Resenha 144 | O Lago Negro

em 1.5.16
Título: O Lago Negro
Autora: Juliana Daglio
Editora: Arwen | 2015 | 368 páginas
Sinopse: Verônica é uma garota problemática marcada por um passado traumático do qual mal se lembra, mas que lhe tirou o direito à total sanidade.
Ao se mudar para o interior, depois de passar no vestibular, ela se depara com o local perfeito para se inspirar e, finalmente, transformar seus personagens imaginários em um livro. Lagoana é uma cidade nebulosa, úmida, habitada por almas quietas e pouco amigáveis. Porém, o clima obscuro não despertará somente a criatividade, mas também acordará seus fantasmas mais profundos.
Prestes a perder o controle sobre sua trama e sua mente, Verônica conhece um estrangeiro de sorriso cafajeste e olhos azuis e, desconfiada de suas intenções, ela guarda segredo quanto ao seu livro, mas não sabe que Liam também tem os seus.
Verônica nem desconfia, mas eles podem ser a chave para os mistérios que a rondaram durante toda sua vida. Assim, o lago negro de sua imaginação será, definitivamente, o estopim para toda sua loucura emergir. O que será que ele esconde no fundo de suas águas escuras?

Resenha

Tive a alegria de ler O Lago Negro através do Book Tour organizado pela própria autora, Juliana Daglio, a quem agradeço por acolher minha participação.

Narrado em primeira pessoa, n'O Lago Negro conhecemos Verônica Cattani, uma jovem que acaba de se mudar com o namorado Enzo para a cidade de Lagoana, no interior paulista. Ambos iniciarão suas vidas universitárias na Universidade Federal Interiorana de Lagoana (UFI) e morarão juntos pela primeira vez.

Logo nas primeiras páginas, notamos que Verônica não leva uma vida comum. Ela se sente constantemente no limite de suas emoções e precisa, muitas vezes, recorrer a medicamentos psicotrópicos para se controlar. Impulsiva, desconfiada e irritadiça, não é exatamente alguém com muitos amigos. O problema é que Lagoana não parece ajudá-la. O lugar é mórbido, úmido e suas densas nuvens nunca permitem que o sol as penetre. Será que Verônica deveria mesmo estar nessa cidade?


Apesar disso, é nesse lugar que Verônica se sente inspirada para escrever seu romance, intitulado O Lago Negro. No entanto, quanto mais Verônica escreve sobre a batalha entre seus personagens, nefilins e vampiros, mais distante de Enzo e de sua realidade começa a ficar. Isso porque os acontecimentos de seu livro e da sua vida começam a se mesclar perigosamente, e somos levados a nos questionar: o que é verdade e o que é fantasia?

Com histórico psiquiátrico, Verônica coloca à prova sua própria sanidade. Será que, de algum jeito, foi influenciada a escrever O Lago Negro ou – quem sabe – há algum elemento sobrenatural envolvido no seu processo de escrita?


Gostei muito do modo como Juliana Daglio produziu esse romance! O enredo nele apresentado é completamente diferente do que podemos esperar. Dentro de uma ficção, há outra escrita e vivida pela própria protagonista. Isso é genial! Ao mesmo tempo, Lagoana é um lugar cheio de mistérios, do tipo que adoraria ver num filme. A cidade possui uma história perigosa, na qual Verônica acaba completamente envolvida. 

Algo que gosto muito na narrativa da Juliana Daglio é a facilidade em caracterizar seus personagens de modo complexo e humano. No início, percebi que Verônica estava cada vez mais perdendo o controle de sua vida por faltar uma decisão pessoal, por faltar uma coragem que ainda não descobrira possuir. Foi muito interessante vê-la se desenvolvendo, revelando sua própria força e enfrentando seus fantasmas. Considero um ponto forte a autora abordar, através de Verônica, o estigma que as pessoas com transtornos psiquiátricos enfrentam quando decidem viver com autonomia.


Como fragilidades, aponto que alguns elementos me incomodaram, embora entenda sua importância. Houve cenas de ação que foram inverossímeis e, em minha opinião, o desfecho precisaria de um desenvolvimento um pouco mais lento. A revisão também apresenta fragilidades, mas não afetam o entendimento do leitor.

Estou muito interessada na continuação, esperando mais de Verônica e do Liam – personagem que ganhou meu coração assim que apareceu. Adorei a capa, que tem tudo a ver com a história, e a diagramação está maravilhosa. Recomendo para quem gosta de romances misteriosos! 

Avaliação:
Interessou-se pelo livro?
Skoob | Página do Livro | Facebook da Autora | Compre: Arwen ou Autora (autografado)

A 
sequência já tem título e data para o lançamento: Submersão estará disponível para compra em 03/09, na Bienal do Livro de São Paulo!



Sobre a autora:
Vinte e poucos anos, Psicóloga Clínica, apaixonada por Psicanálise, viciada em Livros e amante do Rock Britânico. Desde criança foi vidrada em faz de conta e inventava inúmeros personagens para conversar. Assistia a filmes sobre vampiros já aos seis anos, mesmo que tivesse que se esconder atrás do sofá. Na adolescência, dizia que iria ser uma Libélula. Hoje em dia se diz uma adulta confusa, que ainda adora vampiros, não ganhou asas de libélula, mas escreveu um livro sobre elas, transformando seus personagens inventados em pessoas reais, embora sejam feitas de tinta e papel.

Gostaram da resenha?
Adoraria saber se pretendem ler o livro!

19 comentários:

  1. Oi Francine, já li algumas resenhas desse livro e fico bem curiosa aonre essa trama. É um genero que chama muito a minha atenção. Achei demais o fato de explorar uma ficção dentro da própria ficção.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Olá, Fran! É sempre um prazer chegar aqui no My Queen side e ver sua opinião sobre meus livros. Muito obrigada por mais essa oportunidade e pelo carinho com que, mais uma vez, dedicou pra escrever a resenha.

    Espero voltar mais vezes!!
    Beijuuus!!

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho muita curiosidade em conhecer esse livro, só escuto ótimos comentários e gostei de ver a sua opinião. Sua resenha está bem sincera, mostrando os pontos positivos e os não tão positivos assim. Parece ser uma excelente história.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Fran
    Tenho curiosidade em ler esse livro e gostei de saber que aprovou, mesmo com algumas ressalvas. Acho que finais corridos me perseguem rs
    Mesmo com alguns pontos negativos, leria a obra se tivesse oportunidade. Adorei a resenha, muito bem escrita e cheia de sinceridade.

    ResponderExcluir
  5. Olá Fran!
    Eu tinha ouvido falar sobre este livro, mas nunca tinha lido uma resenha. E amei saber mais sobre ele. Não sabia que ele tinha uma premissa tão legal. Parabéns a autora por esta obra!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olá Fran,
    Já tinha visto a capa desse livro, entretanto, não sabia ao certo sobre o que se tratava.
    Adorei conhecer um pouco a história e acho que a autora inovou ao criar uma narrativa dentro de uma narrativa, mas, salvo as pequenas falhas que você apresentou, o livro me pareceu bom como um todo.
    Já anotei a dica, pois, além de nacional, é diferente de tudo o que já li e muito interessante.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  7. Oiee Fran ^^
    Eu também adoro a escrita da Juliana, mas esse livro não me conquistou totalmente, e ficou bem atrás de "Uma canção para a Libélula"...hehe' acho meio impossível algum livro chegar perto dele *-* Achei interessante a forma como a história foi contada aqui, principalmente por causa da confusão da protagonista em saber o que estava ou não acontecendo. Estou doida pela continuação ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oiii!

    Eu não li esse livro mas conheci a autora. Acho a premissa sensacional e ele tem uma proposta que nos prende muito né?
    Fiquei chateada em saber desse problema com a edição, poxa, o que custa dar uma atenção especial para a obra né?
    A resenha ficou linda! Detalhada e bem escrita, isso dá mais vontade ainda de ler a obra.
    Adorei as fotos!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Oi Fran, tudo bem?

    Gostei muito da sua resenha e tivemos pontos de vista bem parecidos. Gosto muito de como a Ju escreve, da facilidade de tratar de temas tão importantes, sem tornar uma leitura pesada, na realidade, ela escreve até de uma forma poética sobre a loucura, depressão e tudo o mais.

    Achei genial a mescla entre a realidade e a loucura, a vida real e a história, e ficava querendo saber o que mais as histórias tinham em comum... aliás, adoro quando o autor faz isso, coloca uma história dentro da história, e ficamos ansioso pelas duas.

    Também achei que alguns pontos poderiam ter sido melhor explorados, como o final, acho que tudo aconteceu rápido de mais, mesmo assim a história é incrível. Quero ler logo "Submersão", vem setembro!! Pena que não poderei ir na Bienal.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  10. Olá!! :)

    Ainda bem que gostaste assim tanto do livro, considerando-o genial! :) Nunca tinha ouvido falar, mas ate fiquei curioso, embora nao considere que faça o meu genero! :)

    Bem, a verdade e que os temas sao bem fortes e reais e isso da historia dentro da historia e realmente genial! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  11. Ola, tudo bom?
    Achei a capa do livro bem interessante, apesar de nao ser o meu gênero preferido, me interessei pelo livro. Sua resenha ficou ótima, mostrando os pontos positivos e negativos da obra, parabéns *-*

    ResponderExcluir
  12. Fran, suas resenhas sempre me deixam empolgadas para ler a obra, pois você consegue prender a atenção do leitor e passar exatamente como foi a leitura pra ti!
    Eu já havia lido algumas resenhas dessa obra, mas a sua terminou por me cativar mais ainda, e preciso ler logo o livro. Adoro romance, mistério e tudo o mais, e fiquei curiosa sobre isso de uma outra história na ficção.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Geralmente o que envolve vampiros me atrae. A capa perfeita, o enredo extraordinário. Juliana ganhou mais uma fã.

    ResponderExcluir
  14. Eu gosto muito da escrita da Ju, mas até agora só li um livro dela, que foi o Uma Canção para a Libélula, que amei. O Lago Negro eu quero muito ler, e espero ter a oportunidade em breve. Gostei muito de saber sua opinião sincera sobre ele! Essa capa está maravilhosa!
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oii,

    Simplesmente adorei a sua resenha e adorei conhecer mais sobre a história desse livro. Conheci a Juliana no lançamento de Uma canção para a libélula, e estou louca para conhecer a escrita dela. E essa capa é realmente muito bonita.

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Com essa capa eu tinha a sensação que o livro era de fantasia, mas gostei dessa proposta do lado dos mistérios e problemas mais psiquiátricos, imagino que essas fragilidades também me incomodariam, pois fico um tanto perdida em leituras com personagens que não estão 100% inteiros.

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá!

    Eu acho a capa desse livro linda! Já queria ler ele desde que vi as primeiras divulgações da editora. No decorrer da leitura da sua resenha o livro me fez lembrar do filme Cisne Negro, é uma bailarina que acaba vivendo duas personalidades em uma peça, o Cisne Branco e o Cisne Negro... É uma coisa muito louca e as vezes ficava meio perdida. Eu não sabia que o livro teria continuação, fico feliz por isso.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi querida, tudo bem?
    Antes de mais mada queria dizer que amei sua resenha. Com palavras claras e bem objetivas.

    Eu não conhecia o livro em si, mas acho que já me deparei com essa capa antes, que ore sinal é linda demais da conta.
    Através da sua resenha eu percebo que vou gostar sim do livro. Me interessei e vou até anotar o nome.

    Muito obrigada pela dica.
    Parabéns pelo trabalho.

    Ingrid Cristina
    plataformatresquartos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi Fram,
    Primeiramente eu preciso dizer que não conheço a Juliana, mas a acho muito fofa *__* dá vontade de apertar.
    Parei.
    Então, eu sempre vejo falando sobre o livro nos blogs ou no face, mas nunca havia realmente parado pra ler uma resenha sobre ele e gostei muito do que você falou sobre a obra.
    Achei muito legal que a personagem seja borderline, me identifiquei, pois também sou e acredito que isso me faria ter muita empatia pela personagem. Só por isso já quero fazer essa leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados