Resenha 133 | Acima de Nós

em 25.2.16
Título: Acima de Nós
Autora: Tais Cortez
Editora: Ágape | 2015 | 302 páginas
Sinopse: Laura e Rafael não poderiam ser mais diferentes. Ele nasceu em uma das famílias mais ricas da cidade de Catalina, e sempre teve tudo o que quis. Já ela é de origem humilde, e seu grande sonho é conseguir uma vida melhor. Mais do que isso, a visão que ambos têm de Deus é oposta: Laura o vê como um Deus de amor, enquanto Rafael não entende como Ele pode permitir que tantas coisas ruins aconteçam, incluindo uma tragédia que o assombra. Quando o comportamento dele começa a preocupar seus pais, ele é forçado a encontrar um emprego. A partir daí, esses jovens se encontram e a vida deles nunca mais será a mesma. Ela estava ocupada demais para se apaixonar, e ele sequer sabia que era capaz de sentir algo assim, mas, quando os planos de Deus são traçados, estão sempre acima de nós.

Resenha

Tais Cortez é uma das melhores autoras que conheço, e não é segredo a ninguém que a admiro muito. Acima de Nós é seu terceiro romance e sinto-me feliz por poder dizer que li todos os seus livros até hoje publicados. Esse, no entanto, é especial.

Narrado em terceira pessoa, Acima de Nós apresenta Laura, uma jovem que enfrenta as dificuldades de sua má condição financeira. Sua mãe faleceu de câncer e seu pai, pouco tempo depois, morreu em um acidente. Laura passou a morar com a tia e sua prima, mas para ajudar nas despesas da casa precisou largar os estudos antes de completar o Ensino Médio. Seu sonho é voltar a estudar para ter melhores oportunidades. Laura é dedicada, esforçada e comprometida. Sua boa índole também se mantém por seus valores cristãos. Laura é evangélica e vai à Igreja constantemente. Em seu tempo livre, realiza trabalhos voluntários. É a personificação da bondade.

Por outro lado, conhecemos Rafael, um jovem proveniente de uma família rica. Mimado, esbanjava o dinheiro de seus pais com festas, álcool e drogas. Sempre que seus pais viajavam, Rafael abusava de sua liberdade. Até que uma fatalidade o afasta dos "amigos" e faz seus pais decidirem que é hora de exigir maturidade do filho. Rafael se vê sem sua mesada e benefícios, sendo obrigado pelos pais a trabalhar. Ninguém quer lhe dar emprego por sua inexperiência e má fama, então, ele acaba conseguindo ser apenas o faxineiro de um hospital. É assim que sua vida se cruza à de Laura, pois no mesmo hospital ela atua como secretária.


A amizade entre os dois começa de modo inusitado. Rafael logo percebe que Laura é diferente das mulheres fáceis e superficiais que conhece. Ela é correta, digna e honesta. Isso o faz querer ajudá-la. Por diferentes circunstâncias, Rafael e Laura precisam fingir estarem namorando. Mas o que seria apenas uma mentira acaba evoluindo para algo verdadeiro e, logo, Rafael e Laura estão realmente apaixonados um pelo outro.

Esse é o "pano de fundo" de Acima de Nós, mas o enredo vai muito além dele. Vários desafios são colocados diante do casal e Rafael, sendo alguém que não é religioso, questiona constantemente os planos de Deus. Laura explica sua fé para Rafael e, aos poucos, o evangeliza. Enquanto Rafael não entende por que um Deus bom "permite" que coisas ruins aconteçam, Laura abraça a vida como um presente divino independentemente das circunstâncias. Sua confiança em Deus abala Rafael e, de certo modo, o faz amar Laura ainda mais.


Esse é um romance que procura explicar por que amar Deus é importante para dar sentido à vida e, mesmo diante da tristeza ou incerteza, não se sentir sozinho. Sobretudo, é um romance que convida o leitor a refletir sobre o verdadeiro compromisso cristão. Rafael por vezes é egoísta e não se importa com as consequências de suas atitudes. Mas Laura coloca o outro acima de sua própria felicidade e, mesmo com o coração despedaçado, procura agir corretamente. Eles são o oposto um do outro, é verdade, mas são também o que precisam. Rafael é o porto seguro de Laura. Ela, que sempre esteve à mercê dos caprichos da vida (sem poder sequer ter o direito de estudar), encontra nele a proteção que merece. Por sua vez, Laura é a consciência de Rafael. Ele, que nunca refletiu seriamente sobre a vida, encontra nela uma razão para fazê-lo.


Tais Cortez não poupou esforços em responder algumas das perguntas que as pessoas mais fazem sobre Deus e apreciei ver, nesse romance, como até mesmo o sofrimento dos personagens adquiriu um sentido importante no desfecho da obra. Exatamente como Laura dizia, é preciso confiar nos desígnios de Deus. Eu me senti comovida pela força da fé dela.

Não encontrei fragilidades em Acima de Nós, mas alerto sobre duas características que podem incomodar alguns leitores. A primeira se refere à evangelização presente na obra quando Laura prega a fé cristã ao Rafael. Não é algo em excesso, mas também não é implícito. A segunda se refere à narrativa com saltos temporais. Se num parágrafo narrava-se um acontecimento, noutro já estávamos no dia seguinte. Confesso que demorei para me sentir próxima dos personagens por causa dessas evasões, mas é apenas o estilo adotado pela autora nessa obra. Acho importante dizer que a linguagem é fluída e, por sua leveza, lemos rapidamente.


A capa é belíssima – sou suspeita para falar, pois tive a alegria de recomendá-la para a autora – e representou a obra. O título me encanta e teve seu significado esclarecido pelos personagens. A diagramação e revisão estão ótimas. É um romance excelente, que recomendo!

*Agradeço à querida Tais pela cortesia dessa leitura.*

Avaliação:
Interessou-se pelo livro?

Sobre a autora:
Tais Cortez Ferreira nasceu em Campinas, interior de São Paulo. Formou-se em Relações Internacionais e fez bidiplomação em Economia na FACAMP. Fascinada desde criança por histórias de romance, mistério e poderes sobrenaturais, foi natural que, propondo a si mesma escrever o livro que gostaria de ler, esses elementos estivessem presentes em sua primeira obra, "Golfinhos e Tubarões - O Outro Mundo", lançada em agosto de 2013 pela editora Chiado. Em dezembro desse mesmo ano, lançou seu segundo livro em E-book pela Amazon: "O último homem do mundo", uma comédia romântica juvenil, que foi publicado pela LER editora em novembro de 2014. “Acima de Nós” é seu primeiro romance cristão e retrata o relacionamento entre um casal de origens distintas e com crenças conflitantes.

Outras obras da autora:


E vocês, já conheciam Acima de Nós?
Comentem o que acharam da resenha!

25 comentários:

  1. Olá Francine,

    Acho que conheci esse livro aqui mesmo, pela sinopse a história parece muito boa e pelo que li na resenha o livro é bom, mas não conseguiu me despertar interesse, mas desejo muito sucesso para a autora....bjs.



    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Querida, Fran
    Não poderia esperar uma resenha menos maravilhosa!
    Vc, como sempre, com sua escrita impecável, sinceridade e carinho!
    Tb fico muito feliz por vc ter lido meus 3 livros e me sinto honrada por me considerar uma das melhores autoras q conhece!!!
    Q bom q gostou de Acima de Nós! Adorei quando disse q Rafael e Laura são opostos mas, ao mesmo tempo, exatamente aquilo q precisam. Sua explicação para isso tb foi certeira!
    ADN é explicitamente um romance cristão, com o propósito de evangelizar. Fiz, inclusive, questão de publicar com uma editora cristã. Sei que alguns leitores optarão por não ler, ou não gostarão do evangelismo presente na obra, mas escrever e publicar este livro foi o maior acerto que poderia ter como escritora.
    Que venham agora os próximos! rs
    Ahhh...e não poderia deixar de agradecê-la novamente por me ajudar com a escolha da capa. Sua sugestão retratou com perfeição a essência da história!
    Bjssss e sucesso ao blog :*

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem? Nunca li nada da autora, mas após ler sua resenha, esse livro me pareceu ótimo. Quero ele "aqui e agora"! Hahahaha

    Beijos,
    Leia a resenha de "O escolhido"

    ResponderExcluir
  4. Oi Fran, querida! Saudades daqui. Estou sentindo sua falta lá no Estante! Não é a primeira vez que vejo teus elogios quanto a Thaiz e isso só aumenta minha curiosidade. Espero conseguir uma oportunidade em breve de conseguir conhece-la! Como confio muito no seu gosto sei que vou adorar!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francine!!!!
      Eu estou louca por esse livro e ele será uma das minhas próximas leituras. Conheci a escrita da Tais como livro Golfinhos e Tubarões e me fascinei pelo livro e pela escrita. Acima de Nós será uma das minhas leituras de Março e sua resenha me deixou ainda mais interessada nele. Esses pontos que você falou que podem desagradar, acho que não me incomodarão. A história parece ser lindíssima e mal vejo a hora de ler também

      Excluir
  5. É tão bom quando lemos um livro de um autor e nos apaixonamos. Fico feliz em saber que você adoro os livros da Tais, pois isso só me incentiva a ler os livros dela, pois infelizmente não li nenhum.
    A premissa do livro é boa, realmente curti e fiquei super curiosa para ler o livro.
    Esses saltos temporais acho que não vai ser algo complicado para mim, pois já li alguns livros assim. Sobre a evangelização também acho que não vai me incomodar, ao contrario, eu vou amar.
    Adorei sua resenha;

    http://colecoes-literarias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Ah, quero muito ler, na verdade estou ansiosa pela leitura!
    E, peguei um de seus quotes e vou colocar o nome do blog, pois amei! Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Oi Fran!
    Acredita que ainda não li nada da autora?
    Vejo muitos comentários positivos quanto a escrita dela. Parece que a cada livro lançado, mais leitores fiéis ela conquista.
    Acima de Nós parece ser uma leitura incrível.
    Parabéns pela ótima e esclarecedora resenha.

    Beijos!
    www.aculpaedosleitores.com

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Amiga esses dias estava comprando livros novos na amazon e eu vi que o livro da Tais está em falta lá. Eu gosto de comprar tudo de uma vez só sabe? Porque pra mim é mais em conta, mas como não tinha fiquei na vontade de novo =[ Mas espero poder comprar e fazer a leitura, porque tenho visto muita gente comentando bem sobre seu livro. E confesso, amei a leitura de Golfinhos e Tubarões. Agora preciso ler os outros dela. Acho que vou pegar nos proximos o anterior a esse assim que chegar dos EUA. Espero gostar muito e ai quem sabe eu encontre na amazon esse livro, mesmo que seja em ebook, porque estou bastante interessada.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/02/resenha-o-rouxinol.html

    ResponderExcluir
  10. Nossa, primeiro a capa é linda; segundo a primeira frase que você destacou do livro me deixou arrepiada...
    Nunca li nenhum livro que envolvesse romance e Fé, a história parece ser emocionante, daquelas que você irá se lembrar pra sempre. Não conhecia a autora, mas com sua resenha me fez muito querer ler todas as obras dela, é muito legal quando temos contato com a autora que estamos lendo né, parce que a história fica mais especial.

    Amei.

    beijo
    Conchego das Letras

    ResponderExcluir
  11. Não sou muito fã de livros que trazem temas religiosos. Minhas experiências tem sido em sua grande maioria, negativas. Ou as narrativas são fanáticas e absurdas ou completamente massantes, mas pelo que oude absorver da sua resenha esse livro não é nem um, nem o outro. Acho que ele pode ser o que estou buscando a algum tempo, Fiquei curiosa pra poder acompanhar de perto a forma que a autora conduziu o assunto é também quero ver como o protagosnist superou suas falhas e como se deu o envolvimento entre os dois.
    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  12. Olá!!!
    Não tenho costume de ler este tipo de livro, então não conhecia. O livro não me chamou atenção apesar de abordar um tema que me faz relfetir bastantes, acho que faltou algo para despertar meu interesse. Sua resenha mostra o que esperar do livro de forma simples e envolvente.

    Beijos
    Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  13. Oi Fran, sempre leio elogios para a escrita da autora, mas tenho quase certeza que é o tipo de narrativa que eu não aprecio em função dela abordar fé e religião na trama, temas que eu evito a todo custo. mas anotei a dica para passar para uma amiga que gosta deste tipo de romance, estou até pensando em dar este livro de presente para ela. Valeu a dica.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá Francine,
    Já vi os outros livros da autora pela blogosfera e muitos elogios para a escrita dela.
    Gostei muito da premissa de Acima de Nós e achei a capa linda. Consigo compreender o motivo de você tê-la recomendado.
    Pelo que pude notar, acho que devo concordar contigo que a leitura é bastante fluída e podemos ler rapidamente.
    Adorei sua resenha.
    beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá linda,

    Não sou fã de romances e principalmente quando sei o roteiro que vai ser seguido. Já fui cristã protestante e conheço cada elemento desse livro e acaba me deixando aflita porque não creio mais em alguns conceitos morais implantados por algumas religiões,porque acabam passando a impressão que só somos "bons" e teremos um caráter reto se formos cristãos e sei muito bem que uma coisa não tem a ver com a outra.

    Beijos!
    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Nunca li nada da autora e acho que não começaria por ele. Achei a proposta dele interessante e acredito que conheço algumas pessoas que ia gostar de lê-lo.
    Parabéns pela resenha, muito bem escrita e esclarecedora.

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
  17. Oi Fran, sabe que eu morro de vontade de ler esse livro, estou sempre vendo resenhas positivas sobre ele e isso me anima muito. Em especial sua resenha me cativou muito para conhecê-lo de vez, espero ter uma oportunidade esse ano.

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  18. Oiii!

    A Tais é mesmo uma graça e merece todo o sucesso do mundo! Eu ainda não li e não sei se o faria no momento. Acho que o enredo é valido, mas normalmente me incomoda essa evangelização presente nas obras, mesmo que seja de uma maneira leve, eu evito a leitura.
    Contudo, é um livro que me instiga bastante e só leio comentários positivos. Farei um esforço para ler :D

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  19. Oiee Fran ^^
    A capa é mesmo muito linda ♥ Eu AMO os livros dela, mas esse em especial eu confesso que não tenho muita curiosidade de ler, principalmente por causa da menção de Deus e coisas do tipo na história, eu achava que esse era o pano de fundo da história, e não o assunto principal, entende? Enfim, fico feliz que você tenha gostado tanto do livro, mas eu não o leria :/
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem??

    Estou apaixonada pela história do livro. Nunca li nada da autora, mas com tantos elogios estou bem curiosa pra conhecer alguma obra dela! Que legal que foi a sua indicação de capa, deve ter ficado bem feliz!! E parabéns, a capa está maravilhosa mesmo :)
    Já anotei o nome do livro pra procurar mais sobre ele... Parece ser muito bonito, inspirador e cativante!

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Flor.
    Que legal essa história. Gostei de saber que tem um forte cunho religioso, mas que em momento algum torna-se algo apelativo ou constrangedor.
    Não conhecia Acima de Nós, mas pela sua resenha, pude ver que é uma leitura forte e que proporciona muitas reflexões.
    Com certeza daria uma oportunidada. Incluside add na listinha de desejados.
    Ótima dica e ótima resenha.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Bem bacana tocar nesse ponto de diferenças sociais. Acredito que muitas vezes, isso influência na forma como a pessoa vê o mundo e até mesmo Deus.
    Quero ler esse livro porque amo esse tema.
    bjs
    diariodeumapsicopedagoga.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Olá, Francine!
    Gostei muito da história, acho bacana quando envolve dois personagens de diferentes classes sociais e eles se relacionam. Adoro livros com tragédias familiares, onde o personagem fica perdido e depois se encontra. Alguns com final feliz, outros nem tanto, mas acho inscríveis!
    Como você disse, é legal ver como o sofrimento une as pessoas.
    Valeu a dica!

    Abraço!

    Karla Samira
    http://www.pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Olá! Nossa eu tenho esse livro e não sabia que era tão bom assim, ainda mais tendo todo esse enredo que envolve Deus e diferenças sociais fazem dele um bom livro, eu espero. Parabéns pela resenha ela conquista os leitores a lerem o livro.
    Xoxo

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados