Resenha 145 | O Céu é Logo Ali

em 7.5.16
Título: O Céu é Logo Ali
Autora: Lilian Farias
Editora: Divas | 2015 – 3ª edição | 115 páginas
Sinopse: "O céu é logo ali representa a liberdade que são as borboletas e nos pássaros. Dolores e Clarice são mulheres que buscam tal liberdade. Dolores é uma mulher de muitas experiências; de vida simples e sem amigos. O único amigo que possui é esquizofrênico e a trata com muito carinho. Clarice é cheia de mimos e sempre teve de tudo, mas o que as liga são suas tribulações de sentimentos e busca por liberdade. Dolores fica encantada com o mais simples dos gestos, um pingo de chuva sobre a pele faz dela a pessoa mais feliz e livre do mundo. Já Clarice tem a vida dos sonhos, porém o destino pode destruí-lo com rapidez. O livro da Lilian é profundo e tocante. Ele nos mostra que devemos aproveitar o momento porque tudo pode acabar em um piscar de olhos." (Fernanda Bezerra)

"Ao adentrarmos nos mundos distintos dessas duas jovens, mergulhamos numa profusa miscigenação de anseios, lutas, estratégias de sobrevivência. A história de duas mulheres que, unidas pelo destino, resolvem aflorar todo fluxo de sobrevivência do "ser", do corpo, da alma, da mente, que advém quando se é permitido ser livre. Liberdade, essa, assemelhada a quem saboreia o voo das borboletas." (Valéria Sabrina)

Resenha

Tive o prazer de ler O Céu é Logo Ali depois de ter o blog acolhido como parceiro da Lilian Farias. Já acompanhava o belo trabalho que a autora desenvolvia na defesa das minorias e, especialmente, das mulheres. Depois da leitura, só posso dizer que – mesmo com minhas altas expectativas – a narrativa dela conseguiu me encantar desde as primeiras páginas!

Poético, irreverente, provocativo, dialógico e inédito... É assim que defino O Céu é Logo Ali. O primeiro diferencial a ser destacado é o estilo narrativo. Conhecido como fluxo de consciência, a técnica adotada pela autora envolve desnudar a subjetividade dos seus personagens incluindo nas entrelinhas suas próprias impressões pessoais. Eu gostei muito de ampliar meu ponto de vista sobre os fatos a partir do agradável diálogo da autora com seus leitores.


Mas qual é a história que encontramos n'O Céu é Logo Ali? Várias. A minha, a sua, a de todas as mulheres que já sonharam encontrar a felicidade. Conhecemos duas principais protagonistas: Dolores e Clarice. Ambas são tão diferentes uma da outra e, ao mesmo tempo, tão parecidas.

Dolores muito sofreu e pouco viveu. Não pôde aproveitar sua juventude, tampouco experimentar o doce sabor das paixões passageiras. Sozinha no mundo, precisou trabalhar desde cedo e recusar ao coração a alegria de sonhar. Dolores se sente presa, sufocada, talvez perdida... Ela nunca se permitiu fugir das responsabilidades ou do recato. Mas segue em frente, como todos fazemos quando não se pode sequer voltar. Podemos dizer que Dolores não se descobriu mulher. 

Por outro lado, temos Clarice. Ah, doce Clarice. Bela, vivaz, sedutora e feliz Clarice. Uma adolescente que, diferente de Dolores, se descobriu mulher muito antes de sê-lo. Descobriu os prazeres da vida e deles não se privava. Um olhar, um sorriso, e todos se cativavam. Sendo tão perfeita, não se permitia pertencer a ninguém. O problema? Numa vida sem grandes quedas, faltam também grandes profundidades. Clarice, tão querida e amada, era rasa. E quem poderia condená-la?


O livro não apresenta apenas Dolores e Clarice, mas outras mulheres e seus relacionamentos. Cada uma delas está numa fase peculiar, descobrindo-se em sua identidade. Lilian Farias não se contém em lhes impor dificuldades, mas a vida naturalmente também não o faz. Sentimos que tudo é possível durante a leitura. 

A mensagem de O Céu é Logo Ali me tocou profundamente. Senti-me na pele de seus personagens. Vi-me presa em mim mesma, depois libertei-me de minhas próprias amarras. Não soube o que fazer com tamanha liberdade. Então, recuei. Abusei da beleza, achei que a vida estava ganha. Amei sob as estrelas e fui amada. Depois chorei. O coração partido pareceu-me insolúvel. Descobri, enfim, que nunca fui uma borboleta. Mas o céu? Ah, o céu é logo ali... Está ao alcance das nossas escolhas.


Como fragilidade aponto o que também se faz uma potencialidade: o excesso de poesia. A mesma linguagem poética que me fez encantar pela narrativa, também deixou aos leitores algumas lacunas. Entendo que a autora, experiente literata, não fez nada impensado. Considero que cada lacuna foi previamente planejada e, com liberdade poética, a autora não se prendeu à tradicional verossimilhança que esperamos da literatura. Infelizmente, a revisão apresentou falhas, o que não influencia a boa leitura e tampouco minha avaliação.

É uma excelente obra que recomendo para leitores sensíveis, capazes de se entregar às entrelinhas e ver seu próprio reflexo na humanidade de cada personagem.

Avaliação:
Interessou-se pelo livro?

Sobre a autora:
Lilian Farias é autora dos livros O Céu é Logo Ali e Mulheres Que Não Sabem Chorar. Em seus livros ela aborda temas como sexualidade, liberdade, amor, preconceito, homossexualidade, violência sexual e alcoolismo. A escritora mantém um blog literário e está sempre bem informada sobre questões sociais que acontecem em nosso país. É defensora da tese de que todos são diferentes e merecem ser tratados com equidade. Ela adora escrever sobre temas que incomodam e diz não ter medo do preconceito. Trabalha no movimento social e acredita que a educação é capaz de trazer mudanças significativas ao país.

~Agradeço o carinho da querida Lilian por me permitir ler O Céu é Logo Ali!~
Em breve, teremos a resenha de Mulheres que não sabem chorar.

O que acharam da resenha?
Adoraria saber se já leram ou pretendem ler esse romance!

12 comentários:

  1. Gostei da resenha, mas confesso que estou querendo esse livro faz é tempo, pois sempre leio maravilhas sobre ele e todo mundo diz que ele é emocionante, espero conseguir ler logo.

    ResponderExcluir
  2. Olá Fran!
    Adoro as suas resenha e esse livro parece ser encantador. Imagino que seja uma leitura que nos auxilia a se auto descobrir.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Não li o livro, e pelo que contou não é o estilo que vá me agradar. Mas adorei a sua resenha e curti bastante o tema central da obra e a forma como a autora narrou. Tenho certeza de que vai encantar muitas pessoas.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  4. Oi..
    Adorei seu blog, minha primeira visita <3
    Sou apaixonada pela leveza que essa capa passa..
    quero ler, e adorei sua resenha.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi!!
    Tenho visto muitas resenhas desse livro e todas que li estão elogiando muito a autora e pelo visto o livro é simplesmente espetacular.
    O livro narra a história de mulheres com vivencia diferente e pelo que estou acompanhando sobre esse livro ele deveria ser lido por todas as mulheres.
    Espero ter a oportunidade de ler e me emocionar com as personagens.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Oi Fran!
    Esse livro tem uma capa muito linda e só tenho lido resenhas positivas dele. Que difícil falar do livro pela sua resenha, acho que cada pessoa que o ler, vai ver algo de importante pra si, mas preciso dizer que a sua resenha ficou PERFEITA!
    Espero ter a oportunidade de ler esse livro um dia!!
    Beijos

    LuMartinho

    ResponderExcluir
  7. Que resenha linda Fran! Quanta emoção e entusiasmo. Sim, sei que este livro é coberto de sensibilidade e emoção. Por isso acredito na veracidade de seus sentimentos ao falar desta obra.
    Parabéns pela resenha, linda de se ler.
    Abs
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  8. Oie
    depois e ler Mulheres que não sabem chorar, quero ler todos que Lilian escrever, adorei a temática que ela aborda, são tabus ainda infelizmente e me fez refletir muito, adorei a resenha e espero poder ler em breve

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá, adorei sua resenha, parabéns...tenho ouvido muitas coisas boas a respeito da autora, a capa dessa obra é muito fofa e o enredo me deixou curiosa. Quero ler também!

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Ai meu deus que livro mais incrível, já quero pra ontem!
    Adorei sua resenha e a forma como você a escreveu.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. A sinopse é interessante! Acho que me identifico com uma personagem querendo ser a outra. Com certeza fiquei interessada!

    Carolina Gama

    ResponderExcluir
  12. Também tive o prazer de fazer a leitura e simplesmente me apaixonei pela obra. Lilian possui talento nato.

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados