[Aniversário e Twittaço] ~ Terras Metálicas

em 22.11.13
Oi, pessoal!

No dia 23 de novembro teremos um evento literário online bastante especial! É o aniversário do livro Terras Metálicas, escrito por Renato Nonato, e para comemorar haverá um twittaço com a tag #TerrasMetálicas, organizado pelo próprio autor!
Especialmente para o aniversário do seu livro, o autor escreveu uma carta ao leitor muito legal. Que tal lê-la?

Aos futuros leitores de Terras Metálicas,

Para você que não me conhece – e devem ser muitos de vocês – eu sou Renato Carajelescov Nonato, autor do livro infanto juvenil Terras Metálicas. Já faz um tempo que me pediram para escrever uma carta aos leitores e para isso eu refleti sobre algumas coisas...

Se eu dissesse Harry Potter, Percy Jackson, Crepúsculo, Cinquenta Tons de Cinza, Guerra dos Tronos... Bom, independente do gosto literário a gritante maioria dos brasileiros conheceria esses nomes. Mas, curiosamente, dizem que os brasileiros não gostam de ler e eu vejo muita gente concordando com isso. Mesmo com a aquisição de livros no nosso país crescendo a cada ano, tanto que já somos o nono maior mercado editorial do mundo, com uma população estimada de quase 90 milhões de leitores. Isso é o quê, 45% da população? Um país com 45% da população leitora pode ser considerado um país de não leitores?

Mas ao passo em que eu consigo citar uma lista bem grande de livros com fãs no país eu percebo uma coisa, percebo que a grande maioria desses livros são estrangeiros. Ora, que os livros inspiram, abrem horizontes e mudam vidas, disso ninguém duvida, e conforme os brasileiros leitores vão saindo do armário, os brasileiros escritores também vão! Se você já deu a chance para um best-seller nacional sabe que ele não deve nada para o best-seller estrangeiro. Então, por que é tão difícil? Por que ao se entrar numa livraria vemos as ilhas de livros com tantos autores de sobrenomes complicados?

*Ok, talvez eu tenha abusado aqui, pois como descendente de russos meu Carajelescov não é a coisa mais usual do mundo – por isso abreviei para C. no Terras Metálicas –, mas acredito que você pegou a ideia*

Eu podia citar a falta de interesse das editoras, que gastam milhares de reais em marketing de estrangeiros enquanto fazem os autores nacionais se virarem. Eu podia citar a falta de interesse das livrarias, que colocam em posição de destaque só os títulos vindos de fora. Eu podia citar a falta de espaço nos veículos de comunicação, afinal quantos escritores vocês já viram dando entrevistas por aí?

Mas isso é querer uma mudança de pensamento dos grandes, o que vai contra a regra. A regra diz que os grandes só mudam depois que os pequenos o fazem. Por isso eu me dirijo à você leitor, você que faz parte do nono maior mercado editorial do mundo, você que representa 45% da população, você que é um dos quase 90 milhões de leitores desse país... Quando for na livraria da próxima vez ou tiver aquela lista gigantesca de livros no Submarino, que tal dar uma olhada na não muito popular sessão de livros nacionais antes de fechar sua compra? Procurar os desconhecidos compatriotas que batalham como espartanos atrás de espaço?

Porque você não se torna um soldado desse exército?
A literatura brasileira agradece.

Renato C. Nonato
Terras Metálicas

Vale a pena aceitar ao convite do autor, porque Terras Metálicas é um livro distópico que agradou muitos leitores. Basta ver alguns quotes das diversas resenhas disponíveis na blogosfera para saber disso:

O autor Renato Nonato soube com certeza envolver o mistério no enredo de sua história e fazer as revelações no momento certo... {Escondidos no Livro

Uma das melhores leituras de 2013, Terras Metálicas já virou favorito. {Lendo Sob a Luz da Lua

Fiquei surpreendido ao extremo ao fechar a contra-capa hoje pela manhã. Um livro com uma riqueza muito grande. Uma história envolvente, personagens super legais e uma narrativa muito boa. {Meu Livro e Eu}
Que tal aproveitar para conhecer as redes sociais do autor e da sua obra? 
Acesse: Skoob | Site Oficial | FanPage | Leia a sinopse e um trecho do livro.

Com carinho, o Renato Nonato concedeu para a 4ª edição da Turnê Virtual um exemplar autografado para sorteio! Para concorrer, participe aqui.

Comente e deixe seu "Parabéns" ao autor Roberto Nonato! \õ/

9 comentários:

  1. Bela carta. E que os leitores ouçam essas sábias palavras pois existem pérolas escondidas nos fundos das prateleiras das livrarias.

    ResponderExcluir
  2. Meus Parabéns Renato pela seu trabalho :)

    http://naestantedeumgaroto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu já estou ansiosa pelo livro!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei a carta! É difícil dar nomes aos bois quando não se tem apoio de quem é mais interessado nos livros nacionais, no caso, as editoras. Fico muito chateada com isso, entretanto como soldado desse exército, que tenta o máximo possível dar visibilidade a literatura nacional, faço o meu máximo para ajudar. Adorei o post e apesar de não ser um dos gêneros que me agrada mais, fiquei bastante curiosa sobre "Terras Metálicas" e que venham mais muitos aniversários e sucessos para o Renato Nonato.
    Beijos!
    http://umaleitorachamada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adorei a carta! Muito boa a dica de dar uma olhada nos leitores nacionais, já me toquei e senti falta da nossa literatura na minha estante e justamente por isso faço um esforço enorme de participar de vários projetos para ler o maximo que posso.

    beijos
    Bia - www.livredujour.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei a carta. é verdade que as editoras,livrarias e alguns leitores acabam dando mais atenção e prestigio aos livros internacionais, enquanto tem tantos autores nacionais com ótimos livros esperando uma chance de fazer sucesso.
    Acho que deveriam investir mais na literatura nacional, nos escritores brasileiros. Eu adoro livros nacionais..

    ResponderExcluir
  7. livro muito bom ,gostei bastante
    livro-azul.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Parabéns para o Roberto!
    Que a sua carta abra a mente de muitos leitores por aí, fazendo com que vejam que EXISTEM SIM autores nacionais iguais ou melhores que os internacionais.

    Beijos
    Books and Movies
    http://leiturae7arte.blogspot.com.br/
    @BooksAndMovies_

    ResponderExcluir
  9. Oi Fran,
    tudo bem?
    O que dizer depois de uma carta como essa?
    Primeiro: Renato você pode contar com os blogs como a da querida Fran, para auxiliar nessa luta pelo incentivo a leitura.
    Fran, o Renato e outros autores nacionais têm sorte por terem você divulgando o trabalho deles.
    Eu conheci vários projetos legais no seu blog e também autores e livros por quem me apaixonei. Adoro você e o seu blog!!!
    Sucesso para você Renato, pode contar com meu blog também se quiser.
    beijinhos.
    Cila- leitora Voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados