[Entrevista] Naicon Martins

em 21.5.14
Observação: Não esqueçam de participar da Gincana: Somos Mais Brasil e se divertir enquanto concorre a prêmios da literatura nacional! Duas provas já estão no ar!

A
entrevista da vez é mais que especial, porque envolve um dos primeiros autores que reconheceu a minha dedicação ao My Queen Side. Tenho-o em alta estima e sempre torci pelo seu sucesso.

Carinhosamente colaborando para a Ação Eu Valorizo a Literatura Nacional, vamos conhecer um pouco mais sobre o parceiro Naicon Martins, autor de Firewitch's – O Sétimo Espírito!



1. Como foi seu primeiro contato com a leitura?

NM: O meu primeiro contato com a leitura foi com livros de autores brasileiros voltados para a educação infantil. Recebi muito incentivo já nos primeiros anos de colégio da minha eterna professora Aparecida Dondoni, responsável por me apresentar algumas leituras, como: O Menino Maluquinho (Ziraldo), Chapeuzinho Amarelo (Chico Buarque), Sítio do Pica-Pau Amarelo (Monteiro Lobato), dentre outros.

MQS: Momento vergonha-alheia... Gente, nunca tinha percebido que o livro Chapeuzinho Amarelo que acho uma graça (e minha afilhada também)  era do Chico Buarque! (rs) 

2. Na infância, qual era sua relação com os livros?

NM: Eu gostava muito de gibis e de livros que possuíssem várias ilustrações (e quem não gostava? rs). Porém, já aos 10 anos, por incentivo de uma tia, comecei a me aventurar em livros com menos ilustrações e mais textos. A partir daí tomei coragem para ler obras com volumes consideráveis de páginas, o que causou espanto nos meus colegas (não sei o porquê).


3. Quando você começou a escrever? 

NM: Desde os 12 anos eu gostava de criar peças teatrais para o colégio, mas nunca havia tido coragem de escrever algo mais complexo. Naquele época eu já tinha interesse, porém, a preguiça reinava (rs). Bom, só tomei atitude mesmo aos 14 anos quando, por influência da autora britânica Agatha Christie, comecei a escrever meu primeiro romance policial. Ficou minúsculo, mas já era alguma coisa e serviu como um pontapé para o atual livro publicado. 

MQS: Fiquei curiosa em saber se alguma peça que escreveu foi dramatizada, Naicon!!! 

4. Quais são suas inspirações para escrever? Tem algum autor ou livro como referência?

NM: Quando eu penso em algum romance policial, sempre busco referência na rede de tramas criados por Agatha Christie. Ela é formidável! Já no campo da fantasia, eu tenho várias referências como J. K. Rowling, Tolkien e Lewis. Porém, confesso que atualmente os autores George R.R. Martin e Trudi Canavan estão sendo minhas maiores referências, não pelo que criaram, mas pela forma como criaram. Quanto à inspiração, gosto de buscar em uma boa música. Parece estranho, mas gosto de ouvir as composições épicas de Two Steps From Hell, Future World Music, Audiomachine e Brunuhville, antes de iniciar qualquer texto.

Curiosidade: Não conhecia nenhuma das bandas que o autor citou, mas adorei ouvir um pouco delas no YouTube. Compartilho uma das músicas que me atraiu:


5. Quanto tempo levou para escrever Firewitch’s – O sétimo Espírito e como foi a experiência?

NM: O tempo gasto no primeiro volume de Firewitch’s tem uma história a ser contada. Quando decidi escrever um livro, queria escrever um romance policial inspirado nos livros de Agatha Christie e então iniciei a escrita em um caderno de quatro matérias (isso mesmo, escrevi a mão). Algum tempo depois, um dono de uma informática na cidade onde morava me cedeu um computador para digitar o livro nos horários em que ele não estava oferecendo cursos. Porém, na digitação eu fui alterando alguns pontos do texto acarretando no surgimento de uma nova versão. Naquela época, 2005, eu salvava todo o trabalho em um disquete. E vieram os problemas. Entretanto, juntamente com eles vieram novas versões. Como todos sabem os disquetes foram conhecidos por se danificarem facilmente e devido a esta condição eu perdi aproximadamente cinco vezes o livro iniciado. A última vez que houve perda, foi aproximadamente um pouco mais do que 200 páginas. Cheguei a pensar em desistir, porém sou brasileiro e nós não desistimos. Resolvi iniciar um novo trabalho, isso já em 2007, um pouco diferente da proposta inicial. Surgiu então a ideia de abandonar todo o texto escrito e reescrito por sete vezes e iniciar o livro com o tema fantasia, inspirado nos universos de J.K. Rowling, Tolkien, Lewis, e na animação da Nickelodeon: Avatar. Surgiu então a proposta de Witchfire, que mais tarde passou a ser Firewitch’s. Nesta obra, aproveitei parte dos personagens criados nos textos anteriores e gastei aproximadamente seis meses para escrevê-lo, concluindo a obra em 13 de agosto de 2007.

MQS: Naicon, fico muito feliz pela sua perseverança, que rendeu aos seus leitores uma ótima obra. A sua frase me encheu de orgulho: "Cheguei a pensar em desistir, porém sou brasileiro e nós não desistimos."  Com certeza, foi digna de estar aqui, na Ação Eu Valorizo a Literatura Nacional. Eu desejo que toda a sua dedicação seja retribuída como merece... Obrigada!

6. Como foi seu processo criativo ao desenvolver o mundo de Aragorn?

NM: Aragorn surgiu em um momento de frustração. Eu precisava de um ambiente para que Lisa se desenvolvesse. Não queria nosso mundo. Queria um mundo sem barreiras, em que tudo fosse perfeitamente maleável à imaginação. Sempre gostei do número sete e por essa razão ele está presente em boa parte das descrições de Aragorn (sete reinos, sete reis e etc). O próximo passo foi definir os limites territoriais de cada reino. Peguei um lápis e uma folha A4 e iniciei os rabiscos. Para quem possui o livro poderá observar que existem significados ocultos no mapa de Aragorn e também nos nomes dos seus reinos. Um exemplo é o reino de Draco Bladefire que se parece com a cabeça de um dragão cuspindo fogo. Existem outras coisas, mas perderia a graça se eu contasse aqui. Enfim, o resultado final foi satisfatório e divertido.

MQS: Adorei saber destes detalhes... Eu encontrei alguns deles enquanto manuseava o seu livro (que é lindo!) e achei muito legal! Fiquei curiosa se notei todos.

7. Seus personagens são cativantes! Como foi desenvolvê-los? Entre eles, qual é o seu favorito e por quê?

NM: Lisa, Dan, Anne e Athus já existiam no texto original escrito em 2005. Eles apenas foram aperfeiçoados em Firewitch’s. Lisa foi desenvolvida para apresentar um desequilíbrio entre o que os demais personagens esperam dela e o que ela realmente é. Mas isso não é algo que permanecerá até o fim, afinal, a protagonista precisa crescer na história e Lisa provará o quão forte é, impressionando os demais personagens e até a mim mesmo (risos). Dan já surgiu para ser justamente o que a figura feminina busca: um rapaz forte, destemido e protetor. Ele mostrará muito isso nos próximos volumes. Confesso que é o personagem que mais conquista os leitores. Além desses, os que mais me cativam são Zig e Cliffe. Os irmãos Pés Grandes surgiram para quebrar a tensão da obra. Em O Sétimo Espírito isso ocorre de forma simplificada, mas em O Mestre das Sombras (Volume 2) os personagens foram mais desenvolvidos e suas passagens são encantadoras. Enfim, é divertido contar suas histórias. Gosto de cuidar do destino de cada personagem e oferecer ao leitor uma experiência diferenciada.


8. O que os leitores podem esperar do segundo volume de Firewitch’s?

NM: O Mestre das Sombras é o volume mais obscuro de Firewitch’s. Ocorrerão algumas mortes e Lisa se verá numa trama que ameaça o destino de Aragorn. Muitas questões apresentadas no primeiro volume serão apresentadas neste. É uma continuação encantadora. Apresento nela muitos detalhes que não apresentei no primeiro livro. O leitor irá conhecer detalhadamente a Fonte Phoenix: os castelos, os bosques, as aulas, as lendas, a organização política de Aragorn e algumas criaturas mágicas. É um livro tenso e ao mesmo tempo divertido. Lisa viverá sua primeira paixão, sua primeira desilusão e sua primeira perda. Será uma obra complexa e com capítulos entrelaçados que levarão a um desfecho surpreendente. Enfim, uma obra de aproximadamente 760 páginas (número que poderá diminuir com a edição), quebrando totalmente a visão introdutória simples de O Sétimo Espírito.


MQS: AAAAAAH, MEU DEUS! Como não aguardar (desesperadamente) por essa continuação!? Eu estou ansiosa para ver quem morrerá (e provavelmente chorar por isso, rs)! Quero ver o crescimento da Lisa! Quero viajar em Aragorn, que já me encantou no primeiro volume...
Aos que também esperam por isso, já adianto uma supernovidade do Naicon!!! ~ Ele me permitiu ter acesso ao primeiro capítulo e... e... publicá-lo aqui para vocês!!! *faz dancinha da vitória* Muito obrigada, Naicon, por essa maravilhosa partilha!!! 

9. Há algum quote favorito do seu próprio livro?

NM: Tenho dois quotes de Firewitch’s – O Sétimo Espírito

A honra não consiste apenas em vencer, mas consiste em ter coragem para enfrentar os limites e os desafios da vida. (p. 121-122)

Cada espelho reflete a alma do ser humano de diversas formas. (...) Alguns refletem o interior das pessoas e outros o escondem. (p. 123)


10. Quais são seus próximos projetos literários? Está trabalhando em algum deles no momento?

NM: Além de Firewitch’s, tenho mais dois projetos. O primeiro deles se chama: O Herdeiro de MacBath. Trata-se de um suspense envolvendo um jovem que recebe uma proposta tentadora de se passar por um filho de um velho milionário à beira da morte. O segundo projeto é intitulado: Mundo de Vidro – Fé, Sangue e Poder. Este livro abordará temas como pedofilia, corrupção, luta pelo poder e câncer. Provavelmente será uma trilogia. Como podem ver, são dois projetos em que me aventuro fora da fantasia. Será um desafio. 

MQS: Adorei os seus projetos, Naicon! Tenho certeza de que revelerá igual ou maior talento fora da fantasia... 

11. Quais são as dificuldades para que um autor consiga ser publicado e conhecido no mercado literário brasileiro? 

NM: Primeiramente o alto custo da publicação. Não temos qualquer incentivo por parte da maioria das editoras do país. Pouquíssimas publicam o autor sem cobrar algo e quando não cobram há a questão dos ganhos reduzidos. No Brasil é um ramo complicado para autores. Quanto ao reconhecimento, é necessário muito trabalho. Além de problemas na publicação, enfrentamos problemas com o marketing. Competir com autores estrangeiros em um país em que eles predominam e são os preferidos do marketing editorial torna tudo ainda mais difícil.


12. Como você vê a literatura brasileira atualmente? Quais são suas expectativas quanto a ela?

NM: A literatura brasileira avança a cada ano. Vivemos num país em que a qualidade de nossos autores é incrível, porém falta a eles aquele empurrão para que seus trabalhos sejam reconhecidos. Acredito que aos poucos estamos ganhando espaço e minha expectativa é que em breve teremos uma participação maior no mercado literário. Afinal, são ações como essa do My Queen Side e dos outros blogs que impulsionam esse crescimento.

MQS: Muito obrigada, Naicon! Os blogueiros literários "nada ganham" com tais iniciativas além de favorecer o nosso próprio legado literário. Então, é muito especial receber seu reconhecimento. Eu desejo sempre colaborar com a nossa literatura! Conte com o My Queen Side para apoiá-lo!

13. Qual livro nacional você recomenda? Por quê?

NM: Recomendo: O Fantástico Mistério de Feiurinha (dei altas gargalhadas na leitura) do autor Pedro Bandeira; e O Estudante da autora Adelaide Carraro (livro emocionante).


14. Aos novos autores, você teria alguma dica?

NM: Escrevam com o coração e não desistam no primeiro obstáculo. Muitas portas se fecharão para vocês e tantas outras se abrirão. Aproveitem ao máximo as oportunidades que surgirem e não se preocupem com o que irão pensar de seu material. Tenha fé, que tudo se resolverá. 


15. Deixe um recado aos leitores, incentivando conhecer as suas publicações e a literatura brasileira!

NM: Aos leitores deixo aqui meu apelo: valorizem o que é nacional. Não se prendam apenas ao que é importado e não os julguem como superiores. Somos pequenos amadores e estamos aprendendo a por no mercado algo de qualidade considerável, apesar da falta de estrutura, seja educacional ou cultural, que nosso país sofre. Existem obras incríveis escritas por brasileiros que estão à espera de sua iniciativa.

MQS: Agradeço o seu carinho em cada resposta, Naicon, e desejo muito sucesso em todos os seus projetos literários!

Vem
abraçar o apelo do autor e valorizar a literatura nacional! Comece conhecendo seu livro:


Sinopse: Lisa cresceu cercada por livros e sonhos. Aos 16 anos de idade descobre que sua família nunca existiu e que seu mundo não passava de uma dimensão que a protegeu desde criança. Obrigada a retornar para seu verdadeiro mundo, Aragorn, Lisa terá que sobreviver a uma terrível perseguição que custará a vida de sua tutora, Anne. Protegida por Athus, um enviado da Fonte Phoenix para transportá-la de volta ao seu mundo, Lisa embarcará em uma grande aventura que testará todas as suas habilidades mágicas, até então desconhecidas. Separada de seu guardião, a garota contará com a ajuda de Louise, uma brilhante guerreira; Dan, um exímio domador do vento; e Zigg e Cliffe, os Pés-Grandes que jamais tomam banho e que são capazes de controlar o elemento terra. Unidos, serão capazes desvendar o segredo do Sétimo Espírito e impedir que o rei dos Carrascos, Malagat, recupere seus poderes e mais uma vez domine os sete reinos de Aragorn. O Sétimo Espírito é o primeiro livro da saga Firewitch's.

Interessou-se pelo livro?


O que acharam da entrevista?
Comentem sobre as respostas e o livro do autor!


5 comentários:

  1. Olá Francine, parabéns pelo blog. O layout ficou formidável, bem a sua cara :D Respondendo a sua pergunta: sim, algumas peças foram dramatizadas e inclusive cheguei a participar de algumas.

    ResponderExcluir
  2. Oiee ^^
    Já vi o livro do autor "por ai", mas nunca tinha parado para conhecer melhor ou ler a sinopse. A capa é muito bonita, e ler a sinopse me deixou com vontade de ler o livro.
    Não li nenhum dos livros que o Naicon indicou, mas fiquei super curiosa para conhecer os outros projetos dele.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oii,

    Parabéns pela entrevista!!
    Adoro essa oportunidade de conhecer mais sobre e os trabalhos do autor, fiquei muito curiosa e quero começar a minha leitura.


    Eu adoro o layout do seu blog e descobri que eu não estava seguindo o blog (um absurdo isso) então já estou seguindo e curtindo a page do Blog pra não perder mais nada.

    Beijinhos,

    EC&M

    ResponderExcluir
  4. Oi Fran!!!!!!!!

    Que entrevista linda!! Eu adoro ler essas entrevistas com os autores nossos - nacionais! Por vezes temos tantos autores que admiramos e queremos saber um pouquinho mais e não conseguimos esse contato!
    Adoro as entrevistas por causa disso!

    Parabéns sua linda!
    Beijos
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/05/resenha-maybe-someday-talvez-algum-dia.html

    ResponderExcluir
  5. Franlinda, minha linda! Tudo bom?
    Que saudades de você! Uma gripe me pegou esses dias e quem disse que tenho disposição para algo? Mas não vou deixar de passar no seu blog, é claro! <3
    Que entrevista maravilhosa e inspiradora e ainda mais com o autor que com certeza é dono de uma história maravilhosa. Amei sua resenha e com certeza participei da oportunidade de conseguir um exemplar da história!
    Admiro muito seu amor e dedicação a literatura brasileira, Fran, você é um exemplo e inspiração para todos! Compartilhando essa entrevista a curiosidade e o desejo de ler o livro aumentou mais ainda, e não sei se vou conseguir me segurar, tenho certeza que vou dar um jeito de conseguir o livro!

    Mil beijos pra você minha linda!
    Percepções Blog | Grupo: Mais um livro, Por favor!

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados