013, 151 páginas)
Sinopse: De uma infância pobre e sofrida à irresistível ascensão aos salões dos grandes reis; de um começo sem esperanças ao despertar de um poder inigualável e temido, Merlin vem a se tornar o homem mais influente da Idade das Trevas. Confidente supremo do rei Artur e maior conselheiro da corte de Camelot. Misterioso e enigmático. Amado e odiado. Druida, monge e mago. Na Britânia do Século V da Era Cristã – abandonada pela queda do Império Romano à barbárie dos invasores saxões –, Merlin surge para impor um novo tipo de rei a um povo abatido e desesperado, alterando, para sempre, não apenas o destino dos britânicos, mas de toda a humanidade. A saga de um homem determinado a erigir uma civilização de paz e justiça numa terra devastada pelo caos e pela guerra irrompe em uma aventura épica e brutal que equilibra realismo duro com doses amargas de magia.

Resenha

Tive a oportunidade de ler este livro por meio do Book Tour organizado pelo blog Cápsula de Banca, ao qual agradeço por aceitar a minha participação. Eu aprendi a apreciar o personagem Merlin com o meu marido e, assim, já conhecia grande parte da história. Isso só me fez admirar o belo trabalho do autor Marcelo Hipólito neste livro. Sua narrativa fluída transmite aquele sentimento de que estamos "ouvindo um contador de histórias", o que permite a qualquer pessoa conhecer o mito entorno do Merlin!

Narrado em terceira pessoa, neste livro conhecemos Merlin quando ainda era o caçula de uma prostituta. Seu irmão mais velho, chamado Nennius, era o único ser amável que conhecia. Ambos roubavam dinheiro ou comida, pois, se voltassem para casa de mãos vazias, apanhavam da exploradora mãe. Um dia, foram presos e jogados no calabouço real para minguarem até a morte, mas um misterioso druida chamado Blaise apareceu e os resgatou. Os druidas eram homens que mantinham uma relação estreita com a Natureza, detentores de perigosos poderes. Obedeciam somente a Natureza, sem dedicar lealdade nem mesmo ao rei.

Blaise seria o responsável por um dos maiores sofrimentos de Merlin e, também, por educá-lo nas artes dos druidas. Incansavelmente, Merlin dominou a habilidade de ler os sinais da Natureza, de realizar invocações e magias, mas nunca foi sua intenção se manter fiel à causa dos druidas.

Ao mesmo tempo, guerras aconteciam entre saxões e britânicos. O rei Constantino, pai de Aurelius e Uther, foi morto em traição por Vortigern (O Usurpador), que assumiu a coroa à frente dos verdadeiros herdeiros. Com muito custo, e com a ajuda de Merlin, Uther recupera a coroa e herda o trono da Britânia. Enquanto celebrava a vitória, Uther vê a beleza de Igraine, esposa de Gorlois, seu melhor amigo. Uther a cobiça de tal forma que arranja um sério conflito, resultando na ajuda de Merlin e no nascimento do futuro rei da Britânia: Arthur.

É possível notar que O Mago de Camelot apresenta uma história repleta de ambições, mortes, política e magia! Eu gostei de me aventurar na narrativa do autor e, com isso, acompanhar o ideal que movia Merlin a educar Arthur e influenciar nas decisões da Britânia. Tudo o que antes sabia sobre Merlin o tornava uma incógnita, mas Marcelo Hipólito me presenteou com uma versão do mito que me fez sentir mais próxima deste poderoso mago. Em certa medida, acredito que compreendi Merlin, embora ainda me sinta frustrada com algumas das suas atitudes (rs). Ele colheu o que semeou, e o fez com a honra de quem reconhece isso. No fim, era tão ambicioso quanto os demais personagens.

Se você nada sabe sobre Merlin, ou sabe o suficiente para se interessar por ele, vale a pena ler este livro! Nele você encontrará os mistérios de Avalon, as sangrentas guerras da Idade Média, os conflitos entre druidas e o cristianismo, a coroação de Arthur, a construção de Camelot, a vingança de Morgana e traições… muitas traições. São tantos acontecimentos nas poucas 151 páginas que, ao terminar a leitura, precisei desabafar tudo o que tinha lido para o meu marido (rs).

A única razão para não ter oferecido cinco estrelas reside no fato de que gostaria que o autor tivesse desenvolvido melhor algumas partes, como o relacionamento de Merlin com Morgana ou do Arthur com a Guinevere. O mito já não nos oferece muito… Teria sido genial usar da ficção para preencher as lacunas.

A capa é linda, a diagramação está perfeita e a revisão me agradou muito! Com certeza, recomendo a leitura.

Avaliação:

Compartilho meus quotes favoritos:

Blaise estendeu a mão livre a Merlin.
– Seja meu aprendiz.
Merlin hesitou, mas então tomou a mão de seu mestre.
– Não se engane – disse o jovem. – Eu pretendo matar você.
Blaise assentiu. (p. 40)

...Merlin não temia o desconhecido. Ao contrário, abraçava-o. (p. 44)

– Mais cedo, você me perguntou para onde iríamos – disse Merlin, quebrando o silêncio. – Nosso destino são as estradas. Viveremos sob as intempéries, à mercê dos elementos e da caridade alheia. Percorreremos as cidades, os campos e as aldeias... Se deseja governar seu povo, antes precisa entendê-lo. (p. 85)

(...) O destino é implacável. Mas lembre, Artur, nós sempre temos escolha. O futuro não está definido. Ele é fluido, incerto, moldado segundo nossas vontades. (p. 98)

– ...nossos atos trazem dentro de si mesmos as sementes de nossa própria ruína. (p. 104)

Interessou-se pelo livro? Adicione-o no Skoob | Curta a fanpage |

Gostou da resenha?
Comente se leu ou leria o livro!


16 comentários:

  1. Olá Fran!
    Mais uma ótima resenha. =)
    Engraçado que, enquanto lia as suas descrições da história, eu me lembrei de "A espada era a lei", aquele filme da Disney. Obviamente se tratam dos mesmos personagens.
    Eu gosto muito da temática medieval e mais ainda quando envolve fatos históricos. Sem dúvidas, esse livro é uma boa pedida para mim.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oiiii Fraan!!!

    Não conheço praticamente nada sobre Merlin, pois não leio muitas histórias de bruxos e magos.
    Achei que o livro se parece com o clima de A Guerra dos Tronos, porque tem mortes, cobiça, politica, até um pouco de romance.
    A minha opinião é que esse tipo de história faz muito sucesso e costuma ser muito bem escrita, mas acho que é uma coisa minha não me prender à essas narrativas, não sei o que acontece....
    Mas a sua resenha, como sempre, está impecável.

    Beijos e até mais!!


    Raíssa Martins - O Outro Lado da Raposa
    Facebook
    Twitter

    ResponderExcluir
  3. Oi, Fran! Tenho vontade de ler este livro e espero que me seja bom rs.
    Sua resenha me fez saber dele e é super chato quando o escritor deixa algumas partes sem tanto desenvolvimento. Li um uma vez assim é bem chato mesmo

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Francine, não tenho interesse no livro no momento, mas não descarto a leitura no futuro.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  5. Oláááá Fran, tudo bom?
    Já li esse livro através da parceria com o autor e pelo que lembro foi um dos primeiros autores parceiros no blog, eu não conhecia muito assim a história de Merlin, pois desejava me aventurar mais nesse tipo de leitura, com guerras, conflitos que aconteceram nessa Idade Média. Concordei bastante com seus comentários à respeito da obra, realmente, o autor deixou algumas partes, no qual fiquei me perguntando várias e várias horas (rs). Mesmo assim, eu gostei bastante da leitura:)
    LINDA RESENHA <33

    Beijos,
    Luan.
    Blog Um Grande Vício Literário

    ResponderExcluir
  6. Oi Fran, tudo bem??

    Eu adoro esse tipo de livro, o título já me chamou a atenção porque amo o Merlin e o reinado do Rei Artur e tudo, maasss, tem muitos livros com essa temática, acho que já li 04 sagas (e depois da perfeição que Bernard Cornwell e a Marion Z. escreveram é tão difícil ler algo sem comparar com essas obras) então acho que não o leria de imediato, mas quem sabe um dia, com certeza!

    Adorei sua resenha, o livro parece bom, e mostra um lado mais pessoal do Merlin, ao que parece!

    Beijooo!!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oiii Fraaaaan!
    aaaahhh eu amo essa temática!
    já li algumas resenhas por aiii... mas nenhuma assim como a sua!
    eu adoro ler os conflitos religiosos-amorosos de Athur, Uther Pendragon, Morgana e é CLÁAAAAAAARO Merlin!
    deve ser uma leitura maravilhosa! já li tantos livros com essa abordagem, mas acredita que nenhum brasileiro? #SHAMEONME! irei mudar isso! assim que tiver uma grana sobrando comprarei esse livro! que parece ser BEEEM o estilo que eu gosto!
    PARABÉEEEEEEEEEEEEEENS pela resenha! ficou beem animadora!!
    e essas quotes? Merlin rancoroso! haaha!

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
  8. Oi Fran!!!!
    Flor! Quando eu li esse livro, eu já não tinha conhecimento nenhum da história de Rei Arthur, nem da Merlen, não sabia a história, não conhecia os personagens, eu não sabia o que era criação do autor e o que era já a mitologia! Mas isso não me desagradou, por isso o livro foi totalmente novo para mim! Eu gostei muito mesmo, demorei para ler um pouco, apesar das poucas pages, pois acabei achando a primeira parte bem pesada, bem trevas mesmo, e como me envolvo horrores com as histórias, isso me angustiou muito!
    Isso de minha parte é um elogio para o livro, pq ele passa muito bem a história e o contexto da terra média! Ótima obra!
    E vc como sempre arrasou na resenha, e pensando bem agora, concordo com vc, ele poderia ter desenvolvido mais essas relações, ia ficar ainda melhor do que já ficou! Ótima dica!
    Beijinhos!
    NOVA Resenha: Fortaleza Negra - Trilogia Fortaleza Negra - Livro 01 - Kel Costa
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/09/resenha-fortaleza-negra-trilogia.html
    Paulinha Juliana - Overdose Literária!

    ResponderExcluir
  9. Oi Fran!
    Eu tenho esse livro e recebi do Marcelo tbm!
    Gostei bastante da leitura e do modo como ele retratou aquela época, bem real e cheio de detalhes.
    Sua resenha ficou ótima!

    Beijos,
    nina

    ResponderExcluir
  10. Oi Fran, ótima resenha. O mito de Arthur e de Merlin já está impregnado em todas as mídias... tanto na literatura quanto no cinema, passando pela televisão. É surpreendendo ver um autor nacional se aventurar a contar uma história tão conhecida por muitos. fiquei muito curioso e com certeza lerei o livro.
    bjs.
    www.navioerrante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi lindaaa, já li esse livro a alguns meses atrás e confesso que me decepcionei com alguns pontos e com a falta de desenvoltura no enredo. O que me chamou a atenção para querer ler o livro foi a capa e a sinopse, mas percebi que fui com muita sede ao pote,hahahaha. Mas enfim flor, para quem curte o gênero, é uma boa leitura.
    Como sempre sua resenha esta ótima, adorei.

    bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá Fran!
    Eu vi que você gostou do livro e apesar de você ter escrito a resenha muito bem, eu não tenho vontade de ler o livro. Nunca me interessei pela história de Merlin. Conheço Merlin por alguns filmes que vi, mas nada muito aprofundado.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Fran querida, li muito pouco sobre o assunto, mas mesmo assim sou fissurada! Dá para entender? hahaha

    Fiquei interessada e já anotei o nome aqui, mas ando com tanta coisa para ler e a leitura deste terá que esperar!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  14. Oi Fran, sua linda, tudo bem???
    Espero que esteja melhor de saúde, também não andei muito bem ultimamente. Não sei se já sabe, mas eu sou fã da lenda do Rei Arthur. Sempre procuro ver todos os filmes que falam sobre ele, documentários, leio textos. Você sabia que até hoje, tentam provar que ele existiu??? Acho esse assunto fascinante. Então, quando descobri esse livro, fiquei muito feliz, pois fechei parceria com o Marcelo.
    Já li o livro e amei!!!!!!!! O que mais gostei, foi a escrita do Marcelo. Ele contou a história de tal forma, que realmente dá para acreditar que ela aconteceu, e digo mais, que aconteceu da forma como ele contou.
    Que bom que também teve a oportunidade de conhecer essa história.
    A resenha está ótima como sempre, nem preciso falar, não é??? Risos....
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá Fran!!!
    Resenhei esse livro a pouco no blog, apesar de não ser o meu gênero favorito ele foi uma surpresa muito agradável. O Marcelo escreveu tãoo bem que a leitura se mostrou uma delícia, e sem contar o conhecimento que adquiri de Arthur e sua galera... hahaha
    Parabéns pela resenha
    Juh - http://surtosdajuleka.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Fran!
    Estou com esse livro aqui para ler e a cada resenha que leio, me apaixono ainda mais pela história.
    Eu sei muito pouco sobre Merlin e muito em breve irei conhecer.
    Beijos

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados