Inspire-se (2)

em 23.4.14
Oi de novo! Sentiram saudades? [não respondam o-o]




Antes de qualquer coisa, e o meu refri? Onde ele está?
O que fizeram com ele? Por que não ganhei nada? Hein?

Ai, gente, tinha que ter algo assim ou não seria eu...





O que vocês têm feito para se inspirar ultimamente? Aliás, o que os têm inspirado? Estive pensando nisso nos últimos dias... Afinal, o nome da coluna indica exatamente sua ideia: se inspirar

Mas a inspiração não precisa necessariamente vir de fora... E se nós fôssemos nossa grande fonte de inspiração?

“Mas como?” – você me pergunta meio indignado, afinal de contas eu é que deveria estar te falando como. E então eu, mescla rara de penúltimo mendigo e primeira astronauta a por os pés em Vênus*, respondo de uma forma que te fará ter vontade de me bater:

“Me diga você como.”

E nisso eu corro. E você vem atrás de mim com quatro pedras na mão. Ou não. E aí?

Todos os dias nós vemos imagens, pessoas, ações que são inspiradoras e dão aquela sensação de que fazem inflar o peito, como se as ideias estivessem crescendo, loucas para explodir, saírem por aí e se concretizarem... Mas, quantas vezes deixamos que elas se manifestem? Quantas vezes as sufocamos e, silenciosamente, elas murcham novamente para aquele canto esquecido da nossa mente, da nossa alma?

Aquela frase, “nós devemos ser a mudança que queremos no mundo”, se aplica também a esses pequenos impulsos diários. Não sei vocês, mas há dias que o céu parece cinza, os pássaros desafinados, o ar mais pesado e nada, absolutamente nada, te tira do tédio. Aquele cenário monótono, aquela mesmice... Não cansa ver tudo parado?

Mas, espera um pouco, quem disse que precisa ser parado? Foi aí que eu pensei: em um universo paralelo, onde a paisagem é viva e eu sou o que ela tem para ver em seus dias sem graça, o que ela diria? Uma Natália descabelada, de pijama manchado com molho de tomate da lasanha de domingo (porque sim, ela é pior que uma criança para comer), é lá algo muito animador? Sabemos a resposta... 

Mas, e aí, o que é realmente monótono: eu ou o dia?

Imaginando como eu gostaria de ser como paisagem, comecei a fazer das minhas horas de ócio algo mais produtivo. E essa produtividade vem de cada um. Sua produtividade pode ser um dia de pijama também, ué, quem disse que não? Mas, tal como eu gostaria de ver um dia, independente do clima e estação em que ele se encontra, procurei motivos para sorrir. Sabia que um sorriso pode ser uma boa motivação? Aliás, sorrir emagrece, preciso dizer mais alguma coisa?

Há beleza no dia cinzento e tristeza nos mais claros. Independente se uma chuva cair de seus olhos, pense pelo lado bom que é quando elas começarem a cessar: as pessoas costumam gostar de garoas.

Ah, ainda não entendeu? Fácil, pequeno gafanhoto: o mundo não é apenas uma bola amassada onde nós vivemos.

Nós somos a paisagem dele. Somos nós que compomos os dias de sol e chuva, tornando-o inspirador para alguns e menos proveitoso a outros. Afinal, assim somos, não? Seres repletos de inseguranças, vontades, gostos e desgostos. E mesmo tão parecidos, somos completamente diferentes.

E não são nessas diferenças que encontramos grandes pessoas que nos inspiram? Elas não precisam ter o nome em destaque para reconhecermos sua importância e como aquilo nos chamou a atenção. A inspiração não tem definição certa, pois vem de qualquer lugar. Atente-se aos detalhes que vêm de você.

Porque é você, caro leitor, a inspiração do mundo. E então, o que está esperando para dar a ele uma paisagem diferente? 


Ele está aguardando. ;)

*o trecho citado é da música “Balada para um Louco”, que traduz perfeitamente como podemos marcar o outro sem mesmo sabermos disso.





19 comentários:

  1. O seu blog é tão lindo! Vi algumas resenhas e adorei!
    Amei o post de hoje, super positivo e alegre! Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Thati! O blog da Fran é maravilhoso e eu fico muito contente em fazer parte dessa equipe! Fico contente que tenha gostado do post! Espero que ele te inspire <3 Mil beijos!

      Excluir
  2. Realmente Natália a inspiração não tem nome nem rosto, basta sentirmos ou sermos ela! É algo que nos toca e nos inspira a agir ou até mesmo a mudar a maneira de pensar. Gostando muito dessa coluna.

    Abraço,
    Diego de França
    Leitor Sagaz | Grupo Amantes da Literatura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse tudo, Diego! Nossa, acho que não teria definido melhor! Obrigada por acompanhar e nos presentear com palavras tão lindas! *--* Isso sim é inspirador <3
      Beijão!

      Excluir
  3. Concordo com você: devemos ser nós mesmos nossa fonte maior de inspiração. Eu, por exemplo, quando não estou contente com minha realidade, tento transformá-la, seja no plano real ou mudando-a na ficção.
    Beijos!

    www.diarioquaseescritora.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Lê, ler isso! Dar uma sacudida sempre é bom, não é verdade? Ainda mais quando descobrimos - e por vezes, redescobrimos - a felicidade de algo novo ou em uma nova perspectiva.

      Beijão!

      Excluir
  4. Nossa, esse texto caiu como uma luva para mim, até parece que você estava adivinhando o que eu precisava ler. HUASHUASHAUS
    Com certeza, a mudança somos nós, não podemos ficar abatidos e não fazermos nada. Se queremos a mudança, vamos atras dela, simples!

    Beijinhos
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Jessica, fico tão contente em ler isso! *O* Obrigada demais pelo carinho! <3 É sempre bom nos inspirarmos a ver as coisas de um outro ângulo e, caso nos seja inviável mudar aquela situação, pelo menos tentar ver um jeito de tirar valiosas lições disso. São essas adversidades que despertam o nosso melhor <3

      Beijos!

      Excluir
  5. Muito bom e incentivador..
    Me faz ver que a maioria das pessoas só pensa no próprio umbigo ....

    www.chadecalmila.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio, Camila! *--* Pois é... Às vezes vemos apenas nosso lado e nem é por mal, é apenas uma característica nossa e talvez por esse motivo desanimamos: nos sentimos sozinhos e nos vemos sozinhos :/ Mas sempre dá para mudar, não é? Com um passinho de cada vez vamos percebendo como somos todos inspiradores *-*

      Beijão!

      Excluir
  6. A inspiração vem quando menos se espera. rs.
    Eu sei disso, pq passei muitos anos escrevendo poemas e uma simples olhada pro céu, ou pra uma arvore meio torta despertava a imaginação rs.
    Adorei o post flor, estou seguindo o blog. :)
    Resenha #142 - Perto de Você - Os Sullivans - Livro 07 - Bella Andre.
    Confere lá!
    http://manuscritodecabeceira.blogspot.com.br
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E tem coisa melhor do que tirar inspiração das coisas mais simples? Seus poemas devem ser maravilhosos, pois um autor apaixonado tira o melhor de todos os detalhes <3
      Retribuindo o carinho ;3

      Beijos!

      Excluir
  7. Olá Natálie,

    Mais um excelente texto aqui no blog, nós mesmos somos a nossa fonte de inspiração e Deus, a nossa saúde e família são bens maiores que tudo....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marco! Que bom que gostou do texto! Lindas as suas palavras! Obrigada por compartilhar com a gente sua opinião, é sempre bom ver a opinião dos leitores, é o que mais me inspira! ;3
      Beijão!

      Excluir
  8. Oi, Nat.

    Lindo texto! E sim temos que ser nós mesmos nossa fonte de inspiração.
    Parabéns!!

    Beijos! Fê :*
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fer, obrigada por comentar!
      E não é? Querendo ou não, somos nós que melhor nos conhecemos e assim tirar o melhor que temos e somos! <3

      Beijos *-*

      Excluir
  9. Eu tinha mesmo feito um post sobre minha falta de criatividade por esses dias e cheguei à conclusão de que eu é quem precisa mudar.
    Seu post reforçou meus devaneios.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi João *-*
      Nossa, que impacto suas palavras tiveram! Acho que melhor do que termos as ideias e sabermos que precisamos mudar é planejar por onde começamos. Fico contente - e muito! - sabendo que o texto ajudou a reforçar suas decisões! Depois conta aqui se deu certo, vai que compartilhamos isso e inspiramos mais pessoas? *O*

      Abraço!

      Excluir
  10. Seu jeito de escrever me encanta muito!
    As vezes eu tenho esse lances de ter uma ideia maravilhosa e do nada, você começa a olhar a formiguinha passando e esquece, faz aquela nota mental de: "aah uma hora eu faço isso", mas no fundinho a gente sabe que nunca vai fazer ou não vai lembrar... Falta inspiração? Talvez. Acho que inspiração é o que te faz feliz. Aquele sorriso, aqueles olhos, aquela canção, aquele trecho de livro, aliás poderia fazer um livro só de trechos apaixonantes. :)
    Você escreve maravilhosamente bem!
    Keep moving girl! We are the colour of this sad world! :)
    Beijosssss

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados