[Jogos Macabros] Resenha 118 | O Cemitério

em 28.10.15
Título: O Cemitério
Autor: Stephen King
Editora: Suma de Letras | 2013 | 424 páginas
Sinopse: Louis Creed, um jovem médico de Chicago, acredita que encontrou seu lugar naquela pequena cidade do Maine. A boa casa, o trabalho na universidade, a felicidade da esposa e dos filhos lhe trazem a certeza de que fez a melhor escolha. Num dos primeiros passeios familiares para explorar a região, conhecem um "simitério" no bosque próximo a sua casa. Ali, gerações e gerações de crianças enterraram seus animais de estimação.
Para além dos pequenos túmulos, onde letras infantis registram seu primeiro contato com a morte, há, no entanto, um outro cemitério. Uma terra maligna que atrai pessoas com promessas sedutoras e onde forças estranhas são capazes de tornar real o que sempre pareceu impossível.

Resenha
por Bianca

Amo terror, portanto não é surpresa para ninguém o fato de eu nutrir uma admiração imensa pelo autor Stephen King, bem como por suas obras. Também sou apaixonada por cada adaptação cinematográfica que o envolve.

Não sinto medo nem receio em ler as obras do autor. Mas sabem o que me deixa em pânico? Resenhar seus livros. Tenho tanto medo de a resenha não ficar à altura da obra que, até hoje, nunca havia resenhado nenhum de seus livros. Bem, espero que consiga mostrar a vocês o quanto essa história é perfeita e sinistra.

O Cemitério começa já causando certo pavor ao leitor, devido a uma declaração do próprio Stephen. Na época de seu lançamento, em 1983, o autor declarou que foi a única obra que ele sentiu medo ao escrever. Alguns dizem que foi uma jogada de marketing, mas não acredito. Não li todos os livros publicados do autor, mas posso afirmar que este é, sem sombra de dúvida, o mais perturbador.

Isso porque trata de um tema que causa receio em todos nós: a morte.

Louis Creed é médico. Acabara de ser selecionado para trabalhar na enfermaria de uma Universidade em Ludlow, no Maine. Dessa forma, muda-se para lá com sua família: sua esposa Rachel, seus filhos Ellie e Gage, e o gato de sua filha, Church.

A casa para onde se mudaram fazia o estilo colonial. Era um local muito pacato, envolto pela natureza. O que tirava um pouco do sossego do local era uma estrada por onde passavam caminhões imensos, que iam e voltavam de destinos diversos. 

A família logo conheceu seus simpáticos vizinhos: o casal Jud e Norma Crandall. Jud era um idoso com mais de 80 anos, mas que aparentava ter 60. Louis foi invadido por um sentimento de amizade e admiração pelo tal senhor, e os dois logo ficaram muito próximos.

Jud, como todo idoso, tinha muita história para contar e lugares para mostrar. E, num dia qualquer, levou os Creed para conhecerem o cemitério dos bichos.

O local, mantido por crianças, realmente era um cemitério onde se enterravam animais de estimação falecidos. Muitos dos que ali estavam enterrados eram vítimas da própria estrada.

Quando um animal de estimação é atropelado na estrada, uma criança nunca esquece. (p. 30)

Não queremos que ninguém à nossa volta venha a morrer. E quem tem um animal de estimação bem sabe o quanto pedimos para que a morte passe longe deles. As crianças têm um sentimento ainda maior de proteção com seus bichos. Ellie não era diferente.

Não quero que Church morra nunca! Ele é o meu gato! Ele não é o gato de Deus! Deus que fique com o gato dele! Deus pode ter todas as drogas de gatos que quiser e matar todos eles! Mas Church é meu! (p. 53)

A garota, após conhecer o local, ficou em pânico ao descobrir que poderia perder “seu” Church quando menos esperasse. Louis, como médico, sabia lidar com a morte; mas então descobrimos que sua esposa tem total aversão ao assunto, tornando difícil fazer com que Ellie compreenda essa fase tão triste da vida.

E, então, o que Ellie mais temia aconteceu. Church morrera quando, talvez felizmente, a garota estava visitando a casa de seus avós maternos, com sua mãe e Gage.

Louis entrou em pânico. Como dar essa notícia à filha?

A fim de não deixar a filha do amigo aos cacos, Jud o apresenta ao Cemitério Micmac. Lá, o corpo morto ao ser enterrado voltava à vida. Difícil de compreender, e por Louis ser médico e não tanto apegado à religião, era difícil acreditar nos relatos de um velho caipira.

Mas acontece que o gato fora enterrado lá. E no outro dia, voltou para a casa de Louis. 

Assim, a morte do gato fez com que Louis descobrisse um lugar mágico, que jamais deveria ser explorado.

Porém, Church não era o mesmo. O gato tinha olhos estranhos, cheirava mal, e seu comportamento era totalmente bizarro. Não era, nem de longe, o mesmo gato.

O que parecia ser magia, logo se mostra uma verdadeira maldição. 
O que poderia acontecer, caso um humano fosse enterrado ali?

Stephen é um autor muito descritivo, e isso pode nos irritar um pouco durante a leitura. Mas são essas descrições que tornam a atmosfera das suas histórias assustadoras. 

Nesta obra, a novidade é que ele brinca com nossas crenças. Nos vemos interligados com Louis ao identificar pensamentos e atitudes que nós mesmos teríamos. E é esse o terror do livro.

O principal assunto que nos deixa com aquele “medo” durante a leitura, não é o fato da ressurreição. É a forma como a morte é abordada. Muito real e palpável. 

Outro ponto que nos causa terror é o modo como Stephen “brinca” com nossa imaginação. Sabe aqueles momentos que pensamos ouvir algo, mas acabamos fazendo nossa mente acreditar que nada foi ouvido? Ou quando pressentimos que algo ruim vai acontecer, porém não damos vazão a esse sentimento? 

Provavelmente é um erro acreditar que exista um limite para o horror que a mente humana consegue suportar. (p. 239)

E o mais interessante é o contraste de um personagem envolvido com a ciência, incrédulo sobre as questões religiosas, se deparar com acontecimentos tão surreais.

Não é uma leitura rápida, temos muito detalhes que são essenciais para o entendimento como um todo, e algumas cenas realmente te deixam perturbado, o que faz a leitura fluir um pouco lenta. Mas quando chegamos a um determinado ponto, não conseguimos desgrudar do livro, mesmo com todo o terror descritivo de Stephen.

Os fãs do gênero não podem deixar de ler esse clássico, que entrou para a minha lista de favoritos.

Para quem não sabe, a obra foi adaptada para os cinemas em 1989. Stephen estabeleceu como regra que seu roteiro fosse seguido fielmente, e inclusive fez uma ponta no filme: ele interpretou o padre na cena de um funeral.

Um homem planta o que pode... e cuida do plantou. (p. 267)

Avaliação:


Interessou-se pelo livro?

Sobre o autor:
Stephen King é conhecido por ser o maior autor de contos de horror fantástico dos últimos tempos. Tem seus livros publicados em mais de quarenta países, sendo o nono autor mais traduzido do mundo.
Seu primeiro livro publicado foi Carrie. Na verdade, o livro seria descartado se não fosse a esposa de Stephen tê-lo resgatado do lixo.
Antes da publicação, sua mãe falecera vítima de um câncer. Depressivo, o escritor passou a beber, se tornando dependente do álcool por décadas. O personagem Jack Torrance, de O Iluminado, foi inspirado nele mesmo, nesse momento tão decadente de sua vida.
Em 1999, sofreu um grave acidente ao ser atropelado por uma van desgovernada, em meio à sua caminhada matinal. Em alguns meses se recuperou, voltou a escrever e inclusive comprou a van para destruí-la em seguida.
É, sem sombra de dúvida, um dos autores mais versáteis de sua época. Além do gênero terror, Stephen emplacou sucessos em outros gêneros também, como por exemplo À espera de um milagre.
Além de escrever, Stephen trabalhou como roteirista de muitos filmes, seriados e peças teatrais.
Foram mais de cinquenta livros publicados; nove coletâneas de contos; mais de vinte adaptações cinematográficas sem contar com os episódios e seriados baseados em suas histórias.

Conheça outros livros do autor:

   
Essa resenha faz parte dos Jogos Macabros!

São 14 pistas no total, publicadas nos dias 27 a 30/10. Quem respondê-las mais rápido, seguindo as regras, levará para casa o box Cine Book Club, da DarkSide Books!


Vocês já viram as pistas de hoje?
Preencham o Formulário de Sobrevivência e respondam as perguntas:

Pista 4: Em Cada Página.
Pista 6 (na imagem acima)My Queen Side.
Vejam, também, as pistas publicadas ontem:
Pista 1: Clã dos Livros Pista 2: Cantinho para Leitura Pista 3: Minhas Escrituras.

A pista 7 será publicada amanhã, 
no blog A Culpa é dos Leitores.
Participem!
Não esqueçam que ainda há o sorteio de 23 livros para três vencedores, até o dia 31/10!

~clique sobre a imagem para ser redirecionado~
Apoio:

34 comentários:

  1. King e suas histórias doidas rs.
    Pq mesmo sendo uma história assustadora eu quero ler?? Gosto de sofrer kkk. O que preciso para ser feliz é ler Christine mais uma história doida rs.

    Coração Leitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica!!!
      Eu tb necessito de Christine rsrsrs. Sou apaixonada pelo filme, mesmo não sendo tão macabro.
      Beeeijos

      Excluir
  2. Oi Bianca,
    Eu também tenho muita admiração pelas obras de Stephen King. Ainda não li todos os livros, mas os que eu li, me fizeram chegar a uma ótima conclusão sobre o autor.
    O mais assustador? Minha nossa, agora eu fiquei tensa, hahaha.
    Fiquei imaginando um cemitério de animais de estimação e isso me deixou um pouco triste. E coitadinho do Church, hehe, tornou-se outro gato, acho que isso é meio apavorante mesmo, pensar no caso, o que aconteceria com um ser humano.
    Enfim, fiquei com muita vontade de ler. Sua resenha está excelente, parabéns!
    Beijos - Historiar


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thamiris!!
      Apesar de a escrita do Stephen ser muito descritiva, eu não me canso de ler e admirar suas obras, mesmo algumas sendo apelativas para a repulsa rsrsrs. E sabe, todos os filmes que já foram adaptados através de suas obras, também não deixam a desejar. Ontem mesmo, assisti novamente ao filme "O Cemitério Maldito", e vi como seguiu fielmente ao enredo do livro.
      Obrigada, fico feliz que tenha aprovado a resenha.
      Beeijos

      Excluir
  3. Olá!
    Eu amo terror, mas acredita que nunca li nada do Stephen?
    Sim, me odeio até agora por isso. Sempre compro diversos livros, mas nunca dele.
    Tenho que fazer uma nota mental bem grande pra comprar da próxima vez que for em uma livraria!
    Todos os livros dele me chamam a atenção, este não foi diferente!
    Aguça ainda mais a minha vontade e curiosidade de ler um livro dele!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milena!!
      Não se odeie por isso rsrsrs, eu tb não li mtos de seus clássicos. E quer saber o motivo? Os preços das edições mais lindas são muito caras, e as de bolso são péssimas para serem lidas. Estou tentando fazer minha coleção do autor, de olho nas promoções.
      Beeijos

      Excluir
  4. Oi Bianca, Oi Fran.

    Eu adoro este livro e tenho ele um bom tempo. Tenho um carinho especial por ele porque foi o primeiro livro do Stephen King que comprei e foi por causa do filme que também adoro. Gostei muito da sua resenha e até deu vontade de reler o livro.

    Peguei a pista 6.

    Bjão meninas.

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kênia!!
      Fico imensamente feliz que tenha gostado de minha resenha. Eu amei a leitura, como descrito, e é um livro que quero sim reler daqui um tempo.
      Boa sorte com os jogos!!
      Beeijos

      Excluir
  5. Olá! Sou apaixonada por filmes de terror e sempre tive vontade de ler algum livro, mas até então não tive coragem (engraçado isso kkk) e essa parece ser uma bos opção pra começar. Beijos

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Brenna!
      Eu, particularmente, acho os livros mais assustadores que os filmes. Talvez por saber que, as histórias escritas contém mais detalhes que as vistas, vc não tenha coragem.
      Com certeza Stephen é uma boa pedida para dar o primeiro passo no terror hahaha.
      Beeijos

      Excluir
  6. Oiii Fran!
    Infelizmente nunca li nada do sr. King. Mas já assisti os filmes baseados nos livros dele e adoro todas as estórias!!
    Sou meio medrosa quando se trata de livros de terror, mas esse gênero tem mesmo despertado cada vez mais meu interesse!

    Beeijoos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raíssa!
      Se vc adora todas as histórias dos filmes, necessita conhecer a fundo os livros. Eu tb sinto medo ao ler, e é justamente isso que adoro rsrsrs.
      Beeijos

      Excluir
  7. Oi Bia, tudo bem?
    Amei demais a sua resenha... caramba... eu tenho muita vontade de ler algo do King... mas nunca vem a oportunidade... mas espero que isso mude no ano que vem, ou se eu ganhar algum livro dele ainda esse ano já quero ler... eu tenho muita vontade de ler O Iluminado... e não sabia que tinha o filme deste livro, já vou procurar na net para assistir.
    Achei a proposta do livro bem interessante e claro que algo que volta da morte, jamais volta da mesma forma que foi. Vem estranho, ainda mais um bichinho de estimação muito amado. Achei bem macabro a descrição de como o bichinho voltou, mas pensei na criança vendo tudo isso. Tadinha, deve ter ficado com medo.
    Me empolguei e claro que esse livro vai para a minha listinha interminável, mas não quero nem saber irei assistir o filme nesse final de semana rs. Ótima dica e sua resenha ficou bem escrita e maravilhosa,parabéns Bia.
    Xero!!!
    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Di!!!
      Obrigada, fico muito feliz em ter um elogio seu!! Ahh e orgulhosa tb, pois resenhar Stephen não é fácil.
      Super recomendo o filme, eu assisti há tempos atrás, e ontem tive o prazer de rever rsrsrs. Espero que goste.
      E não esqueça de me contar o que achou do livro quando o ler.
      Beeeijos

      Excluir
  8. Oi!
    Menina, todo mundo que lê livros desse autor, sempre o elogiam... Pena que eu não curto muito essa praia de terror kkkk. Pela sua resenha, percebi que a estrutura pelo qual o autor propôs para esse livro é de encantar e fazer com que o leitor não queira parar de ler, em hipótese alguma.
    E sempre ficamos com essa incerteza de que... "será que conseguirei fazer a resenha que honre o nível do livro?!" quando o livro foi prazeroso durante a leitura. Aaaaaa fiquei com um gostinho de conhecer a leitura mais a fundo... Espero que eu, em algum dia, possa ler algo deste autor.
    Beijos
    http://ariabooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ariana!! Vc definiu bem minha incerteza rsrs.Não sei se iria gostar do livro já que não gosta de terror. Mas a "magia" da escrita de Stephen é contagiante, acredito que todo mundo deveria ter uma experiência com algum de seus livros.

      Excluir
  9. Oi querida,
    Sou fã do tio King também...rsrs. Não li esse livro ainda mas já assisti várias vezes esse clássico, que sempre me faz lembrar a música do Ramones...kkk..Lembro que era criança quando assiste pela primeira vez e fiquei perturbada com a história. Enfim para fãs de terror com certeza e mais que recomendado.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel! Tb havia assistido ao filme antes de ler. Adoro o filme, mas o livro é uma coisa de outro mundo hahaha. No livro a música de "Ramones" está presente tb :)
      Beeijos

      Excluir
  10. Olá Bianca,

    Não gosto do gênero mas tenho vontade de ler alguns livros do autor, esse eu não conhecia, mas apesar da sua resenha ter me deixado curioso não teria em casa um livro com uma capa dessa.....bjs.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marco!
      Confesso que não vejo tanto terror nessa capa, mas para quem não gosta do gênero pode sim ser perturbadora rs.
      Beeijos

      Excluir
  11. Olá!
    Por mais que nunca tenha lido nada do Stephen King, fico impressionada com a narrativa dele a cada resenha que eu leio. Espero um dia criar coragem para ler uma obra.

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana!
      Alguns de seus livros não são tão perturbadores. Se vc sente vontade em conhecer sua escrita, comece por "Carrie - A Estranha".
      Beeijos

      Excluir
  12. Olá

    Eu não sou de ler terror, mas fiquei muito curiosa pra ler esse livro, quero saber o que tem no cemiterio pro gato voltar assim, nunca li nada do autor, mas como diz o povo tudo tem a primeira vez, gostei muito da resenha.

    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liv!!!
      Amei a leitura como pode perceber. É cheia de mistérios.
      Obrigada!
      Beeeijos

      Excluir
  13. Oie Bianca!!!
    é realmente muito difícil resenhar livros queridos, você acha que a resenha nunca estará boa o bastante. Mas a sua ficou ótima! nunca li nada do autor, por que confesso... sou uma pessoa super medrosa kkk também não tenho certeza de por qual começar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Thais, feliz que tenha gostado.
      Se é medrosa não comece por esse. Vou indicar o mesmo livro que indiquei para a Ju: "Carrie - A Estranha".
      Beeijos

      Excluir
  14. Oie, acredita que nunca li nenhum livro do autor? Pois é! Sinto muita vontade mas sempre bate aquele receio. Apesar do gênero não ser meu favorito gostaria de tentar a escrita do autor. Talvez quem sabe. E concordo com você, é sempre difícil resenha livros que gostamos. Beijos,

    Mihh e o Mundo Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Yasmim! Que bom ter vc por aqui :)
      Entendo vc, demorei para ler Stephen, e estou tentando montar minha coleção de livros do autor mas está difícil rsrsrs.
      Beeijos

      Excluir
  15. Olá Bianca!
    Nunca li nada do Stephen King, deve ser porque eu tenho um medo terrível dessas coisas.
    Não gosto de ler algo que vai me dar pesadelo depois. haha
    Mas o tema da morte é realmente interessante e que as pessoas desviam muito.
    Adorei a resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ane!!
      Amo terror, mas esse livro me deixou com medinho em alguns trechos. hahaha
      Obrigada, feliz por ter gostado.
      Beeijos

      Excluir
  16. Olá, Francine!

    Nossa esse livro é dos pesados ne?
    Sendo SK não é para se esperar menos. Bom, não leio o autor, já li um livro dele A Espera de um Milagre somente, mas não tenho coragem de ler esses livros macabros assim rsrsrs.
    Como sempre você arrasou na sua resenha, contou muito bem seu ponto de vista.
    Abraços e sucesso para o blog!

    Tony

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Tony!!!
      Espero que um dia caia nas garras das histórias macabras do Stephen.
      Beeijos

      Excluir
  17. Oi.
    Sou louca pra ler livros do King. Sua resenha me animou ainda mais!! já vou adicionar na lista do skoob. =] [Não se preocupe, sua resenha ficou muito boa!!!]
    beijos
    relicariodepapel.wordpress.com

    ResponderExcluir
  18. Bia, vi que você citou esse livro na TAG e vim procurar a resenha. Posso dizer que a adorei! Com certeza o livro entrou para minha lista de leitura de Outubro de 2016 (quando eu me forço a sair da minha zona de conforto literária). ao contrário de você, não curto livros de terror. Mal assisto a filmes, então... imagine livros!

    No entanto, quando fico curiosa, nem mesmo meu medo consegue me segurar, então, obrigada pela dica!

    beijos, Iza
    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados