Resenha 131 | Um Novo Amanhecer

em 21.2.16
Título: Um Novo Amanhecer
Autora: Cinthia Freire
Editora:  Talentos da Literatura Brasileira (Novo Século) | 2014 | 376 páginas
Sinopse: Giulia está arrasada! seu namoro chegou ao fim e ela não sabe o que fazer. Leo está confuso e com medo, seu tempo está acabando e ele não quer magoar sua namorada.
Zyon é um anjo perdido e apesar de saber que está em uma missão na Terra, ele não tem idéia exatamente do que o aguarda.
Em uma tarde chuvosa o caminho dos três se cruzam de forma trágica e comovente.
UMA GAROTA APAIXONADA
UM RAPAZ DOENTE
UM ANJO PERDIDO
Eles serão capazes de lidar com a força do verdadeiro amor?

Resenha

Eu adoro romances sobrenaturais, especialmente quando são capazes de me emocionar. Por isso, considero-me com sorte pela oportunidade de finalmente ler Um Novo Amanhecer, obra de Cinthia Freire que tanto ansiava conhecer.

Narrado em primeira pessoa (e com capítulos intercalados entre os personagens), nesse romance conhecemos Giulia, uma adolescente que está vivendo a descoberta do primeiro amor. Aos 15 anos, ela acaba de se mudar de cidade. É claro que o medo do desconhecido a acompanha, mas logo no seu primeiro dia como nova estudante no colégio algo maravilhoso acontece: Giulia conhece Leo, um garoto gentil, engraçado, inteligente, espirituoso, bonito e charmoso. Popular? Claro. Mas sempre disponível para ela. Giulia e Leo se tornam grandes amigos e, pela primeira vez, o coração dela se enche de um amor inocente, puro, intenso e caloroso. Será que Leo poderia correspondê-la?

O namoro deles tem um começo doce, com o sabor de um futuro feliz juntos. Eles se apoiam, cuidam um do outro, sentem a paixão das carícias e a ternura do amor verdadeiro. Giulia e Leo são um casal belo! Mas, infelizmente, precisam enfrentar uma árdua batalha. Leo está doente. Câncer. A doença progride arrasadora; a esperança se despedaça; o amor sofre. Giulia vê Leo cada vez mais fraco, mais abatido, mais infeliz. Ah, se ela pudesse fazer algo! Se pudesse roubar a dor dele para si...

Paralelamente, conhecemos o anjo Zyon. Ele se vê perdido na Terra, sem saber qual é a sua missão. Então, Zyon encontra Giulia. A dor dela o aprisiona. É como se o coração dela fosse o seu próprio. Ele é capaz de sentir a preocupação, o medo e a solidão dela como se fossem uma só pessoa. O amor dela pelo namorado doente o faz sofrer. Seus sorrisos forçados ferem o peito; suas lágrimas escondidas são como facadas. Por que esse estranho vínculo se formou? Zyon não gosta dos humanos. São egoístas, incapazes de valorizar o que Deus lhes oferece a cada dia. Mas Giulia é diferente. Seus olhos são inocentes; seu amor pelo doente namorado é puro; seus desejos nunca são para o bem de si mesma. Zyon não consegue abandoná-la. Ah, se ele pudesse fazer algo! Se pudesse libertá-la da dor que sente...

Um Novo Amanhecer me roubou lágrimas e sorrisos. A narrativa de Cinthia Freire é delicada, capaz de destacar o que de melhor a vida pode nos oferecer (ou nos tirar). Muitas vezes reclamamos dos desafios, sem reconhecer a bênção de se estar vivo para enfrentá-los. Leo é tão jovem para enfrentar o câncer; Giulia é tão jovem para vê-lo sofrer; Zyon é tão inexperiente para aprender as duras lições que sua missão envolve. Nenhum deles conhecia o verdadeiro amor, mas todos o abraçaram quando o  encontraram. A autora soube desenvolver os sentimentos dos personagens em uma crescente maturidade, num convite agridoce para refletirmos sobre o que é amar alguém.

O que mais apreciei nesse romance foi o amor ser apresentado como acredito: abnegado, sensível, cúmplice e, sobretudo, capaz de colocar a felicidade do outro acima da nossa. É o amor que sacrifica o egoísmo e a frivolidade pelo bem do outro. A mensagem da autora é justamente a esperança de que todos, um dia, possam encontrar Um Novo Amanhecer em suas vidas.

Há um triângulo amoroso na obra e, para mim, o que mais me encantou foi o desenvolvimento pessoal de cada personagem. Como fragilidades, destaco que houve momentos nos quais não consegui sentir simpatia pelos comportamentos de Giulia justamente pela sua idade, da mesma forma que achei ser um pouco incompreensível a ingenuidade de Zyon a respeito do mundo humano quando esteve perdido nele por tanto tempo e noutras missões.

Recomendo Um Novo Amanhecer a todos que procuram por uma leitura emocionante, que revela o amor em sua melhor expressão! Cinthia Freire é, com certeza, uma autora que merece atenção. 

Avaliação:


Interessou-se pelo livro?


Sobre a autora:
Cinthia Freire nasceu em São Paulo onde mora com o marido e duas filhas. Formou-se em arquitetura, mas a paixão por história acabou a conquistando de vez, desde então resolveu se dedicando em tempo integral a escrever romances, seu estilo preferido.



Outras obras da autora (acompanhe no Wattpad):

Agradeço o carinho da Cinthia Freire ao me enviar Um Novo Amanhecer para leitura. 
E vocês, já leram essa bela obra?

22 comentários:

  1. Fran sua linda. Tudo bem?
    Fazia um bom tempo que não passava por aqui. Eu gosto muito de romances sobrenaturais. Não conhecia o livro e nem a autora, mas achei a história bem interessante. Daquelas que nos deixam boas mensagens ao final.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Francine,

    Não conhecia o livro e nem a autora, lendo a sinopse gostei da premissa, infelizmente não gosto do gênero mas para os fãs acredito que seja uma boa pedida ainda mais por trazer boas mensagens....bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oiiii

    Estou querendo a um bom tempo ler esse livro, a premissa dele sempre me chamou a atenção, mas nunca té agora, tinha visto uma resenha que me impulsionasse a querer lê-lo. O enredo parece ser bem tenso, e nessa frase você ja me ganhou

    "Nenhum deles conhecia o verdadeiro amor, mas todos o abraçaram quando o encontraram"

    Vou com toda certeza le-lo. Ele esta bem baratinho no site da Sariava *---*


    Bjos
    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oiee Fran ^^
    Vi essa resenha aqui no My e não pude deixar de ler a sua opinião ♥ Bom, eu não sou muito fã de romances sobrenaturais, mas ganhei esse livro e acabei lendo-o sem nem mesmo saber do que se tratava. Gente, eu me apaixonei! A história me fez rir e chorar tanto! A escrita da autora é tão incrível, e os personagens tão maravilhosos! Não sei nem dizer se gostei mais do Leo ou do Zyon *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oie, não conhecia o livro e nem o autora. Não é um gênero que me interessa muito. Não seria um livro que eu leria então... mas gostei das capas.

    paradonaestante.blogspot.com.br
    facebook.com/paradonaestante

    ResponderExcluir
  6. Olár
    Eu não conhecia o livro nem a autora. Por um instante, pensei que fosse comédia pelo fato do anjo não saber qual a missão dele.
    Pela resenha, parece que ele é até triste, não seria o tipo de livro que eu pegaria para ler agora por esse motivo kkkk Não quero algo que me faça chorar.
    Mas para quem gosta, deve ser ótimo, já que ele trata de alguns pontos de amadurecimento para a vida=D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Francine!!!!
    Sou louca por esse livro, foi um dos mais lindos que eu já li na minha vida. É impressionante a capacidade da autora de nos levar à diversos sentimentos em questão de segundos. Maravilhoso. Fiquei muito feliz em ver sua resenha sobre esse livro, foi muito bom rever esses personagens que ainda me deixam emocionada e que deixaram saudades.

    ResponderExcluir
  8. Amiga tu leu o livro só agora ???? Não acredito !!!! rs
    Eu sinceramente tenho que confessar que esse é um dos meus livros preferidos e a autora me conquistou de todas as maneiras, porque a estória sobre o Leo é maravilhosa. Fiquei absolutamente encantada com tudo que houve e pretendo ainda fazer a releitura, porque estou até com saudades. Eu adorei sua resenha e fico feliz que tenha gostado do livro também. Agora outros livros que seguem o mesmo processo maravilhoso é VIRANDO AMOR e O OUTRO LADO DA MEMÓRIA que são os dois queridos da minha estante. LEIA! Vc n vai se arrepender.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/02/resenha-escola-de-viloes.html

    ResponderExcluir
  9. Oi Francine!
    Eu juro que não daria nada pra esse livro se eu fosse julgá-lo pela capa e meu título. Mas ao ler sua resenha, me deparei com uma obra delicada e sensível e com uma mensagem linda. Eu concordo e tenho a mesma opiniao que você sobre o amor e perceber que esse livro fala disso, o amor, um sentimento meio extinto em alguns lugares (inclusive dentro de nós), fico esperançosa de que o amor será semeado através das páginas. Fico também feliz em poder ler essa obra em breve. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  10. Olá Francine,
    Gostei muito da sua resenha, principalmente, porque tenho muita vontade de ler esse livro! Sou muito curiosa em relação a ele, pois acho a capa linda e uma história que me emocionará.
    Espero me encantar também com o desenvolvimento pessoal dos personagens, pois acho que é algo muito presente ao longo da leitura.
    Amei sua resenha.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Fran Linda, adoro vir aqui no seu cantinho!!!
    Ainda não conhecia o livro e nem a autorta e só a capa me ganhou. Adorei a arte que você fez nos quotes e quero conferir a leitura em breve. Acho bem capaz que eu não simpatize com todas as atitudes da protagonista, mas ainda assim, quero conferir!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    Nossa, que resenha cheia de emoção! Gostei muito da trama do livro, mesmo não apreciando tanto o triangulo amoroso, eu sempre acabo torcendo pelo lado mais fraco, rs. Mesmo assim é umlivro que me deixou na vontade de ler.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  13. Não sabia que esse livro era um romance sobrenatural sempre achei que fosse mais um daqueles romances clichês. Não que eu esteja reclamando ou criticando, pois amo romances clichês.
    O que me entristeceu foi saber que o personagem tem câncer, eu tenho fugido desse tipo de enredo, eles sempre me deixam tão triste, tão depressiva. Estou em uma fase que só leio livros alegres, nada de doenças.
    De qualquer forma o coloquei na minha lista de desejados... Quem sabe um dia eu não acabe me rendendo a ele?

    Blog
    Blog Miih e o Mundo Literário

    ResponderExcluir
  14. Olá Francine, que surpresa boa ler sua resenha, estou imensamente feliz em saber que gostou da história deles. Obrigada pelo carinho e sucesso em seu lindo blog!

    ResponderExcluir
  15. Olá Francine, que surpresa boa ler sua resenha, estou imensamente feliz em saber que gostou da história deles. Obrigada pelo carinho e sucesso em seu lindo blog!

    ResponderExcluir
  16. Olá!

    Essa capa não revela nem um pouco sobre a estória, nunca que eu imaginaria se tratar de uma estória sobrenatural. Eu gosto muito do gênero, e acredito que aliado ao drama será uma boa leitura, e estou ansiosa para fazê-lo. Confesso que fiquei bem intrigada com o Zyon, e gostaria de saber como será o seu papel na estória.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Eu simplesmenteeeee amoooo esse livro. É um dos meus favoritos e a autora é um amor de pessoa.
    Sou apaixonada pelos personagens e torcia para a felicidade deles.
    Não foi um livro que peguei e li rápido, não tive condições, cada momento era marcante, é uma história para ser lida com calma e "saboreando" cada página.
    Parabéns pela resenha
    beijos
    Conchego das Letras

    ResponderExcluir
  18. Também adoro romances sobrenaturais, se emocionam, melhor ainda. Achei a capa desse livro belíssima. Parece ser uma história emocionante, com um toque de tristeza. Acho que vou gostar bastante do anjo Zyon quando ler a obra. Concordo com você, acho que todos os desafios e dificuldades que enfrentamos na vida tornam-se nada diante da gravidade de uma doença como o câncer. Dica anotada!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  19. Oi Fran,
    Eu tive o prazer de ler UNA tem um tempinho e gostei muito da leitura também. Chorei, me emocionei, a Cinthia quase me mata do Coração com essa história dela, o casal é lindo, toda a temática é encantadora, né? E o final <3
    Puro amor, Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oi Fran!
    Faz um tempo que li UNA e gostei demais da estória, que também me arrancou sorrisos e lágrimas. A narrativa da autora é de uma delicadeza incrível, mas o que mais me chamou a atenção no livro foi a forma que ela usou para descrever o amor, tão sensível em meio a alguns livros que vejo por aí...
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Oiie Fran,

    Menina, tem quase um ano que comprei esse livro, e ainda não o li, e lendo seus resenha, estou me xingando o porque que ainda não fiz isso. Adorei a estória, ainda mais percebendo que a autora foi bem feliz escrevendo sobre o amor. Tem anjo, e isso me deixa com mais vontade ainda de ler. Adorei.

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  22. Oi, Fran! Você acredita que eu tive a felicidade de ganhar o livro da Cinthia no nosso amigo secreto entre blogueiras? Eu já tinha visto uma resenha sobre Um Novo Amanhecer e fiquei encantada. E a autora teve a felicidade de ler meu comentário e me mandou o livro. Estou numa fase sem livro, então muito obrigada mesmo pela resenha! Esse livro será minha próxima leitura!

    Beijos, Iza
    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados