Lançamentos de Abril – Biruta e Gaivota

em 29.4.15
Vamos
conferir as novidades da Editora Biruta e da Editora Gaivota? O cuidado que ambas possuem na eleição dos seus livros é admirável. Com certeza, vale a pena conhecer.


Lançamentos
Ambos me pareceram tão interessantes!


Título: Antônio Descobre Veredas
Sinopse: Antônio é um adolescente como os outros: cansado da escola, dos amigos e da maneira infantil com que seus pais o tratam. No entanto, um trabalho da escola sobre o livro Grande Sertão: Veredas o coloca em contato com um grupo de jovens, do extremo sul da cidade de São Paulo, que conquistou sua independência e criou uma comunidade inspirada em Veredas.
Esse encontro vai mexer com os valores e a maturidade de Antônio. Vamos acompanhar de perto como será sua transformação, sua relação com as pessoas próximas e aquilo que ele aprenderá com a leitura da obra?



Sobre a autora:
Deborah Kietzmann Goldemberg nasceu em São Paulo, em 1975. Formada pela London School of Economics, estreou na literatura com o livro Ressurgência Icamiaba, 2009. No mesmo ano, lançou O Fervo da Terra. Com o romance Valentia ganhou o prêmio 2011 do Governo do Estado de São Paulo, foi finalista do Prêmio Machado de Assis 2012, da Biblioteca Nacional, e foi finalista do Prêmio Jabuti 2013. Antônio descobre Veredas é seu primeiro livro infantojuvenil.



Título: O Dia em que Felipe Sumiu
Curiosidade: Finalista Prêmio Jabuti 2006 – Juvenil.
Sinopse: Um lago poluído intriga uma turma de crianças curiosas. Como é o mais dramático e preocupado de todos, Felipe acorda um dia e resolve começar sozinho sua caçada para descobrir como e por que o lago ganhou toda essa sujeira. Foi bem nesse dia que Felipe sumiu!
Em sua busca vão seus pais, seus três amigos, seu cachorro banguela – o Tobias, um capitão de polícia e um cabo meio atrapalhado e de intelecto duvidoso. Mas, afinal, quem dará fim a toda a angústia da família?



Sobre a autora: 
Milu Leite nasceu na cidade de São Paulo, em 11 de janeiro de 1962, e vive em Florianópolis desde 1999. É jornalista, formada pela PUC de São Paulo. Escreve reportagens na área de cultura e comportamento para várias revistas e tem contos infantis publicados na Folhinha (Folha de S. Paulo) e na revista Nova Escola. Desde 2009, coordena a oficina literária “Começando com um conto”. Já passaram por ali adolescentes, jovens e adultos interessados em escrever histórias. 


Novidade

A
Biruta e a Gaivota estão à caminho de Bolonha, mais uma vez! Sete livros do seu catálogo (quatro da Biruta e três da Gaivota) foram selecionados para compor o Catálogo FNLIJ para a Feira de Bolonha desse ano.

A feira é um dos mais importantes eventos internacionais dedicados a publicações e conteúdo infantil e juvenil. Reúne autores, ilustradores, agentes literários, organizações e fundações, distribuidores e livrarias de mais de 70 países, em Bolonha, na Itália, com o objetivo de vender e comprar diretos autorais, procurar o melhor sobre publicações infantojuvenis e produção multimídia, reunir novos contatos, estreitar relações profissionais e descobrir novas oportunidades de trabalho, discussões e debates sobre os últimos lançamentos da área.

Vamos conhecer os livros selecionados?

    

O gigante do Maracanã, de Cesar Cardoso e ilustrado pela Larissa Ribeiro, narra a primeira vez que o pai leva sua filha para assistir um jogo de futebol, no imenso Maracanã, entre o final dos anos 50, início dos 60. Além da aventura infantil, acompanhamos as jogadas de futebolistas que entraram para a história do nosso futebol, como Garrincha, Amoroso e Carlos Alberto.

Em O menino que lia nuvens, de Ricardo Viveiros, conhecemos Aldebaran, um garoto calmo que adora ficar observando os desenhos das nuvens, até que começa a ver algo além das formas e de seu presente. O menino descobre que é capaz de ver o futuro nas nuvens, o que acaba transformando completamente sua relação com as pessoas a sua volta. As belas ilustrações são de Gonzalo Cárcamo.

Em O dia em que b apareceu, Milu Leite faz uso da metalinguagem, de maneira bastante dinâmica e divertida e mistura duas histórias em uma só. Sabe como? É muito simples! O autor de uma história é o personagem de outra. As ilustrações, recortadas e bastante vivas, são de Sergio Magno e conversam muito bem com a trama, que tem um tom bem-humorado.

Duas vezes na floresta escura, de Caio Riter, é uma novela policial que se desenrola no interior do Rio Grande do Sul. A trama é envolvente e trata a relação entre pai e filha e as relações de amizade, além do mistério principal. O projeto gráfico nos transporta para uma floresta que ambienta o local do crime e aumenta a aura de suspense.

Morada das lembranças, escrito por Daniella Bauer, conta aos leitores as dificuldades e sofrimentos da protagonista em sua chegada à nova terra, depois de deixar sua história para trás em uma perigosa fuga em meio à Revolução Russa. O projeto gráfico transmite a ideia de uma colcha de retalhos, onde cada memória é tecida.

Águas emendadas é a reprodução do caderno de viagem que o artista plástico Rubens Matuck fez ao visitar a Estação Ecológica de Águas Emendadas, uma área de proteção ambiental localizada no Centro-Oeste brasileiro. O leitor conhecerá as cores e formas da fauna e da flora do cerrado brasileiro, além da cultura local.

Inácio: o cantador-rei de catingueira, de Arlene Holanda, é uma biografia romanceada da vida de Inácio, um menino-escravo que se tornou um dos precursores do repente no sertão da Paraíba. O texto apresenta traços da cultura de um povo que, há muito, é renegado pelo racismo e pelo preconceito. As ilustrações em xilogravuras são de Alexandre Teles.

Qual
desses livros incríveis você já conhece? Receber sua opinião e, até mesmo, recomendação seria muito agradável.






Acompanhem as redes sociais:

Editora Biruta: Fanpage | Site | Twitter | Instagram | Blog
Editora Gaivota: Fanpage | Site | Blog





O que achou das novidades?
Dentre os lançamentos, O Dia em que Felipe Sumiu foi o que mais me atraiu. E, dos livros que ingressaram para o Catálogo FNLIJ, o que mais anseio ler é O Menino que Lia Nuvens. Adoraria saber sua opinião!

7 comentários:

  1. Oláá Fran!
    O Dia que Felipe sumiu deve ser muito fofo e emocionante! Essa dica eu gostei muito.
    A editora tem bons livros e eu compraria boa parte pra ler com minha sobrinha-neta. ^^

    bjo
    Ni
    Cia do Leitor

    P.S.: Tem postagem nova no blog, te espero lá! http://ciadoleitor.blogspot.com/2015/04/resenha-roberta-spindler-torre-acima-do.html

    ResponderExcluir
  2. Tem muito, mas Muito mesmo, livros interessantes!
    Gostei dos dois lançamentos, certeza que compraria. Vou passar na livraria para ler mais. Você vai fazer resenha?
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  3. gostei de alguns lançamentos. queria ler o dia em que felipe sumiu ^^
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  4. Olá Fran!
    Que ótimos lançamentos das editoras. Eu me interessei mais por Antônio Descobre Veredas.
    E que legal a participação na feira lá na Bolonha, vai ser mais uma oportunidade para divulgar a literatura brasileira.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Fran <3
    Adoro os livros da biruta e gaivota, sempre são tão caprichados que dá um orgulho enorme tê-los na estante.
    Gostei dos lançamentos e vou adicioná-los na minha lista de desejos! :D

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá amiga
    Infelizmente nenhum desses lançamentos me atraiu, quem sabe em outra oportunidade.
    Beijinhos querida!

    ResponderExcluir
  7. Oi Fran! Acho os livros dessas editoras lindos demais! Gostei dos dois, mas compraria o Dia que Felipe sumiu primeiro! Beijs
    http://overdoselite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Que tal deixar seu comentário?
Fico sempre muito feliz ao ler as opiniões dos nossos leitores. Se tiver um blog, informe, pois será um prazer retribuir sua visita.

Posts Relacionados
Posts Relacionados