Contos dos autores parceiros no Brasil em Prosa!

em 21.7.15
Estou
adorando o Concurso Literário #BrasilEmProsa, promovido pelo Kindle em parceria com a Samsung e O Globo.

Desde o início do concurso, tive a oportunidade de ler ótimos contos publicados por alguns autores parceiros do blog. Nesse post, venho divulgá-los para vocês!


Conheçam os contos dos nossos parceiros, 
publicados para o #brasilemprosa:


Título: Clave de Sol
Autora: C. A. Saltoris
Sinopse: Sobre o poder da música e o amor. Tão impossível, como ele não deveria ser.  
O que dizer sobre um personagem que nos faz sentir íntimos dele? Nesse conto, C. A. Saltoris nos encanta ao apresentar um prisioneiro. Seu sentimento de solidão é um convite para nos sentirmos igualmente cativos. O som de um violino o alcança e todos os dias, ao ouvi-lo, ele se sente confortado e grato àquela misteriosa pessoa que o presenteia com seu talento. Quem será o prisioneiro e quem será o violinista? O desfecho é emocionante e surpreendente. Esse é um dos meus contos favoritos no concurso.


Título: A Ponte Feita de Luar
Autora: C. A. Saltoris
Sinopse: Ulisses é um menino com uma rara doença, que passa suas noites esperando sua amiga vir na ponte feita de luz da lua... 
A narrativa desse conto foi o que mais me encantou. Ulisses enfrenta uma doença que o torna frágil e fragiliza, também, aqueles que o amam. O modo como a autora destacou o relacionamento de Ulisses com a mãe me deixou encantada com o amor e o sofrimento que os unem. Quão longe pode ir o cuidado a quem amamos? Além desses aspectos, a autora também apresenta o lado mágico do conto, que dá origem ao título. Achei belíssima a viagem que Ulisses faz e seria doce, para dizer o mínimo, se todos pudessem um dia "viajar assim".


Título: Gabriel
Autora: Anderson Henrique
Sinopse: Gabriel parece alheio à sucessão de coincidências ao seu redor. Um equívoco que pode ser irreversível. 
Eu adoro a narrativa do Anderson Henrique – e isso definitivamente não é novidade. Nesse conto, conhecemos Gabriel: um rapaz que, repentinamente, está enfrentando algumas dificuldades com a tecnologia. O touch screen do seu celular, os sensores de presença, a catraca automática… simplesmente parecem ter se rebelado contra ele. Será uma coincidência ou um grande mistério estará envolvido? É claro que vale a pena ler e descobrir! Gosto desse conto, pois de um jeito envolvente acabamos por nos flagrar dependentes da tecnologia. 


Título: Uma Vida em 12 Horas
Autora: Fê Friederick Jhones
Sinopse: João Paulo está prestes a perder o amor da sua vida, ele só tem 12 horas para fazê-la mudar de ideia. Veja o que ele fez e se o amor sempre vence no final. 
Adorei esse conto! João Paulo e Júlia estão prestes a se divorciar, mas ainda será possível resgatar o amor que os uniu? Acho que a autora foi muito feliz no desenvolvimento do enredo, pois revelou (em poucas páginas) o que realmente importa em um relacionamento: o real compromisso para aceitar seus próprios erros e procurar melhorar a si mesmo. Vejo tantos casais que concorrem um com o outro, que são incapazes de agir como parceiros. Acho que esse conto resgata quão importante é se esforçar para construir a felicidade junto da pessoa amada.


Título: Meu Conto Não é de Fadas
Autora: Tais Cortez
Sinopse: Um breve desabafo de uma leitora e autora que, por muitos anos, sofreu da doce ilusão de acreditar que os mocinhos literários poderiam ser reais e que, para sua surpresa, encontrou vários sapos pelo caminho. Homens reais x mocinhos literários, como superar tantas diferenças e conquistar o seu "felizes para sempre"? 
Tais Cortez mais uma vez revelou o seu talento equilibrando entretenimento e qualidade reflexiva. Adoro o modo como se dedica a oferecer aos seus leitores histórias que não apenas rendam uma ótima leitura, mas também favoreçam identificar o que de melhor a vida pode oferecer.
Nesse conto, vemos quão fantasiosos podem ser os "mocinhos literários", que levam milhares de leitoras a se sentirem frustradas com os "mocinhos reais" que encontram no dia a dia. "Por que aquele príncipe encantado não existe, por quê?!" – é o que a protagonista reflete nessa história, comparando de modo engraçado situações literárias com o que realmente acontece em um relacionamento amoroso.
Achei esse conto de uma sensibilidade incrível! Tais Cortez, de um modo divertido, revela que é preciso cuidar para não se deixar enganar pela ficção e, assim, desvalorizar as qualidades de um homem real em nossas vidas. Super-recomendo.


Título: A Droga da Mulher
Autora: Graci Rocha
Sinopse: E se uma droga especialmente desenvolvida para mulheres começasse a dizimar a população masculina? Você arriscaria sua vida para ter o melhor e mais fantástico orgasmo?
Este não é um conto erótico! 
Esse conto nada tem de erótico, mas faz pensar sobre o valor da satisfação sexual para outros fins. Sim, "outros fins". Imagine se houvesse uma droga capaz de facilitar o orgasmo para qualquer mulher? A autora Graci Rocha criou um mundo no qual as mulheres já não precisassem enfrentar a frustração sexual e, assim, melhorassem exponencialmente como esposas, mães e profissionais. No entanto, essa mesma droga era letal aos homens. Então, surge a pergunta: por que, afinal, cientes do mal que tal droga lhes causava, os homens seguiam experimentando-a? Percebo que esse é um conto completamente metafórico. Não aborda o sexo, tampouco o orgasmo. A droga da mulher é, na verdade, tudo aquilo que não representaria perigo se não fosse a insensatez e a inconsequência de algumas pessoas. Ótimo conto.


Título: A Dama a Vapor
Autora: Graci Rocha
Sinopse: Viajar em uma caravela pode ser muito difícil para um capitão respeitado e amado por seus marujos, para ela, é uma questão de mostrar quem manda. A dama a vapor não dá espaço para medo e por isso acaba descobrindo uma terra surpreendente. Conheça a assustadora e temida dama a vapor. 
Imaginem uma mulher ousada, destemida e capaz de conduzir, com autoridade e determinação, uma caravela voadora! Essa é a Dama a Vapor, uma capitã reconhecida por sua destreza e frieza. Com um quê steampunk, nesse conto somos apresentados a uma realidade intrigante que envolve piratas e trajes vitorianos. Ao mesmo tempo, o desfecho surpreende e nos leva para o início da nossa própria história como nação. Achei um conto formidável.


Título: O Dragão Herói
Autora: Graci Rocha
Sinopse: Na cidade só se fala de um herói com aparência de dragão, mas a verdadeira história por trás do grande vigilante e salvador noturno ninguém sabe. Descubra você também quem é e que poderes tem o dragão salvador de senhoras indefesas. 
Como terão surgido os heróis que conhecemos? Será que eram todos corajosos e prontos a proteger os indefesos? Pois é, não é o caso do Dragão Herói. E confesso que adorei isso! Nesse conto divertido, Graci Rocha nos surpreende apresentando um novo tipo de herói, que descobre sua própria capacidade ao mesmo tempo em que o leitor também o vê sob uma nova perspectiva.


Título: Reminiscências da Queda
Autor: Samuel Cardeal
Sinopse: O relato desconcertante de uma árvore submetida à pior das degradações. Um conto curto e direto que reflete sobre a natureza humana e o futuro do nosso planeta.

"Mamãe costumava dizer que os humanos eram como um câncer, e que nós éramos a cura que eles simplesmente relegavam. Junto com as centenárias, sempre contava histórias terríveis de como a ação do homem era perigosa e deixava marcas dolorosas. Naquela época, tudo parecia apenas fantasia, somente uma história repetida geração após geração. Hoje eu sei que era tudo verdade, e que vivenciar a iniquidade humana no próprio caule é muito mais assustador do que ouvir o relato de acontecimentos passados."
O que sente uma árvore ao enfrentar a violência do homem? O que sente ao ser extraída à força do seu lar, despedaçada em pedaços irreconhecíveis, desperdiçada e, principalmente, desvalorizada tanto no seu habitat natural quanto na forma que as mãos humanas lhe deram? 
Com linguagem de fácil compreensão, Samuel nos convida a refletir sobre a exploração do homem em relação à natureza. Achei genial sua narrativa, pois por meio dela podemos nos colocar no lugar de uma das incontáveis árvores que são inconsequentemente cortadas e transformadas pelas mãos humanas. Quando pensamos sobre a natureza, será que os fins justificam os meios? E, mais importante, o que produzimos é realmente essencial para nossas vidas? Para uma sociedade pós-moderna, que declara reconhecer a interdependência entre os ecossistemas, é ultrajante aceitar que a desvalorização e degradação dos recursos naturais seja tolerável. O conto é de rápida leitura e sua excelência reside na temática, sensibilidade e, sobretudo, valor social. Mais que recomendado.


Título: Vana – A Origem da Mulheris Sapiens
Autora: Samuel Cardeal
Sinopse: Criado do pó pelo supremo criador ou evoluído de partículas oriundas da grande explosão. Não importa a origem do chamado Homo Sapiens, é indiscutível que, hoje, ele é a espécie dominante. Os livros de ciências contam sua história, assim como os sagrados, cada qual à sua maneira. O que a maioria das pessoas desconhece, é que, paralelo à evolução do homem, uma nova espécie, de origem misteriosa, ascendeu à superfície terrestre. 
Uma crítica sociopolítica que vem provocar o leitor! Aos que não sabem, o conto foi inspirado em uma curiosa expressão da nossa presidente, mas o autor não faz menção a ela. E nem precisa. É possível ver o desenvolvimento da nossa história em cada palavra ácida de Samuel, esfregando-nos na cara a realidade crua de que a corrupção e outras injustiças fizeram e continuam a fazer parte da nossa evolução como sociedade. Com certa comicidade, conseguimos compreender claramente o posicionamento do autor. É um conto que pode ser considerado inapropriado pelo seu teor partidário, mas achei uma criativa forma de protesto.


Título: O Antirromance
Autora: Babi Barreto
Sinopse: O que você considera ser o lado bom do casamento? E se o casamento não tivesse nada de bom para esse casal, então o que os uniria? 
Achei esse conto impetuoso e provocativo, de um modo que me fez admirar o talento da autora. Com humor, conhecemos um casal que acabou por se ver obrigado a realizar uma escolha e, a partir dela, compartilhar a vida um com o outro. O conto revela as diversas circunstâncias que nos fazem hesitar a assumir um compromisso amoroso. Nessa dose de realidade e antirromance, a autora nos provoca a refletir sobre como vivemos nossos relacionamentos.


Título: Olhar de Amor
Autora: Babi Barreto
Sinopse: Quando o destino muda todo o seu planejamento, será o amor capaz de superar qualquer adversidade? Qual a forma de enxergar a vida, a não ser com um olhar de amor? 
Um conto perfeito para os leitores românticos, do tipo que nos faz suspirar e sorrir. Nesse conto, quando estava prestes a se casar, a protagonista vive uma terrível experiência que acaba por mudar todos os seus planos. Insegura, acaba cometendo erros, levando-nos a sofrer por ela. Adorei o modo como o conto terminou, com um adorável gostinho de esperança que todos os dias deveriam ter. Um conto que traz uma doce mensagem.


Título: Noventa Segundos
Autora: Nina Reis
Sinopse: Quanto tempo existe em noventa segundos? Um minuto e meio? Uma hora e meia? Ou toda uma vida?
Quantos anos, emoções e sentimentos cabem em noventa segundos?
A jovem Aisó Tibiriçá tem apenas dezoito anos e noventa segundos para conquistar seu sonho.
Belíssimo conto! Achei de uma admirável sensibilidade o contexto e a cultura que a Nina procurou valorizar por meio do seu conto. Aisó Tibiriçá é indígena e está prestes a passar por um grande desafio: ela se apresentará nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, representando não apenas o seu povo, mas o Brasil. Adorei o modo como Nina valorizou o atletismo e trouxe ao seu conto dois contextos pouco explorados na literatura: os jogos olímpicos e os indígenas. Recomendo.


Título: O Rosto dos Imortais
Autora: C. A. Saltoris
Sinopse: Cansada de ser invisível para a sociedade, uma jovem decide tirar a própria vida em uma catedral.
C. A. Saltoris revelou toda a sua habilidade nessa narrativa, que encanta e ao mesmo tempo assombra o leitor. Dessa vez, no entanto, é preciso interpretar as entrelinhas para compreender o real sentido desse conto. Ao fazê-lo, não há arrependimentos. Há apenas a certeza de que se leu algo precioso. Uma jovem, incapaz de ver o próprio valor, decide ceder à pressão da avaliação dos outros. Sob o peso do julgamento alheio, desiste de viver. Mas algo interfere; algo que – embora pareça aterrorizador – brinca com nosso senso sobre qual seria "o rosto dos imortais". O que será mais importante: a beleza etérea ou a bondade que nos resgata a esperança? Adorei.
 
Vale

dizer que, para participar do #brasilemprosa, é preciso que os contos tenham no máximo 6 mil caracteres com espaço – o que corresponde, aproximadamente, a duas páginas de Word. Portanto, são leituras curtas que valem a pena e exigem pouco tempo. É possível ler até mesmo no busão, galera!

Outra informação importante é que o valor mínimo que se pode estabelecer para uma publicação na Amazon é de R$ 1,99. Posso garantir que cada conto vale o investimento, mas – se você ainda tiver dúvidas – considere que custam menos do que um pão de queijo ou uma barra de chocolate.


O que achou dos contos?
Sinto-me muito feliz por divulgá-los a vocês. Tenho orgulho de dizer que posso recomendar cada um desses contos sem receios, porque revelam o talento de cada autor(a) mencionado(a), a quem desejo sempre muito sucesso!

Que
tal demonstrar seu apoio à literatura nacional e prestigiar esses autores?  Adoraria saber se já leu algum desses contos ou pretende ler. Deixe seu comentário!



Aproveito para reforçar o meu convite, também, aos que ainda não leram meu conto. Estou participando do #brasiemprosa com Tobias.  
- compre-o na Amazon: aqui -




33 comentários:

  1. Sempre tão atenciosa. Muito obrigada, Fran; pela divulgação, por ter lido, por tudo! Digo que já estou feliz em desafiar a mim mesma, e visto que "Clave" foi o primeiro conto que já escrevi ("As Cores do Além" não conta. haha) me dou por satisfeita de estar tendo um Feedback tão positivo sobre ele. Não esperava por isso. Pra mim, valeu o concurso. Boa sorte a todos.

    ResponderExcluir
  2. Ei, Fran, sua linda! Muito obrigado pelo apoio de sempre e pela sutileza das palavras. Te adoro.

    ResponderExcluir
  3. Estou amando essa iniciativa da Amazon.
    Muito legal da sua parte ter feito a divulgação dos contos.
    Beijos
    http://myself-here1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oiii, Fran
    Que post mais especial!!!
    Acho incrível a forma como vc sempre procura apoiar e valorizar os autores e obras nacionais. Parabéns mesmo! Quem dera a maioria dos leitores pensassem assim rss..
    Adorei conhecer os outros contos.
    É impressionante como estou sempre descobrindo novos autores! São tantosssss!
    Aproveito para reiterar q achei seu conto, Tobias, maravilhoso!
    Bjsss e sucesso ao blog!

    ResponderExcluir
  5. Olá :) Nossa, adorei a postagem! *-* Fez eu conhecer um pouco sobre esses contos, gostei de todos, possuem assuntos interessantes e chamativos. :D Gostei muito do assunto de "Uma Vida em 12 Horas", é muito bom para refletir sobre a relação, achei linda e tocante a história de "A Ponte Feita de Luar", :') nossa, o livro "Clave de Sol" deve ser muito bom, já fiquei encantada por ter violino. *-* rs Adorei a proposta de "Meu Conto Não é de Fadas", achei super legal e diferente, retrata a realidade... sempre sonhamos com os "mocinhos literários." *-* kkkk Beijos!!
    Blog: http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/
    Página: https://www.facebook.com/BlogWonderfulBooks

    ResponderExcluir
  6. Oi Fran, eu estava cogitando participar do concurso, mas sou muito prolixa para escrever apenas 6 mil caracteres. E olha, muitos desses contos me chamaram bastante atenção. Vou lá no Amazon dá uma conferida e acho que vou escolher alguns para ler. Amei o post!!! Bjs

    Território nº 6

    ResponderExcluir
  7. Oiii linda.
    Eu não sou de ler contos, mas gostei de alguns.
    Eles são: A ponte feita de luar... Meu conto não é de fada ... O antirromance ... e Olhar de Amor.
    Eu fiquei bem interessada nesses.
    Amei o post

    ResponderExcluir
  8. Olá!!!
    acho que eu já tinha visto falar desse concurso em um blog esses dias, mas puxa quanta coisa legal! já comprei O Antirromance pretendo ler logo!
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Bem interessantes, gostei muito de: Clave de Sol, A ponte feita de luar, Gabriel e com certeza Reminiscências da Queda... Por enquanto sem meios de lê-los, só se fosse físico, quem sabe mais pra frente.

    Viagens de Papel
    www.viagensdepapel.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Fran!
    Adorei o post e já salvei nos favoritos para poder acompanhar os contos aos poucos.
    Aliás pretendo ler o seu em breve, confesso que estou bastante curiosa! ;)
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  11. Fran,
    quanto conto, hein?
    Adorei a dica.
    Vou correr para a Amazon e escolher alguns. ^^

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  12. Oi, Fran! Não conhecia o projeto e achei super legal. Ainda não li nenhum, mas me interessei por vários contos que você divulgou. Todos parecem ser excelentes. Com certeza darei uma chance \o Beijos!!

    ResponderExcluir
  13. Uau! São tantos contos que parecem incríveis que é até difícil escolher um preferido, fiquei com vontade de ler vários! (Até agora, só li o da Tais Cortez).

    ResponderExcluir
  14. De todos o que mais me chamou atenção foi MEU CONTO NÃO É DE FADAS e se não me engano eu já o tenho em ebook. Mas eu ainda não li nada dos meus, porque quero comprar um kindle antes de ter essa inciativa. Já tenho muitos livros para ler e prefiro adiantar essa pencada que eu tenho no meu quarto amiga hahahaaha

    E outra coisa, mas tu não acredita, estou com a minha caixinha de correio atolada.
    Já faz dois meses que não faço =x Nem sei se vou postar tudo de uma vez só.
    Ai meu Deus...Socorro !!! hahaahahaha

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/resenha-princesinha.html

    ResponderExcluir
  15. Olá!!!!

    Adorei seu post!!!!! Sempre vejo muita gente anunciando e divulgando contos mas ver assim, organizadinho num post foi bem legal! Gostei só de todos hahahahahaha, acho até que vou ter de reservar uma horinha por dia só para ler contos... é... acho que vou fazer isso! :)

    beijos

    www.escrevarte.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?

    Estou achando muito bacana estes contos devido o Brasil em prosa, estou com vontade de ler alguns dos que apresentou. Gostei da sua postagem e da apresentação deles.

    Beijo!
    Ana.

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Adorei conhecer os contos, algumas capas são muito lindas e vários deles me chamaram a atenção. Eu queria poder participar, mas não tenho muito tempo, então deixa pra quem manja mesmo!! Voou dar uma olhada melhor nos que gostei e ver se compro por esse precinho camarada!
    E eu vi uma resenha do seu conto por ai e gostei bastante <3 Parabéns!
    Beijos!!

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  18. Parabéns a todos os participantes. Curti bastante a ideia, apesar de não estar participando. Já li também algumas resenhas de seu conto, fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
  19. Olá Fran!
    Quantos contos bons no Brasil em Prosa. Suas mini resenhas me deixaram com vontade de ler todos.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Olá Francine,

    Muito legal a sua atitude em mostrar os seus concorrentes do concurso, não conhecia quase nenhum e achei alguns bem interessantes, o que mais me despertou interesse foi A Dama a Vapor, a capa é muito bonita e a sinopse e sua opinião me deixaram com uma grande curiosidade.


    Beijos e boa sorte!!!

    www.devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Nossa quantos contos
    Vou anotar tudinho aqui pra ler
    Adorei essa iniciativa do Amazon
    Adorei as dicas
    bjs

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Fran lindona são tantos contos maravilhosos assim como o seu, estou lendo muitos deles, só falta tempo para resenhar. Esse concurso está maravilhoso e nós como leitores ganhamos de presentes leituras ótimas. beijos e boa sorte a todos autores

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  23. fiquei curiosa com Uma vida em 12 horas e A droga da mulher...
    xD
    Achei bacana a ideia do concurso ^^

    ResponderExcluir
  24. Nossa que post bacana, um conto melhor que o outro, é claro que vou comprar alguns ne.

    ResponderExcluir
  25. Olá!
    Fiquei muito curiosa para ler todos esses contos! Eles parecem ser muito bons. Não fiquei sabendo desse concurso, mas, no momento, não posso participar de concursos por estar concentrada em projetos.

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Francine querida!
    Obrigada pelo carinho com os autores do Brasil em Prosa! Tem muita coisa boa!
    Muitos talentos incríveis.
    Um grande beijo no fundo do meu coração.

    ResponderExcluir
  27. Hey,

    Lembro da primeira vez que vi o cartaz do concurso. Achei muito legal exatamente por essa oportunidade tanto ao escritor brasileiro quanto a própria literatura brasileira, que com certeza sai ganhando. Dos contos, dois chamaram muito a minha atenção: Gabriel e A Droga da Mulher.

    Beijos,
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
  28. Quanto conto legal e o mais incrivel é que são brasileiros, achei muito bom!!
    Parabéns pela postagem, demais!!

    ResponderExcluir
  29. Oir, Fran, fiquei interessa mais em A Dama a Vapor e a A Droga da Mulher *-*
    www.guildadosleitores.com

    ResponderExcluir
  30. Oie Fran, tudo bom?
    Ai, também estou participando do Concurso! Eu estou amando ver vários amigos se arriscando e publicando, colocando o lado escritor para fora! Vou baixar seu Tobias e, se quiser procure pelo meu Inversos que ele tá baratinho lá <3
    Beijão
    http://sarahmarques.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Olá Fran,

    Que bacana esse concurso, queria ter tido conhecimento dele antes :/
    Adorei as indicações, fiquei interessada em Uma Vida em 12 Horas e O Dragão Heroi!

    Beijos

    www.itgeekgirls.com

    ResponderExcluir
  32. Olá Fran!
    Eu adorei saber desses contos. São um melhor que o outro, as capas são maravilhosas.
    Quero ler todos.
    É um orgulho ver quantos escritores tem nesse Brasil.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Oi Fran Lindona,

    Que post mais lindo, parabéns! Tem muita coisa fantástica e claro, tem o seu que preciso ler ontem. Vou ver se esta semana faço uma maratona e leio estes que você apresentou aqui.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados