Resenha 115 | Colega de Quarto

em 5.10.15
Título: Colega de Quarto
Autor: Victor Bonini
Editora: Faro Editorial | 2015 | 280 páginas
Sinopse: Eric Schatz, carioca que se mudou para São Paulo por conta do curso universitário, começa a perceber indícios de que há mais alguém frequentando o seu apartamento.
Primeiro, um par de chinelos.
Então, uma outra escova de dentes. Um micro-ondas que é ligado sozinho durante a noite, barulhos estranhos a qualquer hora e luzes que se apagam de modo misterioso.
Até que, em determinada noite, Eric enxerga o vulto do colega de quarto entrar em seu apartamento pela porta da frente.
Desesperado, o rapaz vai atrás de um detetive particular, mas parece ser tarde demais. Em menos de 24 horas, tudo acontece de modo acelerado e depois de uma ligação desesperada, cortada abruptamente, Eric despenca da janela do seu apartamento.
Em seu livro de estreia, o autor nos apresenta uma história urbana de tirar o fôlego. Um mistério que passa por uma relação familiar complicada, suspeitas por todos os lados, e camadas e camadas de culpados. Há alguém inocente?

Resenha

Narrado em terceira pessoa, Colega de Quarto promete um enredo capaz de deixar qualquer leitor ávido pela verdade. Eu me surpreendi positivamente com a narrativa do autor, Victor Bonini, e estou feliz por conhecer mais um talento nacional que vale a pena acompanhar.

Imagine como você se sentiria se, numa madrugada, fosse procurado por um jovem incoerente, arrogante e grosseiro. Ele invade seu escritório e faz declarações aleatórias envolvendo um suposto colega de quarto que está tentando enlouquecê-lo. Você o julga perturbado e, ao ouvi-lo dizer que pode pagar pelos seus serviços, exigindo que o atenda imediatamente, age com descaso.

Foi o que aconteceu com Conrado Bardelli, um advogado que atuava também como detetive particular. Enquanto trabalhava até altas horas, seu escritório foi invadido por Eric Schatz, um jovem estudante de Direito. O rapaz estava irritado, ansioso, talvez até com medo. Falou rápido e, notando o desinteresse de Conrado, saiu apressado.

Confuso, Conrado decidiu não dar atenção. Naquela mesma madrugada, no entanto, Eric ligou para o detetive. Dessa vez, o rapaz parecia apavorado. Chorava, falava baixo. Poucas horas depois, às 5h30 da manhã, o som do corpo de Eric se chocando contra o solo é ouvido. O porteiro o encontra morto e o caso é rotulado como suicídio

Conrado Bardelli, no entanto, não consegue ignorar seus instintos.
Ele se culpa por não ter atendido Eric em seu arrogante pedido por socorro.
E o mínimo que pode fazer é investigar o caso do colega de quarto invisível.

Eric Schatz morava sozinho, mas há algum tempo sentia uma presença desconhecida no apartamento. Encontrava objetos que não eram seus espalhados pelo ambiente, ouvia sons e via sombras. A morte dele teria sido a decisão de uma mente perturbada ou o indício de que o colega de quarto realmente existia?

O livro divide-se em três partes: Loucura, Turvo e Lucidez. Gostei muito do modo como o autor conduziu a investigação de Conrado! A mãe de Eric, os porteiros e o síndico do prédio luxuoso onde Eric morava, os amigos e a namorada de Eric, o terapeuta de Eric… Cada personagem é uma peça de um quebra-cabeça que Conrado analisa cuidadosamente, deixando o leitor à sombra dos seus pensamentos. Somos apresentados aos fatos, mas não às conclusões do detetive. Achei esse estilo narrativo precioso, pois assim o desfecho conseguiu me surpreender, o que é muito importante nesse gênero.

Dou destaque à realidade policial retratada na obra. É claro que Conrado conta com o auxílio de um delegado – Wilson Validus – e isso lhe permite o acesso privilegiado a dados sigilosos. Achei muito interessante como o autor conseguiu apresentar sutilmente os limites e os trâmites da polícia mediante um caso como esse. Da mesma forma, dou destaque à complexidade do enredo, que tornou o caso um emaranhado de circunstâncias. Fugiu do clichê causa-efeito, o que é uma grande qualidade da obra para mim.

Houve apenas um elemento que me incomodou. Não o incluí em minha resenha, no entanto, pois é uma perspectiva pessoal e pontual. Não merece ser mencionado e tampouco desqualifica a obra. Por isso, avalio Colega de Quarto como um excelente suspense policial e o recomendo para quem aprecia o gênero. A diagramação está maravilhosa e a capa representa claramente o enredo! É uma obra que revela a qualidade da Faro Editorial.

*Agradeço à Faro Editorial pela cortesia dessa leitura.*

Avaliação:
Interessou-se pelo livro?

Assista ao Book Trailer:


Sobre o autor: 
Victor Bonini é natural de São Paulo. Aos seis anos, mudou-se com a família para Vinhedo, interior do estado, onde morou até os dezoito. Foi quando ingressou na faculdade de jornalismo e voltou à capital. Formado em 2014, apresentou como trabalho de conclusão de curso um livro sobre o caso Pesseghini, em que apresentou vários aspectos do crime que chocou o país em 2013. Seu trabalho, elogiado pela banca de avaliadores, escrito em parceria Mariana Janjacomo, não foi publicado por um pré-acordo com a família das vítimas. Passou por outras grandes redações, como a TV Globo de São Paulo, GloboNews e Revista VEJA. Atualmente é repórter de vídeo da TV Gazeta.

E aí?
O que acharam dessa resenha?
Adoraria saber se já leram ou desejam ler Colega de Quarto!

49 comentários:

  1. Fran. Esse livro está na minha listinha de livros a serem lidos, mas não tinha visto nenhuma resenha dele, só gostei da sinopse. Mas sua resenha me deixou bastante curiosa e estou ansiosa para ler esse livro, parece o tipo de livro que eu vou gostar.

    ResponderExcluir
  2. Sua resenha ficou incrível, fiquei louca para ler.
    Beijos, Ariane
    www.diariodostreze.blogspot.com < visita?

    ResponderExcluir
  3. Oii Fraan!!
    Tenho me interessado bastante por livros desse tipo. Estou lendo neste momento Quatro de Julho, que tem essa pegada de mistério.
    O legal é que livros assim te deixam aflito, não querendo parar de ler para enfim descobrir o final.
    Já na sinopse fiquei com esse sentimento. E outro incentivo é que o autor é brasileiro! *-*

    Beeijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  4. Adorei a premissa, e realmente estou a procura de um bom thriller.
    Obrigada pela dica, parabéns pela resenha
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Fran!
    Eu adoro romance policial! Os devoro ferozmente... e nunca encontrei nenhum bom na literatura nacional. Fiquei curiosa com os acontecimentos do livro... Doida pra saber o desfecho! Ótima resenha!
    Beijos!
    Fabi Carvalhais
    http://www.pausaparapitacos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá Fran!
    Adorei a resenha.
    Nunca me arrisquei a ler um romance policial, mas que sabe não me arrisque com esse. A história me interessa muito. =D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Me deixou com arrepios só de ler a sinopse. Eu realmente não sei como vocês conseguem ler livros desse genero, sério! Infelizmente, eu não ia conseguir encarar esse livro. Não mesmo.

    laoliphant.com.br

    ResponderExcluir
  8. Amiga eu ainda não conhecia a obra desse autor, mas eu achei bastante interessante lendo a sua resenha. É uma investigação policial e cheio de mistério pelo que pude perceber. Sério, eu adorei. Você aborda tão bem nas suas resenhas seu ponto de vista que a gente acaba se envolvendo junto rs

    Eu amei. Eu vou ver se pego ele em ebook, porque eu estou com tantos livros na estante que já nem tem mais espaço aqui. Mas espero gostar assim como você.

    Parabéns pela sua resenha, porque ficou ESPETACULAR !

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/resenha-o-grande-gatsby.html

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/resenha-o-vilarejo-raphael-montes.html

    ResponderExcluir
  9. O título e o enredo do livro são uma chama poderosa, estou mega curiosa para conhecer melhor a história, confesso que curti muito.

    ResponderExcluir
  10. Oi Fran-linda!
    Não conhecia o livro, mas como fã de suspense policial devo dizer: PRECISO ler esse livro.
    Achei a premissa super interessante e após ler sua resenha, que por sinal está ótima, acho que a leitura me agradaria bastante. Fiquei curiosa para conhecer a história de Eric e saber mais sobre esse "colega de quarto".
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  11. eu arrepiei só com a sinopse, essa lenda urbana é de mexer com a cabeça de qualquer um, eu quero ler por curiosidade e por que gostei do enrredo mas to com muito medo.

    ResponderExcluir
  12. oie como vai?
    eu adoro livros desse gênero e esse enredo me deixou mega curiosa queria muitoo ler :'( só falta o money

    ResponderExcluir
  13. Que capa legal! Já fiquei curioso em ler, só pelo trailer e sendo que eu nunca li um livro nesse estilo, mas quero poder ler um dia.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  14. Olá Francine,

    Li e resenhei esse livro no blog, gostei demais e me surpreendeu, mas fiquei curioso em saber o que te desagradou, mas enfim sua resenha como sempre está ótima...parabéns...bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá, por uma resenha que eu já tinha visto e após ler a sua, tenho vontade de ler o livro e muita curiosidade para descobrir o desfecho da história, com certeza é um livro que lerei quanto tiver a oportunidade.

    ResponderExcluir
  16. Oi,
    Não conhecia o livro mais parece ser bem interessante. Sucesso ao autor.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Olá tudo bem?
    Sim, o livro deixa qualquer um curioso o bastante, só pela sinopse já fiquei bem interessado e a sua resenha só destacou os pontos do livro que me chamaram muita atenção. Esse parece ser um ótimo mistério, gênero do qual gosto muito e me surpreende que a literatura nacional esteja melhor a cada dia, venho me surpreendendo bastante com alguns livros. Gostei muito da resenha e me interessei bastante por Colega de Quarto.
    abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Francine, eu não tinha ouvido falar desse livro ainda, mas menina como adorei essa trama, pela sua resenha acredito que eu iria gostar muito dele, já que sou suspeita de falar, eu sou louca por um bom suspense policial, espero um dia ter a oportunidade de conferir!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  19. Fiquei muito a fim de ler esse livro desde que o vi pela primeira vez... Adoro histórias com esse teor todo de suspense mesclado com loucura e 'suicidio'... assim que puder, compro ^^

    ResponderExcluir
  20. Acredito que é sempre bom conhecer mais um autor nacional e sua obra.
    Não gosto do gênero policial e nem semelhante, por isso pulo a dica.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  21. Fran, suas resenhas se superam cada dia mais. Adoro seus posts e críticas, fiquei interessada pelo livro.

    ResponderExcluir
  22. Oi! Tudo bem?

    Menina, você escreve super bem! Adoro toda a retórica envolvida nos seus posts. "Colega de quarto" foi um livro que me interessou e MUITO! Primeiro, pela capa. Depois, pela trama e por ser um livro nacional. Por fim, sua resenha deixou um gostinho de QUERO SABER O QUE ACONTECE NO LIVRO AGORA! hahah

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  23. Fran, que livro intrigante!
    Eu tenho certeza que se isso acontecesse comigo, já iria apelar para todo sal grosso e caça-fantasmas que existissem na Terra. Eu sou supersticiosa a esse ponto. Na verdade, acredito em "tudo", principalmente nos meus instintos. Então, se eu tô suspeitando de alguma entidade, ou eu corro, ou eu encaro de peito aberto embaixo do meu cobertor (feito de material anti-assombração, hahahahaha)
    Aiai, tirando isso, tenho certeza que esse seria um livro que adoraria ler! Obrigada pela dica, Fran.
    Beijos, Iza
    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi Franciane, esse livro já está me prendendo desde a resenha!
    Vou procurar um pouco mais sobre "O Colega de Quarto" e ler...
    Adorei sua resenha, deve ser coisa da psicologia, aposto, vocês escrevem super bem!
    Bjssss
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bem?
    Eu já vi esse livro por ai e achei a capa bem instigante, mas confesso que não tinha lido nada sobre ele até agora. E lendo sua resenha fiquei muito animada e surpresa, porque eu não imaginava que era um livro tão bacana assim, achei a premissa muito interessante e saber que o autor soube construir uma boa narração é ótimo, espero ler em breve esse livro o/

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Oi Francine!
    Caramba, fiquei com medo desse livro :o
    Parece ser um suspense meio com sobrenatural, do tipo que tira o fôlego da gente. Quero ler com certeza!

    B-jussss!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
  27. Amo livros de suspense, mas confesso que ao ler a resenha me bateu um pouquinho de medo. Parece que a história te faz querer não parar de ler.

    ResponderExcluir
  28. Oi Fran!
    Estou super curiosa para ler essa obra, pois sempre vejo resenhas super legais a respeito, mesmo aquelas que tem apontamentos como a sua não deixa de elogiar a trama. Gosto de leitura policiais e por isso irei ler

    Beijos
    Amor Literário

    ResponderExcluir
  29. Oi,como adoro um bom livro policial,e também um bom suspense,sei que vou apreciar bastante a leitura desse livro.
    Fico sempre curiosa com histórias assim. Quero muito descobrir se o personagem tem algum problema mental,ou realmente havia alguém perturbando sua vida.
    Com toda certeza é um dos livros que vou ler em breve.

    ResponderExcluir
  30. Interessante a historia afinal os acontecimentos na vida do Eric era indicio de demência ou alguém estava a invadir seu apartamento ou algum vulto de assombração e fico imaginando como o detetive vai solucionar este caso e descobrir o mistério sobre a morte de Eric.

    ResponderExcluir
  31. Adorei a resenha! Colocarei na minha listinha dos "vou ler" com toda certeza! Ainda mais que é romance policial. Meus preferidos! <3

    http://bookbus1.blogspot.com.br
    http://eemcadacanto.blogspot.com.br
    Passa lá! ;D

    ResponderExcluir
  32. Esse é um livro muito desejado por mim atualmente,se ja queria agora precisooo! amei a resenha, a capa ja é de ter medo e te deixar super curioso, mais lendo a resenha o medo aumentou rs e a vontade de ler também, adoro livros policiais e de suspense, e temos uma cacetada de escritor bom desses gêneros no brasil, e olhe aí mais um pra nus prender em suas paginas..

    ResponderExcluir
  33. O livro parece conter uma estória que instiga demais a curiosidade dos leitores!! Será que Eric Schatz cometeu suicídio ou foi assassinado? Gosto de suspense e este parece ser um dos bons!!

    ResponderExcluir
  34. Adoro suspense e este instiga nós leitores a quererem saber o que realmente de fato aconteceu com Eric Schatz!! Pelo que li na resenha a trama envolve intrigas familiares, mentiras, mistérios. O detetive que Eric havia procurado vai ter muito trabalho pela frente, descobrir se seu cliente tirou a própria vida, ou se foi assassinado!!

    ResponderExcluir
  35. Oi Fran, tudo bem? Eu estou de olho neste livro desde que lançou, pois ele tem uma premissa maravilhosa :)
    Adoro livros que tenham esse suspense todo. E só vejo comentários positivos sobre a obra. Fico muito feliz que você também tenha curtido e espero poder ler em breve e descobrir sobre esse misterioso colega de quarto =D
    Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Adoro um bom romance policial, é um dos gêneros que mais gosto e leio, afinal comecei a gostar de ler por causa da rainha do crime Agatha Christie *-*
    Esse livro parece ser muito bom, daqueles digno de romance policial mesmo, a cada resenha dele que leio ficou com mais vontade de ler o livro todo, fiquei curioso em saber esse elemento que te incomodou...rsrs bom que ele nao tira o "glamour" do livro ...rsrs
    Douglas Fernandes
    douglas_bouvier@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  37. Olá, Fran! Eu amo livros desse gênero e assim que li sobre a história desse, antes do lançamento, me interessei. Já li várias resenhas e só vejo elogios, então não tenho dúvidas que se trata de uma leitura no mínimo boa, principalmente após ver sua avaliação total da obra. Estou com grandes expectativas!
    É muito bom ver autores brasileiros nos surpreendendo dia após dia, né?

    http://umadosemaisforte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Oii!!
    Eu amoo suspense. Fiquei super curiosa pra saber o desenrolar desta historia, se foi suicídio ou assassinato. Fiquei bem empolgada com a leitura.
    Bjos e sucesso!!

    Abçs e sucesso!

    ResponderExcluir
  39. O livro parece conter um suspense bom!! Eu fico com a opinião de que o amigo, ou melhor, inimigo invisível realmente existe!! Acredito que Eric não se jogou da janela do seu apartamento!! Mas talvez não seja isto que aconteceu!! Gosto demais de suspense!!

    ResponderExcluir
  40. Oi, Fran!
    Essa é a segunda resenha mega positiva que eu leio desse livro hoje.
    Não querendo desmerecer os autores nacionais, mas quando vi essa capa achei que se tratasse de um livro gringo :O ficou perfeita! Amei amei amei! Como é bom ver os "nossos" autores se destacando.
    Sou apaixonada por suspenses, mas sou péssima em descobrir o verdadeiro culpado antes do final kkkk então nem sei o que opinar... estou bem dividida entre um "colega de quarto invisível" e alguém que não gosta nadinha desse jeito arrogante de ser do Eric... o que eu posso opinar é que não acho que tenha sido suicídio, não mesmo.
    Bem, espero ter a chance de descobrir o mesmo que o Conrado descobriu :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  41. Oi Fran :)
    Já tinha ouvido falar do livro mas não tinha lido nenhuma resenha sobre ele. Adoro histórias policiais e acho que essa me prenderia bastante pois tem tudo que eu gosto em um suspense policial.
    E fiquei mais feliz ainda por um livro tão bom seu de um autor nacional o/ O que prova que temos autores se destacando no mercado editorial
    Abraço
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  42. Andei vendo e lendo muitas resenhas sobre esse livro e todas foram bem positivas. Parece que esse novo autor ainda vai dar muito o que falar.
    Quanto ao enredo do livro achei super interessante. Um thriller psicológico, um suspense bem emocional. Deve ser de tirar o fôlego. Acho que o que mais o leitor quer é descobrir o que realmente aconteceu e quem é esse tal colega de quarto.
    Eu estou super curiosa.

    ResponderExcluir
  43. Já tinha visto a capa, mas nunca tinha parado pra saber do que se tratava esse livro. Posso dizer que, ao ler essa resenha, fiquei muito curioso pra ler. Gostei muito da premissa, e também sou fã do gênero. E agora minha curiosidade foi a mil pra saber se há esse colega de quarto ou não?!?!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  44. so posso dizer uau!
    to chocada desmaiada com essa resenha
    cara ja quero esse livro.
    esse clima de mistério,mortes,crime e suspense me fascina .
    já tinha visto sobre esse livro, mas nunca lido a respeito sobre ele.

    e agora existe um colega de quarto ?
    esse mistério ta me matando , igual no livro "Dom casmurro" kkkkkkk
    quero esse livro pra ontem!
    ótima resenha
    bjus

    ResponderExcluir
  45. Já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse, e agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais ansiosa em conferi essa história que parece mesmo ser excelente.

    ResponderExcluir
  46. livros de suspense e mistério me fascinam,e esse só pela sinopse promete.E ai vc vem com uma resenha que complementa e nos faz ter a ideia de que ao ler esse livro vamos roer todas as unhas na ansiedade de saber o que vai acontecer.

    ResponderExcluir
  47. a resenha ficou excelente,destacando cada detalhe da trama
    -Dani Silva

    ResponderExcluir
  48. Só bem recentemente que ouvi falar sobre esse autor e livro, mas as impressões tem sido boas. Parece um bom livro de suspense policial, com pistas sendo inseridas aos poucos no desenrolar da investigação, aparentemente sem pontas soltas e até com um "ar" sobrenatural (que geralmente se desfaz, quando da elucidação do crime).
    Fico extremamente feliz por ver novos, e bons, autores brasileiros.

    ResponderExcluir
  49. Oii!

    Me apaixonei pelo livro desde a primeira vez que o vi ^^ Amo suspense policial e esse promete ser uma excelente história! Amei a sua resenha e com certeza irei ler o livro em breve :)

    Beijos, Amanda *--*
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados