Resenha 36 | O Último Homem do Mundo

em 5.7.14
Título: O Último Homem do Mundo
Autora [parceira]: Tais Cortez
Publicação independente (2013, 386 páginas)
Sinopse: "O último homem do mundo" conta a história de Amanda, uma jovem de dezesseis anos que é matriculada contra sua vontade no Educação de Elite, o colégio interno mais renomado do país, onde apenas os filhos da elite nacional estudam. Sua mãe, uma atriz mundialmente famosa, não sabe como lidar com a filha. Amanda é uma rebelde e tem personalidade forte. Determinada a conseguir ser expulsa, ela é capaz das maiores loucuras. O que ela não esperava era fazer amizades que a farão rever seu plano...e que fosse se apaixonar perdidamente pelo último homem que sua consciência escolheria...


Resenha

A querida parceira, Tais Cortez, me presenteou com a versão digital do seu segundo livro: O Último Homem do Mundo. Eu me vi ansiosa para lê-lo imediatamente e precisei me conter para dar conta de todas as minhas responsabilidades antes de, enfim, ter o prazer de me envolver nas palavras dela outra vez!

Narrado em primeira pessoa, neste livro conhecemos a protagonista Amanda, uma adolescente que vive um relacionamento conturbado com a mãe. Seu pai morreu há bastante tempo, quando ainda eram pobres, e sua mãe se dedicou à carreira de atriz para garantir o sustento. Logo Amanda passou a usufruir de uma vida repleta de mordomias devido à fama de sua mãe. Mas o luxo cobrou seu preço: mãe e filha mal se viam, pouco se entendiam e muito se distanciaram. Amanda é ressentida com a mãe, que se envolve em namoros constantes com pouca duração e parece mais interessada na sua profissão do que na filha. 

Imaginem como Amanda reagiu quando, depois de ser expulsa, sua mãe a transferiu para um colégio interno de altíssima classe! Obviamente, Amanda não quer fazer nada conforme as vontades da sua mãe e, ao invés de uma excelente educação, julga que a intenção dela foi livrar-se da filha problemática. Gostei muito do destaque que a autora conferiu a esse relacionamento mãe-filha! Considero-o uma qualidade do livro. Tais aborda os conflitos familiares de forma muito adequada ao universo adolescente. Nada estereotipado, apenas coerente com os sentimentos confusos que uma adolescente geniosa, inteligente e teimosa poderia ter.

...eu era determinada e irritar minha mãe era algo que eu queria mais do que qualquer outra coisa. Era inaceitável que ela decidisse sobre minha vida sem considerar minha opinião. Era inaceitável que ela estivesse feliz enquanto eu não estava.

Mas o livro não traz somente o drama dos problemas familiares… Com uma narrativa fluída, divertida e sensível, Tais Cortez nos revela o encanto do primeiro amor! Quem diria que a Amanda, com seu jeito controverso, se apaixonaria justamente pelo playboy do colégio? Ricardo era o garoto dos sonhos! Lindo, popular e mulherengo. Okay, ele não era exatamente perfeito (haha), e talvez por isso Amanda o considerasse o último homem do mundo por quem se apaixonaria. Mas, assim como ela precisava da ajuda de diversas pessoas para conhecer melhor a si mesma, Ricardo precisava da ajuda dela para finalmente se tornar o "homem" que intimamente sempre desejou ser. De um jeito especial e inusitado, a vida deles se entrelaça e, da desconfiança, vemos nascer um romance cativante!

Quero, também, destacar o diretor do colégio: Alexandre. Ele soube valorizar as qualidades da Amanda acima dos seus erros. Além disso, lidou com tamanha sabedoria com a rebeldia dela que me senti feliz por reconhecer quão importante pode ser um educador assim. Espero que as nossas escolas tenham mais Alexandres!

Alexandre não era ruim. Ao contrário, eu tinha que reconhecer que ele parecia legal e justo. Mas tinha algo nele que me incomodava profundamente: ele prestava atenção em mim. Isso era algo com que eu não estava acostumada e não sabia lidar muito bem.

Tais Cortez nos traz um romance adolescente com personagens bastante realistas e conflitos próprios da idade. É o tipo de livro que renderia um filme agradável de assistir! Sendo uma literatura juvenil, para os adultos há uma certa previsibilidade no enredo, mas – ainda que desconfiemos onde o livro nos levará – não perdemos a ansiedade de alcançar o desfecho. Não tenho dúvidas de que presentearei minha afilhada com este livro quando alcançar a adolescência, e acredito que pais e professores também deviam lê-lo.

O ponto alto da história são os valores apresentados e as possibilidades de problematizar várias temáticas do universo adolescente. Por isso, avalio O Último Homem do Mundo como excelente e o recomendo para qualquer leitor que procure uma obra suave, bem escrita e envolvente.

*Agradeço carinhosamente a parceira Tais Cortez, por me presentear com mais uma das suas maravilhosas criações. Desejo a você o sucesso que cada uma das suas páginas a faz merecer!*

Avaliação:

Meus quotes favoritos:

Minha mãe era muito jovem quando eu nasci, mas eu não conseguia perdoá-la por não ter sido a mãe que eu precisava.

Tentei disfarçar meu espanto e constrangimento e me esforcei em esconder o quanto ver aquilo me feria. Lidei com a situação da única maneira que eu conhecia: transformando a mágoa em uma fúria descontrolada.

...eu não acreditava em um sentimento verdadeiro acompanhado por mentira e traição.

Ricardo não parecia se lembrar de nosso encontro na madrugada e, muito menos, de ter me beijado. Eu não mencionei nada, pois no fundo o invejava.

Eu estava acostumada a afastar as pessoas, temendo que elas me deixassem primeiro, como minha mãe sempre fazia.

A cada dois dias ele surgia com uma garota nova e as trocava como trocava de roupas. Apesar de muitas, elas eram, de certa forma uma só: bonitas, magras, fúteis, fãs de cor de rosa, patricinhas e burras. Eu não conseguia entender como elas podiam se submeter a serem tratadas como objetos descartáveis.

Ricardo parecia ser duas pessoas diferentes e eu tentava entender quem ele era de verdade.

...pela primeira vez, eu fazia parte de um grupo e de um lugar. Eu não estava mais sozinha e podia me acostumar com isso.

Eu não queria ser mais uma em sua lista, não queria ter que dividi-lo com outras garotas e não queria me envolver com alguém em quem eu não confiava por saber que se tratava de um mulherengo infiel e mentiroso (...). Ricardo era o último homem do mundo que a minha consciência escolheria.

– Você parece ser tão superficial, idiota e egoísta, mas, às vezes, parece que você é uma outra pessoa completamente diferente. (...)
– Diferente?
Melhor.

E o quote que mais gostei:

– Minha cabeça diz que ele é o último homem com quem eu quero me envolver – admiti.
– E o seu coração? – perguntou Paulina.
– Diz que é tarde demais...

Interessou-se pelo livro?
Conheça Golfinhos e Tubarões – O Outro Mundo, romance de estreia da autora que ingressou entre os meus favoritos! [resenha aqui]


Gostou da resenha?
Leu ou leria o livro?





Atenção: Não esqueça que ao comentar nas postagens de 01 a 07/07, estará concorrendo ao livro O Pequeno Príncipe, de Saint-Exupéry. Para mais informações, acesse aqui.

17 comentários:

  1. Fran!
    Como sempre escrevendo resenhas maravilhosas e destacando autores nacionais.
    Gostei muito do livro!
    Até me fez lembrar do filme Garota Mimada. É diferente nos detalhes, mas o filme é meio clichê, aposto que o livro deve ser bem melhor. Me interessei bastante!
    Beijos!!

    O Outro Lado da Raposa/Facebook
    Twitter

    ResponderExcluir
  2. OOOOOOOOOOOOOOOI, FRAAAAAAN LINDOOOOOOOOONA! Tuuuuudo boooom? Espero que sim, hahahaha! ♥ Oh, God, você sabe o quanto eu amooooo livros narrados em primeira pessoa, né? Hahaha! Nossa, que triste, gente! Não gosto muito de histórias que relatam uma relação conturbada entre mãe e filha, mas né... :3 COLÉGIO INTERNO? Aaaah, mas eu não podia esperar menos desse relacionamento! Oh, eu poderia imaginar que a adolescente iria se apaixonar pelo playboy do colégio, uahuhsauhas! Quer dizer, mais ou menos, hahaha! Que legal, cara, gostei dessa parte que você citou; "... Ricardo precisava da ajuda dela para se tornar o "homem" que intimamente sempre desejou ser". Adooooro histórias assim, haha!

    GOSTEI MUITO DA SUA RESENHA E MUUUUUITO DESSE LIVRO, hahaha! ♥

    Um enoooooorme e grande beijo,

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
  3. Frannnnnn!
    A-D-O-R-E-I sua resenha! (Como sempree! rs)
    Vc arrazaaaaaa escrevendo (Demaisss) e tenho certeza que escreveria um livro maravilhosoooo!
    Devo admitir q essa foi uma das melhores resenhas q já li de O último homem do mundo! Vc abordou perfeitamente os principais aspectos e fico feliz por mais um livro meu tê-la agradado!
    Vc eh uma querida :)
    Obrigada pelo carinho q tem por mim e meus livros!
    Bjssss e sucesso ao lindo blog <3

    ResponderExcluir
  4. Olá, Fran!
    Adorei a resenha. O livro me pareceu bastante interessante. Se eu pegasse para ler, poderia até me identificar com a protagonista, já que ainda sou meio adolescente. haha
    Simplesmente adorei o quotes que escolheu!
    Parabéns a autora por este livro que você elogiou muito. :3

    ResponderExcluir
  5. Oi Francine, não conhecia o livro e gostei de ver que é de uma autora nacional. Dica anotada.
    ]Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  6. Oi Fran! Muito legal esse livro! Amei sua resenha! Muito boa e cheia de quotes que eu adoro!! Achei bem interessante esse livro, mesmo sendo de adolescente! rsrsrs Acho que lerei para tirar minha curiosidade! rsrs

    Beijinhos
    Mirelle - meumundeomtonspasteis.com

    ResponderExcluir
  7. Fran <3
    Tive o prazer de ler 'O ultimo homem do mundo' já faz um tempinho, e assim como você, também gostei de como a Tais levou a narrativa e dos pontos que ficaram em destaque. Infelizmente acabei fazendo uma associação com a novela Rebelde e identifiquei uma história muito parecida entre a Roberta e Diego, além dos conflitos com a mãe. Porém, isso não fez com que eu desgostasse da história. É um excelente livro e a autora mais uma vez arrasou com sua escrita. Também gostei dos encontros de caridade (do jantar e tal). Pelo que vi no facebook da Tais, ela participa de um projeto mais ou menos assim aqui em Campinas, e achei sensacional a forma como ela transmitiu isso em sua obra.

    Beijos,
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  8. Oii Fran! Fazia um tempinho que não passava por aqui!
    Eu adorei o livro, gostei bastante da sinopse e sua resenha está fantástica!
    Realmente fiquei com vontade de ler, achei legal sua ideia de indicar para os professores lerem também! É tão legal quando o professor consegue se tornar amigo dos seus alunos! Acho que as aulas, conteúdos e tudo mais, rende de outra forma, muito melhor!

    Eu adorei as quotes, principalmente essa: – Minha cabeça diz que ele é o último homem com quem eu quero me envolver – admiti.
    – E o seu coração? – perguntou Paulina.
    – Diz que é tarde demais...

    O livro é do jeitinho que eu gosto, to louca para ler! Obrigada pela indicação!
    Beijão!
    http://traduzindo-sonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Fran fofa.
    É incrível como suas resenhas sempre me convencem a adicionar mais um livro as minhas metas de leituras. Esse livro parou nas minhas mãos através do Samuel que disse estar grátis na Amazon e tinha visto outro livro dela "Golfinhos e Tubarões" que admito ter me conquistado só pela sinopse, mas acabei deixando o e-book parado na estante virtual.
    No entanto, estou participando de uma Maratona Digital e dessa vez O último homem do mundo não escapa das minhas garras xD
    Obrigada pelas dicas e os quotes ficaram muito lindos <3

    ResponderExcluir
  10. Olá Fran, adorei sua resenha você escreve muito bem e apaixonei pelo seu blog, ainda não tinha visto falar nesse livro e a autora é desconhecida para mim, o livro deve ser bom quem sabe posso até adiciona-lo em minha listinha!

    já estou lhe seguindo querida! ;)

    http://voceeoquele.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oii Fran,

    A história é tipica de filme americano né? adoro esse enredo, mas faz um bom tempo que não leio. Quero muito ler o "Golfinhos e Tubarões" já li muitos elogios a autora sobre ele.

    Beijinhos,
    Blog EC&M | entrechocolatesemusicas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Gostei bastante, mesmo não sendo o tipo de tema que eu goste. Parece que o livro é daqueles que obriga o leitor a refletir sobre as coisas, e eu adoro isso.

    http://the-phantom-of-the-books.blogspot.com.br/


    ResponderExcluir
  13. Ooooie :D
    Resenha apaixonante, ein!!!
    Golfinhos e tubarões está na minha lista a BASTANTE tempo. Tudo culpa da sua resenha kkkkkkk
    Agora, depois dessa resenha impossível não adicionar O último homem do mundo aos desejados, também!!
    Já estou COMPLETAMENTE apaixonada pelo Ricardo ♥♥♥
    E olha que nem li o livro, ein.
    tenho uma quedinha (leia-se Bem grande) pelos bad boys, mas alguns play boys são de tirar o fôlego!!!! kkkkkkk
    Gostei bastante também da história do livro e da temática. E também adooorei saber sobre o romance ♥ Romances são o meu fraco (claro acompanhado de uma boa trama) e eu gostei bastante de como o romance se desenvolve!!! Apaixonante!!
    Bj bj
    http://cupcakedeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá Francine,

    Não conhecia o livro, mas apesar da sua recomendação o livro não me chamou tanta atenção, mas não quer dizer que eu não leia.....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Estou amando conhecer os autores nacionais e independentes. É muito talento por ai!

    Espero ter uma oportunidade de ler o livro pela resenha linda que fez, parece ótimo!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  16. Como sempre, toda vez que venho visitar o Blog, me perco no tempo, de tantas postagens legais, quando vejo já li várias. Hoje, ao contrario do habitual, vou comentar. Vocês estão de parabéns, o blog está lindo, arrojado e com resenhas que fazem realmente a gente se interessar pelo livro.
    amando aqui.
    bjs
    http://gracirocha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Fran, adorei a resenha e já quero o livro.
    Tenho muita curiosidade em conferir a escrita da Tais, só tenho visto elogios à ela.
    A sua resenha ficou perfeita e o melhor é que ressalta todos os pontos positivos sem ser tendenciosa.

    PS: Não encontrei o livro na Amazon. :((

    Beijos
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados