Resenha 137 | Atrás: De você, de nós, de mim

em 16.3.16
'Bora
falar de contos nacionais?

O parceiro Elielson Júnior publicou recentemente dois contos de gênero terror psicológico em um único e-book! Eu os li e adorei, gente. Muito diferente do que vemos por aí. 

Conheça:


Título: Atrás: De você, de nós, de mim
Autor: Elielson Júnior
Publicação independente: Amazon | 2016 | 14 páginas
Sinopse: Um ser que caminha e persegue, que domina a alma e a devora sem escrúpulos. Uns dizem que tudo faz parte da mente imaginária do ser humano, mas só quem a vê e a sente conhece a verdade.
Dois contos que trazem o relato de quem já vivenciou o que essa coisa demoníaca pode fazer, os seus perigos e suas ações, suas canções ameaçadoras e o medo que ela consegue proporcionar.




Resenha

O autor Elielson Júnior conseguiu me provocar desde a sua introdução, na qual explicava que o e-book se compõe de dois contos (aparentemente separados, mas conectados de certa forma): 

Atrás de Nós pode ser uma continuação direta de Atrás de Você, porém, também pode não ser, isso é o que a sua interpretação vai dizer... [introdução do autor]

Ambos os contos não têm um protagonista definido, podendo ser um homem ou uma mulher. A narrativa em primeira pessoa provoca apreensão. Atrás de Você me deixou cheia de dúvidas. O personagem sente-se insatisfeito com a própria vida e passa a ver uma sombra. A princípio, entendi que a sombra pudesse realmente existir. Depois, hesitei. Agora me divirto em pensar que isso não importa.

Eu posso ser pior, eu posso ser mais poderoso que o medo, eu poderia ser o diabo, mas em alguns lugares o diabo me teme. [Conto: Atrás de Você]

Entendo que a sombra possa ser algo que, para mim, é opressor. Algo que me persegue e faz minhas entranhas se contorcerem. Algo que temo. Algo do qual preciso. Algo que não quero.

Tornei-me um humano dependente daquele monstro, que me consumia, se apossava dos meus sentimentos e emergia para sussurrar ameaças na minha cabeça. [Conto: Atrás de Você]

O conto Atrás de Nós me levou a outra interpretação. A sombra adquiriu um aspecto ainda maior. Ela pode ser mais poderosa e cruel do que parecia. Ela pode afetar não apenas a nossa vida, mas a vida de quem amamos.

...a coisa passou a nos seguir, mas somente nós dois a víamos, ela clamava por nossa atenção, nos agarrava, prendia-se em nossas costas e, por Deus, como aquilo pesava. [Conto: Atrás de Nós]

Interpretei-a como a depressão, a solidão, o medo de entregar-se a um relacionamento... A sombra pode ser qualquer coisa, afinal. Talvez realmente seja um espectro que todos devemos temer. Talvez seja apenas uma desagradável expressão do que somos incapazes de dizer. Talvez seja aquilo que evitamos encarar. Talvez seja nós mesmos.

Essa riqueza interpretativa que os contos de Elielson Júnior trazem ao leitor me conquistou completamente! Com alegria, notei que o autor amadureceu seu estilo narrativo e já me sinto desejosa por mais de seus textos. A diagramação é simples e a capa bastante representativa. Como aspecto frágil, destaco haver poucos erros ortográficos que não influenciaram minha leitura e, portanto, não alteraram minha avaliação.

Recomendo Atrás: De você, de nós, de mim para todo leitor que aprecia sair de sua zona de conforto. Com certeza, são dois contos que valem a leitura!

Avaliação:
Interessou-se pelo e-book?

Sobre o autor:
Elielson Araújo da Cunha Júnior, ou apenas Elielson Júnior, nasceu no dia 14 de julho de 1995 na cidade de Macapá, Amapá. Desde criança escreve, e aos sete anos terminou o seu primeiro livro (As Aventuras de Alex Stane), mas não chegou a ser publicado. É apaixonado por literatura e cinema, considerando-se um cineasta amador. É acadêmico do curso de Direito, mas num futuro próximo pretende ingressar no curso de Cinema. "A Anfitriã" é o seu primeiro livro, e espera lançar logo, logo, os restantes. Ah, também é fã da série Harry Potter.

Conheça o livro do autor:


Aprenda com o autor sobre cinema e literatura:

Gostaram da resenha?
Adoraria saber se pretendem ler esses contos!

16 comentários:

  1. Que coisa mais bonita de se ver <3
    Muito obrigado pelo carinho e por apostar no meu trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Ressaltando que você entendeu perfeitamente o conto :) (do jeito que sua interpretação quis)

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    adorei sua publicação, gosto de contos e essa obra parece ser boa, eu não conhecia, primeira vez que tenho contato, tomo conhecimento do autor Elielson, logo aqui acima rssss. Gostei das passagens que você utilizou do livro. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  4. Caso eu venha a lê-lo - sim, fiquei bastante interessada - eu realmente sairia de minha zona de conforto. É um tipo de leitura totalmente diferente do meu tipo habitual, mas adorei!

    Beijos!
    Fabi Carvalhais
    Pausa Para Pitacos | Participe do TOP COMENTARISTA | Promoção PQ SIM!

    ResponderExcluir
  5. Oiii Fran, tudo bem????
    Eu acho que tenho o e-book A Anfitriã, mas não tenho certeza :p É tanta coisa dentro do kindle que só mil anos na causa hahahhaha
    Gostei de conferir a resenha desses dois contos. Eu gosto bastante de contos que permitem várias interpretações. Na verdade contos, romances, tudo. Acho que as coisas são assim, cada um enxerga de acordo com as suas crenças, suas experiências e acho bacana quando um autor respeita isso.
    E pelo visto é esse o caso. Acho que interpretaria de uma forma parecida com a sua, de que o que está atrás de nós é até mesmo aquilo que a gente reflete, nossa própria sombra de alguma forma...
    beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Parece ser muito bom! Eu adoro contos e estou com a curiosidade batendo forte aqui! Adoro quando a leitura é interrativa e temos que nos deixar levar por nossas imaginações. - Joanna Amaro.

    ResponderExcluir
  7. Olá Fran!
    Adorei a resenha. Gosto de contos que nos deixam levar a interpretação que queremos. O seu conto, Tobias, é exatamente assim.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia a obra e achei a capa dele simples, interessante e convidativa.
    Gosto de contos, mas de preferencia contos de terror, eu me arriscaria ler este livro, pois pareceu-me bem misterioso.
    Abs
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  9. Oiiie
    parece ser uma leitura bem legal e rápida ahhaa gostei da capa e do enredo, uma pena que não lio livros digitais, mesmo assim, boa dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. poxa, eu curti a ideia dos contos... lembrei de quando era pequena e tinha medo da minha sombra kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    não sou de ler ebooks, mas por ele ser curtinho vou deixar o link salvo por aqui, quando der, compro e leio ^^ e espero gostar da leitura...
    bjs...

    ResponderExcluir
  11. Oi, Francine.
    Que pena, além de eu não ser muito fã de contos, as histórias não brilharam pra mim.
    Vou deixar passar.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Parecem contos MUITO bons, vou tentar ler em breve. Achei super interessante a narrativa em 1a pessoa!
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  13. Não sou acostumada a ler contos, mas você definitivamente me conquistou com sua resenha. Espero que eu consiga fazer a leitura em breve.

    ResponderExcluir
  14. Oii, tudo bem?
    Parabéns pela resenha, mas infelizmente não é o tipo de leitura que me agrada, então acho que não iria ler esse livo. também não tenho muita experiencia com contos.
    Bjs
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Confesso que o enredo desse livro não é bem o que eu to procurando numa leitura no momento, principalmente porque eu tenho uma grande resistencia a contos.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Adorei essa sinopse, parecem ser muuuito bons.
    Estou curiosa para lê-lo e tirar minhas próprias conclusões sobre a sombra existir mesmo ou não. E o melhor, é super barato!

    Beeijos, Erica Regina
    Blog Parado na Estante / Fanpage Parado na Estante

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados