Resenha 98 | Ímã de Traste

em 20.6.15
Título: Ímã de Traste
Autora [parceira]: Fê Friederick Jhones
Editora [parceira]: Tribo das Letras (Selo Métrica, 2015, 259 páginas)
Sinopse: Valerie é uma mulher que acredita no amor, o seu problema é que vive escolhendo o cara errado. Seus amigos lhe deram o apelido de Ímã de Traste, só que ela ainda não sabe. Quando seu último namorado, lhe dá um pé na bunda daqueles, Valerie vai precisar repensar suas escolhas. Uma história leve e divertida sobre uma mulher na busca pelo amor, com tropeços, biquínis e tubarões pelo caminho. Junte-se a ela nessa busca e descubra se você também é um ímã de trastes.



Resenha

Uma especial surpresa! Ímã de Traste é um romance divertido de gênero chick-lit, que me rendeu horas agradáveis de leitura. Foi preciso ler apenas as primeiras páginas para me encantar completamente.

Ambientado na cidade de Recife e narrado em primeira pessoa, nesse romance conhecemos Valerie, uma mulher que acaba de levar um fora do namorado. Não é a primeira vez que Valerie é, repentinamente, "largada" por alguém em quem confiava. O término dos seus relacionamentos sempre é tão repentino que Valerie é incapaz de entender por que sofre tantos abandonos. O que havia de errado com ela?

Não me lembrava de nenhum namorado bonzinho que não tivesse detonado meu coração. Eu nunca terminei com nenhum deles. Sempre foram eles que pularam fora. (p. 18)

A resposta: ela era um ímã de trastes. Os homens mentiram para Valerie, um após o outro, sem nunca justificarem por quê o fizeram. Algo que gostei muito sobre a personagem é que, apesar da dor, ela é uma mulher moderna. Valerie vive sua fossa, mas se levanta, se arruma e prossegue com a vida. Ela é responsável por avaliar novos talentos musicais e, embora seja um fracasso amoroso, acaba de receber uma grande chance profissional que poderá torná-la oficialmente uma produtora musical.

Valerie também conta com pessoas muito queridas, que a ajudam sempre que podem: Alice, Mônica e Ricardo. Juntos, eles formam um quarteto inseparável. A autora soube oferecer um papel de destaque a cada um deles no decorrer da história e me senti próxima de suas vidas. O mais interessante é que Ricardo (ou Rico) é um "traste assumido". Ele nunca se envolve seriamente com nenhuma mulher e, diferente dos trastes da Valerie, não as ilude sobre suas intenções. Achei de bom tom que a autora tenha conferido ao Ricardo o papel de demonstrar ao leitor "o outro lado". Assim, entendemos as consequências de um traste na vida de uma mulher desiludida, mas também entendemos um pouco essa lógica masculina. Em alguns momentos, a narrativa era realizada pelo Rico. 

Ímã de Traste me divertiu porque Valerie é uma mulher comum, que sonha encontrar alguém capaz de amá-la verdadeiramente. Ela quer, sim, um homem capaz de levá-la para jantar, elogiá-la e apoiá-la. Ela quer confiar cegamente e viver seu felizes para sempreEla é romântica. O problema é que a vida nem sempre cede espaço para o romantismo. Às vezes, não se pode esperar pelo príncipe encantado; é preciso ser você a cavaleira de armadura reluzente com coragem para declarar o que sente.

– Acho que estrago tudo o que toco – falei, pensando alto.
– Não, você transforma. (p. 163)

Ímã de Traste é sobre uma mulher que escolheu errado. É sobre ideais quebrados e um futuro incerto. É sobre o medo da solidão. Valerie representa a mim e a você, leitor, que um dia sentiu a dor do amor. Ao mesmo tempo, Ímã de Traste é sobre uma mulher que entendeu não ser possível escolher alguém sem, antes, escolher a si mesma. É sobre enfrentar seus próprios medos e assumir riscos, sabendo que pior do que perder um amor é nunca tê-lo sentido.

– Eu... Eu não sou corajosa.
– Será? Porque eu diria que ter o coração partido várias vezes e ainda acreditar no amor é coisa de gente forte. (p. 192)

Achei muito interessante a menção a várias músicas nacionais e ao uso das redes sociais nos relacionamentos! A autora desenvolveu um enredo bastante original e realístico nesse sentido. A obra possui algumas ilustrações da troca de mensagens via Whatsapp entre os personagens, o que enriqueceu a história.

As mocinhas dos romances da Jane Auten podiam fugir mais facilmente do pesadelo dos trastes, elas não tinham Mensageiro para estragar uma boa noite de sono. Vida fácil, aquela sem tecnologia inoportuna. (p. 124)

A autora foi maravilhosa na criação do enredo. Ela conseguiu abordar vários temas que incomodam as mulheres, mas de um jeito humorado e esperançoso. Há certa previsibilidade na obra, mas o interesse do leitor é sobre o modo como os acontecimentos se desenrolam. Diria que a única real fragilidade reside na diagramação e revisão. Há detalhes belíssimos em cada página, mas houve descuido ao não separar as frases dos personagens em parágrafos diferentes e na pontuação. Apesar disso, a leitura flui tranquilamente.

Preciso destacar um personagem fofo demais, chamado Pedro, que enfrenta o câncer. Por meio dessa criança, a autora abordou a doação de sangue e medula óssea, a realidade das crianças nos orfanatos e a importância da família.

– Os adultos adoram mentir pra gente, só que a gente sempre sabe que é mentira. (p. 194)

Ímã de Traste ingressou para as minhas leituras favoritas, porque destacou o que há de melhor na vida: a amizade, a esperança e o amor. Mais do que recomendado!

*Agradeço o carinho do Selo Métrica pela cortesia dessa leitura.*

Avaliação:


Compartilho os meus quotes favoritos:

Quantos dias um casal normal fica sem se falar?
Googlei. Uma série de blogs, sites e Yahoo respostas. Nada científico, nada que fizesse sentido. Nada que acalmasse o nó que continuava bloqueando minha garganta e deixando meu estômago vazio. (p. 10)

– ...sei lá, Vale. Você não acha que a felicidade deveria ser mais simples?
– Claro que sim, mas como?
– Só acho que isso não deveria depender de outra pessoa. Uma relação não deve ser apenas para se sentir completo, para salvar alguém ou ser salvo. (...) Relações são para compartilhar, dividir, somar. (p. 31)

– Você tem medo de tudo que eu quero te dar. (...) Me deixa cuidar de você, Valerie, eu preciso disso, eu quero muito te fazer feliz.
– Eu não sei...
– Tenho certeza por nós dois. (p. 110)

– ...eu apenas me dei conta de que ainda sinto o mesmo por você. A Bárbara não me dava metade do que você me deu.
– Então se trata de você receber mais – ataquei. (p. 121)

E numa descoberta terrível, me vejo descrente, eu não sei mais acreditar no amor, eu não sei se ele funciona, se pode dar certo ou se cura alguma coisa. (p. 185)


Interessou-se pelo livro?

Acompanhe as novidades nas redes sociais:


Gostou da resenha?
Adoraria saber se já leu ou deseja ler essa obra!


19 comentários:

  1. Olá Fran!
    Adorei a resenha como sempre! =D
    Eu já tinha visto esse livro por outros blogs. Até estava com vontade de lê-lo, mas depois dessa resenha fiquei com mais vontade ainda. E olha, acho que ele seria muito diferente. Geralmente esse tipo de histórias tem casais e tal. Mas achei legal a proposta diferente!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá!!
    O livro parece ser bem tranquilo e romântico. Acho que todas nós já nos deparamos com um verdadeiro traste e que isso é bem legal de ser colocado em um livro!! Achei bastante diferente!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. tipo... não curto chick-lit. E apesar de ter certa mania de querer ler todo livro que botam uma personagem com meu nome eu passaria longe desse, pois a premissa não me atraiu, de verdade =/
    com tanta decepção que já sofreu e ainda permanecer com esse ar sonhador de um dia 'viver feliz para sempre'... é, dessa Valerie eu não tenho nada xD rsrss

    ResponderExcluir
  4. Parece ser um livro bastante romântico, no entanto não me atraiu para a sua leitura.
    A resenha está muito boa mas a garota do livro é talvez um pouquinho sonhadora demais :p

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da resenha, mas estou lendo outros gêneros no momento, porem pretendo coloca-lo na listinha e ler futuramente. http://luxuosoestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha. :)
    E gostei do livro também. Acho que vou me identificar!
    Adicionarei na minha lista de livros pra ler.

    Beijos
    http://meninaolhosdeaguia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oiee Fran ^^
    Já tinha visto esse livro na blogosfera, mas essa foi a primeira resenha dele que eu li. Já fiquei mega curiosa...haha' Adorei a premissa dele, quero conhecer essa mulher forte e imã de trastes (li irmã de traste na primeira vez *-*). Gosto muito de chik-lits divertidos e previsíveis, e ver que você favoritou o livro me deixou louca para ler ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Fran, gostei muito do tema do livro.
    Fez eu lembrar uma amiga minha, ela é igualzinha a Valerie.
    É a primeira vez que vejo sobre esse livro e me chamou bastante atenção.
    Leria com certeza.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  9. Não curto o gênero chick-lit e muito menos romantismo de 'felizes para sempre', sem contar que o título do livro não me foi convidativo,mesmo assim, desejo muito sucesso a autora.

    ResponderExcluir
  10. Se passa em recife????????? JÁ QUERO PRA ONTEM! Fora que pela sua resenha parece um romance super fofo com personagens bem construídos e interessantes. Esses quotes são lindos, adorei todos e a vontade de ler o livro só aumentou. Parabéns pela ótima resenha.
    Beijos
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?

    Tenho lido muitas resenhas sobre esse livro e, assim como a sua, me despertaram interesse. Adorei saber que se passa no Brasil. Definitivamente, "Imã de trate" entrou para a lista dos livros que desejo ler.

    Beijo!
    Livros & Tal [livrosetalgroup.blogspot.com.br]

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Já conhecia o livro por alto, mas agora fiquei louca para lê-lo!
    A premissa parece bem interessante e eu adoro um bom chick lit!
    Com certeza o lerei =)
    Adorei a resenha!
    Beijão!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Francine, tudo bem? Gostei bastante da sua resenha e parece ser um livro bem interessante... gostei de saber que a Valerie, mesmo tendo levado vários chutes, é uma mulher forte e determinada, que vai lá e toma a iniciativa. Também gostei da autora ter mostrado esse lado, ver o traste sob a ótima dele. Os personagens parecem bem construídos e a história parece ser bem divertida.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  14. Oi Fran, tudo bem??
    Nossa sua resenha ficou perfeita... adorei a premissa da história e a mensagem que vem por trás dela. Essa questão de amor é algo simples e ao mesmo tempo complicado... acho que a mulherada poderia tomar um pouco mais de atitude e chegar no cara e. Falar no que quer porque o não a pessoa já tem. O ruim é quando a pessoa é uma imã para traste ai já viu né. Adorei saber pela sua resenha que a leitura é gostosa... xero!!

    ResponderExcluir
  15. Oii, tudo bem?
    Eu adorei a resenha! Eu tenho visto muito esse livro em vários blogs, porém essa é a primeira resenha que leio, e já estou apaixonada nos personagens desde agora rsrs, espero ter a oportunidade de conferir o livro em breve.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Fran,
    Achei a premissa do livro bem divertida, acho que em breve irei me render aos livros do gênero chick-lit, também achei interessante ter uma cidade brasileira como cenário principal. Só não gostei muito da capa, minha primeira impressão foi que ela não transmite nada sobre a história.

    Parabéns pela resenha, beijos
    http://bibliotecacolorida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi, Fran! Eu não conhecia esse livro :OOO
    tipo, como assim eu n conhecia esse livro?? haha, eu estou cada vez mais me encantando com a leitura nacional, adoro chick-lit, e me amarrei nesse, com certeza quero ler! Adorei a resenha, Fran ^^
    www.muchdreamer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Olá Fran!
    Eu adorei a sua resenha.
    A história parece ser bem engraçada e nos prender do começo ao fim.
    A capa é muito bonita. Já estava de olho nesse livro.
    Agora tenho certeza que quero ler.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá Francine,

    Esse é mais um livro que fico conhecendo aqui no seu blog, se não fosse a sua resenha eu daria nenhum crédito para ele, a capa eu particularmente não gostei então não pegaria no livro, mas sua resenha me convenceu e seu que o livro realmente deve ser bom, confio na sua crítica.

    Beijos.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados