Resenha 33 | Banshee – Os guardiões

em 10.6.14
Título: Banshee – Os guardiões (Trilogia da Salvação, livro 1)
Autora [parceira]: C. A. Saltoris
Editora [parceira]: Selo Jovem (2014, 325 páginas)
Sinopse: Aos vinte e seis anos, tudo o que Brianna Namara queria era encontrar a cura para a sua esquizofrenia e o paradeiro de sua família. Ao descobrir-se herdeira do trono, no distante planeta Banshee, sua vida vira de pernas para o ar. Em seu novo mundo, que, para sua surpresa ainda vive na Idade Média, a jovem será treinada para lutar à frente do Exército Real, assumir o governo do continente e reunificar seu reino, para tentar vencer os guerreiros da irmandade de magia negra Maleficus Animus. Com humor, um quê de ironia, medo de fadas e crises de abstinência, Brianna tenta, em meio a muitas aventuras, brigas com o Conselho Real e segredos mágicos, tornar-se a rainha que o seu reino precisa que seja, tendo sempre a seu lado seu cavalo alado e falante Pégasus. Com seu arrogante e charmoso capitão Lugh, e seu mais novo amigo de infância, o belo tenente Cahan, ela acaba por envolver-se em um triângulo amoroso que traz consigo discórdia e um mistério incompreensível. E na luta para salvar o Amor do Universo, Brianna sentirá na pele as dores causadas por uma guerra divina, que os Deuses deixaram nas mãos de mortais sem preocuparem-se com as consequências.

Resenha

Sabe aquele livro que o faz se envolver completamente com os acontecimentos? Banshee – Os Guardiões foi assim para mim! Narrado em terceira pessoa, neste livro somos apresentados a uma história repleta de mitos e guerras milenares, que mistura tudo o que há de mais fantástico no gênero fantasia.

O prólogo, carregado de informações complexas, ilumina a interpretação no decorrer de toda a leitura. Conhecemos o planeta Banshee, que sempre foi governado por uma Grande Rainha – a soberana de todos os reinos – sob a bênção da Deusa Mãe. Este é um planeta mágico, gente! Repleto de cavalos alados (inteligentes, falantes e apaixonantes), guerreiros, conselheiros (malvados), bruxos, fadas, minotauros, hipogrifos, deuses...!!! Cada personagem mais legal que o outro. Banshee conhecia a paz até que o deus Senerán, com toda a sua crueldade, jurou subjugar a Deusa Mãe para obter total poder sobre todas as criaturas que neste planeta vivem.

Bem e Mal travam batalhas sanguinárias e mortais. O povo morre a cada dia sob as maldições dos seguidores de Senerán e a fé na Deusa Mãe passa a ceder lugar ao desespero e à desesperança. Tudo piora quando a Grande Rainha morre, mas antes ela deu à luz a sua sucessora: Brianna. Para que o indefeso bebê não corresse risco em meio à guerra, Brianna é enviada ao planeta Terra e educada até os seus 26 anos sem saber da sua verdadeira natureza, do seu legado, da sua história.

Ela cresceu em meio aos humanos, mas nunca teve aquele sentimento de pertença. Na verdade, cresceu com pesadelos e alucinações perturbadoras, ao ponto de ser diagnosticada esquizofrênica, sem nunca ter a chance de saber que cada experiência era real. Tudo isso porque as duas criaturas responsáveis por educá-la não revelaram a verdade e deixaram-na completamente despreparada para o que viria. De repente, ela precisa voltar a Banshee e assumir o trono, ou todo o planeta morrerá. Nestes 26 anos sem que houvesse uma Grande Rainha, os reinos se dividiram e a monarquia perdeu sua força.

O que achei genial na narrativa da autora é a preciosa coerência em toda a história. Brianna não era humana, mas cresceu com os medos humanos. Imagine-se tomando chocolate quente e curtindo um Bob Esponja na televisão em um dia chuvoso... Então, de repente, você é enviado a um planeta um tanto medieval, mágico e em guerra! Você, que nunca empunhou uma espada, precisa aprender para ontem a fazê-lo e enfrentar criaturas sem alma! Pois é... Brianna enfrenta o pânico e precisa, ainda, provar o seu valor para pessoas que já não queriam a volta da Grande Rainha – porque acabaram aprendendo a se virar (e ter benefícios) sozinhas. Ainda, Brianna sofre até mesmo de fortes crises de abstinência sem os seus medicamentos para a esquizofrenia (que não tinha).

Banshee – Os guardiões me encantou. Brianna é uma mulher forte e decidida, mas solitária. O que ela precisou enfrentar em Banshee é aterrorizante, mas também muito especial. Para compensar os seus inimigos, ela encontra verdadeiros amigos e amores. Destaco o tenente Cahan e o capitão Lughambos apaixonantes demais e muito interessados na sua princesa. Embora haja um triângulo amoroso, Brianna sempre soube quem a atraía (haha). Também destaco Pegasus, o corajoso cavalo alado, que me fez chorar muito!

Como aspectos negativos, indico alguns erros de revisão e diagramação, que são poucos e não interferem na leitura. A capa me conquistou quando a vi digitalmente, mas na versão impressa sua cor não me agradou. Essas pequenas fragilidades não me atingiram e recomendo o livro, com certeza, a quem aprecia o gênero fantasia. É uma excelente leitura!

*Agradeço, carinhosamente, a Editora Selo Jovem e a querida C. A. Saltoris 
por me cederem um exemplar deste livro maravilhoso.*

Avaliação:

Compartilho meus quotes favoritos:

– O que tanto você procura, minha flor? – perguntou a mulher, calmamente, mexendo o molho na panela.
– O de sempre: a mim mesma. – respondeu Brianna, seca. (p. 9)

– (...) Se quiser chorar, chore. Não é feio um homem derramar lágrimas... Só mostra que você tem sentimentos nobres. (p. 49)

– A sua alma é antiga, filha. Ela enfrentou muitas duras barreiras, em muitas vidas difíceis. – disse ele.
– E de que me adianta uma alma antiga presa dentro de um corpo cujo cérebro e coração tem meros vinte e seis anos? (p. 59)

– Eu tenho voz neste Conselho, princesa. 
Ela olhou para ele e disse, secamente:
– E eu tenho a coroa. (p. 78)

– (...) Nada é fácil no início para ninguém. O sucesso só tem valor se conquistado com dificuldade. (p. 81)

Ela gritava, gesticulava, apontava, condenava e fazia gestos, que nem sempre ele entendia, mas que provavelmente eram obscenos. Brianna estava mergulhada em ódio, e ele divertia-se. Não se divertia somente, ele estava mesmo era fascinado com a quantidade de energia que cabia em uma pessoa tão pequena. (p. 141)

Ela sentia falta de temer sua esquizofrenia, das consultas com Dr. Ackman, dos remédios, das crises de depressão. Ela sentia falta de uma infelicidade que era confortável, aquela de onde ela sempre sabia sair, por conhecer o caminho de volta. Naquele momento, ela soube que preferia todas as inseguranças que passava na Terra à vida que levava aqui, pois aquelas eram inseguranças que ela sabia que lhes eram amigas, que lhes eram tênues. Em Banshee, ela precisava lidar todos os dias com o monstro do desconhecido, e ele é sempre muito mais aterrador do que todas as dores que já se conhece. (p. 188-189)

– Você pode desejar o que as pessoas têm e não o que elas são! (p. 203)

E, então, ele percebeu que amar era aceitar e conviver diariamente com a vulnerabilidade da própria alma. (p. 311)

A morte é necessária. E, mesmo assim, no momento da morte, talvez não da própria, mas certamente, a de um ente querido, o coração revolta-se com a injustiça do mundo. (p. 318)


Interessou-se pelo livro?

Aproveite e siga as redes sociais da Editora Selo Jovem: Fan Page | Site | Twitter


Se
desejou ler este livro, saiba que que a querida C. A. Saltoris preparou uma surpresa para vocês! Ela ofertou um exemplar para sorteio! /o/ Em breve vocês poderão concorrer a ele.

Comentem o que acharam da resenha!
Leram ou leriam este livro?



14 comentários:

  1. Ah, minha Deusa!! Obrigada, Fran!! <3

    ResponderExcluir
  2. Sou louca por literatura fantástica e também gosto muito de histórias com traços medievais, então como este livro tem as duas coisas fiquei super interessada nele e a sua resenha me deixou morrendo de vontade de sair imediatamente e comprar este livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. cara essa capa é bem feinha D: meu pai do céu.
    enfim, eu gostei da sinopse, mas acho que não leria pq ultimamente nao ando lendo literatura brasileira pra n me irritar sahusahushu ainda mais quando faço resenha no blog, se eu pego pesado sou xingada então to fugindo no momento.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha =D Mas não podia deixar de ser, afinal o livro é excelente e muito bem escrito!
    Pesares aparte, Fran, conseguistes pegar a essência dessa maravilhosa história. Contudo é sempre assim, suas resenhas são as melhores.
    Sobre a autora, sou suspeita de falar, já que ela me conquistou faz tempo kkkkkkkkkk

    Fico triste quando certos indivíduos que possuem blogs e, portanto, influenciam outras pessoas sendo preconceituosas e arrogantes sobre autores nacionais. Isso é desanimador, pois temos autores excelentes de vários estilos literários e generalizar pode ser bem ruim...
    E a capa condiz perfeitamente com o conteúdo do livro, afinal nem só de capa é feito o livro e já quebrei muitas vezes a cara comprando livros pela capa...

    ResponderExcluir
  5. Florzinha, fazia tempo que não lia uma resenha sua por aqui e confesso que estava com saudades! Não conhecia essa história, mas você sabe como adoro me aventurar nesse tipo de aventura, não é mesmo?! Gosto bastante de fantasias, guerras e tudo o que essa leitura pode proporcionar. Estarei esperando, ansiosa, pelo sorteio <3 E ah, diferente de você, gostei mais da capa impressa :p

    Beijos,
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  6. Uma história muito interessante que certamente me prenderia do começo ao fim.Ótima resenha, Fran (como sempre. rsrsrs). Nunca é demais ressaltar que os autores nacionais tem mostrado um excelente trabalho,com muita qualidade. Parabéns a todos.

    ResponderExcluir
  7. Eu amo livros com essa narrativa, faz a gente viajar loonge. É muito gostoso ler livros assim! :)

    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  8. Olá Francine,

    Fiquei sabendo desse livro aqui, só não gosto da capa, sua resenha me deixou com vontade de ler....boa dica....parabéns....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Franlinda! Tudo bom?
    Que delicia começar a leitura da sua resenha sabendo o impacto que o livro causou em você, acho isso muito especial e mais ainda saber que se trata de um livro do gênero fantasia, um dos meus favoritos. Gente a autora foi feliz demais ao cria a história, olha esses protagonistas, quero um cavalo desses, posso ter? Sua resenha me arrepiou até os dentes, que história maravilhosa e trágica a certo ponto, confesso que meu coração de apertou ao pensar em Brianna com medo de ir a um planeta que ela nem sequer sabia que existia e como você enfatizou em guerra! Meu Deus, se eu fosse ela surtaria e me trancaria no banheiro, até digerir toda essa história, se é possível algo assim se digerido, e da mais desespero ainda por ela ter esquizofrenia, imagina? Deeeuuusss, já estou acelerada aqui e querendo ler esse livro, Fran, me parece ser uma história maravilhosa e única e está indo agora mesmo para a minha lista!

    Beijos linda!
    Percepções Blog | Grupo: Mais um livro, Por favor!

    ResponderExcluir
  10. Oi Fran tudo bem? Uau! Eu amei a premissa desse livro, e pulei de alegria em saber que logo terei a chance de concorrer a um exemplar, a capa é realmente linda!

    Amei Amei Amei ainda mais por sua resenha e os sentimentos que o livro despertou em você, e que quotes são esses?! <3

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  11. Oiee ^^
    Estou com esse livro aqui para resenha há mais de um mês mas não consigo de jeito nenhum passar da página cinquenta *-*
    Ler a sua resenha me deixou mais animada, vou ver se leio ele logo...haha'
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Francine, não sei se leria este livro no momento, mas devido a sua maravilhosa e empolgante resenha, eu o coloquei na minha lista de desejados e quem sabe um dia desses, resolvo conferir esta leitura? Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  13. Quando eu jogava online, em um dos jogos havia um monstro chamado Banshee, então a princípio associei com isso.
    Aliás, interessante perceber quantas histórias hoje tentam construir heroínas (mulheres) de personalidade forte, não aquelas submissas. Mesmo com os problemas, tenta se superar ao longo de sua trajetória.
    Doida para ler!

    ResponderExcluir
  14. MEO DEEEEOS, eu quero muito ler esse livro. Eu quero lê-lo por motivos de nível pessoal, e isso é muito raro!!
    Você sabe se a autora gosta de conversar com os leitores, se ela tem esse caminho aberto para nós?

    Eu super irei cadastrar o livro em todas as redes sociais. Ficarei no aguardo da promoção, mas- caso não ganhe- irei comprar com certeza. Onde ele está disponível?

    Beijos, Iza
    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados